Redação Pragmatismo
Compartilhar
Desigualdade Social 08/Nov/2013 às 11:15
1
Comentário

IBGE: Brasil tem mais de 11 milhões de favelados

Pesquisa divulgada pelo IBGE mostra que Brasil tem mais de 11 milhões de habitantes em 3 milhões de domicílios à margem das regras de planejamento urbano

favelados brasil ibge
Brasil tem mais de 11 milhões de favelados, revela IBGE (Arquivo)

Uma pesquisa divulgada na última quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o Brasil tem mais de 11 milhões de habitantes em mais de 3 milhões de domicílios à margem das regras de planejamento urbano.

Leia também

São mais de 11 mil moradias fincadas em aterros sanitários, lixões e áreas contaminadas, quase 27,5 mil casas erguidas nas imediações de linhas de alta tensão, 4 mil domicílios perto de oleodutos e gasodutos e quase 619 mil construções penduradas em encostas.

O estudo, que é uma espécie de mapa das habitações pobres ou à margem dos serviços públicos do Brasil – favelas, mocambos, loteamentos e outros –, baseia-se no Censo 2010. A pesquisa foi aplicada no país inteiro.

Em 323 municípios foram detectados “aglomerados subnormais”, com a maior parte dos domicílios nesta situação nas regiões Sudeste e Nordeste.

Pelos dados coletados, 77% dos domicílios de moradia informal, precária, pobre e/ou com serviços precários ficavam em regiões metropolitanas com mais de 2 milhões de habitantes.

No total, 59,4% da população de aglomerados subnormais estava em São Paulo (18,9%), Rio de Janeiro (14,9%), Belém (9,9%), Salvador (8,2%) e Recife (7,5%).

Agência Estado

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 08/Nov/2013 às 12:42

    Isso se deve também ao êxodo rural que ainda não acabou. As pessoas saem das pequenas cidades do interior para tentar a vida na cidade grande, que devido a grande especulação imobiliária e baixos salários para sustentar a família, resta a opção destas moradias informais.