Redação Pragmatismo
Compartilhar
Ditadura Militar 19/Nov/2013 às 16:02
35
Comentários

Vídeo de 1975 mostra como a Globo elogiava a ditadura com a voz de Cid Moreira

Os laços entre a Globo e a ditadura militar podem ser recordados num vídeo governamental de 1975 em que, com a locução de Cid Moreira, é feito o elogio do golpe.

Leia também:
Relembre – Editorial de O Globo elogia golpe de 1964

Assista abaixo como era feita a propaganda anti-jango e pró-ditadura.

com Fabrício Augusto Souza Gomes

Recomendados para você

Comentários

  1. Caio Ribeiro Postado em 19/Nov/2013 às 17:29

    Nossa, quero muito que a ditadura volte (SQNuncamais). Todo esforço de MKT político foi pra esse vídeo, hein... Convenceriam até os presos e torturados da época

    • Mirko Hadal Postado em 21/Mar/2015 às 00:19

      Voce viveu no tempo da ditamole? Tem medo de alguma coisa??? Naquele tempo, só tinha medo quem tinha rabo preso!

      • Osmar Postado em 08/Apr/2016 às 19:32

        Eu vivi e estudei o período e posso dizer naquele tempo todos tinham medo, mas alguns tinham menos medo e lutaram contra.

  2. Hiroshi Okano Postado em 19/Nov/2013 às 18:45

    Êêê que maravilha hein?!?!? E eu que nasci 1976 nunca tive duvidas dessa parceria da GLOBO com a DITADURA MILITAR. "EU JÁ SABIA" é uma frase muito clichê para esse vídeo.... Queria ver aqui no Pragmatismo Politico uma reportagem sobre quem são os verdadeiros patrocinadores da DITADURA NO BRASIL.

    • Guilherme Augusto Postado em 20/Nov/2013 às 12:16

      Amigo, assista ao filme "Cidadão Boilesen". Dá uma ótima dimensão. Quando assisti, foi numa sessão de pré-estreia há 4 anos atrás aqui em São Paulo e após, houve debate com algumas pessoas ligadas ao filme, um deles era um ex-torturado pela ditadura, que hoje vive no Rio de Janeiro e dá aulas de violão, ele citou um fato que eu agora não me lembro se está no filme ou não: o empresário Abílio Diniz é um dos que lucraram com a ditadura e justamente nesta época decolou para firmar seu império que hoje vemos (monopólio velado do mercado de alimentos e bens de consumo).

    • Mirko Hadal Postado em 21/Mar/2015 às 00:22

      A Globo não fundamenta opinião nenhuma, pois essa empresa é papagaio de pirata. Se o proprio diabo mandar aqui, ela o apoia, e se logo depois jesus cristo mandar, ela vira inimiga do diabo e apoia jesus cristo! Igual a hoje, esteve apoiando o PT e agora como o PT está ruindo, ela deixou de apoia-lo estando na expectativa sobre quem será o proximo a mandar no pedaço!

  3. Rafael Coerente Postado em 19/Nov/2013 às 20:23

    Este é um assunto delicado, complexo , paradoxal e não tão exato e obvio quanto se pensa. Primeiro, o comunismo é realmente algo complicado e inaceitável. Por incrível que pareça, grande parte dos problemas do Brasil hoje se dá pelos traços comunistas que permearam e ainda é latente em nossa política e economia. Em contrapartida, temos problemas HISTÓRICOSoriundos da união de raças, culturas e sobreposição de uma sobre as outras que tornam esses problemas ainda piores. A ditadura foi necessária na medida em que impediu o domínio do comunismo. O problema foi quando instituiram o AI- 5 que tornou a ditadura áspera e sangrenta. Totalmente condenável. O tiro saiu pela culatra da ditadura pois o comunismo virou a força animadora de libertação e o país virou palco de uma falsa democracia, um falso capitalismo uma falsa economia de mercados. Os comunistas tomaram o poder e o povo brasileiro está sendo educado para defendê-la. Uma economia de mercado plena, amigo Djavan, nunca vai causar pobreza! Nunca vai marginalizar. pelo contrário, a sociedade só pode se beneficiar.Acredite, sei que é dificil isso ..dificil enxergar porque temos casos de países ricos e países pobres mas não é o capitalismo que tornou esses países ricos nem outro pobres. Agora onde há comunismo haverá pobreza necessáriamente..haverá regresso ...haverá tristeza.....haverá repressão ....violência ....

    • Roberto Postado em 20/Nov/2013 às 19:30

      "O comunismo é inaceitável", ainda que o povo o queira, poderíamos completar, não? Rafael, seu comentário carece de fundamento. A parte sobre "traços comunistas" que permeiam nossa ECONOMIA é particularmente absurda. "Uma economia de mercado plena nunca vai causar pobreza"; essa é boa! Afinal, todos sabemos que o mercado se auto-regula, não é? E os comunistas no poder, então? Risível! Se você acha que vivemos em um regime comunista, você não sabe o que é comunismo!

      • Celso Postado em 31/Dec/2014 às 22:28

        Comunismo é utopico, capitalismo selvagem em forma de comunismo, a grande mentira , para enganar os incultos.

      • MiROn Postado em 28/Jun/2015 às 17:06

        o cara ta no mundo da lua; se dissesse que a America Latina possui esses traços... mas o Brasil? Brincadeira, né... Aqui é a meca do capitalismo... infelizmente...

      • Miron Postado em 28/Jun/2015 às 17:09

        Não percebe que no vídeo existe um forte conteudo ideologico de Direita... uma armação dos EUAs com apoio da Globo... É notório aos que leram um pouco de história que os eles praticamente dominaram o nosso continente usando como base o argumento ideológico do anti comunismo...

    • Marcelo Hideki Postado em 21/Nov/2013 às 23:38

      Quais os traços comunistas que permearam nossa política e economia até hoje?

    • Marco Bidart Postado em 30/Dec/2014 às 12:16

      hahahahahahahaha!!!!!!!!! quanta asneira! vai estudar cara, por favor...

    • Ruy Dias Postado em 29/Jun/2015 às 14:41

      Cara em que mundo você vive? Economia de mercado nunca vai causar pobreza? Você já ouviu falar na quebra da bolsa de 29. Você sabe o número de sem tetos no Eua hoje?.

    • Luís Fernando Frenzel Ott Postado em 17/Jul/2016 às 16:27

      sic . . ."Agora onde há comunismo haverá pobreza necessáriamente..haverá regresso ...haverá tristeza.....haverá repressão ....violência ...." Mas vá escrever bobagens assim lá à bordo de uma nave espacial da CHINA COMUNISTA, seu Capitalista babaca de colerinha plim plim de triplex de Paraty

  4. Márcio Postado em 19/Nov/2013 às 20:29

    A família Marinho ferra com o Brasil há anos a fim de defender seus proprios interesses.

  5. renato Postado em 19/Nov/2013 às 21:37

    Como eles não tem mais as forças armadas do seu lado. Hoje eles se abrigam atrás da Justiça como poder e de si mesmo, já que se elegeram os patrões do Brasil. Pensam que somos uma raça lesada mentalmente.

    • Maroly Penteado Postado em 20/Nov/2013 às 09:17

      O que mais me chocava essa epoca (de 64 até 72 mais ou menos) foi como visivelmente as pessoas foram se "apalermando" em frente à Tv,sobretudo as crianças que cresceram nessa época. As escolas foram se desvitalizando, o burburinho do conhecimento,da curiosidade se calou, as faculdades (estava na USP nessa epoca) se entristeceram e se esvaziaram ...essas consequencias na minha opinião tem seus vestígios até hoje e formam parte do lado mais cruel desse absurdo que é a supressão das liberdades individuais...Que te tirem o direito de pensar,de sonhar,de projetar o futuro é como tentar "estrangular " o humano ...Paralisia mental por medo ...Cruel demais!!!!!

  6. Adriana Postado em 20/Nov/2013 às 01:13

    "E as forças foram chamadas a cumprir a missão e livrar o país dos trapos vermelhos que ameaçavam sufocá-lo"... Nunca vi tamanho absurdo.

  7. Rafael Postado em 20/Nov/2013 às 01:20

    Na verdade mais da metade do povo apoiou o golpe, os militares no poder por tempo indeterminado todos foram contra, tomara que não passemos a sofrer como o povo da Venezuela hoje.

  8. Cristiano Postado em 20/Nov/2013 às 03:32

    A ditadura errou em muitos pontos. Más indubitavelmente fortaleceu o Brasil.

  9. josue joao elias Postado em 20/Nov/2013 às 11:01

    nossa que maravilha esse tempo.. onde fica esse país...?kkk

  10. Thiago Teixeira Postado em 20/Nov/2013 às 11:42

    A Globo não é favor de A ou B, ela está do lado de quem paga mais. Pode ser Ditadura, movimento radical comunista, PSTU, PSDB, PT ... não importa. Naquela época, ou você era a favor da ditadura ou tinha seu direito de concessão suspenso.

  11. Djalma josé Queiroz Postado em 20/Nov/2013 às 14:57

    O mundo, vive sob a propaganda dos EUA. Na época do golpe o mundo vivia um dilema Comunismo,Capitalismo e os EUA com medo de perder terreno arquitetou o golpe anti-comunismo, começando pelo Brasil, depois a America do sul inteira. Ontem vi aquele imbecil do Bolsonaro, defender o golpe, na câmara dos Deputados, logo se vê, que essa propaganda, parece que não tem fim.

  12. Dario Postado em 10/Feb/2014 às 20:06

    Velho podre lacaio dos ianques , asqueroso sinico FDP

  13. Bruce Postado em 16/Feb/2014 às 00:43

    Precisamos novamente de uma intervenção militar urgente.

  14. Eduardo Postado em 27/Dec/2014 às 23:37

    Quando vejo esse documentário, lembro de mais verdades do que as propaladas pelo PT antes das eleições de 2014. As mentiras desse regime atual não duram dias e só enganam a quem DESEJA se enganar. Vi e vivi toda essa vitalidade relembrada no vídeo, vitalidade que hj não vejo mais. Curiosamente, ao invés do BB que segue ladeira abaixo, a bola da vez atualmente é a PETROBRAS... a história se repete; não estamos muito longe do mesmo caus de 64, mesmo colocando um Ministro da Fazenda de DIREITA. Gostaria que os indignados, ao invés de julgar a Globo, se prestassem a dizer o que era noticiado como MENTIRA, coisa que mais vejo esse atual governo fazer.

  15. M. Esther Torinho Postado em 30/Dec/2014 às 00:12

    Há alguns comentários reacionários e cabeça oca que dá dó. E alguns se parecem com aquelas frases que supostamente tiram dos exames do ENEM. Um diz que "o comunismo virou a força animadora de libertação e o país virou palco de uma falsa democracia, um falso capitalismo uma falsa economia de mercados. Os comunistas tomaram o poder e o povo brasileiro está sendo educado para defendê-la" , outro diz que mais da metade apoiou o golpe. Convenhamos que muitos foram enganados com a história de "golpe para evitar o comunismo, que comia criancinhas" e outros não apoiaram, apenas se calaram. Quem apoiou mesmo ficou bilionário, haja vista os Marinho. Aliás, alguém aí diz que a Globo não apoiou a ditadura. Eles não só apoiaram, como já admitiram publicamente e até pediram desculpas. Se calar, não falar nada é bem diferente de apoiar. Outro ainda diz que "a história se repete, o mesmo caus de 64". Caus? Então, estamos muito bem, porque deveria ser "caos".. E os indignados devem dizer o que eram noticiado como mentira. Ai, ai. Não entendeu nada mesmo. Outro fala "nas mentiras desse regime atual". Que regime? Por acaso o regime mudou e ninguém ficou sabendo? Deixamos de ser uma República, viramos monarquia ou uma burrocracia? Quanta desinformação!!! Agora, até aí tudo bem. Porém quem não sabe o que é democracia e deseja a volta da ditadura, devia torturar a si mesmo ao menos meia hora por dia para deixar de falar besteira. Porque se vc não viveu a ditadura, não sabe direito o que é, vai se informar primeiro. Ou então, adote um milico e peça para ser torturado meia hora por dia. Depois volte aqui para contar se foi bom.

    • gildasio Postado em 20/Mar/2016 às 18:22

      Só era torturado quem devia algo, meu pai e minha nuca foram torturados durante o governo militar, a tortura durante a ditadura não é nada comparado a tortura que vivemos hoje, com falta de emprego, saúde, segurança, moradia e principalmente a falta de vergonha na cara.

  16. Geraldo Postado em 01/Jan/2015 às 10:31

    As canalhices emocionalistas e imorais dos G-Robais é antiga, vem mesmo de antes desse documentário. São completamente voltadas a fazer cabeças, a queimar etapas e tocar um bonde de roda furada e sem luz (porque não fora então ainda estatizada completamente!) É um lixo, pra bulir com as cabeças pouco pensantes da época, que se refletem, claramente, ainda hoje.

  17. Roberto Postado em 05/Apr/2015 às 20:37

    ESTE VÍDEO FOI PRODUZIDO EM 1975. UM ANO ANTES A DITADURA TINHA GANHO UMA "SURRA" NAS URNAS. Em 1974, três meses depois do discurso em que Geisel prometera a “lenta, gradativa e segura distensão”, os brasileiros foram às urnas para renovar a Câmara dos Deputados e um terço do Senado. Encerrada a contagem dos votos, o MDB havia imposto uma derrota embaraçosa ao governo, conquistando 44% das cadeiras da Câmara e 16 das 22 vagas em disputa no Senado. EM 1977 Geisel pôs o Congresso em recesso por duas semanas e baixou por decreto um conjunto de medidas que ficou conhecido como o Pacote de Abril, incluindo a reforma do Judiciário e outras mudanças desenhadas para fortalecer a maioria governista. O pacote determinou que as eleições para governador previstas para 1978 seriam indiretas, assim como a escolha de um terço dos integrantes do Senado, o que ajudaria a Arena a aumentar sua bancada com os chamados senadores “biônicos”. Restrições foram impostas à propaganda eleitoral, para impedir os candidatos de mostrar na televisão mais do que o rosto e o número. O mandato do sucessor de Geisel, cuja posse estava prevista para 1979, foi ampliado de quatro para seis anos. E o quorum necessário para reformas constitucionais no Congresso foi reduzido de dois terços para maioria simples, ou seja, metade dos votos mais um.

  18. Nilza Castilho Freitas Postado em 26/Apr/2015 às 19:51

    Que terrível ouvir isso!! A Globo foi a Mãe da DITADURA, sempre a Globo criadora do MAL>Espero Acabe como acabou a DITADURA que tanto causou ao país e ao povo brasileiro!! A Globo ganhou muito DINHEIRO COM A DITADURA, e causou e continua causando muito mal ao povo brasileiro!! O dia dela chegará e não está longe de acontecer!!!

  19. Luiz Parussolo Postado em 02/Jun/2015 às 12:39

    Onde existe idealismo e dogma é em países de domínio de parasitas e vagabundos que como disse um estrangeiro a um metido intelectual que vemos nos três poderes, nas instituições, no jornalismo, na arte brega e vulgar que tentam passar como nobre, nos meios de comunicação, na economia de videntes de gabinetes que o país tenta implementar, na sociologia, no direito, nos fóruns, nos gabinetes de capitalistas sem espírito e psicopatas. Fomos um povo de verdade até 1985, trabalhador e lutador e conseguimos produção e indústria em poucos anos que concorria com o mundo e os papagaios cantadores assumindo o poder a partir de 1985 transformaram um povo lutador em gado para fazer seu império onde além de viver de teorias e conceitos escondidos e de retórica nem a própria cueca e a própria calcinha conseguem lavar. Depois esse desafortunado intelectual sem apriorismo e consistência metafísica acabou ouvindo uma lição de conhecimento e no final foi observado,: Vª. Excelência é muito espertalhão que habita um país que nem uma chave fabrica. Em seguida vem um estudo de instituto internacional mostrando que a produtividade de um brasileiro é de 24% de um americano e que na década de 1980 era de 40% e estamos em níveis da década de 1950 e regredindo sem chance de recuperação devido ao comprometido dos setores produtivos e da educação, investimentos, infraestrutura etc..onde um estudo da Fiesp de 2013 já tinha apontado a mesma coisa com a desindustrialização. O estado da Califórnia com 424 mil km² e 38 milhões de habitantes acaba de superar o Brasil e em outros itens estamos a anos luzes deles, em tudo. Isto não é só do PT e sim de todos os partidos, das elites gerais, da burguesia, do empirismo e da inutilidade que venceram o homem, o trabalho e o ideal a partir de 1985. O Brasil não é orgulho e sim vergonha, atraso e ultraje.

  20. sonia maria alves Postado em 28/Jun/2015 às 16:06

    Cunha e sua corja aproveitam disso. Enquanto ficarmos com medo da volta do Regine militar, Cunha, Renan, Serra, Aebrio e todos golpistas vão pirateando o pais. Se ficam no poder e faz dessa nação uma futura Africa. Vocês vão ver. Ai, sentiremos saudade do REGIME MILITAR. Pois nunca e jamais venderiam e privataria o Brasil e seu povo.

  21. Adriano Postado em 22/Mar/2016 às 16:16

    Excelente vídeo