Redação Pragmatismo
Vídeos 10/Oct/2013 às 10:57
16
Comentários

Quando homens e mulheres invertem os papéis

Trocando de lugar. Estudantes produzem vídeo no qual invertem os “papéis” femininos e masculinos em anúncios para mostrar como a propaganda perpetua representações equivocadas

estereótipos homem mulher masculino feminino
Trocando de lugar – os estereótipos de gênero (Reprodução / Vídeo / Youtube)

Sarah Zelinski, Kayla Hatzel e Dylan Lambi-Raine, alunas do curso de estudos de gênero da Universidade de Saskatchewan, no Canadá, tiveram uma ideia criativa para expor a forma como a publicidade explora massivamente os estereótipos de gênero. As estudantes canadenses produziram um vídeo no qual invertem o papel de homens e mulheres em anúncios reais.

Leia também

Quando acaba de apresentar os anúncios originais, o vídeo pergunta se o espectador achou os mesmos “ridículos”. Após o questionamento, são apresentados os anúncios com os “papéis” invertidos. O resultado é a sensação de que os estereótipos de gênero estão de tal forma culturalmente enraizados que o ridículo de explorá-los só se torna evidente com a inversão dos “papéis”.

O vídeo, intitulado ‘Representations of gender in advertising’ (‘Representações de gênero na propaganda’), ainda apresenta estatísticas quanto aos números da violência de gênero no Canadá e os relaciona com a representação da mulher nos anúncios publicitários.

“Algumas campanhas retratam a mulher como altamente sexual e submissa. E o homem, como dominante e agressivo”, diz Sarah Zelinsky.

Assista ao vídeo:

Revista Fórum

Posts relacionados

Comentários

  1. Carine Postado em 10/Oct/2013 às 12:40

    Essas propagandas parecem feitas por pessoas estúpidas e, sinceramente, me admira essas modelos aceitarem fazer esse tipo de campanha. Por mais que digam que é um trabalho, muitas situações são antiéticas, explorando fatos sérios que causam sofrimento real. Então, como elas podem aceitar isso? Acho que elas são o que minha vó chama de "vasilha", um corpo "bonito" e vazio.

  2. Guilherme Postado em 10/Oct/2013 às 12:40

    ainda bem q não vejo tv...

    • Rafael Lopes Postado em 10/Oct/2013 às 13:32

      Todos os anúncios do video são anuncios em revistas.

  3. Guilherme Postado em 10/Oct/2013 às 12:43

    mas em muitas o homem tb aparece como objeto...

    • Diego Postado em 10/Oct/2013 às 13:50

      Mas numa proporção bem diferente, não é mesmo? Pode citar alguma, por favor?

    • Caio Postado em 10/Oct/2013 às 13:52

      Cite um caso e seja sincero se você se sentiu como um objeto. Pode apostar que o modo repulsivo com o qual mostram às mulheres não se assemelha em nada ao modo como os homens aparecem nas propagandas.

    • Marcelo Postado em 11/Oct/2013 às 03:24

      A intenção era essa, mostrar como as mulheres são tratadas como objeto. Aí colocando homens fica mais fácil de perceber, pois já estamos "acostumados" com mulheres sendo tratadas assim em propagandas.

  4. Ivan Postado em 10/Oct/2013 às 13:31

    Outro lado: Um anúncio que seria um escândalo em todo o mundo... com os gêneros invertidos : http://www.espanholito.com/2013/05/um-outdoor-que-seria-um-escandalo-em.html

    • patricia Postado em 10/Oct/2013 às 15:05

      Vá em frente Ivan. Denuncie! Se organize com seus confrades e denuncie esse abuso da imagem do homem. Nada te impede! É uma propaganda mesmo humilhante. Ela claramente representa uma situação de dominação e representa jocosamente uma ameaça física real a qual qualquer homem corre o risco de ser submetido todos os dias. Ela também representa a opressão sofrida há séculos pelo gênero masculino, praticada contra vocês pelo feminino, que dita o lugar de vocês na sociedade, restringindo os cargos que podem ocupar. Você não podem ser donos-de-casa, por exemplo. É mal visto pela sociedade. E isso foi invenção das mulheres! Elas que inventaram que "lugar de homem é na obra ou sendo executivo de megacorporação". Elas escolheram ser submissas e financeiramente dependentes e definiram que vcs deveriam ganhar o sustento enquanto elas deveriam cuidar da prole e da casa. Definiram que vcs devem ser burros de carga que devem sustentar toda a família, se anulando para manter esse nobre ideal. Essa imagem representa toda essa opressão.

      • LAIZ Postado em 10/Oct/2013 às 15:39

        Desculpe dizer, mas não foi a mulher que escolheu o papel do homem da sociedade, ele foi constituido por um sistema patriarcal. Deixa de ser ignorante.

      • Marcelo Postado em 11/Oct/2013 às 03:28

        Laiz, já ouviu falar em ironia?

    • leonardo Postado em 10/Oct/2013 às 16:29

      Ivan, vejo nos últimos anos muitas mulheres que se tornaram independente, livres, etc. Mas agem como os homens que elas tanto odeiam. Os mesmo erros, como beber demais, fumar de mais, comportamento agressivo, etc. Ha quem diga que é natural passarem por isso também, cometendo os mesmos erros até que sinta que provou que é ela quem manda agora. Venho de uma cultura machista, e tive o privilégio de ter uma filha. Agora todos dias revejo meus conceitos, sobre tudo.

  5. Estefferson Torres Postado em 10/Oct/2013 às 16:19

    Vídeo muito interessante e até um tanto engraçado! Só ficaram ridículas algumas inversões porque os homens não possuíam aquela "beleza" de modelo masculino.

  6. BRUNO Postado em 10/Oct/2013 às 17:04

    É por essas (e muitas outras) que eu não ligo mais a TV(somente para o noticiário), e quase nunca leio revistas. Não é tão difícil, vc é aquilo que vc consome. Se vc consome lixo, vc será lixo. Eu evito o máximo de propaganda possível. Eu nem tenho mais paciência pra propaganda, só assisto filmes e seriados pela internet ou então no cinema. As pessoas têm que ter mais senso crítico, parar de ser uma esponja que absorve tudo o que aparece pela frente. Eu não entendo quem dedica 4 anos da sua vida a um curso de graduação de "como manipular as pessoas pelo bem do dinheiro" e consegue deitar a cabeça no travesseiro de noite com a consciência limpa. Ou a pessoa é muito mal caráter ou muito ingênua.

  7. serginho Postado em 10/Oct/2013 às 17:29

    O engraçado é que quando se fala no poder do homem sob a mulher é absolutamente normal e indiferente. Basta inverter e colocar a mulher dominando o homem que todo mundo fica chocado, 'óhh feminismo radical', 'judiação', enfim. O cara não tem nem cabeça pra perceber a p*** contradição e hipocrisia. É muita ignorância Ivan!

  8. leonel Postado em 10/Oct/2013 às 17:39

    Nao alimente os troll galera, nao percam tempo com esses caras

O e-mail não será publicado.