Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 11/Dec/2013 às 15:32
114
Comentários

Miss França sofre racismo na internet

Eleição da nova Miss França desencadeia série de agressões racistas nas redes sociais. "Os mestiços são o câncer da raça branca", "Seria bom ver um pouco de cor branca em nosso país". A jovem Flora Coquerel tem 19 anos

racismo miss frança
Nova Miss França é alvo de comentários racistas nas redes sociais (Divulgação)

A jovem Flora Coquerel, 19 anos, foi eleita a nova Miss França no último fim de semana. O maior desafio da garota, no entanto, nada tem a ver com a estética, mas em como lidar com o racismo do qual vem sendo vítima desde que se sagrou vitoriosa neste concurso de beleza. Ironicamente, em seu primeiro discurso como miss, quando as polêmicas mensagens que fazem alusão às origens africanas e a cor da pele da moça ainda não haviam tomado as redes sociais, ela disse estar orgulhosa de representar uma “França Cosmopolita”.

Leia também

Flora Coquerel nasceu em Mont-Saint-Aignan, uma pequena cidade da Normandia, no norte da França. O pai é francês e a mãe é originária de Benin, país da região ocidental da África, colonizado pela França.

A estudante de Comércio Internacional desbancou, no último domingo, dia 8 de dezembro, 32 candidatas ao posto da mais bela mulher da França. Alguns minutos depois de receber a coroa de miss, uma enxurrada de comentários racistas invadiram as redes sociais francesas.

“Os mestiços são o câncer da raça branca”, “Que horror, morte aos estrangeiros” “Seria bom ver um pouco de cor branca em nosso país”, “A mulher que representa a França nem é branca”, “As verdadeiras francesas são brancas, não é normal”, “A verdadeira beleza de nossos ancestrais não existe mais”, são alguns dos posts que se multiplicaram nas plataformas Twitter e Facebook.

Os ataques geraram uma onda de indignação nos principais sites do país. O site Glamour faz um paralelo com os ataques racistas dos quais a ministra da Justiça, Christiane Taubira, foi vítima nos dois últimos meses. Em matéria publicada ontem, a jornalista Victoria Laurent lembra que nenhum processo jurídico aconteceu até hoje no país por injúrias racistas. Mas lembra que o arsenal jurídico para lutar contra o racismo na internet existe. “Flora poderia, assim, processar esses internautas”, ressalta.

racismo miss frança
Miss França é hostilizada nas redes sociais (reprodução)

O site da revista semanal Nouvel Observateur vai mais longe e publica um artigo do advogado Gaspard Menilan. Ele acredita que é obrigação do Ministério Público francês proteger seus cidadãos na internet.

“Claro, nós não vamos exigir que a Miss França organize um combate contra a vulgaridade racista e que ela processe cada ignorante da rede. No entanto, a lei do 29 de julho de 1881, em seu artigo 48, autoriza expressamente o Ministério Público de incriminar o autor de propósitos que concernem discriminação ou injúria de cidadãos devido a suas origens, etnia, nação, raça ou religião”, escreve.

Orgulho de ser mestiça

Até o momento, a nova Miss França não comentou ou respondeu aos ataques. Ontem, em entrevista a um programa de humor e informação do Canal Plus, o Grand Journal, a estudante explicou o orgulho que disse sentir de representar uma “França cosmopolita”. “Eu sou mestiça e sou orgulhosa disso. Acredito que muitas pessoas podem me ter como exemplo. E, se através de mim, for possível ter uma imagem da França multicultural, será formidável!”, declarou.

Já no último domingo, a garota falou, em entrevista à rede francesa de televisão BFM TV sobre a morte do líder da luta contra o apartheid na África do Sul, Nelson Mandela. “É um homem de paz e graças a pessoas como ele que o mundo anda na boa direção. É preciso ousar, ter coragem, audácia. Pessoas como Mandela são necessárias para mudar o mundo. Sua morte me abalou muito, marcou este fim de ano e ficará para sempre em nossa História”, opinou.

RFI / Edição: Pragmatismo Politico

Recomendados para você

Comentários

  1. Juniperos Postado em 11/Dec/2013 às 15:51

    Que vergonha, franceses... justo vocês. Sempre achei que soubessem apreciar a beleza de uma mulher, independente da cor. Embora quem fez o comentário seja outra mulher... vai que é inveja. É normal a mistura das raças resultarem em humanos bonitos. A evolução vem da mistura. mas essa realidade ainda dói muito em certos primatas primitivos.

    • Sincero Postado em 11/Dec/2013 às 16:49

      Primatas primitivos?? Outra coisa, que vergonha franceses? você já esteve por lá? como sabe que os franceses admiram uma beleza independente de cor? Eles são europeus, muitos brancos europeus são racistas, lá tem negros, mas eles sempre foram mais discriminados do que os negros brasileiros, com certeza se for mulher não é inveja, é puro racismo, e na Europa isso é comum, os europeus eles acham até hoje que não se deve misturar, por isso o comentário câncer da raça branca

      • Juniperos Postado em 11/Dec/2013 às 22:04

        Estou sendo jocoso, obviamente. Conheço as inúmeras facetas da natureza humana, as virtuosas e as deploráveis. Quando digo evolução não estou me referindo às proporções estéticas obviais. Para mim concurso de miss não tem sentido. Não ha como eleger uma mulher mais bonita, já que ha infindáveis belezas. A natureza não é generosa nesse ponto de vista para com todos. Imagino que evolução>beleza. Mas não adianta. A mulher é tratada como gado muitas vezes pela sociedade, e o pior é que a mesma mídia que diz lutar pela igualdade, vende a mulher como produto, e também vende a fôrma: as que não couberem nela, são descartadas. Vendem tudo: como devem se vestir, falar, querer, comer, ser, possuir e gostar. E o mais assustador: muitas aplaudem isso. Temos uma coleção de belíssimas cantoras e atrizes, muitas semelhantes a bonecas de beleza dificilmente alcançável por muitos tipos de DNA. Lembro-me de certa revista (que se diz) feminina que estampava na capa uma foto da modelo Gisele, com o dizer “a moda agora é a barriga negativa”. Obviamente não vemos muitas modelos como Giseles andando pela rua, nem mesmo coleções de barrigas negativas, mas a patológica busca pela perfeição ditada por revistas como essa, esta na cabeça de muitas. Mas como não estaria? Cantores de axé, samba, pagode, sertanejo e até funk, não querem nem saber de nada fora do escultural nos seus palcos: pois encantar pela musica não basta: instigar a inveja é mais importante, mesmo que seja das dançarinas. Como contrariar esses padrões se muitas das próprias mulheres que se dizem feministas e cheias de autoestima e estilo próprio, no intimo querem apenas ser mais um troféu escultural de algum “cobiçado” por ai? Este país poderia ser mais respeitoso com as mulheres, independente da raça, e elas poderiam viver com mais igualdade, mas falta coragem para renegar as mulherzinhas vendidas nas novelas e círculos de fofoca. Antes que sair com uma bandeira na mão, eu pergunto àquelas que buscam por sua igualdade: Essas mulheres sabem realmente se amar? Quem ama protege.

    • Mestiça Postado em 04/Jan/2014 às 19:31

      Assim... Eu já morei em várias parte do mundo Europa Asia Africa América Central sou brasileira mestiça. E particularmente o Brasil e uns dos Países mais racistas que vivi, sendo no Brasil um racismo maquiado... !!!! Sendo um País onde foi construído pelos negros, morei em Lyon França existe sim muitos negros porque França se fez muitas colônias na Africa e vi também muitos homens franceses se casam com negras e andam de mãos dadas cheios de misticismo no casamento e daí? E no Brasil... alguém vê isso frequentemente nas ruas???? Obrigado pela atenção de todos.

      • Nicolau Postado em 12/Sep/2015 às 16:35

        Concordo com você, só que você não falou que por onde você andou nesses países, só não viu nenhum Racista Judeu casado com uma negra?! Me mostre no Brasil um único Racista Judeu casado com uma negra, nunca! Um abraço.

  2. José Ferreira Postado em 11/Dec/2013 às 16:31

    Depende. Na maioria das vezes a mestiçagem não dá certo e acaba gerando pessoas feias. Esse caso é um exemplo de uma mestiçagem bem feita, mas a moça se encaixaria mais no "Miss Angola" ou "Miss Bahamas". Seria adequado uma miss branca na França.

    • arilus Postado em 11/Dec/2013 às 16:36

      A mulher é francesa, e é muito bonita. Não é o bastante para ser Miss França?

      • José Ferreira Postado em 11/Dec/2013 às 21:43

        Ela nasceu na França, e é meio francesa por conta de seu pai. Apenas isso.

      • Homem-Man Postado em 17/Dec/2013 às 15:55

        Na França e na Europa em geral a nacionalidade se dá pelo jus sanguinis, isto é, transmite-se de pai para filho. Aqui na América usamos o jus soli (a nacionalidade é transmitida a quem nasce no território). Então um francês nascido no Canadá sendo filho de franceses legítimos é mais francês do que um Camaronês nascido em Paris. E esta lógica jurídica tem amparo social e cultural.

      • Rafael Postado em 20/Dec/2013 às 16:15

        não é BRANCA o suficiente, aos olhos de alguns. é que parece. :(

      • Virgílio Serra deCarvalho Postado em 22/Dec/2013 às 03:09

        Jesus, a Miss França é muito linda!!!Deus a abençoe e abaixo o racismo porque agora estamos num mundo globalizado e situações desse género vão se perpetuar porque hoje olhamos para alguém que aparenta ser branco mas testa-se por DNA que esse indivíduo tem alguma percentagem asiática, africana, etc como aconteceu com o americano, Craig Cobb, defensor da "supremacia branca" que, depois veio a descobrir-se que 14% do seu DNA são africanos subsaarianos!? Quid juris!? Chega de racismo e PARABÉNS a França que soube escolher. :)

    • Maria Postado em 11/Dec/2013 às 16:42

      Vc é um ignorante.

    • Mariana Postado em 11/Dec/2013 às 16:44

      "Na maioria das vezes, a mestiçagem não dá certo e acaba gerando pessoas feias"... Hitler está te aplaudindo de pé!

    • mariana paris Postado em 11/Dec/2013 às 16:49

      como assim? o seu comentário é muito racista!!!! Se é por isso não deveria existir uma miss universo Japonesa, uma vez que a maioria da população do mundo não é oriental! vai se tratar!

    • Bruno Magalhães Postado em 11/Dec/2013 às 16:50

      Fico imaginando o quanto um sujeito preconceituoso como você deva ser bonito para falar que mestiços são pessoas feias. Usando suas palavras, seria adequando que você nunca mais comentasse em uma página de cunho de esquerda, tendo em vista que você é claramente de direita.

      • José Ferreira Postado em 11/Dec/2013 às 21:50

        Eu não sou de direita, não tenho nada a ver com a Casa Grande. Sou mais de centro.

      • Virgilio Postado em 22/Dec/2013 às 03:23

        José Ferreira os teus comentários de cunho racista passam todos e não há ponderação de quem os avalia!? Muito estranho isso!!! Leia os artigos a Declaração Universal dos Direitos Humanos para abrir a sua mente, aliás, passo a descrevo-lo: " Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade." & "Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição." (arts. 1.º e 2.º). Ademais a Constituição da República Portuguesa no seu art. reforça esse direito ao dispor no n.º 1 do art.13.º, o seguinte "Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei." Não obstante: "Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual" (Cfr. n.º 2, do supracitado art. 13.º da CRP).

    • Sincero Postado em 11/Dec/2013 às 16:53

      Nossa, pessoas feias??? Que explicação tosca, miss angola é só negros, A França pode ser negros ou brancos, lá tem muitos negros, só que os conservadores de tradição européia acha a mistura uma doença, eles tem nojo de preto. Porque adequado branca na França? Por que é originário de lá? Então cadê as modelos índias no Brasil? Seria adequado.

      • Lorena Postado em 12/Dec/2013 às 11:46

        "Então cadê as modelos índias no Brasil? Seria adequado." realmente, de acordo com o bonitão brancão ali, se mesmo ela sendo linda e francesa, não é qualificada pra ser miss frança por ser negra, então nenhuma branca ou negra é qualificada pra ser miss brasil, cadê as índias tomando posse de suas coroas?

    • Fábio Postado em 11/Dec/2013 às 17:10

      C não pode estar falando sério. Eu nem vou discutir esse negócio q c falou do mestiço, pq talvez seja inútil. Apenas faço algumas perguntas: por que seria mais "adequado"? O concurso não é feito para eleger, a partir de certos critérios, uma francesa bonita? A moça, que é francesa, cidadã e tudo mais, teria de evitar entrar no concurso ou pedir para concorrer em Bahamas ou Angola? O que vc, do alto do seu "criterioso" julgamento, sugeriria para a menina? Que evitasse, afinal, chocar os franceses "originais", "legítimos", e fosse competir em lugar mais "adequado"? Que evitasse chocar "l'aristocracie"? Quer um "miss métisse"? Quer que a menina participe sem chance nenhuma de ganhar, só para fingir que os franceses puro sangue são acolhedores desses cidadãos menos "nobres"? E aí? Que mundo vc quer? Tomara que não seja algo parecido com Treblinka, Auschwitz etc...

    • Francy Postado em 11/Dec/2013 às 17:22

      Pelo amor de Deus... a matéria é sobre racismo e lá vem um tosco com comentários estereotipados aqui... Valha-me Deus!!!

    • Paula Postado em 11/Dec/2013 às 17:29

      E vc se encaixa melhor no miss babaca ou miss otário..Na maioria das vezes a mestiçagem não dar certo!?!?! Que isso, vc deve ser um branquelo horrendo.!

      • José Ferreira Postado em 11/Dec/2013 às 21:48

        Errado!!! Não sou branco, sou mestiço (cerca de 70% branco, 15% índio e 15% negro). Sobre a minha aparência? Não sou lá essas coisas mas tem quem goste, e afinal não estou aqui querendo ser francês. Mesmo nascendo nesse país nunca seria um francês, mas como o Brasil é um país predominantemente mestiço, então estou adequado. E acho que a nossa miss Brasil é mestiça, se for está adequada ao nosso país.

      • Elaine Postado em 13/Dec/2013 às 14:06

        HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA Que teste genético foi esse que você fez para tamanha precisão, José?? Tá muito engraçado ele respondendo tudo!! heheheheh

      • José Ferreira Postado em 13/Dec/2013 às 14:59

        Sou historiador e fiz a análise da árvore genealógica de minha família. Evidentemente existe uma margem de erro, que é pequena e não geraria grandes mudanças em caso de um dia eu fizer um exame desse tipo.

      • Fernanda Postado em 18/Dec/2013 às 20:39

        "A mestiçagem não dá certo?!" kkkkk...Então seria correto afirmar segundo sua "lógica" que todas as mulheres que ocuparam o lugar de Miss Brasil e que tem famílias de origem européia (muitas das mulheres da região sul do país, por exemplo) não deveriam sequer concorrer ao título. Muito menos ganhá-lo. Além disso até

    • Reinaldo Guedes Postado em 11/Dec/2013 às 17:59

      Não defeque pela boca.

      • Virgílio Postado em 22/Dec/2013 às 03:31

        José Ferreira...não disfarce a sua origem. Você é um branco racista e disfarçado-se de mestiço, como aqueles assassinos usados pela Opus Dei para extinguir a geração de Jesus...

    • Suely Postado em 11/Dec/2013 às 18:48

      "Na maioria das vezes a mestiçagem não dá certo e acaba gerando pessoas feias". Boa, José, conte-nos um pouco mais da tua história de vida.

    • Rafael Postado em 11/Dec/2013 às 21:15

      José Ferreira é o principal troll do site, é só um moleque que quer causar. Ele sempre brinda-nos com pérolas como esta.

      • José Ferreira Postado em 11/Dec/2013 às 21:52

        Eu não sou "troll" e existo de verdade. Também não sou um moleque, pois tenho 27 anos.

      • Guilherme Postado em 12/Dec/2013 às 13:12

        José Ferreira é um fake do pragmatismo. Ja falei isto antes e volto a repetir. Ele vem com comentários absurdos para gerar polêmica no site e provocar discussões. Só pode ser isto, pois eu não consigo acreditar que uma pessoa reúna tanta escrotice em tão poucos carácteres.

      • José Ferreira Postado em 12/Dec/2013 às 13:30

        Você fala isso por que não é francês. Deve ser triste ver seu país ser descaracterizado.

      • Elaine Postado em 13/Dec/2013 às 14:05

        É só não dar audiência pra ele... Deixa o bocó falar sozinho...

    • Pedro Kaddoum Postado em 12/Dec/2013 às 10:58

      Você precisa estudar um pouco de direito e parar de se ater à questão biológica. Ela é francesa, não porque tem o pai francês, mas porque nasceu na França. Da mesma forma que meu pai, filho de libaneses, nasceu no Brasil e é brasileiro. Se você pensa diferente disso, é apenas mais um racista na internet.

    • Ketlyn Postado em 12/Dec/2013 às 14:27

      Eu teria vergonha se você José Ferreira, és tão ignorante. Olha o absurdo que você falou, "na maioria das vezes a mestiçagem não dá certo e acaba gerando pessoas feias", primeiro que seu comentário é preconceituoso e racista, segundo que apesar do padrão de beleza imposto pela sociedade o que é bonito pra mim, pode não ser pra você. E independente disso o concurso ao qual a moça que por sinal é linda estava participando remetia-se a um concurso de beleza, ou seja o que estava sendo julgado provavelmente não era a cor de pele dela, ou a raça dela ou a mestiçagem dela e sim a beleza, desenvoltura, elegância e postura da moça com a qual me parece foram notórias! É por pessoas como você pensarem assim que o mundo está do jeito que tá! Lamentável

    • Ricardo Postado em 12/Dec/2013 às 19:14

      Nascer na França não é o suficiente pra ela ser francesa? Opa, moro na Inglaterra, mas nasci no Brasil. Sou inglês, gente.

    • Mônica Postado em 12/Dec/2013 às 20:04

      Puta que o pariu José! Vai cagar pela boca assim no inferno sua praga!

    • Mônica Postado em 12/Dec/2013 às 20:05

      Miss Angola se ela fosse realmente negra. Ela é mestiça. E vai trabalhar o seu racismo, antes de vir comentar aqui.

      • José Ferreira Postado em 12/Dec/2013 às 23:41

        Até parece que os portugueses não deram uma "bimbada" por lá. Entretanto, está correta a afirmação da Mônica, ela seria uma boa Miss Bahamas, ou Miss Cabo Verde (leia a História desse país), mas não seria adequada para ser uma Miss Angola.

    • Silva Postado em 16/Dec/2013 às 11:02

      Historiador? Tem certeza? Então me diz que faculdade você fez, porque tem que fechar esse curso de História!

    • Virgílio Postado em 22/Dec/2013 às 02:53

      Você é um grande racista, José Ferreira! Se cada continente é da raça ue o viu nascer, então, porquê fomos à África fazer filhos!? Olha, que isso vai continuar a acontecer para o teu desgosto :)

    • Carolina Postado em 05/Jan/2014 às 13:48

      Você é uma pessoa doente.Qualquer pessoa com um mínimo de inteligência e cultura vai se espantaria com a imensidão da sua ignorância.

  3. Luís Fernando Postado em 11/Dec/2013 às 16:33

    Sob o ponto de vista dos franceses, da história do seu povo e da sua raça, o verdadeiro francês é branco mesmo. Não sou contra os mestiços mas cada raça tem a sua definição.

    • Mariana Postado em 11/Dec/2013 às 16:42

      Brilhante a sua lógica.. Se pensar assim, porque o Brasil não elegeu até hoje uma miss negra.. meu caro Luís Fernando?

      • José Ferreira Postado em 11/Dec/2013 às 21:54

        Os negros são 8% da população brasileira ("pretos", segundo o IBGE). A maior parte da população é mestiça, e uma mestiça seria a miss ideal. Se eu não me engano é o caso de nossa miss nesse ano.

      • Elza Augusta Postado em 12/Dec/2013 às 01:51

        Elegeu sim! Miss Guanabara em 1964- Vera Lúcia Couto dos Santos Miss Brasil em 1986- Deise Nunes Deise Nunes http://racabrasil.uol.com.br/cultura-gente/160/a-primeira-miss-negra-havia-uma-efervescencia-no-ar-240389-1.asp

    • Cinara Postado em 11/Dec/2013 às 16:48

      Cada raça não tem sua definição, esse conceito é cultural não biológico!

    • Sincero Postado em 11/Dec/2013 às 16:59

      De acordo, mas o ponto de vista dos franceses e de qualquer europeu é ridículo. Assim como deve existir alguns lugares da Africa que são conservadores da raça, ou não. Porque séculos atrás, os europeus que saíram invadindo terras, e tendo relações com negros, aí agora vem falar de câncer dos brancos. Eles não concordam com a miscigenação, mas os mesmos deixaram filhos mestiços por aí, levaram negros pra França. Então negros não tem culpa de nada que se trata de misturas, e tem gente que tem coragem de falar que os negros foram burros porque deixaram a Europa invadir, bom existe o mal e o bem, a Europa era evoluída, e aí já imaginamos.

    • Ana Clara Postado em 11/Dec/2013 às 17:05

      Luís Fernando, primeiramente o conceito de Raça já ultrapassou esse que você tem. Existe a raça humana. Ponto! Segundamente, se for então seguir pelo seu raciocínio, é justo e correto elegermos uma Miss Brasil indígena. As loiras, japonesas, morenas, negras, mamelucas, caboclas, cafusas e afins não entrariam na parada, é tudo 'mestiço'. Ôh, povo pobre!!!

      • José Ferreira Postado em 11/Dec/2013 às 21:58

        Se a "raça" não existe, então fale para o povinho do "movimento negro" parar de paranoia, pois, no meio da ideia de igualdade humana (que é legítima) está inserida de forma oculta a ideia de "dominação negra". Se depender de caras como o Frei David, os não negros seriam escravizados pelos negros por vingança.

    • Rafael Postado em 11/Dec/2013 às 17:13

      Raça?

      • Mônica Postado em 12/Dec/2013 às 20:12

        Querido, não existe raça pela ciência, mas o racismo existe, ainda mais aqui no Brasil: velado. Você não sabe o que é isso por que não tem a pele negra, então fica difícil de saber, mas é possível entender a lógica, ter empatia. Não é por que vc é mestiço e reconhece isso, que seja menos racista.

    • Rafael Postado em 11/Dec/2013 às 17:15

      Lendo os comentários acima eu vejo que o Brasil não difere na França em relação ao racismo. infelizmente o campo de comentários desse site está parecendo o do site da Folha. repleta de ignorantes.

    • Floyd Postado em 11/Dec/2013 às 17:42

      Francês é uma raça?

    • thais Postado em 11/Dec/2013 às 18:01

      não fala merda cara

    • Mônica Postado em 12/Dec/2013 às 20:08

      Não existe raça. Somos todos humanos, mas o que ainda existe de montão são os racistas.

    • Virgílio Postado em 22/Dec/2013 às 03:37

      Luis Fernando está com dores de cotovelo. Aguarde para ver mais Miss mestiças por toda a Europa. Estamos na era da globalização e não há como evitar isso, senão é o prelúdio da 3.ª guerra mundial :)

  4. Dyotima Postado em 11/Dec/2013 às 17:02

    É isso aí pessoal, é bem democrático mesmo defender os EURONAZIS. Afinal, bye bye Brasil se eles vencerem. Que tal voltarmos à Casa-Grande e as chibatas?!!!

  5. Cristiane Postado em 11/Dec/2013 às 17:05

    O verdadeiro francês??? Em que século a gente está ?? Hj em dia não existe uma nação completamente branca ou negra. E somos todos da mesma raça... Até na Alemanha existe negro. E os mestiços estão aí justamente pra mostra essa diversidade de etnias presente no mundo. E acredito que a miss França está representando muito bem o seu país, pois não existe só brancos na França, mesmo que sua origem seja branca.

  6. Marcos Postado em 11/Dec/2013 às 17:15

    Que eu saiba não existe exigência de cor ou "representatividade dos ancestrais do país" pra entrar num concurso de miss. Ela é francesa porque nasceu na França e pronto.

  7. Nikole Postado em 11/Dec/2013 às 17:17

    José Ferreira, você é muito sem noção sabia? "Depende. Na maioria das vezes a mestiçagem não dá certo e acaba gerando pessoas feias. Esse caso é um exemplo de uma mestiçagem bem feita, mas a moça se encaixaria mais no "Miss Angola" ou "Miss Bahamas". Seria adequado uma miss branca na França." Seria mais adequado pessoas como você não terem oportunidade de opinar sobre nada. Já que são ignorantes e racistas ao extremo. Saia da caverna e perceba que estamos em 2013, século 21. A miss é FRANCESA, filha de francês, nascida e criada na França. Essa palhaçada não existiria se ela ela fosse filha de francês com uma norueguesa, dinamarquesa, italiana, polonesa, norte americana, Sueca, Russa etc BRANCA. Então me poupe dos seus comentários preconceituosos. Você se igualou aos franceses, pois assim como eles, se esconde atras da tela do computador para destilar ódio e ignorância.

    • José Ferreira Postado em 11/Dec/2013 às 22:00

      Ela é filha de Francês com uma africana, nasceu na França, mas não é francesa.

      • Gustavo Postado em 11/Dec/2013 às 23:55

        Se nasceu na França, é francesa. Seu babaca racista.

      • Stéphanie Postado em 12/Dec/2013 às 00:12

        Amigo, se informe mais, por favor! Não se baseie em dados estatísticos como os do IBGE... Trabalho lá, e o censo se baseia em auto declaração. A maior parte das pessoas omitem sua verdadeira cor, justamente por causa do preconceito que pessoas como vc destila por aí. Já vi muitos negros se dizerem pardos e muitos pardos se dizerem brancos, na prática, pessoas brancas "puras" como vc diz, são pouquíssimas no Brasil - que em sua maioria são a elite do país. Por isso, esse discurso de Brasil mestiço é pura falácia para esconder racistas como vc! Entenda que o conceito de cidadania não se baseia na porcentagem de ascendência que vc tem. A moça é francesa SIM, vc gostando disso ou não. Se os franceses conservadores não a aceitam, eu diria que eles terão que lidar com esta (nova) realidade! Ps: No mais, para ser francesa, brasileira, americana ou qualquer outra coisa, basta ter nacionalidade! Porque no "RG" dela está escrito francesa e não mestiça/africana. E como vc explica os filhos de preto e branco que são loiros? Eles não são mestiços, por serem brancos?

      • Nikole Postado em 12/Dec/2013 às 01:11

        Nossa, José Ferreira, você pediu ao papai noel para de dar um par de ferraduras de presente de natal ?? Se não, escreva uma cartinha, ainda há tempo. Com essa resposta você passou atestado de mula, jegue, topeira, burro... Vc é um misto de tudo isso ... Discípulo frouxo de Hittler, frouxo sim, pq ele, pelo menos, mostrava a cara!

      • José Ferreira Postado em 12/Dec/2013 às 08:25

        Nikole, você também não mostra a cara. E não sabemos se esse é seu nome, como também não sabemos o seu sobrenome.

      • Alice Postado em 12/Dec/2013 às 14:15

        Ela é filha de francês, nasceu, cresceu e estuda na França. ela é francesa como qualquer branca e está apta a concorrer ao cargo de Miss França.

      • zuleica jorgensen Postado em 12/Dec/2013 às 14:46

        Ela, pelo seu raciocínio, é apátrida. Não é francesa porque a mãe nasceu na África (em Benin) e, pelo mesmo raciocínio, não pode ser Beniniana (não se se está certo esse gentílico) porque o pai é francês. O que você sugere então quanto à nacionalidade da menina? Se a mãe fosse uma mulher branca da África e o pai francês ela, que possivelmente seria branca, poderia ser francesa sem problema?

      • Mônica Postado em 12/Dec/2013 às 20:15

        Se não é francesa, também não é africana. Ela é mestiça.

      • Aryewl Postado em 17/Dec/2013 às 07:35

        hahaah! que rídiculo, um mestiço falando em "caracterização de um pais, no quesito raça", um passo a mais é o mesmo que dizer: "por favor sr. neonazista puro corte minha cabeça, pois sou impuro e não mereço viver. Fique com meu país e torne-o algo ariano, eu te amo!" Você é uma piada de mal gosto cara.

      • Antonio Postado em 22/Dec/2013 às 09:26

        Não sendo francesa vai ser de onde? do Brasil? no lugar de estudares História devias estudar Direito e aprendias que hoje as nacionalidades ultrapassaram o conceito de raças aliais você conhece alguma raça pura? a ciência explica que todos viemos de uma mulher negra, Leia mais sobre Genoma Humano e não precisaras do teste de ADN pra perceberes que raças puras so na cabeça de malucos como o Hitler, somos uma única raça, não há hoje brancos puros nem negros puros, para a sua infelicidade! pessoas lindas ou menos lindas não são resultado de misturas. Há disso em todas as pessoas. Nem você sabe de que ''raça'' é!

    • Mônica Postado em 12/Dec/2013 às 20:14

      Falou tudo, Nikole! Não se ele destilou ódio exatamente, mas tem ignorância de sobra.

  8. Maurício Postado em 11/Dec/2013 às 17:22

    Sou mestiço de japonês com branca brasileira. Sou totalmente a favor da mistura de raças, tanto que sou casado com uma mulher descendente de alemães, mas poderia também ter casado com uma negra.

  9. antonio r Postado em 11/Dec/2013 às 17:23

    O futuro do mundo é mestiço, o que é lindo! Alguns lugares já vivem e brindam de modo mais maduro isso e outros ainda não. Que todas as raças e suas misturas ocupem o território e o país que quiserem, respeitando e sendo respeitadas, sem sofrer preconceito e ataques dos seus conterrâneos mais puristas. Enfim, apesar de compreensível, é lastimável esse comportamento de alguns franceses.

  10. MARCO AURÉLIO Postado em 11/Dec/2013 às 17:35

    Dos três comentários, dois apoiam ao preconceito deslavado do povo francês. E para querer mudar para Marte!!!!! Ops, será que os marcianos vão aceitar um terraqueo entre eles??? Estou fudido mesmo!!!!

  11. Anna Postado em 11/Dec/2013 às 17:40

    Se for assim, o verdadeiro brasileiro é índio. Mas ninguém reclamaria de uma miss branca no Brasil, né? O que só evidencia o nosso provincianismo... Mas enfim, fazer uma afirmação dessa é desconsiderar que outros povos vieram pra cá, mesmo que forçadamente, e que participaram intimamente da nossa história.

  12. Curvão Postado em 11/Dec/2013 às 17:41

    Se no Brasil em que a maioria é negra existe racismo, imagina lá. Mais são porcos idiotas que acham que a cor da pele diferencia alguém, somos todos desse mundo e estamos ligados a ele, temos que dividi-lo sem nos separar por etnias,cor, credo .. Somos Acima de tudo todos HUMANOS!

    • José Ferreira Postado em 11/Dec/2013 às 22:04

      A maioria é negra no Brasil??? Desde quando 8% é maioria? Não adianta "inventarem negros" por aí, pois um mulato não é negro, é meio negro e meio branco. Fora os que são de ascendência indígena.

      • Nathalie Postado em 19/Dec/2013 às 22:52

        "A maioria da sociedade brasileira tem parentes negros, então eles são africanos." Ferreira, José

      • Carolina Postado em 05/Jan/2014 às 13:59

        De onde vc tirou esse 8%?? Vai se informar!! Realmente isso aqui é uma perda de tempo,a ignorância no seu caso deve ser problema genético, incurável.

  13. Anna Postado em 11/Dec/2013 às 17:43

    E tem mais, não existe raças de seres humanos, isso é burrice.

  14. Anderson Florencio Postado em 11/Dec/2013 às 18:05

    A Franca estava precisando mesmo de um pouco de cor...enganam se aqueles que acreditam em uma raca pura...deveriam se orgulhar por favor o passado colonizador os condenam.

  15. Maria Penha da rosa Postado em 11/Dec/2013 às 18:14

    O racismo emerge de forma violenta quando o negro se sobressai.É o caso da atual Miss França. O ideal é que os racistas de plantão preparem os seus corações porque em menos de 50 anos isso será corriqueiro.

  16. Daniel Terense Postado em 11/Dec/2013 às 21:11

    E ate parece que o povo frances era muito "puro" antes da chegada dos negros. Eles tem origem gaulesa, foram colonizados por romanos e depois pelos germanicos, que tambem invadiram a Europa inteira, que tambem foi invadida pelos mouros de origem arabe, na Espanha e em Portugal. Entao nao existe esse negocio de raça pura, todos os povos sempre se misturaram desde o inicio da especie humana, por isso o racismo é pura ignorancia.

    • Mônica Postado em 12/Dec/2013 às 20:17

      É verdade.

  17. Ingrid Postado em 12/Dec/2013 às 11:57

    A França criticando uma miss por ser branca, imagino também que alguns países como Angola iriam sofrer criticas de alguns caso escolhessem uma miss branca. A pergunta que sempre penso é,QUANDO VAMOS VER GENTE E NÃO COR? eu mesmo detesto ter que responder se sou branca, negra, parda ou seja la o que for, sempre que vejo esse questionamento penso, E SE EU FOR ROSA FAZ DIFERENÇA?

  18. Ingrid Postado em 12/Dec/2013 às 12:10

    A França criticando uma miss por ser Negra**

  19. José Ferreira Postado em 12/Dec/2013 às 13:29

    Ela é mulata. O pai dela é francês legítimo.

    • Gobette Postado em 14/Dec/2013 às 16:28

      Legítimo? E se ele tiver ascendência alemã, irlandesa, italiana? Não existe isso de "francês legítimo". Pra início de conversa, francês não é raça. e pra terminar a conversa, eles têm problema é com a cor. Se fosse uma indiana eles chorariam também, como se eles não tivessem nenhum tipo de mistura na árvore genealógica (eles têm).

  20. Rodrigo Postado em 12/Dec/2013 às 16:04

    Cade as miss mulatas do brasiL?????

    • José Ferreira Postado em 12/Dec/2013 às 23:44

      Já teve uma. Leia mais acima o comentário de uma pessoa que apontou as fontes.

  21. Nicolau Postado em 12/Dec/2013 às 19:06

    E vocês panacas, gostariam de ter uma Miss Brasil com uma negra da África?!

    • Thiago Teixeira Postado em 12/Dec/2013 às 19:40

      Porque não? Você é índio por acaso? Se for índio tudo bem, vou abaixar a cabeça pois você é o nativo da terra, caso não for, cala a tua boca analfabeto funcional.

      • Carlos Prado Postado em 15/Dec/2013 às 23:13

        Se é assim porque ser contra os franceses,que são os nativos de lá? Cada hipocrisia que se vê?

    • José Ferreira Postado em 12/Dec/2013 às 23:45

      Não. Prefiro a atual, que é perfeita para o cargo.

    • Gobette Postado em 14/Dec/2013 às 16:33

      Sou branca, mas se a mulher nasceu no Brasil e for bonita, por que não? Há negras lindas, ué. E se uma descendente de orientais,mesmo que mestiça, estaria bem do mesmo jeito. Essas distinções devem ser deixadas de lado.

  22. Thiago Teixeira Postado em 12/Dec/2013 às 19:45

    Dane-se os comentários deste blog, do feice buqui reacionários e moralistas, queria essa francesinha sentada no meu colo e eu dando moranguinho na boca dela!

    • Amanda Postado em 12/Dec/2013 às 20:31

      ???? ?????

      • José Ferreira Postado em 12/Dec/2013 às 23:46

        Ela não é francesa, mas dá para se passar por brasileira. "Vem ni mim que sou facin"...

      • Thiago Teixeira Postado em 13/Dec/2013 às 10:09

        Quis dizer que a moça é bonita Amanda. Só que infelizmente digitei exatamente o que passou pela minha cabeça, esqueci o pragmatismo.

      • Thiago Teixeira Postado em 13/Dec/2013 às 10:13

        Quero nem saber se a moça é brasileira, congolesa, vietnamita, búlgara, a moça é uma gracinha e ponto final. A bandeira que ela representa tanto importa muito menos a opinião de meia dúzia de franceses desocupados que ficam postando asneiras no feici buqui.

  23. adalberto Postado em 12/Dec/2013 às 20:29

    Meu Deus, quanto ignorância: "mestiço feio", "descaracterização da raça francesa (essa foi a pior de todas, como se eles fossem a origem da humanidade)". Raça só existe uma, a humana. O mais apropriado seria etnia que não existe carcterística fixa, pode mudar, ou melhor, está sempre em evolução. A natureza não cria feio, bonito, melhor ou pior, ela simplesmente cria.

    • Gobette Postado em 14/Dec/2013 às 16:34

      Um toque: humanos não é raça. É espécie. A espécie humana: Homo sapiens.

  24. Amanda Postado em 12/Dec/2013 às 20:31

    “Que horror, morte aos estrangeiros” !! Deus do céu!!!

  25. Helena Postado em 19/Dec/2013 às 21:26

    O belo o é em todas as cores em todos os tons. A beleza feminina é indistinta de qualquer etnia. Mas a miscigenação faz misturas maravilhosas!!

  26. Ana Postado em 19/Dec/2013 às 22:14

    Estou pasma! Tudo isso porque uma mestiça ganhou um prémio de beleza em França!?!?! E estamos em pleno seculo XXI. Se calhar o Barack Obama não é Norte Americano descobri aqui que ele é um cancro da raça branca! As coisas que se aprende na net... E com historiadores licenciados e tudo. Esse José Ferreira ensina nalguma escola? Devia ser denunciado. Fui, e espero nunca mais voltar à este blog

  27. João Claudio Postado em 20/Dec/2013 às 12:10

    Pessoas aqui racistas sendo brasileiro, brasileiro lá fora e visto como sub-raça, fama de preguiçoso e de malandro apesar de não existir essa palavra em outras linguas!

  28. Carol Postado em 20/Dec/2013 às 13:33

    Nós, humanos, somos apenas uma raça de animais. Não venham discutir que não somos animais pois, nossa capacidade de falar, escrever, etc, são evoluções e adaptações da raça. Afinal, deêm uma olhada nos nossos acentrais, todos passaram por evoluções. Nossa espécie surgiu há cerca de 200 mil anos atrás e, passou a ser como somos atualmente cerca de 50 mil anos atrás. Toda nossa espécie, independente de caracterícas evolutivas, é chamada de Homo e, devido às nossa características, somos chamados de Homo Sapiens, que do latim significa Homem Sábio. Então, as diferentes cores são apenas características adaptativas e evolutivas e, a miscigenação é uma "seleção natural" para manuntenção da espécie.

  29. Jackson Postado em 20/Dec/2013 às 23:47

    Queria ver se ela tivesse os traços grosseiros de um negro ,ai ninguem ia achar bonitta.......

  30. Juvenal Postado em 21/Dec/2013 às 18:31

    O ser humano passa por esta vida, uma passagem tão breve e cheia de percalços e sofrimentos e, ainda assim, não toma vergonha na cara e fica procurando chifre em cabeça de cavalo. Ora, em pleno século 21, ainda existem os retrógrados de plantão que esperneiam diante de fatos tão naturais da vida. Se o mundo está vivenciando uma nova fase na qual é comum a miscigenação em vários países, se a moça é bela e nasceu na França, o que importa a cor da sua pele? Ela ganhou porque mereceu. E nada de cotas para minorias, aqui no Brasil. Abaixo o racismo.Todos são iguais perante a Lei e perante a Vida. É preciso melhorar o nível da educação básica para dar oportunidades iguais a todos, independente de cor, de crença, condição financeira ou posição social

  31. Yasmin Postado em 26/Dec/2013 às 14:09

    Absurdo total! Essa é a nação que se dizia ser "A civilizada".

  32. Ordem, Fé e União Postado em 01/Jan/2014 às 14:56

    As primeiras civilizações foram brancas, as invenções, as audácias, as formas de governo, tudo o que é mais digno no campo dos costumes e o mais terrível no campo das guerras tiveram como ponto de partida um branco. O branco encarcerou o negro e o libertou, isso não representa nenhum domínio? Nós é quem decidimos tudo, querem vocês ou não. Não é importante saber se existe ou não uma raça pura, e sim saber se somos o menor negro ou índio possível. Provavelmente sou mais branco que negro, e mais negro que índio, e saber que todo 'mais branco que negro' descende de uma raça pura, é fenomenal. A ESPÉCIE humana engloba raças, e o termo etnia está mais para questões culturais que biológicas. Existe uma ignorância muito grande e uma desonestidade movida pela ditadura da igualdade racial muito grande, principalmente em países mestiços como o nosso, onde a preferência pela cor, que não é diferente da preferência por esse ou aquele sabor de um produto no supermercado, é desonestamente tachado de preconceito racial. Na verdade, fomos nós que impomos essa postura, afinal, temos que criar cotas nas universidades e falsas ideias de igualdade para dar oportunidades aos negros e índios, porque, definitivamente, sem nós ainda estariam no Neolítico (ou coisa pior). Negros, brancos e índios estão sujeitos às mesmas mazelas sociais, mas cada qual com sua tendência, e isso não é apenas questão social, é algo que muitos, infelizmente por uma visão pueril, sentimentalista e de falsa igualdade, negam. Negam até chegarem a vez de um negro apontar um revólver na cara, um mestiço roubar a sua casa ou um branco que foi marginalizado tentar furtar o seu dinheiro. Desculpem, mas os franceses têm razão, eles precisam mesmo preservar a unidade cultural e lutarem bravamente contra a miscigenação racial, principal problema do Brasil.

  33. Ivan Postado em 02/Jan/2014 às 19:24

    Quanto absurdo, é impensável que muitos brasileiros tenham a mente tão fechada, e esse "josé ferreira" ainda fala que é historiador, que vergonha. Sou negro e tenho orgulho de minha negritude, moro na Alemanha e aqui, ao contrário doque se pensa a DISCRIMINAÇÃO é quase inexistente. Apesar de já ter sofrido essas ações, cometidas por brasileiros. Infelizmente, o Brasil que é um país multicultural e grande parte de sua população se atrela a discussos de "raças puras"....