Redação Pragmatismo
Compartilhar
EUA 05/Sep/2013 às 15:34
6
Comentários
Opera Mundi

Serra se solidariza com Dilma e é criticado por seguidores

Serra se solidariza com Dilma por causa de espionagem norte-americana e é criticado por seguidores. Tucano classificou atitude dos EUA como "inaceitável"

O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) se solidarizou nesta quarta-feira (04/09), em sua página no Facebook, com a presidente Dilma Rousseff (PT) – adversária dele na última eleição presidencial, em 2010 – por conta das denúncias de espionagem do governo norte-americano contra autoridades brasileiras. A atitude provocou críticas dos seguidores de Serra na rede social.

“Presto aqui minha solidariedade à presidente Dilma pela espionagem de que foi alvo, revelada no último domingo pelo Fantástico da Rede Globo. É inaceitável que os Estados Unidos, de maneira ilegal e ilegítima, espionem ligações telefônicas, mensagens de celular e de correio eletrônico de um chefe de estado democraticamente eleito”, afirmou o ex-governador.

josé serra dilma espionagem eua
Serra se solidariza com Dilma por causa de espionagem norte-americana e é criticado por seguidores (Reprodução / Facebook)

Serra disse que é “surrada” a desculpa de usar o combate ao terrorismo para justificar a espionagem “Não valem agora justificativas formais para um ato tão ofensivo. Também não é aceitável a surrada invocação do combate ao terrorismo a fim de abonar as arbitrariedades dos órgãos de segurança americanos, dos quais o governo do presidente Obama é o responsável. Pistas sobre o terrorismo mundial em SMS ou e-mails da Dilma? Ridículo.”

O ex-governador continuou. “Mais ainda, ampliando o tema, fico alarmado com esse papel que a democracia norte-americana está se atribuindo: de gendarme do mundo. Acontecem coisas lamentáveis num país e as forças armadas dos Estados Unidos vão intervir? Quais serão os limites desse poder?”

Leia também

Os comentários do tucano provocaram protestos no Facebook. Seguidores do ex-governador se disseram “decepcionados” com a nota de solidariedade, além de afirmarem que Serra “perdeu uma oportunidade de ficar calado” ou preferirem “acreditar que o perfil foi hackeado”. Há também os que se mostraram arrependidos de ter votado no político.

Espionagem

A NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos) teria investigado Dilma e seus principais assessores, além do então candidato à presidência do México (e atual presidente) Enrique Peña Nieto, de acordo com documentos ultrassecretos vazados da agência pelo ex-funcionário da CIA Edward Snowden. As informações foram repassadas pelo jornalista norte-americano Glenn Greenwald, que recebeu a maior parte dos documentos de Snowden, atualmente exilado na Rússia e procurado pelos EUA.

Os documentos vazados fazem parte de uma apresentação interna da NSA. Eles mostram que foi feita espionagem de Dilma nas comunicações, incluindo o conteúdo de mensagens de texto entre assessores e colaboradores do Planalto.

Na segunda-feira (02/09), o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, afirmou que solicitou uma resposta “por escrito” do governo norte-americano. Só aí, afirmou Figueiredo, é que será decidido que eventuais ações tomar contra Washington.

“A reação dependerá do tipo de resposta que for dada. Por isso, queremos uma resposta formal e por escrito. Daí vamos ver”, afirmou Figueiredo. O governo brasileiro espera uma resposta ainda esta semana.

Opera Mundi

Recomendados para você

Comentários

  1. fernanda Postado em 05/Sep/2013 às 15:48

    Pra gente ver como este povo que ataca Dilma é irracional. O que o Serra disse não é mais do que a verdade. Se criticam o que ele disse, então estão de acordo com o que os EUA fazem e isso é preocupante, pois um povo que somente quer ser contra a Dilma sem nenhuma racionalidade, parece mais torcida de time de futebol fanática. Lamentável

    • Magali Postado em 06/Sep/2013 às 11:27

      Exatamente, Fernanda! Agem como se Dilma fosse uma arqui inimiga de histórias em quadrinho. Não há razoabilidade, é pura birra.

  2. Sérgio Postado em 05/Sep/2013 às 22:25

    Na verdade, o Serra só está pondo lenha na fogueira, porque quer que a Dilma cancele a viagem de estado que fará aos EUA, e que serão um excelente palanque. Só por isso a Globo fez a denúncia. O PIG tenta ser espertinho, rsrsrs

  3. suzana Postado em 06/Sep/2013 às 16:21

    Penso ser valiosa mostra de solidariedade. Sou a favor do Brasil. Não simpatizo com o governo Dilma.

  4. Isaac Postado em 06/Sep/2013 às 21:41

    Os EUA fizeram muita espionagem antes e durante o golpe de 64, que mergulhou o Brasil em 21 anos de atraso e ditadura sangrenta, se deu certo naquela época pq não continuaria dando certo até hoje? os objetivos nunca mudaram, impedir as reformas de base de Jango naquela época era impedir um Brasil desenvolvido hoje, tudo sobre o pretexto de luta ao comunismo, e pasmem, defesa da liberdade individual.

  5. Henrique Postado em 06/Sep/2013 às 22:35

    Isso é pura hipocrisia e armação do Sr Enganador da Atomica Bolinha de Papel. O que foi então a entrega do patrimônio brasileiro feita por ele, quando era ministro? O hipócrita do Sr Enganador da Atomica Bolinha de Papel sempre apoiou a tese do traidor da pátria/FHC, que em suas palestras defendia a tese de que países em desenvolvimento ou atrasados poderiam desenvolver-se mantendo-se dependentes de países ricos - por exemplo os Estados Unidos. O solidarização do Sr Enganador chama-se Estados Unidos do Brasil.