Redação Pragmatismo
Compartilhar
Guerra injustificável 09/Sep/2013 às 09:32
28
Comentários
Opera Mundi

Mujica sobre Síria: "Único bombardeio admissível seria de leite e biscoitos"

É impossível cessar uma guerra com mais guerra, disse José Pepe Mujica sobre a possibilidade de intervenção militar na Síria

mujica guerra síria
José Mujica sobre Síria: “Único bombardeio admissível seria de leite em pó e biscoitos” (AFP)

Em meio ao clima de tensão no Oriente Médio com a possibilidade de intervenção militar na Síria, José Mujica ironiza: “O único bombardeio admissível seria de leite em pó, biscoitos e comida”,disse.

O presidente uruguaio defende que uma ação militar não é o melhor caminho para solucionar o conflito civil no país. “Isso seria tentar apagar uma fogueira colocando mais combustível”, argumenta em referência ao plano norte-americano de intervenção. “A guerra não se resolve introduzindo mais guerra. Isso leva a situação para um caminho de conflitos intermináveis que promove um profundo ressentimento que vai transformar em luta e resistência “aqui e ali”, reitera em entrevista a uma emissora local do Uruguai.

Leia também

Citado pela imprensa espanhola neste sábado (07/09), o presidente uruguaio fez referências na história contemporânea para argumentar os impactos negativos da guerra. “Cada uma das tentativas nos últimos 30 anos de impor a democracia ocidental – da forma como conhecemos –, na Ásia ou no mundo Árabe, teve o resultado semelhante de sacrifício e dor”, analisou ao El Pais.

Na contramão de Mujica, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu aos membros do Congresso que não fechem os olhos ao uso de armas químicas na Síria. “Nós somos os Estados Unidos. Não podemos ficar cegos diante das imagens da Síria. É por isso que peço aos membros do Congresso, dos dois partidos, que se unam e ajam para promover o mundo onde nós queremos viver, o mundo que queremos deixar aos nossos filhos e às futuras gerações”, disse Obama, que procura o apoio do Congresso para ataques militares à Síria. O presidente falou à população em um programa semanal de rádio.

O Congresso norte-americano deve começar, na segunda-feira (9), a debater os ataques defendidos por Barack Obama como reação ao uso de armas químicas no dia 21 de agosto, nos arredores de Damasco, capital síria, pelo qual responsabiliza o regime do presidente Bashar Al Assad.

Opera Mundi

Recomendados para você

Comentários

  1. Marco Cavalcante Postado em 09/Sep/2013 às 10:58

    Sou fã incondicional do Mujica...depois o povo americano não sabe o motivo do 11 de Setembro !!!

    • Milton Santos de Amorim Postado em 09/Sep/2013 às 12:59

      Poxa vida até que enfim alguém faz uma observação lúcida sobre o 11 de setembro. É isso aí, país que gosta de guerrear pode ter a guerra no seu próprio quintal. É o velho ditado, "Quem com ferro fere, com ferro será ferido"

      • sirlei Postado em 10/Sep/2013 às 16:06

        É isso ai mesmo, concordo com você!!! Milton Santos de Amorim

      • Janah Postado em 05/Oct/2013 às 19:58

        O problema é que os ianques pensam que o quintal deles é aqui

    • Tarcísio Vasconcelos Postado em 10/Sep/2013 às 10:50

      Ou seja, na opinião de vocês, o erro de poucos pode ser pago pelo sangue de muitos. 11 de setembro foi um dos momentos mais tristes da nossa história como humanos e vocês dizem: "eles sabiam que podia acontecer, cutucaram com vara curta, mimimi"... Patetas monstruosos. São pessoas como vocês que justificam estupros com a "provocação" sob o 'fenômeno do mundo justo'.

  2. Carlos Prado Postado em 09/Sep/2013 às 11:03

    E erva mate! Estamos vendo a história se repetir. Desta vez as armas químicas realmente existiram. Mas em compensação não se sabe de quem eram. É os Estados Unidos mostrando mais uma vez a política democrática de atirar primeiro e perguntar depois.

  3. Carlos Prado Postado em 09/Sep/2013 às 11:39

    Mesmo não sendo fã de teorias da conspiração, dá até pra dizer que o 11/09 foi feito pelos EUA. Estão sempre buscando um motivo, mesmo que incompleto e incongruente, para justificar uma guerra. Desta vez são armas químicas que nem se sabe de quem eram. Mas matar pode, só não pode com armas químicas que já é demais, né?

  4. Ricardo da silva pereira Postado em 09/Sep/2013 às 12:09

    O Imperialismo Estadunidense,sempre irá que se apossar de de outra nações.até porquê o imperialismo eh isso! e nós temos que combatermos dia a dia!

  5. Gilmar Postado em 09/Sep/2013 às 13:02

    EUA são os maiores hipócritas do mundo. Estão tramando a 3º Guerra Mundial.

    • Meirivam Costa. Postado em 09/Sep/2013 às 22:18

      Concordo, Gilmar... Veja o documentário " Os mestres do dinheiro " e " A conspiração ". Depois, à medida que você for vendo, aparecerá mais que valem a pena ver completos. Abraços.

  6. João Postado em 09/Sep/2013 às 14:27

    E o Obama ganhou o Nobel da Paz! Coisa mais ridícula!! Transferência do Nobel do Obama pro Mujica agora!

    • Adriano Lubianaa Postado em 09/Sep/2013 às 22:15

      Concordo contigo fera! Onde ja se viu um nobel da paz articulando guerra?

    • Edna Postado em 12/Sep/2013 às 09:49

      Apoiadíssimo João!!

  7. NEIDE Postado em 09/Sep/2013 às 17:15

    ESSE SIM UM VERDADEIRO GOVERNANTE, HOMEM DO POVO, POPULAR E CONSCIENTE DOS SEUS ATOS !OS ESTADOS UNIDOS QUEREM DESTRUI;C'AO COMANDAR O MUNDO. QUEM DEVE RECEBER HONRA NACIONAL (MUJICA).

  8. Sergio Delvair Postado em 09/Sep/2013 às 17:20

    esse sim é um exemplo de Homem do bem para o povo do mundo. eu sou fã incondicional dele.

  9. Fabiana Postado em 09/Sep/2013 às 18:53

    Eu amo este homem!

  10. Reynaldo Postado em 09/Sep/2013 às 20:52

    Ele é fofo! rsrsrs

  11. Fátima Postado em 09/Sep/2013 às 22:29

    Atacar, atacar e atacar esse é o lema de USA, o negócio é ajudar a promovera a paz, concordo com o presidente Mujica ( não se apaga um fogo com combustível)

  12. bruno carvalho Postado em 09/Sep/2013 às 22:42

    Pensamento de Pollyanna. Talvez, da próxima vez em que Assad for praticar um massacre contra civis inocentes, ele pense no que disse Mujica, desista e resolva distribuir docinhos.

  13. Danilo Postado em 09/Sep/2013 às 22:49

    Os Estados Unidos são cegos pelo poder. Acreditam realmente que tem um papel especial no mundo. Narcisistas megalomaníacos.

  14. Rui Rosato Postado em 10/Sep/2013 às 00:42

    Quem é contra a ocupação pensa que rebeldes e governo da Síria estão brincando de pique esconde. Há tempos ocorre essa matanca interna na Síria e conversa e até ameaças da ONU não resolveu. Não tem outra saida.

    • Jeferson Santos Postado em 10/Sep/2013 às 03:36

      Claro que tem saída, bicho. Mas sem dúvida não é esse discurso estadunidense de "temos que invadir porque somos os estados unidos". Leia de novo esse discurso de Obama. A primeira frase que ele diz é clara : "Vamos invadir porque NÓS SOMOS OS ESTADOS UNIDOS". Em suma: eles PODEM. Se o Brasil quiser invadir qualquer país americano, será rechaçado na hora. O Brasil não pode. ELES podem. E esses illuminatis ainda têm a cara de pau de rechaçar a insinuação secular de que agem como se fossem a polícia e o bombeiro do mundo... A guerra civil em Angola corre solta, matando geral; vários países africanos têm carnificinas diárias. Mas lá não tem petróleo, então os africanos podem brincar de pique-esconde à vontade... Fala sério! "...o mundo que queremos deixar aos nossos filhos e às futuras gerações..." Traduzindo: o mundo que será de nosso filhos e futuras gerações IANQUES!!! MALDITOS ILLUMINATIS!!!!

    • Victoria Postado em 10/Sep/2013 às 23:25

      E como ela pode resolver? Claro que não são todos, mas alguns grupos de rebeldes são unidos à Al Qaeda.

  15. Angélica Lucena Postado em 10/Sep/2013 às 01:04

    Gente, se diz que não se deve discutir, nem de futebol, religião e nem de política! Mas, vou fazer meu comentário assim mesmo! Sou contra a qualquer tipo de guerra, tortura e etc...mas os EUA e seus países aliados tem sempre constantes ameaças de terrorismo! A Alemanha inventou essa arma química na época do holocausto(Hitler)! Se os países civilizados, em constante desenvolvimento, são ameaçados por ditadores terroristas cruéis, com o perigo dessa arma, esse gás ser implantado nesses países e milhares e milhares de inocentes pelo mundo ser atingido por essa arma, quem vai pagar essa conta? Vocês acham que deve ser deixado pra lá e que esses terroristas sigam fabricando? Também concordo com Mujica, tem que ser tirado pão, leite, biscoito em Somália, Etiópia, Moçambique, Angola e por ai vai...esses países não fazem ameaças a outros países desenvolvidos! Agora eu acho, que se eu e minha família, meus amigos estão correndo perigo de um futuro ataque por esse tipo de armamento, não se deve cruzar os bracos e esperar o resultado disso!!! Algo tem que ser feito!!! Chegar a um acordo pacifico, esse seria o correto, mas eles não entendem de passividade!!! Como vocês acham que se resolve isso? Pedindo para eles pararem de fabricar e deixarem de ameaçar??? Obama está pedindo que eles entreguem a arma química, para evitar uma invasão EUA, vamos ver o que vai acontecer!!! É uma difícil situação a ser resolvida...não sou evangélica, mas sou Cristã, vejam esse vídeo são eles que querem que o mundo seja como eles!!! Guerra na Síria: mais cristãos decapitados e igrejas destruídas http://noticias.gospelprime.com.br/guerra-na-siria-mais-cristaos-sao-decapitados-e-igrejas-destruidas/

  16. Donata Postado em 10/Sep/2013 às 07:48

    Mujuca, tem fala consciente, é autoridade em seu comentário e deveria ser ouvido com respeito; mas nós latinos ainda somos tratados como um povo mediocre e sem potencial intelectual e financeiro para opinar em questões mundiais!!!

  17. mama Postado em 10/Sep/2013 às 12:08

    A Paz deve prevalecer no Mundo, infelizmente temos o Estados Unidos , quando lhe Apetece levanta e Ataca, matando inocentes, vejam o Iraque, que nunca mais ira encontrar se(como antes, sem matanças deste tamanho)Nunca se pode dizer nunca ,mas pelo menos nos dez anos futuro nao creio,quero que a realidade desminta o meu pessimismo.

  18. Olga Postado em 10/Sep/2013 às 13:04

    Cuántas ironías macabras!!!... Un Premio Novel dela Paz, loco por hacer la guerra. Armas químicas matan si, las bombas de la democracia y la libertad, qué hacen? se puede matar a discresión con bombas y balas...si salen de los EEUU. Quién garante que las armas químicas fueron de los sirios? Con el historial beligerante de EEUU, no será que fue fabricado un motivo para iniciar otra guerra? Quienes son éstos occidentales para intervenir en otros países? Ellos se autoerigieron en defensores de la democracia y la libertad!!! Y hacen la guerra? matan civiles, ancianos y niños... Obama loco por mandar a matar a quien quiera que sea...dice que se importa con los inocentes que murieron por acción de las armas químicas y él quiere remartar los que quedaron con balas y bombas?? Es tan idiota toda la situación que se piensa que sus intereses en recursos naturales, en inversión de armas, etc, es más importante que la vida de muchos...y que el resto del mundo no piensa ni razona...Ahhhh...falta de conciencia, de respeto, justifican lo injustificable... El mundo entero debía ponerle freno a estas actitudes y acciones repletas de intención y maldad!!! No puede jamás el oriente ser ni parecerse al occidente...!!!

  19. Fernanda Postado em 11/Sep/2013 às 08:59

    cada dia que passa fico mais fã do Mujica