Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mulheres violadas 26/Dec/2013 às 15:25
37
Comentários

Os anúncios mais sexistas de 2013

Os 10 anúncios mais sexistas de 2013. Confira os anúncios que despertaram a ira dos consumidores em 2013 pelo modo como retrataram as mulheres, a partir de seleção feita pelo AdWeek

10. Estereótipo

Sem dúvida o mais brando entre os representantes dessa lista, o comercial do Google acabou pecando pela estereotipização. No anúncio do novo Gmail, é possível observar uma mulher conversando com suas amigas sobre assuntos cliché como tricô, calçados e compras de maneira geral.

9. Ícone

9

A figura de “Rosie The Riveter” é um ícone cultural nos Estados Unidos, representante das mulheres americanas que trabalharam em fábricas na Segunda Guerra Mundial. Usá-la como uma dona-de-casa satisfeita com a limpeza proporcionada pelo anunciante Swiffer. Depois da recepção azeda na internet, a marca pediu desculpas e prometeu remover a imagem de todos os seus materiais de marketing.

8. Oportunismo

O oitavo lugar da lista é um comercial de orçamento astronômico da Axe para o Super Bowl 2013. Mas o dinheiro não garantiu a boa recepção da campanha, criticada por mostrar uma mulher oportunista que julga seus interesses amorosos tendo como base o status. A modelo troca sem pestanejar um salva-vidas por um astronauta no vídeo criado para promover o Axe Apollo.

7. Fome voraz

O tema do anúncio é um sanduíche da rede de fast-foods Carl Jr. Mas o conteúdo preferiu focar nas formas feminas de uma bela modelo de biquíni. O excesso de erotismo causou incômodo na Nova Zelândia, e o vídeo foi considerado muito libertino para a TV.

6. Motoristas

O site de serviços automotivos TrueCar.com estreou uma campanha que se afirmava como feminista. A estratégia era vender a marca como ajudante para mulheres, retratadas como inseguras e desinformadas quando o assunto é a compra de carros. O site ajudaria a dispensar a presença de um homem durante o processo. Mas todas as mulheres realmente não sabem comprar veículos? A recepção negativa mostrou que a ideia escolhida não foi muito feliz.

5. Quente

A campanha do macarrão instantâneo Pot Noodle foi batizada de “Peel the Top Off a Hottie”, frase ambígua que pode ser traduzida como “Tire o top de uma gostosa”. Não bastasse a abordagem, a execução do vídeo também foi criticada por sua infantilização e abuso de clichês.

4. Duas medidas

4

A mesma camisa, dois anúncios totalmente diferentes. A Ameican Apparel causou desconforto este ano quando o post de uma blogueira chamada Emelie Eriksson correu o mundo apontando as incríveis diferenças entre a versão masculina e feminina da mesma campanha. A marca defendeu-se, afirmando que não via discriminação.

3. Beleza

3

O anúncio da empresa de TI Acora mostra uma mulher obesa deitada na frente de um homem indeciso e a pouco feliz frase: “Algumas tarefas podem ser terceirizadas”. A ideia gerou, merecidamente, uma série de protestos. A companhia britânica voltou atrás no Twitter. “Pedimos desculpas a qualquer um que pode ter sido ofendido, e o anúncio já foi removido.”

2. Sequestro

2

Um anúncio no qual mulheres são sequestradas e ficam presas no porta-malas não parece ser a melhor maneira de promover um carro. Adicione a isso a presença do ex-primeiro ministro italiano Sílvio Berlusconi e as caricaturas de conhecidas amantes dele chorando. O resultado? Um grande escândalo internacional para a Ford, que justificou que a peça não foi autorizada.

1. Objetos

O varejista de eletrônicos RadioShack utilizou mulheres seminuas (e modelos masculinos completamente vestidos) para tentar deixar sua marca mais sexy. O comercial foi alvo de muitas críticas em blogs, veículos e comunidades feministas, que destacaram o uso de produtos fálicos e as cenas em que as modelos substituem móveis e objetos.

Época

Recomendados para você

Comentários

  1. Alexandre Lopes Postado em 26/Dec/2013 às 16:35

    Existe um radicalismo por parte das pessoas refratárias a alguns anúncios . A mulher, por natureza , é envolvente , ardilosa e a beleza feminina é apenas um poderoso instrumento de envolver os homens e deixá-los babando . Portanto, não vejo motivo para uma oposição tão radical a alguns anúncios, tampouco acho que eles estejam a promover a coisificação da mulher . Acho que a questão que está, de fundo , é uma enorme vaidade das integrantes do movimento feminista .

    • Beatriz Postado em 26/Dec/2013 às 17:05

      "A mulher, por natureza , é envolvente , ardilosa e a beleza feminina é apenas um poderoso instrumento de envolver os homens e deixá-los babando". Explique-me, como dizer que por natureza a mulher é só um instrumento pra atrair homens não é coisificar?

      • Pedro Henrique Postado em 26/Dec/2013 às 22:16

        Tipo assim... fêmeas atraem machos para a cópula; machos brigam entre si e demonstram poder para se exibir para as fêmeas e serem escolhidos para a cópula. Isso é biologia.

      • Alexandre Lopes Postado em 27/Dec/2013 às 19:51

        Eu não disse que a mulher se reduz a um instrumento que existe só para atrair homens. Eu disse, Beatriz, que ela tem essa capacidade, além de muitas outras capacidades . Você foi reducionista . Atenha-se ao que eu falei e não ao que você gostaria que eu tivesse falado para dar abertura a uma contestação sua que é eminentemente vaidosa e egocêntrica . O respaldo do meu ponto de vista está na filosofia moral, em Nietzsche sobretudo. Portanto, se você discorda de mim, tudo bem . Agora, atenha-se ao contexto e não distorça a minha mensagem .

    • Cristina Sanches Postado em 26/Dec/2013 às 17:06

      Faz um favor? Cala a boca!

      • Maria M. Rodrigues Postado em 26/Dec/2013 às 17:34

        Ótima resposta, Cristina Sanches!

      • André Vieira Postado em 26/Dec/2013 às 17:39

        Cala a boa e morre!

      • Janaína Postado em 26/Dec/2013 às 17:45

        Cristina, eu ia comentar exatamente isso! KKKKKK

    • Thay Postado em 26/Dec/2013 às 17:09

      Só podia ser homem para fazer um comentário desses...

      • Jack Postado em 27/Dec/2013 às 00:23

        Por favor, não generalize a burrice dele pele gênero. Sou homem e parei de ler "A mulher, por natureza , é envolvente , ardilosa..." por identificar a proposta do comentário. Nem todo homem é analfabeto nas causas feministas como ele (:

    • Tayná Postado em 26/Dec/2013 às 17:10

      Faz um favor? Cala a boca! [2]

    • Gabriel Postado em 26/Dec/2013 às 17:17

      Você perdeu uma grande chance de calar a boca.

    • Maressah Postado em 26/Dec/2013 às 17:19

      Claro, porque feministas são feias, porcas e peludas e têm inveja de todas essas mulheres objetificadas. Ah vá!

    • Lucas Teixeira Postado em 26/Dec/2013 às 17:27

      Cara, eu sou homem e descordo completamente de ti. Acho mulheres atraentes e gosto do corpo delas. Mas existem horas para se pensar em sexo e horas para ser um ser humano adulto e civilizado. Essa associação da mulher com a beleza do seu corpo é nociva. Baseado no teu comentário tenho certeza que escolhes tuas mulheres baseadas na estética delas, não na capacidade que elas têm de pensar e formar opiniões próprias.

      • Paulo Postado em 26/Dec/2013 às 17:29

        Exatamente... porém se vier inteligencia junto a um belo corpo, é ainda melhor.

      • Lucas Teixeira Postado em 26/Dec/2013 às 17:31

        Acho que dá pra entender o que escrevi, se não considerar os erros de português. Quem for contrário a minha opinião fique a vontade pra atacar meu analfabetismo funcional e demostre sua superficialidade nos argumentos. Grato.

      • Janaína Postado em 26/Dec/2013 às 17:47

        Tá certíssimo, Lucas! Não tem nada pra discordar! ;-)

      • Gisele Postado em 26/Dec/2013 às 19:17

        Ainda há esperança. Perfeito Lucas.

    • Renato Postado em 26/Dec/2013 às 17:40

      É devido a pensamentos machistas como esse que mulheres continuam sendo vistas como objeto ao redor do mundo!

    • Janaína Postado em 26/Dec/2013 às 17:43

      Cara, você perdeu uma oportunidade fantástica de ficar quieto.

    • Jeann Postado em 26/Dec/2013 às 17:44

      http://www.youtube.com/watch?v=3GFDfaxADRk

    • Jordan Lacordare Postado em 26/Dec/2013 às 17:51

      Pra mim esse é o principal problema. Associar a imagem da mulher a algo "envolvente", "ardilosa" ou "apenas um poderoso instrumento para envolver os homens". Isso sim é ser radical e refratário a causa feminista. É desconhecer ou ignorar o fato que a mulher tem papel tão importante quanto o homem na sociedade.

    • Gisele Postado em 26/Dec/2013 às 19:15

      Certíssimo Beatriz. E mais, a sensualização do corpo feminino é cultural, não venha me dizer que é "por natureza". Ser contra mulher sendo exposta como "só serve pra sexo" virou vaidade de feminista. Difícil ter que ler isso!!

    • Carla Postado em 26/Dec/2013 às 22:23

      quando cheguei em "a mulher, por natureza..." meus olhos embaçaram e dormi. Fim.

    • Pedro Henrique Postado em 26/Dec/2013 às 23:13

      Sou a favor dos direitos iguais para ambos os sexos, no entanto, o que se vê hoje em dia são mulheres que colocam um pênis de borracha entre as perna e desejam ser homens. Acho idiota uma "feminista" querer fazer as mesmas coisas que os homens e achar que não precisam deles. Vamos subir sacos de cimento o dia todo, do 1º para o 3º andar de um prédio e ver até onde vai sua sede de "direitos iguais". Nós homens precisamos de vocês mulheres e vice-versa. Parece que o feminismo atual não entende isso. Infelizmente, pelo o que eu entendo da movimentos sociais, a gente tem que pedir 97% pra conseguir 7%, e assim mesmo com muito esforço. Então eu tento entender esse superfeminismo descabido. Mas tem horas que é completamente fora de lógica. Exemplo disso é o título dessa matéria.

    • Dayane Postado em 27/Dec/2013 às 01:34

      Vaidade das integrantes do movimento feminista? Quem te comeu tão bem pra ser tão machista? Antes eram isso q diziam das feministas... E vc? Quem foi hã?? Machista².

    • Selton Postado em 27/Dec/2013 às 16:42

      Leu guia politicamente incorreto da filosofia não é? Se não,desculpe-me,mas é que seu comentário foi bem parecido com o do Pondé em seu livo.

    • Thaís Postado em 03/Jan/2014 às 08:09

      Você, por natureza, é burro demais

  2. inez Postado em 26/Dec/2013 às 17:11

    Perdeu a oportunidade de ficar calado

  3. claudio Postado em 26/Dec/2013 às 17:12

    http://www.youtube.com/watch?v=bjL6eDMsyeU faltou o da marisa

  4. Marcio Santos Lemes Postado em 26/Dec/2013 às 18:06

    A do porta malas é tenso, o que esse idiotas pensa afinal, sequestra a mãe deles as filhas e a suas mulheres vão querer bagageiro de fusca.

  5. Gabriel Cardoso Postado em 26/Dec/2013 às 21:40

    Talvez algumas propagandas venham a ser excessivamente sexualizadas, como a da RadioShack, mas n acho q mereçam tanto odio quanto está lhes sendo atribuído. A sexualizaçao, tanto feminina quanto masculina, é um meio de chamar a atenção e atrair consumidores, ponto. Não há necessidade de fazer disso uma grande "luta de classes" em que as mulheres devam se unir e protestar. Alguém já viu os catálogos da Abercrombie & fitch? muitos e muitos homens fortes e sem camisa é o que se encontra lá. Vc acha acha q isso é direcionado ao publico masculino? Ou ainda, nos eventos de divulgação que eles fazem nos quais vários modelos, femininos e masculinos, andam seminus e tiram fotos com as pessoas presentes. Dizer que a sexualizaçao da mulher em propagandas é um absurdo e deveria ser condenado n passa de uma alienação mal informada que esquece de considerar que em muitas propagandas homens também são sexualizados. Se você acha que não assista a esse video: http://m.youtube.com/watch?v=z5NRWM3FgqA&desktop_uri=%2Fwatch%3Fv%3Dz5NRWM3FgqA e se ainda discordar peço um mínimo de educação nas respostas, afinal, essa é só a minha opinião e eu tenho direito a ela.

  6. maria Postado em 26/Dec/2013 às 23:05

    esse negocio de gente mandando outros se calar e horrivel,,,cada pessoa tem o direito de dar a sua opiniao, mesmo que seja idiota.......e os outros, mesmo que nao concordem devem respeitar.....isso e materia que da direito das pessoas falarem o que quiserem se voce nao quer ouvir as pessoas nao acesse o seu computer.....

  7. Alexandre Lopes Postado em 27/Dec/2013 às 19:45

    hahahahaha em relação a algumas mulheres , digo que é natural que me demonizem, visto que o fazem , por conta da vaidade . Somente isso e nada mais . Agora , em relação aos homens, recomendo que deixem de defender uma tese despojada de substância e vão estudar filosofia moral, vão ler, por exemplo, Nietzsche, em vez de se deixarem persuadir por feministas que não querem nada , além de chamar atenção . São meninas mimadas que não têm muitos objetivos na vida e precisam preencher tal vácuo com essa ideologia fundamentalista . Feminismo induz mais ao fanatismo do que cristianismo, islamismo e muitas outras religiões juntas .

  8. Alexandre Lopes Postado em 27/Dec/2013 às 20:13

    Eu nunca disse ou defendi, em toda a minha vida, que não existem abusos contra as mulheres , que elas nunca foram vítimas de violência física, moral ou psicológica . Pelo contrário, tenho uma mãe que já passou por muitas situações difíceis com meu pai e sempre fui o melhor amigo que ela teve em sua vida. Entretanto , isso não quer dizer que tenho que , necessariamente, concordar com essa fundamentalismo religioso ou feminista ( são expressões sinônimas ) . Pelo contrário, acho absolutamente delirante essas opiniões e as ofensas vis , baixas que lhes seguem traduzem com precisão o equívoco e a irracionalidade dessas pessoas e , ademais , traduzem também que o respaldo dessa tese está na vaidade exacerbada. Uma ideia factualmente respaldada consiste numa ideia moderada ; porém, que se fizesse respeitar . Ofensas pessoais não têm respaldo factual, mas tão somente um respaldo moralmente vil, isto é , vaidade e nada mais .

  9. Alexandre Lopes Postado em 27/Dec/2013 às 20:23

    A mulher genuína TAMBÉM seduz , mas não somente seduz . O homem equilibrado se mantém indiferente, sob a ótima material , a uma desilusão amorosa e não parte, de forma alguma, para a violência física ou sexual . O desejo de dominação masculino é imanente a homens fracos, inseguros . Esse, aliás, é o respaldo psicológico do estupro . Só uma infantilidade muito grande para achar que as minhas palavras são dignas de repúdio e , o pior , de ofensas pessoais .

  10. Alexandre Lopes Postado em 27/Dec/2013 às 20:27

    É evidente que toda relação, inclusive entre homens e mulheres , devem ser concebidas num determinado contexto social . Acontece que nenhuma construção ideológica se sustenta se não tiver algum respaldo na natureza humana. Essa é uma discussão muito rica e , dialeticamente, poderíamos travar uma belíssimo debate de ideias . Todavia, a infantilidade, vaidade e falta de educação consubstanciaram um entrave à discussão civilizada .