Redação Pragmatismo
Compartilhar
História 10/Oct/2013 às 11:08
13
Comentários

A ligação entre John Lennon e Che Guevara

O dia 9 de outubro marcou profundamente a história da humanidade. Che, em 1967 assassinado a mando da CIA se transformaria em um herói venerado pelo mundo. No mesmo dia, 27 anos antes, nascia John Lennon

john lennon che guevara
John Lennon e Che Guevara, unidos pelo 9 de outubro (Arquivo / Montagem)

O dia 9 de outubro marcou profundamente a história da humanidade. Nesse dia em 1967 foi assassinado covardemente pelo exército boliviano a mando da CIA (serviço de espionagem norte-americano) ao ser capturado, aos 39 anos. Che Guevara se transformaria em um dos heróis mais venerados do mundo.

Nesse mesmo dia nascia em 1940, nasceu na Inglaterra outro nome que se transformaria num ícone da juventude. John Lennon, líder do grupo musical que universalizou o rock e ajudou a transformar a arte no mundo. Lennon foi assassinada pro um suposto fã no dia 8 de dezembro de 1980, aos 40 anos.

Leia também

Os dois cada uma seu modo viraram ídolos porque deram a via pelo que acreditavam ser o melhor para o mundo. Che manteve em sua curta vida uma índole e um caráter devotado à causa do socialismo, da liberdade, da justiça e da vida dos proletários do mundo. Forjado na luta diária dos povos latino-americanos em superar a miséria imposta a essa parte do continente americano pelo imperialismo ianque.

Para o cubano Armando Hart “Ernesto Che Guevara recebeu e enriqueceu a herança espiritual, e decidiu formar seu caráter para assumir, com os fatos e com a consagração de sua vida, o compromisso que reputou irrenunciável: o de defender com sue enorme talento, valor e virtudes o direito dos pobres de América e a aspiração bolivariana e martiniana de integração moral das pátrias latino-americanas”.

Já Lennon transformou o mundo com sua arte, a luta pela paz num momento em que a guerra imperialista predominava e na defesa dos trabalhadores e da juventude expressa em suas canções.

Segundo o jornalista norte-americano David Sheff que fez a última entrevista com o ex-beatle, Lennon e sua mulher Yoko Ono mostravam em 1980 “que existe uma outra forma de ver a vida” que não seja nos moldes capitalistas de consumo e deter coisas.

Che de armas nas mãos levou a revolução por onde passou porque acreditava nela e no socialismo como futuro da humanidade. Lennon levou sua arte para todos em defesa da paz e acreditava no socialismo como futuro da humanidade. Os dois se encontraram na crença de que a vida vale a pena e na luta dos oprimidos contra os poderosos do mundo.

Marcos Aurélio Ruy, UJS

Recomendados para você

Comentários

  1. Raul Postado em 10/Oct/2013 às 11:56

    Queria eu que esta imagem fosse real.Infelizmente,é uma montagem.Vai existir sempre apenas nos nossos sonhos.

  2. Flávio Postado em 10/Oct/2013 às 12:09

    Pessoal, essa foto é uma montagem!

  3. Diogo Lopes Postado em 10/Oct/2013 às 12:13

    Ótima reportagem! Ambos de caráter invejáveis. Gostaria só de fazer um adendo de que a foto em questão se trata de uma manipulação, talvez seja importante deixar claro que infelizmente esses dois grandes homens não se encontraram como a foto propõe.

  4. renato Postado em 10/Oct/2013 às 15:10

    MAS bah CHÊ. Me perdoe me esqueci que você é nosso herói. Feliz do homem que tem um heroi. 1,2,3,4,5.......44,45... Credo, contando nos dedos, são varios. Estou realmente feliz. E isto eles não podem tirar de mim.

    • Marcos Postado em 10/Oct/2013 às 21:09

      Renato sinto dizer que lhe enganaram, leia mais sobre Che, era um assassino autoritário cachorro de Fidel esse sim esperto ficou em Cuba matando prisoneiros enquanto o segunda tentava fazer mais prisioneiros, ainda bem foi morto.

      • jonas Postado em 11/Oct/2013 às 10:47

        Marcos ... joga as suas revistas Veja na lata do lixo e queime o guia politicamente incorreto da america latina

      • Selton Postado em 11/Oct/2013 às 17:56

        Guia politicamente incorreto da América Latina?Olha Marcos acho que é interessante você buscar outros pontos de vista.O Leandro Narloch detonou alguns governos socialista como o de Cuba,Chile e Brasil. Cuidado com essas literaturas.

      • Selton Postado em 11/Oct/2013 às 17:58

        Só ratifico o que o Jonas disse.

      • Henrique Postado em 13/Oct/2013 às 23:46

        ... joga as suas revistas Veja na lata do lixo e queime o guia politicamente incorreto da america latina. PERFEITO O DIAGNÓSTICO, JONAS!

  5. Henrique Postado em 13/Oct/2013 às 23:33

    A Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) incluiu os escritos do revolucionário argentino Ernesto “Che” Guevara no Programa Memória do Mundo. Com isso, os manuscritos são reconhecidos agora como patrimônio da humanidade.

  6. Henrique Postado em 13/Oct/2013 às 23:39

    Che Guevara efetivou a medicina preventiva e comunitária em Cuba, que foi exportada para inúmeros países e recomendada pela ONU E OMS.

  7. Henrique Postado em 13/Oct/2013 às 23:44

    Ernesto Che Guevara, quando ministro da Indústria, ilustrou bem qual a diferença entre sistema econômico e desenvolvimento. Para ele, um anão enorme com tórax enchido é subdesenvolvido, porque seus curtos braços e débeis pernas não se articulam com o resto de sua anatomia. É produto de um desenvolvimento teratológico que distorceu suas formações sociais. A descrição sobre o restante da América Latina não podia ser mais precisa.

  8. Henrique Postado em 13/Oct/2013 às 23:53

    Uma vez, perguntaram ao John Lennon: Por que você não pode ficar sozinho, sem a Yoko? E ele respondeu: - Eu posso, mas não quero. Não existe razão no mundo porque eu devesse ficar sem ela. Não existe nada mais importante do que o nosso relacionamento, nada. E nós curtimos estar juntos o tempo todo. Nós dois poderíamos sobreviver separados, mas pra quê? Eu não vou sacrificar o amor, o verdadeiro amor, por nenhuma piranha, nenhum amigo e nenhum negócio, porque no fim você acaba ficando sozinho à noite. Nenhum de nós quer isto, e não adianta encher a cama de transa, isso não funciona. Eu não quero ser um libertino. É como eu digo na música, eu já passei por tudo isso, e nada funciona melhor do que ter alguém que você ame te abraçando." .....existe outra forma de ver a vida...