Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mercado 02/Oct/2013 às 09:46
2
Comentários

A Oi agora é portuguesa

Portugal Telecom está assumindo o controle da Oi. Negócio injetará R$ 7 bilhões na empresa nacional e executivos dizem que empresa estará entre as maiores do mundo

A Oi e a Portugal Telecom anunciaram nesta quarta-feira acordo preliminar para uma fusão de suas operações que prevê um aumento de capital de pelo menos 7 bilhões de reais na operadora brasileira.

A operação criará a CorpCo, uma multinacional com cerca de 100 milhões de clientes e permitirá captura de sinergias de cerca de 5,5 bilhões de reais, afirmaram os grupos.

O acordo acontece pouco tempo depois de a Oi ter feito grande corte em sua política de dividendos, pressionada por uma dívida líquida de quase 30 bilhões de reais e necessidade de acelerar investimentos no país.

oi fusão portugal telecom
Oi e Portugal Telecom anunciam fusão (Reprodução)

Segundo os termos do acordo, além da incorporação da Portugal Telecom, haverá um aumento de capital mínimo da Oi de 7 bilhões de reais, “com objetivo de alcançar 8 bilhões de reais, em dinheiro, com vistas a melhorar a flexibilidade do balanço da CorpCo”.

Leia também

As companhias afirmaram que os atuais acionistas da TelPart (Telemar Participações) e um veículo de investimento administrado e gerido pelo BTG Pactual, participarão da operação de aumento de capital com subscrição de cerca de 2 bilhões de reais.

A CorpCo terá ações listadas no segmento Novo Mercado da BM&FBovespa, na bolsa de Nova York e na NYSE Euronext Lisbon. A Oi será uma subsidiária integral da CorpCo, que vai incorporar a Portugal Telecom.

Cada ação ordinária da Oi será substituída por 1 ação ordinária da CorpCo. No caso dos papéis preferenciais, cada 1,0857 ação preferencial da Oi será substituída por 1 ação ordinária da CorpCo.

CEO da Oi diz que nova empresa estará entre as maiores do mundo

A CorpCo, empresa que será criada com a fusão da Oi com a Portugal Telecom, tem a ambição de estar entre as maiores do mundo, com significativo potencial de crescimento no Brasil, disse o presidente-executivo da Oi e da PT Portugal, que confia na redução da dívida do grupo e melhoria de flexibilidade financeira.

A Portugal Telecom e a Oi assinaram um memorando de entendimento para uma fusão, que fez a ação da empresa portuguesa chegar a disparar mais de 20 por cento dado o reforço da posição estratégica, numa operação que envolverá um aumento de capital de um mínimo de 7 bilhões de reais na operadora brasileira.

Reuters

Recomendados para você

Comentários

  1. Wyliam Postado em 02/Oct/2013 às 10:30

    É uma fusão ou a PT tomou controle? Ficou meio confuso esse post. Além disso, a Oi agora é portuguesa assim como a PT agora é brasileira? A sede não será aqui no Brasil?

  2. Eduardo Postado em 02/Oct/2013 às 12:14

    Será que a banda larga será realmente larga...