Redação Pragmatismo
Homofobia 14/Nov/2013 às 15:44 COMENTÁRIOS
Homofobia

Havaí legaliza casamento homossexual

Publicado em 14 Nov, 2013 às 15h44

Havaí é 15º estado dos EUA a legalizar casamento homossexual. Após decisão, Obama diz que "hoje mais do que nunca" tem orgulho de ser havaiano

casamento gay eua
Casamento gay já está legalizado em 15 estados dos EUA

O Havaí se tornou o 15º estado norte-americano a reconhecer legalmente o casamento entre homossexuais, após o governador Neil Abercrombie sancionar a legislação que permite a união estável entre pessoas do mesmo sexo nesta quarta-feira (13/11).

Em junho, uma decisão da Corte Suprema dos Estados Unidos declarou inconstitucional a Lei de Defesa do Casamento (DOMA, sigla em inglês), que o define como “a união entre um homem e uma mulher”.

Com isso, a instância dá aos estados norte-americanos autonomia para decidirem se legalizam ou não o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas impede que homossexuais casados nos estados onde a ação é legal de conseguirem reconhecimento e benefícios em nível federal.

Leia também

Após a decisão do Supremo, Abercrombie decidiu convocar uma sessão especial na assembleia estadual para discutir a questão, que a aprovou. A legislação deve entrar em vigor a partir de 2 de dezembro no Havaí.

Nos Estados Unidos, Califórnia, Conneticut, Iowa, Massachussetts, Nova Jersey, Delaware, Minnesota, New Hampshire, Nova York, Rhode Island, Vermont já legalizaram a união entre pessoas do mesmo sexo, além de Maine, Maryland e Washington que aprovaram a resolução por referendo popular.

É esperado que o número de estados que aprovam o casamento gay continue aumentando, já que Illinois aprovou recentemente uma lei similar e está à espera da assinatura do governador.

Ontem, depois que a lei passou pelos trâmites do Legislativo, o presidente Barack Obama, que nasceu no Havaí, disse em comunicado: “Sempre tive orgulho de ter nascido no Havaí, e hoje mais do que nunca”.

Opera Mundi e agências internacionais

Recomendações

COMENTÁRIOS