Redação Pragmatismo
Compartilhar
Rede Globo 21/Nov/2013 às 20:55
24
Comentários

Globo indica que culpará Barbosa caso mensalão seja desmontado

Rede Globo dá sinais de que, se o mensalão ruir, o ministro Joaquim Barbosa é quem vai pagar a conta

joaquim barbosa mensalão globo
Barbosa pode ver aliados virarem as costas, enquanto o processo do mensalão vai sendo desmoralizado (STF)

Conquistada a condenação dos réus da Ação Penal 470, o chamado mensalão, a Globo agora quer transferir o ônus do golpismo para o STF, mais especificamente para Joaquim Barbosa. Não parece ser por virtude, mas por esperteza, que William Bonner passou um minuto no Jornal Nacional de  quarta-feira (20) lendo a notícia: “Divulgada nota de repúdio contra decisão de Joaquim Barbosa“.

O manifesto é assinado por juristas, advogados, lideranças políticas e sociais repudiando ilegalidades nas prisões dos réus do mensalão efetuadas durante o feriado da Proclamação da República, com o ministro Joaquim Barbosa emitindo carta de sentença só 48 horas depois das ordens de prisão.

O locutor completou: “O manifesto ainda levanta dúvidas sobre o preparo ou boa-fé do ministro Joaquim Barbosa, e diz que o Supremo precisa reagir para não se tornar refém de seu presidente”.

A TV Globo nunca divulgou antes outros manifestos em apoio aos réus, muito menos criticando Joaquim Barbosa, tampouco deu atenção a reclamações de abusos e erros grotescos cometidos no julgamento. Pelo contrário, endossou e encorajou verdadeiros linchamentos. Por que, então, divulgar esse manifesto, agora?

Leia também

É o jogo político, que a Globo, bem ou mal, sabe jogar, e Joaquim Barbosa, calouro na política, não. E quem ainda não entendeu que esse julgamento foi político do começo ao fim precisa voltar ao be-a-bá da política. O PT tinha um acerto de contas a fazer com a questão do caixa dois, mas parava por aí no que diz respeito aos petistas, pois tiveram suas vidas devassadas por adversários, que nada encontraram. O resto foi um golpe político, que falhou eleitoralmente, e transformou-se numa das maiores lambanças jurídicas já produzidas numa corte que deveria ser suprema.

A Globo precisava das cabeças de Dirceu e Genoino porque, se fossem absolvidos, sofreria a mesma derrota e o mesmo desgaste que sofreu para Leonel Brizola em 1982 no caso Proconsult, e o STF estaria endossando para a sociedade a tese da conspiração golpista perpetrada pela mídia oposicionista ao atual governo federal.

A emissora sabe dos bastidores, conhece a inocência de muitos condenados, sabe da inexistência de crimes atribuídos injustamente, e sabe que haverá uma reviravolta aos poucos, inclusive com apoios internacionais. A Globo sabe o que é uma novela e conhece os próximos capítulos desta que ela também é protagonista.

Hoje, em tempos de internet, as verdades desconhecidas do grande público não estão apenas nas gavetas da Rede Globo, como acontecia na ditadura, para serem publicadas somente quando os interesses empresariais de seus donos não fossem afetados. As verdades sobre o mensalão já estão escancaradas e estão sendo disseminadas nas redes sociais. A Globo, o STF e Joaquim Barbosa têm um encontro marcado com essas verdades. E a emissora já sinaliza que, se ela noticiou coisas “erradas”, a culpa será atribuída aos “erros” de Joaquim Barbosa e do então procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

Joaquim Barbosa, homem culto, deve conhecer a história de Mefistófeles de Goethe, a parábola do homem que entregou a alma ao demônio por ambições pessoais imediatas. Uma metáfora parecida parece haver na sua relação com a TV Globo. Mas a emissora parece que está cobrando a entrega antes do imaginado.

Helena Stephanowitz, RBA

Recomendados para você

Comentários

  1. Gabriela Postado em 21/Nov/2013 às 21:14

    Não contavam com a astúcia de Pizzolato, e estão se preparando para o que virá, isso sim! Grande Pizzolato! Esse circo todo foi de terror! Uma vergonha nacional.

  2. regina Postado em 21/Nov/2013 às 21:23

    O JN noticiou o Manifesto dizendo ter sido de familiares e amigos dos condenados, tão somente, não mencionou ter sido assinado por juristas e advogados...

    • Beto Postado em 23/Nov/2013 às 02:20

      Mas foi.

  3. Lucca Postado em 21/Nov/2013 às 21:39

    Mencionou sim, Regina. Porém enxergo que estão utilizando essa nota para desmoralizar ainda mais o PT, mostrando que eles defenderam os condenados. No fim, exalta-se o PSDB, pois cita-se um deputado do partido que defendeu o STF. Portanto não acho que seja contra o Joaquim Barbosa, mas sim contra o PT que a globo usou seu precioso tempo

    • beto Postado em 23/Nov/2013 às 02:21

      Parabens Lucca. Lucido

  4. paulo Postado em 21/Nov/2013 às 21:39

    Ah sim, agora o erro é do Barbosa. Quer dizer que planejar um esquema criminoso e desviar dinheiro público é legal agora? Mas o q

    • João Postado em 21/Nov/2013 às 23:35

      É aquela velha história, desde quando o dinheiro de uma empresa estrangeira, no caso a Visanet, pode ser dinheiro público? E pra corromper menos de 30 deputados pra aprovar o que o governo queria, 30 deputados, sério mesmo que com centenas de deputados 30 fariam tanta diferença.

      • ademar Postado em 24/Nov/2013 às 12:07

        30 deputados, afinal de contas o que são 30 deputados?? eles não valem quase nada mesmo.. lamentável este seu argumento.

      • João Postado em 28/Nov/2013 às 08:42

        Ademar, um exemplo do que estou dizendo. De acordo com informações do Gazeta: dos 486 parlamentares que participaram da votação da EC 41/2003, 358 votaram a favor, enquanto 126 foram contrários. Houve 9 abstenções. Depois, o texto seguiu para apreciação do Senado, em dois turnos. Me diga onde 30 deputados fizeram a diferença ai? Teriam que ter comprado uma centena pra fazer diferença, isso que disse e não que a compra de 30 deputados não era corrupção. Lamentável é a tua interpretação.

  5. Márcia Melo Postado em 21/Nov/2013 às 22:00

    Regina, aguarde e verás. Nada é por acaso numa edição, nem de bula.

  6. Miguel Postado em 21/Nov/2013 às 22:11

    Para leigos, fica difícil entender o be-a-bá... mesmo com a tentativa de explicação.

  7. Eduardo Abreu Postado em 21/Nov/2013 às 22:37

    "Caso seja desmontado"...Se pode ser desmontado é porque foi montado e uma coisa montada não é o que realmente aconteceu. A verdade virá a tona.

  8. Lucas Postado em 21/Nov/2013 às 22:54

    "É o jogo político, que a Globo, bem ou mal, sabe jogar, e Joaquim Barbosa, calouro na política, não." "(...) com o ministro Joaquim Barbosa emitindo carta de sentença só 48 horas depois das ordens de prisão." E o povo lá sabe o que é "carta de sentença"? JB credenciou-se, há tempos, para postular com sucesso uma vaga no Congresso Nacional, seja como senador ou deputado. A essas alturas do campeonato, caso tenha mesmo a intenção de entrar para a política, a lei e suas formalidades - obrigatórias para juristas, porém não tanto para os que jogam a realpolitik - são mero detalhe. Não será um manifesto que atravancará o caminho de JB rumo ao parlamento, caso seja essa a sua vontade. E parece muito que é. Lá no Congresso, sim, é bem provável que Mefistófoles cobre o seu preço. A GLOBO, agora, nada mais faz do que cumprir uma desagradável formalidade: dar o mínimo de voz ao outro lado. Que ninguém se engane. JB ainda conta com o beneplácito da imprensa.

    • Sinara Postado em 22/Nov/2013 às 07:53

      Ele é presidente do STF não há motivo para querer ser deputado, senador ou presidente. Caso vc não saiba no Brasil exite a tripartição de poderes. O STF é tão poderoso qto a presidência da republica e o senado +congresso.

  9. José Ferreira Postado em 21/Nov/2013 às 23:24

    O que tem de pessoas nesse sítio defendendo os mensaleiros... Os criminosos condenados estão melhores do que muita gente por aí, que está a passar fome no mundo. O Genoíno deveria fazer exames para ver se realmente está doente... de toque, e com a mão inteira. Aí ele fica saudável rapidinho...

  10. pedro Postado em 21/Nov/2013 às 23:41

    Texto nível AAA. Parabéns Helena e Pragmatismo

  11. diego Postado em 22/Nov/2013 às 00:06

    A culpa não foi da Globo, fomos roubados tanto no mensalão petista quanto no mineiro. Então mesmo que o Joaquim Barbosa tenha praticado algum erro técnico não invalida o que aconteceu que foi golpe com roubo ao erário.

  12. Maria Aparecida Jube Postado em 22/Nov/2013 às 07:41

    Será que o STF terá coragem de mandar os documentos do "mentirão" para a Itália e passar a vergonha de ser desmascarado internacionalmente?

  13. Ricardo Postado em 22/Nov/2013 às 08:14

    Estou mais curioso para saber se os italianos vão deportar o Pizzolato depois do caso Cesare Battisti...

    • Assis Postado em 22/Nov/2013 às 11:08

      Não vão pois o Pizzolato tem cidadania italiana, portanto, não irão deportar um cidadão italiano.

  14. renato Postado em 22/Nov/2013 às 09:59

    Regina, eu tenho só uma pergunta, que ninguem respondeu. Quando um policial corrupto prende alguem, e este diz que foi plantado provas. Este policial fica na mira da corregedoria. Lá na frente prendem ele, por fazer o que dizia o preso nº1, se comprovado todas as prisões dele passam a ser suspeitas e um advogado bom veja bem "BOM", tira todos os presos, que ele prendeu. Quando eu disse BOM, quiz dizer que a justiça é maleável, bem maleavel e depende de muitas coisas....posição social é uma delas. POIS bem, se eles foram presos pelo crime de comprar politicos para votar certas coisas, deveras estas coisas, não são legais do ponto de vista da justiça, logo deve-se anular tais leis, VOCÊ SABE QUAIS SÃO AS LEIS QUE FORAM VOTADAS COM PARLAMENTARES COMPRADOS PELO PT. Será que EU não estou sendo beneficiado, por uma destas leis, e com isto me torno corrupto também, afinal votei no PT. e continuarei no PT, e Dilma 13 2014.

  15. Alfredo Cardozo Postado em 22/Nov/2013 às 10:57

    VOCÊS ainda assistem Jornal Nacional???? QUE Vergonha!

  16. Alexandre Lopes Postado em 22/Nov/2013 às 11:05

    É sr. Joaquim Barbosa , a vaidade , pelo visto , vai custar caro . Maldita é uma nação que precisa de heróis , que precisa de uma panaceia . O senhor , ao se arvorar em chapolin colorado do judiciário , assumiu um grande risco e uma grande dívida com o monstro midiático chamado GLOBO . Pois bem, agora a cobrança está batendo à sua porta com juros altíssimos e correção monetária . Babaca vaidoso !!!

  17. Luis Postado em 24/Nov/2013 às 21:41

    Legal que no Brasil a culpa é sempre do preto. Mesmo que ele seja o juiz e não o réu.