Redação Pragmatismo
PSDB 10/Out/2013 às 18:32 COMENTÁRIOS
PSDB

PSDB usa Hebe para promover mulheres na política e é punido pelo TRE

Publicado em 10 Out, 2013 às 18h32

Partido descumpre determinação legal e perde dez minutos do tempo de TV em São Paulo nas próximas inserções. Desembargador diz que propaganda deve mostrar a atuação, de fato, das mulheres

PSDB usa Hebe camargo psdb propaganda
Não colou: desembargador diz que propaganda deve mostrar a atuação, de fato, das mulheres (Arquivo)

Por decisão unânime, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou na última terça-feira (8) dez minutos do tempo de propaganda partidária do PSDB estadual na televisão. A punição ocorreu porque o partido “transgrediu”, em seu último programa, a determinação legal de reservar 10% do tempo para “promover e difundir a participação política feminina”.

Pelo mesmo motivo, os tucanos também perderam nove minutos e 45 segundos das inserções de rádio. O outro partido punido foi o PSC, com a perda de cinco minutos no rádio. A punição vale para as inserções do próximo semestre.

As representações contra os partidos foram propostas pela Procuradoria Regional Eleitoral.

Em sua defesa, o PSDB alegou que houve o enaltecimento de mulheres como Hebe Camargo e Lucy Montoro em nome de obras que apareceram nos programas. O argumento, porém, não convenceu o tribunal.

Para o relator do processo, desembargador Mathias Coltro, a propaganda tem de demonstrar de maneira corrente a participação das mulheres, de forma a fomentar a participação delas na vida partidária. O TRE já penalizou este ano o PP, o PSB e o PV pela mesma transgressão. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Leia também:
Nos EUA, Sergio Moro explica por que não julga políticos do PSDBPor que escândalos de corrupção envolvendo tucanos não avançam na Justiça?
Os 17 governadores que pedalaram sem punição
Por que a Polícia Federal blindou o nome de José Serra no “Código Odebrecht”?
Incrível: José Serra não cumpre mandato eletivo integral há 17 anos
PSDB censura vídeo em que tucana chama José Serra de palhaço

Rede Brasil Atual

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS