Redação Pragmatismo
Copa do Mundo 15/Out/2013 às 15:19 COMENTÁRIOS
Copa do Mundo

PCC promete "Copa do Mundo do terror"

Publicado em 15 Out, 2013 às 15h19

PCC prepara ataques e fala em "Copa do Mundo do terror". Ameaças são uma reação à possibilidade de a cúpula do PCC ser transferida para Regime Disciplinar Diferenciado

ataque pcc copa do mundo
PCC prepara ataques e fala em “Copa do Mundo do terror” (Arquivo)

O Primeiro Comando da Capital (PCC) prepara novos ataques, inclusive durante a Copa do Mundo de 2014, caso a cúpula do grupo criminoso seja transferida para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) da Penitenciária de Presidente Bernardes, no interior de São Paulo. É o que revela uma reportagem publicada nesta terça-feira 15 pelo jornal Estado de S. Paulo. De acordo com o diário, os bandidos prometem uma “Copa do Mundo do terror” e ataques nas eleições. As ameças levaram o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Benedito Roberto Meira, a colocar a corporação em estado de alerta.

Leia também

Os planos dos criminosos foram interceptados em telefonemas recentes flagrados pela inteligência da polícia. Nelas, os bandidos afirmam que farão uma “greve branca” nos presídios se a liderança do PCC for transferida para o RDD. Em caso de reação do governo paulista à greve, o grupo promete promover ataques nas ruas.

“Passei uma mensagem aos meus homens para que eles redobrem a atenção no atendimento das ocorrências, quando estacionam os carros e no caminho para casa”, afirmou o coronel Meira. Em 2012, lembrou a reportagem, 106 PMs foram assassinados depois de a facção ordenar ataques a policiais.

Ainda de acordo com o Estadão, as novas ordens do crime surgiram depois que a defesa de criminosos como Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, teve acesso acesso aos detalhes de uma megainvestigação realizada durante três anos contra o crime organizado. Os policiais militares colaboraram com grande parte do mapeamento.

As orientações de ataques em resposta saíram por meio de telefonemas. Segundo um dos 23 promotores dos Grupos de Atuação Especial e Repressão ao Crime Organizado que assinam uma denúncia contra o grupo, “o clima é muito tenso na região” do presídio de onde partiram as orientações. “Eles estão transmitindo as ordens pelos celulares porque querem que a gente saiba”, afirmou à reportagem.

A reportagem lembrou que as ameaças do crime organizado surgem no momento em que o Poder Judiciário analisa dois recursos apresentados pelo Ministério Público Estadual contra as decisões de juízes que negaram a transferência da cúpula da facção para o RDD e a decretação da prisão de todos os 175 acusados – 16 deles tiveram a denúncia rejeitada.

Na semana passada, um dos promotores do caso relatou no Gabinete de Gestão Integrada, no Comando Militar do Sudeste, do Exército, a ameaça feita pelo PCC para os eventos de 2014. “A facção sabe que teremos muitos turistas aqui durante a Copa”, afirmou o promotor, sempre segundo o Estado de S.Paulo.

CartaCapital

Recomendações

COMENTÁRIOS