Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 13/Nov/2013 às 12:45
55
Comentários

Danilo Gentili devia se explicar na cadeia

Danilo Gentili devia explicar na cadeia por que ofereceu bananas a um negro que o interpelara sobre seu uso de racismo nas “piadas”

danilo gentili banana negro twitter
(Reprodução)

Paulo Nogueira, DCM

Vou contar uma história ocorrida em Londres.

Meses atrás, um jogador de futebol teve uma síncope cardíaca em pleno jogo, diante de um estádio lotado e de câmaras que transmitiam a partida para vários países.

Foi uma comoção coletiva. Ele ficou minutos sem respirar, e saiu numa maca sem que se soubesse se estava morto. (Felizmente, conseguiram ressuscitá-lo: ele se retirou do futebol, mas está vivo.)

No Twitter, mensagens angustiadas, desesperadas torciam pelo jogador.

No meio da dor generalizada, alguém começou a postar mensagens racistas, insultuosas ao jogador e às pessoas que sofriam naqueles instantes por ele.

Houve uma reação imediata dos internautas. O racista, em seu último tuíte, depois de falar em bananas e coisas do gênero, disse o seguinte: “Vivo num país em que a liberdade de expressão é sagrada.”

Leia também

Bem, para encurtar a história: em poucas horas alguém bateu em sua porta. Era a polícia. Ele foi levado para a prisão, onde passou alguns meses.

Covardemente, apagara sua conta no Twitter, mas estava tudo registrado.

Me lembrei desse episódio ao ver que Danilo Gentili, o analfabeto político com voz esganizada que faz humor para preconceituosos rasteiros como ele, ofereceu bananas a um homem negro que o interpelara sobre seu uso de racismo nas “piadas”.

Tão covardemente quanto o londrino valentão, Gentili apagou o tuíte racista. Mas o ofendido já tinha gravado a imagem.

Solidariedade a Gentili partiu dos mentecaptos de sempre, entre eles o cantor Roger, o Inútil, outro analfabeto político. Roger se gaba de um QI elevado, mas acredito tanto nisso quanto acredito na audiência “enorme” de Reinaldo Azevedo.

Gentili é um entre tantos ‘comediantes’ que atiraram na lata de lixo o humor nacional com suas “piadas” endereçadas a negros, pobres, nordestinos, retirantes, homossexuais.

(Vídeo)

Há outros: Tas, Rafinha Bastos – gente que adula os ricos, rasteja diante de quem tem dinheiro e é impiedosa com os desvalidos, as minorias.

Eles chamam o que fazem de “politicamente incorreto”. Mas o que fazem é contribuir para o atraso social do país. São ignorantes que semeiam a ignorância.

Em Londres, o racista deu suas explicações pelo que fez no Twitter no único lugar que cabe para esse tipo de coisa: na cadeia.

É uma pena que Gentili não dê suas explicações no mesmo lugar.

Uma imensa pena.

Recomendados para você

Comentários

  1. Lucas Lucas Postado em 13/Nov/2013 às 13:09

    Discordo bastante dessa matéria.

    • Tonton Postado em 13/Nov/2013 às 14:44

      bitch please!!

    • Muniz Postado em 13/Nov/2013 às 15:25

      Seus argumentos foram ótimos. Parabéns.

    • Guilherme Postado em 13/Nov/2013 às 15:28

      E daí? Dá o seu argumento, é isso que importa.

    • Gleidson Postado em 13/Nov/2013 às 15:47

      Por favor, argumente sobre os fatos que você coloca em discordância.

    • Fernanda Postado em 13/Nov/2013 às 15:49

      Porque?

    • Fernanda Postado em 13/Nov/2013 às 15:50

      Discorda por quais razões?

    • MArcos Garcia Neto Postado em 13/Nov/2013 às 16:15

      Só concordaria com essa matéria se o site também publicasse que o mensaleiro José Dirceu TAMBÉM devia se explicar na cadeia. "Acho" que desviar milhões é "um pouco" mais grave do que tuitar besteiras. Mas não, esse site publica Dirceu como "colunista". Vocês não estão enfrentando o racismo, estão fazendo panfletarismo ideológico barato e desonesto.

      • Mira Postado em 13/Nov/2013 às 16:39

        Eu acho que Dirceu deve ir preso e devolver todo dinheiro que ajudou a desviar, agora, RACISMO é RACISMO, filho. Pronto. Não tem MAS pra Racismo, nem pra Machismo, nem Homofobia, nem Corrupção. roubou, roubou, ofendeu, ofendeu...

      • felipe Postado em 13/Nov/2013 às 23:30

        depois desse post, não se precisa dizer mais nada. Um site que se intitula "pragmatismo político" que nem sequer pôs uma nota em relação à condenação dos mensaleiros que acabou de sair. Afinal, o lula não sabia de nada..

      • nell Postado em 14/Nov/2013 às 18:53

        Oh povo pirado... a matéria discursa sobre RACISMO. A discordância da matéria, que aborda RACISMO, é feita sob quais argumentos ???

    • Carlos Prado Postado em 30/Apr/2014 às 10:34

      O cara se auto-intitula king kong e acha que o outro que o comparou a um macaco por ser negro? Não é mais obvio que seja porque ele se denominou um macaco antes, independentemente da cor da pele?

  2. pedro Postado em 13/Nov/2013 às 14:51

    Gostei das opiniões da matéria! Só gostaria de propor uma nova denominação para o Danilo Gentili. Ele nada tem de politicamente incorreto. Pelo contrário, ele é a essência do que é politicamente correto no Brasil. Trata os vulneráveis com um humor rasteiro e odioso, mas nisso reafirma a única noção de correto que é aceita pela dominante mídia Globo-Band-Abril-SBT: uma sociedade irracionalmente dominada pelo consumismo, entregue a umas poucas famílias e capitaneada apenas pelos brancos. Ou seja, Danilo tem essa pinta de rebelde mas na verdade é o oposto da rebeldia, é nada mais do que um bufão do rei. Suas piadas racistas são uma eulogia ao complexo e novo imperialismo sob o qual vivemos.

    • Mira Postado em 13/Nov/2013 às 16:39

      Perfeito!

  3. Lucas Postado em 13/Nov/2013 às 15:22

    Abaixo a televisão e as grandes emissoras! Sonho com o dia onde todos vão procurar informação por conta própria em vez de receber mastigado de algum comunicador com índole duvidosa

  4. Conrado Postado em 13/Nov/2013 às 15:27

    Acho que este humor é uma máscara para que possam expressar suas opiniões racistas e preconceituosas sob o abrigo da liberdade de expressão. tipo..." se eu chamar um negro de macaco é preconceito...mas se eu fizer uma piada sobre isso é válido". Não é um humor inteligente. Inteligente era o Bolaños que nunca usou um palavrão, nunca mostrou uma bunda, nunca ofendeu ninguém e fez uma série de humor que será eterna.

    • Marcelo Postado em 13/Nov/2013 às 17:52

      Bolaños fazia piada com pobres, feios, com gordos, com bochechudos, orelhudos, magrelos, com quem usa óculos, etc. Não lembro de ter visto um personagem negro, caso tivesse, com certeza seria alvo de piadas também.

    • Vitor Postado em 14/Nov/2013 às 01:25

      Péssima analogia com o Bolaños. Você vai ficar surpreso em quantas crianças aplicavam as piadas de gordo dos programas dele com os colegas de classe.

  5. Fernando Postado em 13/Nov/2013 às 15:29

    Reportagem meramente tendenciosa, mas como o próprio Danilo Gentili ja disse em algumas reportagens.. " Se as pessoas rirem das piadas é porque ela tem graça , porem se ninguém rir peço desculpas " e também já citou a seguinte frase " Se você rir de uma piada de português você não tem moral nenhuma para criticar alguma coisa "... Então acho que é muito facil criticar, porém só fazemos quando mexe com a gente ou algo pessoal, quando é dos outros é legal e engraçado?!

    • Ricardo Postado em 13/Nov/2013 às 18:28

      Você cita Danilo Gentili, é suficiente pra mim.

    • Ravi Cajú Postado em 13/Nov/2013 às 20:10

      Então você acha que apenas pessoas "perfeitas" podem criticar as outras? O Juiz só poderia julgar uma pixação caso nunca tivesse passado a mão suja numa parede branca? Me desculpe mas um erro nunca justificou outro, não é porque as pessoas não se mobilizam contra piadas de português que elas não tem o direito de se mobilizar contra piadas de negros. Canso de ver as frases que esse cara fala serem compartilhadas no facebook ou repetidas na vida real, se ele não perceber que existem pessoas que se sentem desrespeitadas com isso ele vai achar que ta fazendo todo mundo rir. Isso é democracia, fale o que quiser mas se prepare para ouvir.

    • Iva Santiago Postado em 13/Nov/2013 às 21:39

      Achei seu comentário meramente tendencioso. A única coisa engraçada no Danilo Gentili é a voz de pato esganiçada dele. Acho que se Deus existe, ele é um humorista e tanto por ter posto esta voz naquele corpo. Danilo Gentili, o humorista que é uma piada. Viu como é fácil fazer piada com uma deficiência ou característica de uma pessoa? Todas as pessoas que conheço são humoristas em potencial. Não é o caso dos fãs de Gentili e companhia, todos deficientes humorísticos. Ou, portadores de deficiência humorística. Situação triste.

      • Vitor Postado em 14/Nov/2013 às 01:27

        Jon Lajoie tem um humor incrivelmente mais pesado e mais engraçado que o Gentili.

    • Priscila Postado em 14/Nov/2013 às 14:45

      é fácil tripudiar em quem tem a estima ferida ao longo dos século. Coitadinho dos portugueses e europeus não lucraram quase nada com uma das maiores tragédias da humanidade: o tráfico de africanos

  6. CLAUDIO LUIZ PESSUTI Postado em 13/Nov/2013 às 15:40

    Como já definiram bem sobre Danilo Gentili: um imbecil que só sobrevive devido ao fato de existirem muitos imbecis iguais a ele!

  7. Alice Carvalho Postado em 13/Nov/2013 às 15:42

    Danilo Gentili como a privada, só é necessária à imprensa para armazenar e distribuir merda para o esgoto, que é a TV brasileira. Quem acha, que fazer piada sobre a cor,naturalidade, posição financeira dos outros, é porque compartilha a mesma imbecilidade que esses tristes projetos de comediantes que acham, exemplo da juventude , que ultimamente não tem procurado nenhuma forma melhor de obter informações, que as de um esgoto que não tem fim.

  8. Thiago Teixeira Postado em 13/Nov/2013 às 15:52

    Danilo Gentili dentre quatro meses no máximo, estará fazendo piada de preto no programa dele, algo que a elite escrota (seu público) venera mas fazem em grupos íntimos com receio de processos, algo que a emissora está disposta a pagar devido ao retorno financeiro da audiência do programa.

  9. Thiago Teixeira Postado em 13/Nov/2013 às 15:54

    Queria ver se esse filhote de CQC se comportasse assim na época do saudoso presidente Médici.

    • Vitor Postado em 14/Nov/2013 às 01:28

      É impossível citar saudoso e Médici numa mesma frase. Logo mais o esgoto será esse site.

      • Rodrigo Postado em 14/Nov/2013 às 11:10

        Se comportaria e seria bem apoiado, desde que não falasse algo contra os militares

  10. Jonas Erik Postado em 13/Nov/2013 às 15:56

    Mas eaí? O cara não respondeu se aceitou ou não a proposta pra esquecer tudo isso...

    • Santiago Postado em 13/Nov/2013 às 21:42

      Como é fácil ser um Danilo Gentili, qualquer panaca consegue. Parabéns, campeão.

      • Rodrigo Postado em 14/Nov/2013 às 11:11

        Jonas, você quer as bananas pra você?

    • nell Postado em 14/Nov/2013 às 19:01

      Rodrigo, não ofereça banana - ofereça capim a essa mula !

  11. Pedro Postado em 13/Nov/2013 às 16:01

    Pra começar, chamar de "preconceituoso rasteiro" e "mentecapto" alguém por gostar de um comediante, e ter uma interpretação dos fatos divergente da sua, é pré-conceito. Chamar um negrinho de Cirilo é o mesmo que de chamar uma loirinha de Maria Joaquina, um gordinho de Jaime, e isso, meu caro, não é preconceito, se você tá vendo preconceito em Carrossel, fica realmente complicado de conversar. Preconceito é uma empresa não contratar ou promover alguém que é qualificado para o cargo pq ela é negra, ou mulher, ou gay, ou espírita, ou crente, ou qualquer outro motivo que não definem a pessoa ou profissional. É como os moradores do asfalto tratam os favelados, e como os moradores de comunidade tratam os playboyzinhos. É pré julgar alguém por ser diferente, ou pensar diferente, e desse julgamento dar um tratamento diferente do que daria para um semelhante, pq caso não saiba, somos todos semelhantes... Uma autocrítica é mais produtiva do que procurar preconceito defeitos em outras pessoas.... abraço

    • Santiago Postado em 13/Nov/2013 às 21:49

      O exemplo que você citou é discriminação motivada por preconceito em relação ao gênero, etnia, situação, religião, etc. Se os fãs do Gentili são mentecaptos e preconceituosos rasteiros isso é uma característica deles, mas discriminá-los por isso é que seria preconceito. Constatar que fãs desse tipo de humor são ignorantes é apenas uma constatação. Não é preconceito. Ninguém está propondo que eles sejam expulsos da rede, sejam impedidos de comentar, ninguém está oferecendo capim para eles esquecerem tudo e deixar pra lá.

      • Rodrigo Postado em 14/Nov/2013 às 11:14

        Quanta embromação pra justificar o racismo. Começa assim, como hoje na Europa se jogando bananas pra jogador de futebol. Como vimos na última eurocopa, os racistas ficam absortos sem entender como que alguém condena o racismo. Eles se julgam no direito

  12. professora Postado em 13/Nov/2013 às 16:01

    esse cara é um idiota! mas se mantem na mídia porque há um exercito de idiotas que o aplaudem. e .... infelizmente esse exército aumenta a cada dia. onde iremos com isso tudo?

  13. andrey Postado em 13/Nov/2013 às 16:12

    Pergunta a todos voces, alguem ai ja deu risada de alguma piada ? qual era o tema ? toda piada na maioria das vezes tem uma certa medida de racismo,homofobia,discriminaçao,mas voces sempre elegem alguem para culpar,implicar,

  14. luiz carlos ubaldo Postado em 13/Nov/2013 às 16:36

    esse sujeito é um fdp igual aos que o apoiam!

  15. anna Postado em 13/Nov/2013 às 16:53

    Que esse cara é um acéfalo e o racismo é nojento, todo mundo sabe... mas esse negócio de "tem que ir pra cadeia" é pavoroso. Sou contra cadeia, exceto em casos de assassinatos e estupros. Uma pessoa ser presa por verbalizar seu mau caráter é um exagero atroz. Sou a favor de penas comunitárias, pois são úteis para o idiota pensar na cagada que fez e de quebra ajuda alguém. Desejar aumentar o número de prisioneiros no país é contribuir para essa sociedade doente e te faz pior ainda que o humorista racista.

  16. Goretti Dias Postado em 13/Nov/2013 às 17:08

    teve uma vez que ele esculhambou com a Bahia, e fez piadinhas com os Nordestinos, fique p... da vida e me manifestei na conta (twitter) dele, esse cara é um sem noção, nunca teve oportunidades,e quando a BAND deu, ele se encheu de arrogância, e a emissora em que ele trabalha, uma hora dessas vai se ferrar, pq o cara que só fala bobagens, só merda, merda!!!!

    • Rodrigo Postado em 13/Nov/2013 às 17:25

      Também sou baiano, Goretti e qual a esculhambação que ele fez? Reclamar do odor de urina em muitos locais (seja pela falta de banheiros públicos, seja pela falta de educação de alguns de nossos conterrâneos, que levaram mesmo à corrosão, conforme matérias na internet, de estruturas de concretos)? Falar da falta de luz e água? Então questiono quantos apagões tivemos nos últimos anos. A quem quiser pesquisar, busquem os decretos do Executivo Estadual quanto à decretação de situação de emergência e calamidades, quanto a secas na região. Busque, especificamente quanto à Bahia, quanto é gasto no combate à seca e soluções. E quanto é gasto pelo governo estadual com propaganda (bajulação na tv não mata a sede...). O gasto com propaganda supera mesmo o com segurança pública (ver aumento exponencial na criminalidade). Vejam, mais, a paralisação dos parques eólicos em Caetité-BA. Inaugurados com pompa, mas não contam com rede para a distribuição da energia gerada, que é disperdiçada. O google ajudará em todas essas pesquisas e então eu pergunto: aonde está o preconceito? O povo do NE realmente persiste sendo abandonado, quanto ao combate à seca (gasta-se muito mais com propaganda, alcançando-se até o dobro) e à falta de luz. Então, cumpre ter especial cuidado ao repetir o discurso oficial, seja o petista, tucano, demista etc.: "O inferno são outros: todos aqueles que nos denunciam, que mostram que o rei está nu e que a propaganda oficial milionária não mata a sede, nem ilumina". P.S.: ante os fatos, quem realmente discrimina o nordestino? Não seriam os políticos? A cega torcida organizada que os segue, como raivosa e obediente claque? P.S.2: Ele já apresentou resposta (como há dificuldade em postar links aqui, busque no google, com as palavras-chave "Danilo Gentili desabafa e solta declaração esclarecedora"). Fiquei especialmente curioso em saber o que significam as seguintes falas do acusador Thiago Ribeiro: "relaxe, primo, tudo correndo conforme o plano" e "consegui atingir danilo gentili. agora só falta derrubar"; quando ele também se explicar, teremos condições melhores de entender tudo o que aconteceu e a exata intenção e responsabilidade, mesmo civil e criminal, de cada um dos envolvidos.

      • Rodrigo Postado em 14/Nov/2013 às 11:15

        Ele não faz piada denunciando ingerência do poder público, cara. Ele faz piadas dizendo que nordestinos merecem estarem na pior porque são piores.

      • Rodrigo Postado em 15/Nov/2013 às 21:43

        Foi mesmo, xará? Aonde isso? Exponha o vídeo/publicação, haja vista a gravidade da tua acusação.

  17. andreia Postado em 13/Nov/2013 às 17:10

    Ridiculo esse tal Danilo Gentil, piadas sem gra;as... merece ir para cadeia... babaca sem no;'ao.

  18. sandra Postado em 13/Nov/2013 às 17:26

    Bom, eu sei que devolver na mesma moeda não é sábio, mas e se resolvermos nos dar esse "direito da liberdade de expressão" que é seu escudo para falar tudo o que pensa esculachando com o outro, podemos e fazer com ele o mesmo bulling, enchendo esse e outros humoristas nojentos e seus defensores de apelidos, insultos, xingamentos, dizendo que a sua mãe, seu pai corno e outras baixarias que ele faz ... será que ele vai achar engraçadinho e concordar?

  19. Augusto Postado em 13/Nov/2013 às 17:28

    Uma piada proferida que tem como referencia algo que desagrade a alguém, e esse alguém tome alguma atitude extrema... Citemos o suicídio... Como ocorre em vários casos de bullying... O culpado será a vitima? Que supostamente ignorante foi incapaz de discernir uma "simples" piada da realidade, relevando uma ofensa moral sem importância... E aquele que expõe uma ridicularização alheia, provocando gargalhadas e a alegria deturpada de um publico inconsciente, este será inocente? Em situações extremas mostra-se compaixão... todos se mostram conscientes de que deve se haver limites nas brincadeiras... como também damos a essa visão, credito... quando a brincadeira passa a atingir a nós mesmos... Rir da desgraça alheia, por mais metafórica que seja... não nos causa dor... E nos faz ridicularizarmos nossos problemas ao se por em comparação com os problemas e situações existentes nos causos e piadas...

  20. Paulo Rollo Postado em 13/Nov/2013 às 17:56

    Tirando o "tuíte" de contexto, fica fácil de incriminar qualquer um de qualquer coisa. Geralmente é o que religiosos fazem com trechos escolhidos a dedo de seus livros sagrados para embasar seus dogmas. Com certeza o Danilo Gentilli age de forma errada em relação à crítica da sociedade no geral, humilhando estereótipos ao invés de usar-se de estereótipos para criticar a sociedade, mas nesse caso ele apenas debochou de um cidadão que, na boa, FEZ DE TUDO, TUDO TUDO TUDO (em caixa alta!) para atrair holofotes. Essa discussão foi mais ridícula que briga de faca cega no escuro.

  21. renato Postado em 13/Nov/2013 às 21:16

    Como ele sentiria-se se procura-se por matérias sobre ele, e não encontra-se mais nada, só aquelas que o bajulam.... Aqui em casa não passa...

  22. luis Postado em 13/Nov/2013 às 22:37

    Acho preocupante o número de comentários xingando as pessoas que tem voz esganiçada como eu.

  23. Edilson Postado em 14/Nov/2013 às 08:26

    Só discordo de colocar esse pessoa l como "gente que adula os ricos, rasteja diante de quem tem dinheiro e é impiedosa com os desvalidos, as minorias" como se isso fosse algo totalmente consciente. Não é. O caso de Rafinha Bastos é um exemplo, ele acabou saindo da Band por uma piada ruim. A questão é que gente como ele é tão desprovido daquilo que chamamos auto-crítica, que são incapazes de voltarem atrás em suas ações.Ele vive dizendo “Mas é só uma piada...”, como se piadas não expressassem idéias e estas não fossem os fragmentos de uma visão de mundo .E agora sim – essa visão – é a das classes abastadas,mas também a do cinismo generalizado. Em suma, o processo é mais complexo que a divisão reducionista entre dois lados, envolve uma ignorância por parte desses comediantes frutos de uma despotilização que beira o infantilismo, um modo de ver o humor pelo humor, que se encontra anos luz de um arte transformadora.

  24. Guilherme Augusto Postado em 14/Nov/2013 às 11:27

    Até entender qual a acepção do "politicamente incorreto" que pessoas como o Tas, Gentili, Roger, Lobão e amigos praticam, eu jurava que a correta definição para essa expressão era algo que envolvesse desafiar os tabus, a hipocrisia, o moralismo posto, o que, consequentemente, poderia levar a peitar algum poderoso rico e influente, seja celebridade, seja político. Hoje, com muito pesar, vejo essas pessoas que admirei um dia se alinhando com este mesmo moralismo e demagogia impostas, lutando contra inimigos invisíveis, moinhos de vento que eles chamam de gigantes, quando eles estão do lado dos gigantes pisando nos menores...

  25. Marcos Postado em 15/Nov/2013 às 00:07

    Acho que o verdadeiro racismo se expressam nas cotas raciais, em feriados para negros, em dia da cultura negra isso é racismo.

  26. STEFANO VENUTO BARBOSA Postado em 18/Nov/2013 às 16:11

    O maior crime dele, é ser sem graça. Sem mais.