Ciência 25/Oct/2013 às 15:42

Astrônomos descobrem sistema solar semelhante ao nosso

"De certa forma, ele realmente se parece com o nosso Sistema Solar, com todos os pequenos planetas no interior e os grandes planetas na parte de fora. E isso não é necessariamente o que vemos normalmente", afirmou um dos astrônomos

novo sistema solar
Descoberto novo sistema solar com 7 exoplanetas (Ilustração)

Astrônomos descobriram um raro sistema planetário com um número de planetas que se assemelha ao do sistema solar.

Duas equipes diferentes de pesquisadores apontaram para a recente descoberta de um sétimo planeta ao redor da estrela anã KIC 11442793.

O sistema tem similaridades com o nosso sistema solar — que tem oito planetas —, mas todos os seus sete planetas orbitam muito mais próximos de sua estrela, que está localizada a cerca de 2.500 anos luz da Terra.

Leia também

O sistema solar foi descrito em dois estudos colocados no Arxiv.org, um arquivo eletrônico para artigos científicos que ainda não foram publicados em um periódico cientifico.

Duas pesquisas

Uma das identificações foi feita por voluntários usando o site Planet Hunters. O site foi criado para permitir que voluntários tivessem acesso a dados públicos enviados pelo telescópio espacial Kepler da Nasa, que foi lançado para procurar os chamados exoplanetas – planetas que orbitam estrelas distantes.

Kepler usa o método de “trânsito” para descobrir novos planetas, o que significa procurar pelas curvas de luz deixadas por um planeta quando este passa em frente à sua estrela hospedeira. Mas a grande quantidade de dados existentes não permite que os cientistas examinem cada curva de luz, e por isso eles desenvolveram programas de computador para procurar a assinatura de um trânsito planetário.

“Este é o primeiro sistema de sete planetas registrado pelo Kepler. Nós acreditamos que a identificação é segura,” disse Chris Lintott, da Universidade de Oxford, coautor do artigo do Planet Hunters.

O time de Lintott submeteu sua pesquisa ao Astronomical Journal para ser revisada. Outro time de astrônomos de vários países europeus submeteu um segundo estudo registrando sua descoberta do sétimo planeta à outra publicação científica, o Astrophysical Jounal.

Semelhanças

Todos os sete planetas estão bem mais próximo de sua estrela mãe em uma comparação com as distâncias dos planetas do Sistema Solar. Na verdade, todos caberiam dentro da distância entra a Terra e o Sol — mostrando um espaço bastante “lotado”.

“Esta é uma das razões pelas quais eles são fáceis de ver, porque quanto mais perto eles estão de seu sol, mais frequentemente ele giram ao seu redor”, disse Simpson.

O novo planeta é o quinto mais distante de sua estrela mãe, e leva quase 125 dias para completar uma órbita.

Com um raio 2,8 vezes maior que o da Terra, ele faz parte de um grupo que inclui dois planetas com praticamente o mesmo porte da Terra, três “super-Terras” e dois corpos maiores.

“De certa forma, ele realmente se parece com o nosso Sistema Solar, com todos os pequenos planetas no interior e os grandes planetas na parte de fora. E isso não é necessariamente o que vemos normalmente”, disse o coautor Robert Simpson, também da Universidade de Oxford.

Acredita-se que outra estrela, a HD 10180, tenha sete ou nove sinais planetários. Um sol distante chamado GJ 887C também pode ter uma família de sete planetas.

Paul Rincon e Melissa Hogenboom, BBC News

1. Thiago Teixeira Postado em 25/Oct/2013 às 15:58

Muito louco.

2. Elielton Igor Postado em 25/Oct/2013 às 18:13

• Thiago Teixeira Postado em 28/Oct/2013 às 13:58

Sem contar que há um isolamento entre as galáxias. São distâncias muito longas o que se torma impossível ter ligação umas com as outras.

3. renato Postado em 26/Oct/2013 às 12:14

Acho isto sensacional. Como somos menores, mas não insignificantes. Fazemos parte da coisa.

4. Adalberto Postado em 28/Oct/2013 às 18:51