Redação Pragmatismo
Compartilhar
História 07/Nov/2013 às 12:37
88
Comentários

O triste fim das viúvas da ocupação

Quando as vítimas de outrora se transformam em agressores bárbaros – As execuções humilhantes e brutais das mulheres que se relacionaram com soldados alemães nas mãos de seus próprios concidadãos

viúvas alemanha
O calvário das viúvas da ocupação

Mdig

Após a liberação dos territórios ocupados pelos alemães dos países europeus, milhares de mulheres que tinham relacionamentos com soldados alemães foram expostas a execuções humilhantes e brutais nas mãos de seus próprios concidadãos. Era a “Épuration Légale” (“purga legal”), a onda de julgamentos oficiais que se seguiu à liberação da França e da queda do Regime de Vichy. Estes julgamentos foram realizados em grande parte entre 1944 e 1949, com ações legais que perduraram por décadas depois.

Ao contrário dos Julgamentos de Nuremberg, a “Épuration Légale” foi conduzida como um assunto interno francês. Aproximadamente 300.000 casos foram investigados, alcançando os mais altos níveis do governo colaboracionista de Vichy. Mais da metade foram encerrados sem acusação. De 1944 a 1951, os tribunais oficiais na França condenaram 6.763 pessoas à morte por traição e outros crimes. Apenas 791 execuções foram efetivamente realizadas. No entanto, 49.723 pessoas foram condenadas a “degradação nacional”, que consistia na perda total de direitos civis.

Leia também

A campanha para identificar e massacrar os colaboracionistas do regime alemão puniu cerca de 30.000 mulheres com humilhação pública, por suspeita de que tiveram ligações ou porque eram prostitutas e se relacionaram com os alemães. Algumas vezes, a coisa toda não passava de briga de vizinhas -uma denunciando a outra como acerto de contas pessoais- ou então uma denúncia vazia de participantes realmente ativos, que dessa forma tentavam salvar sua pele desviando a atenção de sua cooperação com as autoridades da ocupação.

O caso é que muitas coitadas que tiveram algum tipo de relacionamento com os soldados e oficiais alemães não tinham culpa, o que elas iriam fazer? Elas eram reféns de um estado ocupado. Mas a ira e a necessidade de encontrar bruxas para caçar não permitia o razoamento, se houvesse um indício qualquer, a coitada tinha sua cabeça raspada e era exposta em público como desgraça da nação. Muitas vezes só raspar a cabeça não bastava, eram despidas, abusadas, desenhavam a suástica nos seus rostos, ou queimavam a marca com ferro em brasa na testa.

Estas mulheres foram reconhecidas como “nacionalmente indignas” e sofreram, além da degradante humilhação em público, penas de seis meses a um ano de prisão, seguida da perda total de direitos civis por mais um ano, quando ainda eram violentadas e insultadas nas ruas. Muitas não suportaram a vergonha daquela situação e sucumbiram cometendo suicídio.

Nisso tudo há ainda um aspecto que permaneceu vergonhosamente nas sombras por décadas: as crianças nascidas de soldados alemães. De acordo com várias estimativas, nasceram ao menos 200 mil dos chamados “filhos da ocupação”, mas estes sofreram menos que as mães, quando o governo limitou-se a proibir nomes alemães e o estudo da língua alemã. Entretanto não foram poucos os casos de “filhos da ocupação” que sofreram algum tipo de ataque e segregação.

A perseguição não se limitou a França, quase todos os países do bloco europeu de aliados fizeram o mesmo. Na Noruega, cinco mil moças que deram à luz filhos de alemães, foram condenadas a um ano e meio de trabalho forçado. Quase todas as crianças foram declararas pelo governo como deficientes mentais e enviadas para uma casa para retardados, onde foram mantidas até os anos 60.

Infelizmente não é tudo, a União Norueguesa para as Crianças da Guerra depois declarou que a “desova nazista”, como chamavam estas crianças, foi usada indiscriminadamente para testar medicamentos não aprovados. Somente em 2005, o parlamento norueguês publicou um pedido formal de desculpas a essas vítimas inocentes e aprovou a compensação para as experiências no valor de 3 milhões de euros. Este valor pode aumentar se a vítima fornecer provas documentais de que tenha sofrido algum tipo de discriminação racial diante do ódio, medo e desconfiança por causa de sua origem.

v2

.

v3

.

v4

.

v5

.

v6

.

v7

.

v8

.

v9

.

v10

.

v11

.

v12

.

v13

.

v14

.

v15

.

v16

.

v17

.

v18

.

v19

.

v20

.

v21

.

v22

.

v23

.

v24

.

v25

.

v26

.

v27

.

v28

(Vídeos)

Recomendados para você

Comentários

  1. Amanda Postado em 07/Nov/2013 às 13:04

    Essas fotos me causa repúdio, indignação. Quanta covardia!

    • José Carlos Postado em 07/Nov/2013 às 19:21

      O mais triste é saber que esta mentalidade ainda existe no Brasil,está presente no Congresso Nacional, nas ruas das grandes cidades e no interior também.ou seja : o racismo e a intolerância.

      • Neuseli Postado em 08/Nov/2013 às 20:47

        Esta mentalidade ainda existe no mundo todo, não só no Brasil!

      • Edgar Gaspar Postado em 31/Dec/2013 às 00:25

        No MUNDO!!! Existe essa perversidade, esse gosto pelo sangue, essa sede animalesca e doentia, uma bestialidade inerente do dito "ser humano civilizado"!!! Conheça o mundo primeiro antes de falar mal do seu País em relação aos outros!

  2. R. C. Postado em 07/Nov/2013 às 13:05

    Gente, simplesmente não sabia disso, agora Malena (2004) do Giuseppe Tornattore faz muito mais sentido

  3. Taísa Postado em 07/Nov/2013 às 13:11

    O episódio 4 da série Band of Brothers mostra um pouco desse fato. Recomendo a série toda.

    • Karla Postado em 07/Nov/2013 às 14:24

      Uma das melhores series do mundo. Band of Brothers é sensacional.

    • Eduardo Postado em 07/Nov/2013 às 16:26

      Band of Brothers, são os livros da história nazista tomando vida, a cena do holocausto então é de arrepiar.

    • Luana Postado em 07/Nov/2013 às 17:27

      muito muito boa essa série mesmo!

  4. Bianca Postado em 07/Nov/2013 às 13:16

    Me emocionei vendo as fotos e não tive coragem de ver os vídeos. Muito triste, humilhante...

    • Veronica Postado em 07/Nov/2013 às 13:32

      eu também nao tive coragem de ver os videos

    • Thiago Postado em 07/Nov/2013 às 22:20

      Humilhante foi oque os companheiros delas fizeram com negros,judeus,ciganos e etc...

      • Danielle Postado em 08/Nov/2013 às 12:37

        Nada justifica essas atitudes. Barbárie não se paga com barbárie. As mulheres e crianças dessa história eram inocentes. Comentários idiotas como o seu revelam bem o pensamento machista e preconceituoso que também predominou nessa época.

      • Tania Postado em 08/Nov/2013 às 17:40

        Cara, deixe de ser idiota. O que elas tinham a ver com isso? Foram eles que cometeram as atrocidades, não elas. Pessoas sendo responsabilizadas pelos crimes de outros, você acha isso certo? E sério que você acha que uma pessoa humilhada ganha automaticamente o direito de humilhar outra? Nossa, ainda bem que nem todos pensam como você, caso contrário a humanidade não chegaria muito longe.

      • Paulo Postado em 09/Nov/2013 às 01:55

        Você é um estúpido imbecil. Barbárie não serve de justificativa para mais barbárie. Pense antes de escrever.

      • Nicole Postado em 10/Nov/2013 às 18:33

        Todo soldado alemão exterminou judeus? Soldados são pessoas das classes mais baixas da população, eles não tinham muita noção do que estavam fazendo. Estavam lutando por seu país, obviamente que é covarde cobrar que eles tivessem sobre o holocausto o mesmo conhecimento que você tem hoje. Se hoje ainda pairam muitas dúvidas sobre a magnitude do holocausto que dirá naquela época, que havia muita propaganda de guerra, propaganda ideológica, não existia internet para as pessoas se informarem. Lembrando que infelizmente o racismo e o antissemitismo eram marcas culturais em vários povos, incluindo os ingleses, e se a Alemanha não tivesse invadido a Polônia, eles não estariam nem aí com o genocídio de milhões de inocentes.

    • Jussara Postado em 08/Nov/2013 às 01:11

      Revoltante! Em todas as guerras as mulheres são as que mais sofrem abusos, é só consultar as fontes históricas. Também não quis ver os vídeos.

  5. Thiago Teixeira Postado em 07/Nov/2013 às 13:23

    Depois falam que Hitler era o vilão da Segunda Guerra, agora deparo com este episódio que nunca tinha ouvido falar. São iguais e até piores que os nazistas estes cretinos que retalharam as mulheres. Porque não foram lá em Berlim tomar satisfações com os namorados delas?

    • Sandra Postado em 07/Nov/2013 às 13:38

      Pra você ver, Thiago Teixeira, que o problema ainda está no ser humano, nas reações e animalizações que a maioria da raça humana carrega em si... Pessoas que muitas vezes parecem coitadas, se tivessem a oportunidade, agiriam como atrozes assassinos! Ver tudo isso me faz refletir...

    • Jackson Souza Postado em 07/Nov/2013 às 14:16

      Um ato covarde não justifica outro...

    • Luiz Postado em 07/Nov/2013 às 17:11

      com certeza isso é pior do que o hitler fez jovem (ironia)

      • Vih Rodrigues Postado em 08/Nov/2013 às 19:04

        Ao meu entendimento, oq o Thiago quis dizer é q, nem todas as coisas ruins foram feitas por Hitler, não estou dizendo q oq ele fez foi certo e nem bom, no entanto existiam outras pessoas tão ruins quanto. Hitler não fez o holocausto sozinho. Só q é mais fácil colocar a culpa em um só na hr de ensinarem na escola ;)

    • ricardo Postado em 07/Nov/2013 às 18:58

      violencia gera, violencia.

    • hk hiperboreo Postado em 07/Nov/2013 às 23:24

      Estes e muitos outros episodios sao ocultados ou manipulados pelos vencedores.

    • Fernando Senna Postado em 08/Nov/2013 às 07:55

      Champs, não perca a oportunidade de ficar calado quando não tiver nada de inteligente para falar. Deixa de ser burro. Ou vc acha que Hitler te deixaria vivo para lamber as botas dele?

      • Thiago Teixeira Postado em 08/Nov/2013 às 13:12

        Então fala você alguma coisa inteligente ao invés de ficar perseguindo o comentário das pessoas, trouxa. Você acharia normal um bando de babaca deixar a sua irmã ou sua mãe pelada no meio da rua com o cabelo tosado?

    • Edina Feil Postado em 08/Nov/2013 às 22:00

      Sabe por que? Porque é muito mais fácil descontar em quem não tem chance nenhuma de se defender! Fico triste em pensar que esse não é o único episódio em que as mulheres sofrem por causa da sociedade.

  6. Luís Fernando Postado em 07/Nov/2013 às 13:26

    Que horror!! Após as barbáries dos nazistas, os países reféns resolveram fazer o mesmo com essas mulheres. Elas não tinham culpa.

  7. Bruna Postado em 07/Nov/2013 às 13:36

    que absurdo cara, não tinha idéia desse acontecimento histórico.

  8. Erica Postado em 07/Nov/2013 às 13:38

    Infelizmente a raça humana é escrota, se estão por baixo são vítimas mas basta inverter os valores que podem ser tão cruéis quanto.

  9. marisela do nascimento Postado em 07/Nov/2013 às 13:41

    não aguentei, estou chorando muito, faz nós lembrarmos de todos aqueles filmes idiótas que só mostram o lado vitorioso dos aliados II GURRA, mas não mostram o que os vitoriosos covardes foram capazes de perpetuar ! As mulheres como sempre vitimas na vanguarda da covardia !

  10. maristela do nascimento Postado em 07/Nov/2013 às 13:47

    Eu não lembro exatamente o nome do filme, mas tem um que retrata levemente essa situação ocorrida ! Se alguém lembrar manda aí !

    • Bárbara Postado em 07/Nov/2013 às 17:11

      Acho que o filme a que se refere é o Malena, filme italiano de Guiseppe Tornatore :)

    • Kika Postado em 07/Nov/2013 às 18:54

      Malena (2004) do Giuseppe Tornattore

    • Arlete Postado em 07/Nov/2013 às 21:47

      O filme é Três Vidas e Um Destino com Charlize Theron

  11. maristela do nascimento Postado em 07/Nov/2013 às 13:47

    Eu não lembro exatamente o nome do filme, mas tem um que retrata levemente essa situação ocorrida ! Se alguém lembrar manda aí !

    • Elza Augusta Postado em 07/Nov/2013 às 16:33

      A Espiã Paul Verhoeven com Carice Van Houten, Sebastian Koch : 2ª Guerra Mundial.

  12. Roberto Postado em 07/Nov/2013 às 13:48

    É triste ver o que o ser humano pode fazer a outro ser humano, principalmente em períodos de guerra. Trágico!!!

  13. Franklin Weise Postado em 07/Nov/2013 às 13:48

    As mulheres que se relacionaram com alemães foram condenadas; e os homens franceses que participaram do regime colaboracionaista, foram condenados?

    • juliana Postado em 07/Nov/2013 às 14:03

      É claro que não foram condenados,porque eram homens.

      • Bruno Postado em 08/Nov/2013 às 15:03

        Resposta pronta de feminista chorona não vale, tem que pesquisar os fatos. O que aconteceu é que os homens foram fuzilados ou enforcados sumariamente. Agora, se é pior ser fuzilado/enforcado ou sofrer o que essas mulheres sofreram, aí é uma opinião pessoal...

      • Nicole Postado em 10/Nov/2013 às 18:35

        Juliana, vai estudar sua feminazi retardada. Imagino que quase todas as 60 milhões de vítimas da guerra eram mulheres também, né, sua energúmena feminazi.

    • Carlos Postado em 07/Nov/2013 às 14:05

      Sim! !

    • GBeolchi Postado em 07/Nov/2013 às 15:35

      Foram sim, o irmão do explorador Jacques Cousteau, Pierra-Antoine, por exemplo. Muito embora para mim exista um mundo de diferença você colaborar com um regime e relacionar-se com com uma pessoa das forças de ocupação. Pierre-Antoine foi apologético do regime nazista.

    • ADRIANO DE SOUZA Postado em 07/Nov/2013 às 23:36

      CLARO QUE FORAM EXECUTADOS TODOS OS COLABORADOS DA OCUPAÇÃO NAZISTA, EMBORA NÃO JUSTIFICAR ESSA INSANIDADE!!!

  14. michele Postado em 07/Nov/2013 às 14:16

    MUITO CHOCANTE ! A QUE PONTO O SER HUMANO É CAPAZ DE CHEGAR

  15. Robson Postado em 07/Nov/2013 às 14:19

    Reclamar aqui nos comentários contra as "atrocidades" dessas fotos é muito facil. Quero ver vc encontrar com uma dessas mulheres que apoiou e se relacionou com os homens que destruiram seu País e mataram toda sua familia! Nos videos não vejo nenhum cidadão triste, e sim feliz com o resultado q elas mesmas colheram!

    • Ameh Postado em 07/Nov/2013 às 21:41

      ? seu machismo me enoja. Onde se pode afirmar que o relacionamento que tiveram significa que eram coniventes? Você viu que algumas estavam com crianças nas fotografias? Elas também são culpadas pelas atrocidades feitas pelos pais? Ah, vc é um escroto e não vou mais perder tempo com um acéfalo machista.

    • Caroline Postado em 07/Nov/2013 às 23:36

      Nenhuma delas foi soldado, nenhuma teve sequer voz para dizer que não concordava com o regime, ou a oportunidade de fugir. Se um homem se declarando contra Hitler já era morte certa, pensa uma mulher, nos anos 1940! Se foi tão "certo" isso, porque o julgamento dessas mulheres não foi divulgado como o de Nuremberg? Outro ponto é que violência NUNCA se justifica, JAMAIS, não importa os antecedentes. Se for assim, já podemos concordar com tortura de prisioneiros, pena de morte, etc hoje em dia. A história foi escrita pelos vencedores Robson, não se deixe enganar.

      • pedro alves Postado em 31/Dec/2013 às 06:08

        Vc tem Cultura Caroline!meus Parabens.....triste constatar o nivel de desconhecimento historico e ignorancia da generalidade do povo brasileiro....nem conhecem a Sua HIstoria q pouco mais tem de 200 anos....tb quem colonizou em parte foram os portugueses mais ignorantes do interior....dificil um brasileiroentender a historia mundial....

    • Ciss Postado em 08/Nov/2013 às 09:54

      Caro Robson, onde estavam esses 'dignos' (sarcasmo) senhores que praticaram esses atos criminosos com essas mulheres quando os alemães as obrigavam a se relacionar com eles, através de ameaças às vezes armadas, às vezes cora a integridade e a vida de quem amavam, hein? Por que na hora que os alemães ocuparam a França e exigiram que as mulheres cedessem a eles, os cretinos que fizeram essas atrocidades não foram lá exigir que os invasores deixassem suas mulheres em paz? Não foram machos o suficiente pra encarar o invasor armado, mas é macho pra violentar e assassinar mulheres? E se fosse vcê, hein?

  16. Joaquim Postado em 07/Nov/2013 às 14:27

    Hitler pode ser herói para muita gente, mas não é este fato lamentável que o tornaria uma pessoa melhor, diante da violência sofrida por essas mulheres. Um ponto crucial é justamente ver oprimidos tornarem-se opressores.

  17. Kadyana Postado em 07/Nov/2013 às 15:09

    É revoltante a covardia que tem o ser humano de despedaçar corações já despedaçados.

  18. Lázaro Sodré Postado em 07/Nov/2013 às 15:25

    Quando o violentado responde com violência faz-se igual [ou pior] ao seu violentador.

  19. Flavia Martins Postado em 07/Nov/2013 às 15:36

    muito bom texto, e a coleção fotográfica é ainda melhor

  20. Omar Rocha e Santos Postado em 07/Nov/2013 às 15:37

    É triste como em nome de uma suposta "Justiça", se pratique tanta barbaridade, externado toda a sorte de imundice que está latente dentro de nós mesmos.

  21. Janaina Martins Postado em 07/Nov/2013 às 15:47

    Meu Deus quanta covardia, não tive coragem de ver os filmes. Eu não sabia nada sobre este triste episódio, foi um ato imperdoável o que fizeram com estas pobres mulheres e crianças. Estes bárbaros se comportaram de forma pior que Hitler e sua corja, e ainda com apoio de seus governos. Não me admira o fato de que estes acontecimentos não tenham se tornado totalmente público, pois é uma grande vergonha para humanidade

  22. Carla Marson Postado em 07/Nov/2013 às 15:49

    O Filme é Retratos da Vida, Maristela.

  23. caique Postado em 07/Nov/2013 às 16:30

    Lixo de humanidade, movida a egoismo e ego, sinto repudio. Não me lembro de ver essas coisas na escola, mudaria a cabeça de muita gente.

  24. Talita Postado em 07/Nov/2013 às 16:40

    Como não lembrar do livro 'o retrato do colonizado precedido pelo retrato do colonizador' de Albert Memmi. O autor basicamente diz que o oprimido quando no lugar do opressor age da mesma forma.

  25. Denis Blum Postado em 07/Nov/2013 às 17:49

    Esse é o maldito ciclo do ódio. Nunca, em momento algum, realizar uma barbárie, um ato criminoso, ou qualquer ação movida pela sua indignação, em repúdio e vingança por algo semelhante que fora cometido, vai servir de exemplo, sanar ou finalizar o capítulo. Simplesmente estaremos começando tudo outra vez, por ignorância, por falta de bom senso e postura apática perante o que acontece. Sejam resultados de guerra, ocupações e extermínios, sejam seus rebentos e seus descendentes, qual o lucro que existe em sorrir ao realizar aquilo que repudia, que te machuca? Olhando as fotos, as expressões, a única coisa que sinto é vergonha, pois o tempo passou e a única coisa que aconteceu, foi que as fotos agora são coloridas, enquanto os atos, o desrespeito, a necessidade de apontar o dedo para alguém e se eximir da sua parcela de culpa, por incompetência, permanece a mesma. Não consigo sentir nada além de vergonha, mesclada ao sentimento de que isso só mudará de quadro, quando todo o quadro queimar, espontaneamente. A verdadeira história não está nos livros, nem nos retratos, nem na voz daqueles que passaram por episódios da mesma e sobreviveram. A história está estagnada desde o momento em que decidiram retratar quem venceu, jogando um tapete vermelho e pétalas de rodas sobre as montanhas de cadáveres.

  26. Paulo Victor Postado em 07/Nov/2013 às 18:23

    Coisas que não se vêem nos lindos filmes americanos, que trazem os aliados como heróis. Nessa guerra não houve mocinho e bandido, todos os lados cometeram crimes de guerra, e que isso sirva de lição para as gerações futuras !!

  27. Lusan Postado em 07/Nov/2013 às 18:26

    Não podemos esquecer do que aconteceu nos campos de concentração, essas pessoas sofreram tanto ,os que sobreviveram, que se tornaram frios e raivosos, achando que como judias poderiam se relacionar com alemães ,os algozes de suas famílias,aqueles que mandaram seus filhinhos para a câmara de gás , Não estou justificando ,mas devemos lembrar do outro lado,e do momento que estavam vivendo,esta parecendo que foi uma coisa gratuita , quem dera pessoas passassem por atrocidades e ficassem todas com o coração leve e querendo só o bem de todos.Essa parte da história mundial , é uma das mais tristes ,e a nós sim, cabe não repetir .

  28. DANIEL Postado em 07/Nov/2013 às 18:33

    Acabei de ler um livro abordando esse período,enfocando a participação das mulheres da resistência francesa.UM TREM NO INVERNO,Autora CAROLINE MOOREHEAD,muito bom!

  29. Ana Lu Postado em 07/Nov/2013 às 19:47

    Lamentável!!!! Me da vergonha de ser gente

  30. Lobo Postado em 07/Nov/2013 às 19:49

    Isso demonstra que o problema não é nazismo e sim poder. Com o poder na mão., todo ser humano se torna um tirano. Outro episódio lamentável foi o que aconteceu com os gays, que ao saírem dos campos foram mandados diretamente para a prisão. A humanidade é podre.

  31. Camilo Postado em 07/Nov/2013 às 20:26

    Só lembrando: a cantora Frida da famosa banda dos anos 70 , ABBA, era filha de soldado alemão. Ela e sua família tiveram que deixar a Noruega rumo a Suécia, por causa da realidade abordada nesse artigo.

  32. Hermes Ausec Postado em 07/Nov/2013 às 21:01

    absurdo.

  33. Deocleciano moura faiao Postado em 07/Nov/2013 às 21:19

    *quando vejo ou leio sobre essas coisa,e lembro que ao longo da história o homem sempre foi um lobo do homem, muito me entristece ,pois no nosso país por preguiça ou falta de informação,existe muitas pessoas com posturas e e em pequena escala com pensamento igual,de segregar e oprimir o outro,*

  34. Rafaela Gomes Postado em 07/Nov/2013 às 21:48

    E depois retratam só o Hitler como vilão. Todos que se aproveitaram da situação de guerra para perpetuar o ódio e a xenofobia foram nazistas. :(

  35. Nadilson Postado em 07/Nov/2013 às 22:38

    http://www.youtube.com/watch?v=I4OHT0MCdoM

  36. Amorim Postado em 07/Nov/2013 às 22:51

    Ser humano é uma raça nojenta mesmo!! Como cita outro comentário, só mostram o lado vitorioso dos aliados, não mostram o que eles fizeram a essas pobres mulheres!!

  37. Renato M E Santo Postado em 07/Nov/2013 às 22:52

    E os homens que colaboraram com o regime nazista eram sumariamente assassinados. Existe um vídeo que mostra a mãe se despedindo do filho antes de ser morto, acho que é difícil julgar os atos que pessoas cometeram em uma guerra tão atroz. Todos tiveram as vidas arruinadas e parentes assassinados na ocupação nazista, é natural que considerem os colaboradores do regime como inimigos a ser mortos.

  38. Janine Postado em 07/Nov/2013 às 23:52

    Chocante, covarde e vil. Que podiam essas pobres mulheres fazer ? Contra a força não há argumento. Covardes, monstros. Repudio toda ação violenta ou de degradação.

  39. Jessica Postado em 08/Nov/2013 às 00:49

    Nada dá ao homem o direito de ser cruel com outro!

  40. Tarciso Octaviano Postado em 08/Nov/2013 às 02:20

    O problema é que o povo francês escreveu uma das piores páginas de covardia aceitando passivamente a ocupação de sua pátria. A Polônia, com um exército muito mais fraco, se opôs bravamente e sua capital quase foi toda destruída. E o que falar da resistência ruusa? A França se entregou para poupar Paris e demais cidades. De Gaulle foi considerado herói, mas para mim não passou de um militar que não pegou em armas, fugiu para a Inglaterra e foi ser locutor da BBC. Seu papel, muito cômodo, era exortar pelo rádios os franceses a resistirem, mas ele mesmo estava a salvo.Tentam dar uma dimensão maior aos maquis, mas a resistência dos franceses foi muito pequena, muito inferior ao que Tito empreendeu na Ioguslávia ocupada. De qualquer maneira, concordo que os vitoriosos têem direito à vingança e de exercê-la com toda a força contra os colaboracionistas.

    • Wellington Postado em 17/Oct/2015 às 15:05

      Ótimo comentário Tarciso Octaviano,estou com sua linha de pensamento.O problema é que em situações assim os seres humanos acabam praticando seus piores instintos de sua natureza.Mas na minha opinião se eu fosse uma mulher que estivesse vivendo no período e espaço(lugar) de conflito bélico não me relacionaria com os inimigos do país mesmo sendo uma pessoa com valores humanistas.

  41. Abel Postado em 08/Nov/2013 às 09:57

    Para mostrar como a história hollywoodiana, é falseada, mostra somente um lado da história, e ainda diz que os aliados, diga-se principalmente norte-americanos e ingleses eram maravilhosos e benevolentes, mas não mostra as milhares de mulheres alemãs que foram estupradas na Alemanha durante o período de ocupação aliado, e estas só por serem alemãs, e também os campos de concentração construídos pelos mesmos e também pelos russos para onde muitos alemães foram levados, só pelo fato de serem alemães, e não por terem desempenhado algum papel no regime nazista.

  42. Abel Postado em 08/Nov/2013 às 10:13

    Só mais uma observação, não se pode acreditar em tudo que esses documentários do History e Discovery, dizem sobre a 2° Guerra Mundial, procuram mostrar somente um lado da história e também há muitas inverdades...

    • Thiago Teixeira Postado em 08/Nov/2013 às 19:06

      Mostra os americanos como heróis, e que a guerra acabou porque "eles" resolveram entrar...

  43. Pedro Postado em 08/Nov/2013 às 15:06

    Caro Tarcísio, desculpe, mas o que a história diz que aconteceu na Polônia não foi bem o que vc descreveu. O que aconteceu foi que quando os nazistas invadiram a Polônia por um lado, os Comunistas invadiram pelo outro. Durante a invasão, para minar qualquer possibilidade de reação, os Comunistas prenderam e executaram praticamente todos os oficiais do exército Polonês. Caso conhecido como "Extermínio de Katin". Esse extermínio ficou na história até 2010 como responsabilidade dos nazistas, mas documentos comunistas descobertos na Rússia mostraram que foi uma ordem de Stalin. Já na Ilguslávia, o que aconteceu é que quando os nazistas chegaram, foram recebidos com flores pelo povo, que já havia sofrido 7.000.000 (7 milhões) de mortes com a ocupação dos Bolsheviks Comunista. Infelizmente saíram de uma fria para outra. Neste caso especificamente, as mulheres que vimos nas fotos não são viúvas. Elas se alinharam, na maioria, aos invasores cruéis nazistas. Existiam tbm as que eram subjugadas e até as que usavam disso como possibilidade de espionagem a favor da resistência francesa. A mesma coisa aconteceu em vários dos países invadidos pelos nazistas, como Holanda, Dinamarca e a própria Polônia. No caso dos homens, foram sumariamente executados. Estamos falando de guerra, algo onde só quem passou por uma é capaz de saber seus horrores. E que na grande maioria não existem vencedores. Apenas perdedores.

    • Wellington Postado em 17/Oct/2015 às 15:12

      Observação Pedro:Não foi na Iugoslávia,aconteceu na Ucrânia,mas estou de acordo com seu comentário.

  44. Rudi Postado em 08/Nov/2013 às 18:02

    Albert Einstein já dizia " Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que diz respeito ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta."

  45. Pedro Postado em 08/Nov/2013 às 18:36

    Tenha seu país, sua cidade, seu bairro, sua casa, sua família e sua vida destruida por algum regime militar ditatorial e verás do que és capaz de fazer aos seus aliados!!!

  46. Vera Galvão Postado em 08/Nov/2013 às 20:36

    Os homens fazem as guerras, e quem sofre são as mulheres e as crianças. Elas foram foçadas pelos nazistas alemães e depois pelos franceses, que pelas fotos se ve a barbaridade que fizeram com elas. Nós aqui no Brasil não sabíamos que estavam agindo assim.Só se falava nos pracinhas brasileiros que lutaram e morreram lutando, principalmente em Monte Castelo na Itália.Que barbaridade que fizeram na Europa destruída.

  47. FÁBIO sOUZA Postado em 09/Nov/2013 às 00:40

    COVARDIA TOTAL O QUE FIZERAM COM ESSAS MULHERES!!!!!

  48. Vitor Oliveira Postado em 31/Dec/2013 às 02:35

    Seria bom que o mundo tivesse seguido os ideais verdadeiramente iluministas quando eles surgiram. Não teríamos visto e ainda não estaríamos vendo cenas de sociedade atrasada.

  49. Nicolau Postado em 09/Oct/2015 às 17:37

    Esses porcos covardes são os representantes da "democracia" !