Redação Pragmatismo
Compartilhar
Copa do Mundo 27/Nov/2013 às 12:49
19
Comentários

Hotel de ingleses na Copa 2014 é “fedido”, diz jornal britânico

Com vista para "a maior favela do Brasil" e "ainda por cima com esgoto a céu aberto na frente", um dos mais importantes jornais do Reino Unido detona o hotel que hospedará o 'English Team' na Copa do Mundo

hotel royal tulip copa 2014
Hotel Royal Tulip (Prédio branco ao fundo)

Em razão da Copa do Mundo, as contradições sociais e econômicas do Brasil começam a ser mostradas, com bastante acidez, pela mídia mundial. Na última semana, o Daily Telegraph, um dos mais tradicionais jornais do Reino Unido, simplesmente detonou com um dos mais famosos hoteis cinco estrelas do Rio de Janeiro – o Golden Tulip, em São Conrado -, escolhido como alojamento da seleção da Inglaterra.

Leia também

“A base inglesa na Copa: entre a praia e a favela”, definiu o jornal no título da reportagem. Sem nenhuma cerimônia, o jornal classificou o hotel como “fedido”, com vista “para a maior favela do Brasil” e “ainda por cima com um esgoto a céu aberto na frente”. A Federação Inglesa (FA), que fez a escolha, foi acusada de ter feito “um negócio traiçoeiro”.

“Os jogadores não vão poder fazer nenhum passeio por lá, a não ser ir à praia”, disse um ingles dono de pousada no Rio ao Telegraph. “Ipanema ou Copacabana teria sido escolhas melhores”.

As informações destacadas pelo jornal não são novidades para quem conhece a região de São Conrado, mas não houve um indisfarçado tom de preconceito no tratamento dado pelo diário inglês à notícia? Equivaleria a dizer que, no referido hotel, o time inglês correria riscos por estar perto “da favela?”

Talvez. Mas é certo, porém, que quando tinha o nome de Intercontinetal, o mesmo endereço, com dezenas de turistas estrangeiros como hóspedes, foi tomada por uma quadrilha em fuga da polícia, em 2010. Armada com fuzis e metralhadoras, a gangue só saiu de lá, presa, sem causar maiores estragos, por interferência do traficante Nem da Rocinha, atualmente preso.

Os ingleses estão exagerando ou nós brasileiros é que nos acostumamos às mazelas?

hotel-royal

Brasil 247

Recomendados para você

Comentários

  1. Waltenir de Araujo Postado em 27/Nov/2013 às 14:04

    O que os ingleses queriam é a Copa do Mundo. Acho que eles é que cheiram fedidos... Tudo isso é resultado da exploração dos colonizadores e por isso os povos das Américas estão pobres e sem uma moradia decente e etc. Na época das manifestações em várias capitais, eles chegaram a se oferecer para sediar a Copa. Sempre oportunistas e de olho gordo querem usurpar tudo e de todos pelo mundo tirando vantagem em cima das nações, para o sustento de suas vaidades. É quase provável que eles não estão engolindo uma Copa por aqui em terras Tupiniquins.

    • Amanda Postado em 29/Nov/2013 às 02:59

      Concordo

  2. Elder Postado em 27/Nov/2013 às 15:03

    Tá mas peraí, eles tão mentindo? Não né, realmente tem um esgoto a céu aberto lá e isso não é legal, acontece que nós já nos acostumamos. Deixe eles que critiquem, isso é ótimo porque só assim nossos governantes vão tomar vergonha na cara e arrumar essa porcaria.

    • Amanda Postado em 29/Nov/2013 às 02:59

      Concordo mais ainda...

  3. Daniel Postado em 27/Nov/2013 às 15:43

    Não é preconceito, é a realidade. As favelas do Rio são dominadas por milícias (as UPPs estão lá só pra maquiar isso).

  4. abraxas Postado em 27/Nov/2013 às 17:55

    Ah, como eu adoro o espírito de punheta mental imposto a nós pela reconquista ibérica!! Podemos sempre mentir para nós mesmos e (mal e ineficientemente) para os outros, enquanto nos desenvolvemos com nossa "3a via" latrino americana há mais de 500 anos...

  5. Gabriel Postado em 27/Nov/2013 às 18:04

    As pessoas podem se criticar, só não pode ser criticada pelos outros. O mesmo princípio parece que equivale para o país. Nós não aceitamos as críticas vindas de outros países, somente as nossas, às vezes nem as nossas.

  6. Cintia Postado em 27/Nov/2013 às 18:15

    E por acaso esses babacas jogadores são melhores que alguém? Ganham fortunas pra correr atrás de uma bola. É por isso que o futebol virou um esporte de "estrelas". Muito estrelismo pro meu gosto.

  7. Guilherme Postado em 27/Nov/2013 às 18:18

    O Rio não tem muito mais do que botecos e praia... o que eles queriam?

  8. felipe Postado em 27/Nov/2013 às 18:19

    bom para nos brasileiros eles podem estar exagerando, e ate sendo snoob mas a realidade meus amigos eh que nos brasileiros estamos acostumados a morar entre favelas, ver tiroteio (especialemnte no rio) mas na inglaterra (conheco e moro na europa a 15 anos) eles nao tem isso e por qualquer coisa eles morrem de medo entao entendo a polemica do jornal britanico e acho q nos brasileiros temos que parar com esse costume de que tudo esta BEM! nao esta bem mesmo, e essa copa vai ser a ruina do brasil

  9. Caio Postado em 27/Nov/2013 às 18:24

    PURA REALIDADE. WALTENIR A CULPA NÃO É NADA DELES, TEM MUITO É BRASILEIRO ROUBANDO BRASILEIRO.

  10. Franklin Weise Postado em 27/Nov/2013 às 18:28

    Os ingleses estão certos. A cidade é fedida e é perigosa. Assim como praticamente todas as outras cidades-sede da Copa do Brasil. Mas nós, brasileiros, nos acostumamos a isto e nos exaltamos quando alguém aponta estes absurdos.

  11. Nicoli Manfrin Postado em 27/Nov/2013 às 18:44

    E os ingleses são mal educados e antipáticos com os turistas. Comentário infeliz.

  12. João Lima Postado em 27/Nov/2013 às 19:01

    Já perdeu a graça esses invejosos criticarem o Brasil. Engulam q nós é q vamos sediar a Copa.

  13. Paulo Postado em 27/Nov/2013 às 22:02

    Espero que essa materia seja apenas o preludio do e esteja por vir da imprensa internacional. Quem sabe esses brasileiros complexados que fazem questão de detonar o próprio país caiam na real. Do mais não me surpreende, se grande parte da população da populaçao do proprio país acha que só existe ladrão em favelas, quem dira esses ingleses

  14. José Humberto Postado em 28/Nov/2013 às 12:02

    Esgoto fedendo? Favela perigosa? Que absurdo! Em que país acontece isso? As novelas da rede Globo sempre mostram as favelas como lugares ótimos pra se viver! E eu nunca senti cheiro de esgoto pela TV; aliás, nunca vi esgoto a céu aberto em nenhuma novela da Globo. Acho que esses ingleses estão exagerando, hein!

    • Amanda Postado em 29/Nov/2013 às 03:03

      Eu nao sei se vc tentou ser irônico, sarcástico ou eu realmente entendi o que entendi... '.'

  15. Shuma Postado em 28/Nov/2013 às 13:44

    Vejam o lado positivo da Copa: nossas mazelas, às quais já estamos acostumados, serão vistas por todos. Dizem por aí que quem vê de fora, vê melhor.

  16. Guilherme Postado em 29/Nov/2013 às 16:07

    Comparem o Tâmisa com o Tietê e depois debateremos sobre o mau cheiro...