Redação Pragmatismo
Fotografia 31/Oct/2013 às 15:10
39
Comentários

Comparação de gêmeos fumantes e não-fumantes

Pesquisa compara rostos de gêmeos fumantes e não-fumantes. Cirurgiões plásticos constataram envelhecimento prematuro visível ao comparar as fotos

Fumar faz mal à saúde. E uma pesquisa liderada pelo cirurgião plástico Bahman Guyuron, nos Estados Unidos, prova também os prejuízos à aparência. O envelhecimento prematuro é visível ao se comparar fotos de gêmeos idênticos fumantes e não-fumantes, divulgadas pela American Society of Plastic Surgeons. Os dados são da revista Plastic and Reconstructive Surgery e do jornal Daily Mail.

Leia também

O levantamento contou com dados e fotos de 79 gêmeos idênticos, sendo que, em cada par, um fumava e o outro não, ou um fumava por pelo menos cinco anos a mais que o outro. A idade média é de 48 anos.

Sem o conhecimento do histórico de tabagismo dos voluntários, cirurgiões plásticos avaliaram as características faciais por meio de fotos. Constataram que o envelhecimento era mais acentuado nos fumantes ou nos que fumavam há mais tempo. O maior impacto foi sobre os dois terços inferiores do rosto, causando principalmente enrugamento dos lábios e bochechas caídas.

O vício reduz o fluxo de oxigênio para a pele, o que também diminui a circulação sanguínea, explicou o cirurgião Guyuron. Ele ainda adverte que não importa o tempo de fumo, parar o quanto antes faz uma grande diferença para saúde e pele. “Isso é notável mesmo entre os gêmeos em que ambos são fumantes, uma diferença de cinco anos ou mais de duração do fumo causa mudanças visivelmente identificáveis no envelhecimento facial”.

gêmeos fumantes
A gêmea à esquerda fumou 17 anos a mais que a da direita. A diferença é notável na pálpebra inferior e nas rugas dos lábios (Foto: American Society of Plastic Surgeons/Divulgação)

.

gêmeos fumantes
Os dois gêmeos fumaram, mas o da direita manteve o hábito por 14 anos a mais. Sua pele é mais enrugada e flácida
(Foto: American Society of Plastic Surgeons/Divulgação)

.

gêmeos fumantes
A gêmea da direita é fumante e a da esquerda não fuma. Note as marcas de expressão ao redor do nariz e da boca da fumante
(Foto: American Society of Plastic Surgeons/Divulgação)

.

gêmeos fumantes
A gêmea da esquerda não é fumante e a da direita mantém o hábito por 29 anos. O envelhecimento na região dos olhos é maior na fumante (Foto: American Society of Plastic Surgeons/Divulgação)

Terra Saúde

Posts relacionados

Comentários

  1. kali Postado em 31/Oct/2013 às 15:30

    Essa comparação só serve para reforçar um estereótipo de beleza. Desde quando ter rugas "prejudica a aparência"? Não sou fumante e sei que existem muitos malefícios causados por tal habito, mas acredito que a modificação na aparência definitivamente não é um deles.

    • Igor Postado em 31/Oct/2013 às 20:14

      Não foi em nenhum momento dito se ficou mais ou menos bonito. Foi constatado envelhecimento precoce. Ponto.

    • Juliana Postado em 31/Oct/2013 às 20:20

      Desculpa, mas essa comparação que foi feita não tem nada a ver com estereótipo de beleza. Eles não estão querendo mostrar que quem não fuma é mais bonito e quem fuma mais feio, mas sim a diferença no grau de envelhecimento da estrutura física da pessoa fumante e não-fumante.

    • Alex Postado em 31/Oct/2013 às 20:29

      "O vício reduz o fluxo de oxigênio para a pele, o que também diminui a circulação sanguínea, explicou o cirurgião Guyuron." Rugas são uma consequência desse fato. Pesquisas científicas sólidas mostrando os malefícios do cigarro para os fumantes ativo e passivo, não faltam. Se mais evidências, como essa, são descobertas, melhor. No momento é mais importante a diminuição da quantidade de fumantes do que o desencorajamento do esteriótipo de beleza. Dessa maneira aqueles que valorizam muito a aparência e que fumam ou que estão iniciando com o vício, podem pensar duas vezes antes de colocar o próximo cigarro na boca.

    • Christiane Postado em 31/Oct/2013 às 20:39

      As rugas não prejudicam a aparência? kkkkkkk Quanta bobeira!

    • Rafael Bezerra Postado em 31/Oct/2013 às 21:10

      Pois aí está o seu engano. A aparencia na pele é apenas um reflexo de alterações no sistema tegumentar do fumante. Perceba que a pele fica mais flácida, pois ocorre a diminuição da presença de um líquido que confere resiliencia a pele, o que é característico nos idosos. Isto mostra a diferença enttre fumantes e não fumantes nas questões de saúde... O fumante envelhece precocemente!!

    • gustavo Postado em 31/Oct/2013 às 21:13

      para de defecar pelo teclado, por favor.

    • André Luis Pavan Porto Postado em 31/Oct/2013 às 22:07

      É uma assimilação de que a aparência senil está diretamente relacionada a saúde da pessoa. Logo, se a aparência está mais velha (o que não quer dizer mais feia), sua saúde foi mais comprometida.

    • Stephanie Postado em 31/Oct/2013 às 22:16

      aqui não se foca apenas ao quesito aparência em si, mas no fato de essas alterações faciais estarem indicando um envelhecimento precoce de suas peles, o que de fato não é saudável, pois se fosse não haveria essa diferenciação. Isso quer mostrar as consequências que o cigarro trás. Se a pessoa acha bonita uma pele envelhecida e cheia de rugas, problema dela.

    • laura Postado em 31/Oct/2013 às 22:21

      nossa que pensamento superficial o seu. o post nao trata de desembelezar os fumantes e sim os diversos efeitos que essa droga causa no corpo humano

    • Mariana Postado em 31/Oct/2013 às 22:48

      Me desculpe Kali, mas o assunto em questão não é simplesmente a aparencia. Estão falando sobre envelhecimento celular, é muito mais do que simplesmente marcas de expressão, é uma aceleração desnecessária na idade celular!

    • Giane Postado em 31/Oct/2013 às 23:13

      Não é tão fácil encontrar pessoas que sabem distinguir entre verdadeiros valores e futilidade. É isso aí, Kali

    • Daniel Postado em 31/Oct/2013 às 23:38

      A questão não é beleza nem aparência e sim saúde e longevidade. Os fumantes parecem mais velhos.

    • Mika Postado em 01/Nov/2013 às 00:18

      claro! a degeneração celular que o cigarro causa na pele do seu rosto não tem importância né? kkkk

    • Lucifer Postado em 01/Nov/2013 às 03:20

      Amigo, em nenhum momento a matéria citou a palavra 'beleza'. A única coisa que citou foi o envelhecimento prematuro dos fumantes. Presta atenção antes de falar merda na internet.

    • Elizeu Postado em 01/Nov/2013 às 09:16

      mimimi mimimi, você quer que abram os gêmeos pra expor o pulmão ou acha que é mais fácil demonstrar pelas características mais visíveis?

    • cezar Postado em 01/Nov/2013 às 09:19

      Você leu a matéria? "O envelhecimento prematuro..." "O vício reduz o fluxo de oxigênio para a pele, o que também diminui a circulação sanguínea"... e você acha que isso não é um malefício?

      • kali Postado em 01/Nov/2013 às 16:00

        Eu me refiro à essa infeliz frase, bem no começo da reportagem: "E uma pesquisa liderada pelo cirurgião plástico Bahman Guyuron, nos Estados Unidos, prova também os prejuízos à aparência." Ressalto - PREJUÍZOS À APARÊNCIA. Achei inútil essa pesquisa, só isso...

    • Igor Postado em 01/Nov/2013 às 16:15

      Eu ia até fazer um comentário mais abrangente sobre o assunto, mas depois que li tamanha merda, prefiro ficar quieto.

    • MArcos Garcia Neto Postado em 07/Nov/2013 às 23:18

      "Estereótipo de beleza"... HAHAHAHAHA vai malhar

    • itala Postado em 04/Jan/2014 às 15:06

      Eu acho que vc entendeu mal, o envelhecimento da pele, é apenas a consequência mais aparente. Agora ficar mais feia e velha por causa de um hábito ruim é terrivel não? Super válido o artigo!

  2. Dênnia A. Postado em 31/Oct/2013 às 16:57

    Todos passaram pelas mesmas coisas por acaso? todos tiveram o mesmo trajeto de vida??? as rugas e pele nao podem ser por problemas pessoais ou stress?

    • carlos paiva Postado em 01/Nov/2013 às 09:22

      Que coincidência todos os fumantes da pesquisa terem tido mais problemas pessoais e/ou stress.

  3. adriano Postado em 31/Oct/2013 às 17:00

    nem tem tanta diferença assim...

    • Mika Postado em 01/Nov/2013 às 00:19

      então vc é cego '-'

  4. Luan R Postado em 31/Oct/2013 às 17:33

    Geralmente um fumante leva uma vida mais bohemia, então talvez não seja somente cigarro.

  5. Calebe Postado em 31/Oct/2013 às 17:55

    Não vi diferença nenhuma.

  6. Thiago Teixeira Postado em 31/Oct/2013 às 19:17

    Parece que os fumantes envelhecem mais rápido e tem uma leve deformação nos lábios e pele da garganta, aparentemente pelo exercício rotineiro de tragar o cigarro. Muito legal o estudo.

  7. Anunciada Maria da Silva Postado em 31/Oct/2013 às 20:38

    Eu fumo a mais de 20 anos isto e verdades tenho envelheçido rapido.

    • Thiago Teixeira Postado em 01/Nov/2013 às 13:25

      Nunca é tarde parar de fumar. Pelo menos tente reduzir a quantidade diária aos poucos!

    • Igor Postado em 01/Nov/2013 às 16:16

      O pior é quando sabe-se do mal que aquilo faz ao seu organismo e mesmo assim não para de usar a substância.

  8. Aline Mendes Postado em 31/Oct/2013 às 20:48

    Acredito que não é pela estética, o cigarro tem toxinas que causam o envelhecimento precoce da pele. Acredito que quiseram mostrar como o cigarro faz mal para, absolutamente, tudo... de uma forma visual... sempre é mais chocante do que apenas falar...

  9. Denize Postado em 31/Oct/2013 às 21:15

    Desculpe, mas nao sei como tem pessoas que tem coragem de dizer que nao tem diferenca alguma... Ah, por favor...qualquer um que comparar ad fotos, ja percebe a , eh notorio a olhos nus, respeito os fumantes, porem odeio o cheiro de qualquer tipo de cigarros, nos tempos atuais, fumar eh brega, alem de prejudicar sua saude, fumantes reflitam, ainda eh tempo, nao deixe para depois...

  10. edgard jurnior Postado em 01/Nov/2013 às 02:35

    vcs tem algum problema de vista? Eu descobri em todas as imagens quem era o fumante e quem não era. Observem os últimos dois Exemplos; nos dois casos a diferença é a mesma: a boca se transformou "ficou torta", e as irmãs fumantes tem o pescoço mais seco. nos outros casos a diferença também é obvia!

  11. Blibli Postado em 01/Nov/2013 às 03:47

    Na última foto a que fuma tá melhor beijos. P.s.: parei de fumar faz mais de 1 ano.

  12. Ricardo Daffré Postado em 01/Nov/2013 às 04:36

    Diferença gritante, acho que só não enxerga quem fuma, ehehhehhe

  13. Andréa Diene Rocha Postado em 01/Nov/2013 às 08:53

    A diferença é bem visível sim...Sem dúvida o cigarro é um dos males mais prejudiciais à pele e cabelos...Vício terrível !!

  14. perola luz Postado em 02/Mar/2014 às 22:42

    a verdade é que o cigarro é uma droga igual a qualquer outra é terrível.

  15. Samuel Alencar Postado em 13/Mar/2014 às 06:18

    Estou tentando parar de fumar. Reduzir o péssimo hábito deu-me forças para abandonar o vício definitivamente.

O e-mail não será publicado.