Redação Pragmatismo
Compartilhar
Vídeos 07/Oct/2013 às 15:06
19
Comentários

Vídeo: artistas atacam projeto de terceirização

Artistas gravam vídeos contra projeto sobre terceirização. Camila Pitanga, Wagner Moura, Osmar Prado, Bete Mendes, Dira Paes, entre outros, participam de mensagem que rechaça a prática da terceirização

wagner moura camila pitanga terceirização
“Um produto pode esconder uma realidade de exploração. É esse o Brasil que você quer para as gerações futuras?” – Atores contra a terceirização (Reprodução / RBA)

A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) mantém uma campanha vigorosa contra o projeto de lei que regulamenta a terceirização, o PL 4330, de 2004, que está com sua tramitação na Câmara interrompida por falta de acordo entre líderes partidários, representantes dos trabalhadores e empresários. Em parceria com o Movimento Humanos Direitos (MHUD), a campanha lançou dois vídeos, com textos contundentes, sobre o que consideram perigos “para as gerações futuras”.

Leia também

Os vídeos são curtos, com cerca de 90 segundos cada um, e trazem mensagens gravadas por atores de expressão nacional. Do primeiro, participam Osmar Prado, Dira Paes, Bete Mendes, Priscila Camargo e Gilberto Miranda. Dira e Priscila são dirigentes do MHUD. “A terceirização traz benefícios apenas para empresários, que poderão cortar custos pagando salários mais baixos”, diz um dos depoimentos.

O segundo vídeo foi gravado por Wagner Moura e Camila Pitanga, e também tem texto forte. “Há algo errado quando uma grande marca diz que pretende terceirizar suas atividades. Atrás de um discurso de modernização da indústria e do campo, estão as piores formas de exploração do trabalho humano”, diz. “Um produto na prateleira pode esconder uma triste realidade de exploração de um trabalhador. É esse o Brasil que você quer para as gerações futuras?”

Os sindicatos comemoraram na semana passada o compromisso das bancadas do PT, PSB, PCdoB e Psol de lançar mão de todos os recursos regimentais possíveis para impedir que o texto seja posto em votação no plenário da Câmara dos Deputados. Entretanto, as centrais sindicais admitem a força do lobby empresarial. Os vídeos são um reforço e tanto para essa precaução. Assista.

(Vídeo 1)

(Vídeo 2)

Paulo Donizetti de Souza, Rede Brasil Atual

Recomendados para você

Comentários

  1. Gizcordeiros Postado em 07/Oct/2013 às 15:40

    É um absurdo!! Isso não pode passar. Trabalhador não é escravo!!!

  2. Ricardo Barcellos Postado em 07/Oct/2013 às 16:24

    Nem sei bem... Uma empresa paga o dobro do salário de um funcionário para mante-lo legalmente. Se ela me pagasse 80% do que ela gasta diretamente para min, sem esta palhaçada de INSS indo para uma previdência que só serve pros caras roubarem dinheiro, e outras coisas que o governo me desconta a força, sem eu poder escolher se pode ou não ser descontado... Por estas e outras que o Brasil não é competitivo: Não tem livre negociação entre trabalhador e empregador. Isto também pode ser estendido para horário: Para a legislação trabalhista parece que todo mundo trabalha em uma fábrica, com horário fixo e tal. Tem muito trabalho hoje em dia em que isto é um verdadeiro pé no saco. E se a empresa tenta ser mais flexível, com horários alternativos, deixa na o dela na reta para ser processado pelo empregado... Eu realmente acho que o trabalhador não deveria ser tratado como pobre coitado. Se não gosta ou acha que está sendo explorado tenta procurar outro emprego, ora. Não vivemos em uma democracia? Aí tem um bando de pobre coitado não competitivo... E o Brasil como um todo ficando para trás...

    • Élica Postado em 07/Oct/2013 às 18:21

      Não existe livre negociação entre trabalhadores e empregadores à custa de muita luta trabalhista, existem direitos trabalhistas conquistados! Empresários não negociam com trabalhadores, eles exploram trabalhadores! Muitos empresários usam esse seu discurso MEDÍOCRE para burlar leis trabalhistas, sonegar impostos e contratar terceirizados. Não sei em que país vc vive, pq o Brasil é competitivo sim! E há mto está indo pra frente, apesar de pessoas com a mentalidade tacanha como a sua!!!

      • Ricardo Barcellos Postado em 08/Oct/2013 às 09:39

        Direitos trabalhistas de década de 50... Cara, o mundo é outro. e depois eu conheço muito empresário que eu VI tentar dar alguma ajuda no sentido de dar mais flexibilidade em questão de horário, de ganhos salariais até... Os caras não podem... Simplesmente vão levar um processo... Mas se pegar os empresários da indústria automobilística, por exemplo, concordo plenamente contigo... E o Brasil não é competitivo meu querido (ou querida, Ética...) Ele é criativo, inteligente, mas parece que TUDO tenta puxar para baixo, especialmente a carga tributária.Indo para a frente??? Corrupção atrás de corrupção, burrocracia.... O Brasil foi muito esperto, e isto eu digo os governantes Lula e Dilma, o qual admiro muito primeiro (Putz... Esqueci que era de direita !!!!) em ter regulação no mercado financeiro e não ser afetado pela crise... Mas tá na hora sim de enxugar a máquina administrativa e ir para frente, com marcos regulatórios mínimos... E eu volto a dizer: detesto a idéia de tratar os trabalhadores como um bando de pobres coitados... A quem interessa isto? a quem possa salvar eles depois... e em troca? votos...

    • Ismael Postado em 07/Oct/2013 às 18:24

      Fico impressionado com um discursos dessa natureza: "uma empresa paga o dobro para mantê-lo legalmente";" esta palhaçada de INSS"; "o governo me desconta a força"; "livre negociação entre trabalhador e empregador" (sic)! Nessa altura do campeonato pensei que esse discurso estava restrito a George Bush, os lobbystas das empreiteiras e da FIESP. De fato, não há inteligência e sensibilidade nesse discurso neoliberalizante ultrapassado. Sinceramente, é de uma imbecilidade absurda. Mas o mais grave é que existem meios de comunicação importantes no Brasil que divulgam esse tipo de desinteligência. Fica a questão: ou você está reproduzindo a visão dos empresários ou está reproduzindo a de uma certa revista panfletária de extrema direita ! Penso que nem Von Hayek seria tão vulgar ao explanar uma opinião que inclusive não é democrática e nem coerente com os fatos!!! No mais, pobres empresários que só conseguem comprar algumas Ferraris e Mercedes por causa da maldita CLTe dos impostos do maldito governo, o culpado de tudo segunda a teoria ridícula do estado minimalista!! Idiota!!!

      • Ricardo Barcellos Postado em 08/Oct/2013 às 09:43

        "teoria ridícula do estado minimalista"... Tá bom pra ti este governo inchado e com esta carga de impostos ???? Talvez não me importasse tanto em pagar o monte de impostos que tenho que pagar... Mas cadê meu retorno??? Saúde, educação ??? Segurança??? Coisas mais baratas??? Não preciso de meios de comunicação para chegar as conclusões que cheguei... É só trabalhar e não ficar se alienando: ganhar o dinheiro, torrar o dinheiro, ganhar o dinheiro, torrar o dinheiro...

    • Raphael Postado em 08/Oct/2013 às 03:06

      E quem não quiser competir? Não imponha sua regra em mim ou nos trabalhadores.Trabalho em uma empresa tercerizada de tele atendente. A mesma função e e instrução que tenho, um bancario tem. Adivinha quem ganha mais e por que ganha mais, Papo direitista burra e reacionaria a sua. Você é inimigo! no minimo um play boyzinho de merda que é papagaio de jornal nacional, que de imparcial nao tem nada. Vá ler, va viver o que o pobre vive, antes de fala papagaiada,

      • Ricardo Barcellos Postado em 08/Oct/2013 às 09:30

        Cara... Trabalhei e trabalho feito bicho... Paguei minha faculdade, pago minha pós... Sustento meus pais... Ajudei irmã com doença... mas Graças a Deus nunca passei fome... e moro em um lugar que volta e meio alguns neguinho morre por causa do tráfico... mas claro, sou um playboy de merda por ter um discurso mais "não seja pobre coitado, lute contra a máquina" O que eu vejo nesta vida é um bando de gente que não quer entrar no jogo, ficam sonhando com uma utopia, que todo mundo é igual, que espera os outros (leia-se governo) me dar uma ajuda... Isto sim é triste... as pessoas são diferentes... Se tu não tá satisfeito com teu trabalho, acha que ganha pouco, é assim que tu quer a solução: O governo tem que me dar mais ??? Te vira véio... Depois, uau... eu sou direita, eu sou inimigo, buuuuuuuuuuuuu... Cara, deixa de ser maniqueísta... Certamente tu não tem idade para saber porra nenhuma da vida, e se tem, não aprendeu nada. As coisas não são preto e banco... Eu sou direita sim, e isto não significa necessariamente que sou um play boyzinho de merda... Só que tenho um posicionamento diferente de esquerda... E depois, francamente... Ainda acredita em esquerda e direita no Brasil??? pode ser o que quiser, uma vez no poder é o dinheiro que importa... o queridinhos de esquerda o que fizeram??? tiraram um monte de gente da miséria com uma manobra estatística?!?!?!? o resto tem que se ferrar para ajudar os pobres ??? cadê a educação??? Investimento??? Estrutura viária, portuária???? ISTO dá emprego e dignidade... Não ficar pobre coitado: Eu não quero competir... buuuuuuu. Ok, te respeito, mas não me prejudica, tá???

    • Thiago Teixeira Postado em 08/Oct/2013 às 11:40

      É complicado, pois se fizermos uma enquete com trabalhadores, aposto que 75% optarão em ganhar mais (o famoso por fora) condizentes que o patrão sonegará impostos e deixará de recolher o FGTS. Hoje as leis trabalhistas beneficiam apenas os mal caráter, pois os dignos de profissão pedem a conta ao invés de dar nó para serem desligados.

  3. Thiago Postado em 07/Oct/2013 às 16:26

    Os empresarios só se interessam pela terceirização, porque os custos de manter um funcionário no Brasil são altíssimos, prejudicando não só os empresários mas principalmente os funcionários. Do custo para se ter um empresários, 40% são revertidos para o governo e não beneficiam a ninguém.

    • Élica Postado em 07/Oct/2013 às 17:12

      Oh, coitadinhos dos empresários que faturam milhões, não é mesmo?!

      • Alan Postado em 07/Oct/2013 às 19:46

        oi Élica, Eu concordo com você sobre a manutenção de direitos trabalhistas conquistados com luta. Mas eu sou empresário há 1 ano e tenho 2 estagiários. Queria muito faturar milhões, como você disse. Mas, infelizmente, não cheguei nesse patamar e, sinceramente, acho que nunca vou chegar. Então me diga: Qual é a sua sugestão para empresários que não faturam milhões como os que você conhece?

      • Élica Postado em 07/Oct/2013 às 20:04

        Micro empresários devem ser tratados como tal, beneficiados com menos impostos como já acontece... mas a maioria dos empresários, até mesmo, micro empresários querem lucros exorbitantes, principalmente à custa da desvalorização da mão de obra, digo mais, alguns se pudessem teriam escravos e isso acontece, como vimos no caso das lojas americanas... agora a minha pergunta... se empresários tivessem menos impostos a pagar, eles repassariam isso para o salário do trabalhador? Se vc acredita nisso, eu sinceramente, não. Eles apenas aumentariam sua margem de lucro!

    • Raphael Postado em 08/Oct/2013 às 03:13

      Opnião asquerosa. Existe uma guerra de opressores (empresarios) e trabalhadores oprimidos e vc defende logo os que querem fuder todo mundo. Trabalho em um tercerizada e sou tratado como escravo, tanto nas condiçoes de trabalho quanto no salario. Ou vc é muito rico, ou é muito burro.

  4. Guilherme Postado em 07/Oct/2013 às 16:59

    O discurso é ótimo, concordo totalmente. Mas só eu percebi que eles estavam lendo o texto na hora? Será que esses atores concordam com o que foi dito no vídeo ou faz parte do marketing e/ou da publicidade que pode gerar com isso? Fica aqui minha dúvida.

    • Antonio Filho Postado em 07/Oct/2013 às 17:32

      se vc conhecesse a atuação do MHuD, organização da qual eles representa saberia que sim...

    • Raphael Postado em 08/Oct/2013 às 03:20

      Qual marketing??? Qual é a vantagem de ter essa opinião, ou como capitalistas dizem: qual o lucro que eles receberiam tendo essa opinião altamente de esquerda?? Ou vcs tem muito a perder ou são burros mesmo! Reacinarios!! vao trabalhar em uma empresa dessas, seus vermes exploradores!!!

  5. Thiago Teixeira Postado em 08/Oct/2013 às 09:58

    Precisamos repensar nestas leis trabalhistas e no abuso de poder dos MTEs sobre os empregadores. Sou gerente de obras e passo metade da semana sentado na frente do Juiz Trabalhista por conta de "nó cegos" que roubam, quebram alojamentos, xingam seus encarregados (inclusive a mim), fazem motim, pegam atestado para ir beberem, e quando demitidos, ainda processam a empresa por hora itinere, insalubridade (pedreiro alegando alergia a cimento por exemplo, administrativo que pegou hérnia de tanto ficar sentado, reivindicando descontos na rescisão por excesso de faltas ...) e nunca, mas nunca nenhum filha da puta de Juiz (a) deu causa para a Construtora procriando ainda mais esses "câncer" que estão disseminados no mercado de trabalho. Pratico a terceirização por conta disso, não pelo custo, mas pelo desgaste que meia dúzia de colaboradores mal intencionados causam numa empreitada.

  6. André Carneiro Postado em 04/Jan/2014 às 15:18

    Vergonha alheia... demonizam o lucro.. coisa de socialista... deveriam estudar história... http://www.youtube.com/watch?v=79HC57EagRQ falar que terceirização faria mal a todos os brasileiros é uma falácia das grande, enfim, mas para saber disso tem que estudar administração de empresas.... eles se esquecem de comparar os "direitos" dos trabalhadores dos países ricos e dos nosso trabalhadores... vc prefere trabalhar aqui ou nos eua? Se acredita que temos tantas conquistas deveria preferir aq... Nos eua tem muito mais chance de vc ser um trabalhador terceirizado... com certeza irá ganhar muito mais que aq numa msm função... p q? Historicamente eles tem uma economia livre sem DIREITOS conquistados.