Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 02/Oct/2013 às 10:22
8
Comentários

"A culpa é de Marina", diz MP sobre possível inviabilidade da REDE

"Uma firma deixa de ser reconhecida pelo simples fato de não haver correspondência entre as assinaturas apresentadas. Provar a autenticidade das assinaturas é ônus do partido e não dos cartórios", diz parecer do Ministério Público

Ontem foi a vez de José Serra que, diante da realidade, desistiu de deixar o PSDB e, salvo um imprevisto com o senador Aécio Neves (PSDB-MG), estará fora da sucessão presidencial em 2014.

Amanhã, ao que tudo indica, será a vez de Marina Silva, que terá negado, pelo Tribunal Superior Eleitoral, o registro de sua Rede Sustentabilidade, ficando também excluída desse jogo.

Leia também

De quem é a culpa? Da ex-senadora Marina – e de ninguém mais. É o que sustenta o procurador Eugênio Aragão, do Ministério Público, que rejeitou, em seu parecer, o pedido da Rede.

“Uma firma deixa de ser reconhecida pelo simples fato de não haver correspondência entre as assinaturas apresentadas. Não seria razoável cobrar dos cartórios eleitorais discriminação individualizada sobre o porquê de cada uma dessas 98.000 assinaturas não terem sido reconhecidas e contabilizadas. Provar a autenticidade das assinaturas é ônus do partido e não dos cartórios”, diz o parecer (leia aqui a íntegra).

Marina declarou ontem “confiar em Deus”, mas, aparentemente, essa batalha já está perdida. Na Folha, o colunista Igor Gielow lembra que um partido não se cria com 500 mil curtidas no Facebook (leia aqui). No Globo, Merval Pereira avisa que é hora de um “plano B” e sugere que o PPS, de Roberto Freire talvez seja uma alternativa melhor do que o PEN, que já ofereceu à ex-senadora o comando total da legenda – além da própria mudança de nome.

rede marina tse assinaturas
Ministério Público: “A culpa é de Marina, não dos cartórios” (Imagem – Reprodução)

A ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente tem sido enfática ao afirmar que não tem “plano B”. Nas 24 horas que antecedem a decisão do TSE, ela tem se reunido com apoiadores políticos e financeiros em Brasília, numa corrente final. Ontem, quem desembarcou na capital federal foi Neca Setúbal, uma das herdeiras do Itaú e também fundadora da Rede.

Mas o jogo parece perdido. E a culpa, como disse o procurador Aragão, não é dos cartórios.

Brasil 247

Recomendados para você

Comentários

  1. Gabriel Postado em 02/Oct/2013 às 11:01

    Serra quer concorrer de novo? Depois de ter levado fumo até pra prefeito de SP? Muito sem noção, haha! No mais, pra mim está muito claro que a Marina incomoda sim, e muito. Tanto que esse fato (do partido dela não conseguir nada) está todo o tempo na mídia. Ela seria uma boa concorrente, embora não ache que tenha chances reais, para a Dilma.

  2. luiz carlos ubaldo Postado em 02/Oct/2013 às 12:00

    A coitada, o sonho acabou!

  3. Carlos Prado Postado em 02/Oct/2013 às 12:35

    Estava hoje vendo o canal Mais um na rede, é a coisa mais contraditória. Dizem querer que a lei seja cumprida, mas que haja um "jeitinho" de burlá-la para viabilizar o partido. Dizem confiar no judiciário mas o acusam de invalidar assinaturas sem justificativa sendo que é apresentado lei que as invalida. Já a rede prefere fazer publicidade com atores globais para que a opinião pública pressione a justiça em vez de apresentar uma lei que valide suas assinaturas e recorra a decisão. Dizem representar a todos sem apresentar uma proposta de como o partido mudará o Brasil. Já vemos a grande mudança que um partido que quer ser fundado através de um jeitinho de burlar a lei e que é patrocinado pelos maiores sonegadores pode nos proporcionar.

    • Jamila Câmara Postado em 04/Oct/2013 às 10:15

      Concordo com cada palavra!

  4. Algopi Postado em 02/Oct/2013 às 13:12

    Neca Setúbal? Ops! Aí, Marina, aí você apelou. Chico Mendes deve estar se revirando no túmulo.

  5. Thiago Teixeira Postado em 02/Oct/2013 às 19:38

    Chico Mendes largou mão da Marina desde a época que ela andava com o dono da NATURA.

  6. Maria Aparecida Jube Postado em 02/Oct/2013 às 20:48

    Marina quer que os outros cumpram a lei, para ela quer o jeitinho brasileiro que tanto mal tem feito ao Brasil.

  7. endrigo Postado em 05/Oct/2013 às 15:39

    vcs tem um medo dessa mulher... tentando diminui-la ao escrever entre aspas que ela cree em deus... o pior eh que vcs chegam em casa e sao obrigados a pedir a bencao da avo, da mae e respondem amem para todo mundo... a hipocrisia eh algo q realmente me incomoda... mas norma, qdo eu tinha 18 anos e escrevia fanzine tb me achava o revolucionario do toddynho...