Redação Pragmatismo
Compartilhar
América Latina 25/Sep/2013 às 16:54
89
Comentários
Opera Mundi

Mujica faz discurso épico na ONU

Se o discurso de Dilma na ONU foi emblemático, o de Mujica foi inspirador. Presidente uruguaio criticou sociedade capitalista, lamentou embargo a Cuba, colonialismo nas Malvinas e a pobreza na América Latina. Assista abaixo

mujica onu
Pepe Mujica discursa na ONU: “Parece que nascemos só para consumir e consumir. E quando não podemos, carregamos frustração, pobreza e autoexclusão” (Reprodução / UN)

O presidente do Uruguai, José Mujica, criticou duramente o consumismo durante seu discurso na 68º Assembleia Geral da ONU, em Nova York, nesta terça-feira (24/09). “O deus mercado organiza a economia, a vida e financia a aparência de felicidade. Parece que nascemos só para consumir e consumir. E quando não podemos, carregamos frustração, pobreza e autoexclusão”, afirmou.

No discurso, que durou 40 minutos, ele também elogiou a utopia “de seu tempo”, mencionou sua luta pelo antigo sonho de uma “sociedade libertária e sem classes” e destacou a importância da ONU, que se traduz para ele um “sonho de paz para a humanidade”.

Leia mais:
Pepe Mujica: “pobre é quem precisa de muito para viver”

Aos jornais uruguaios, Mujica prometeu um “discurso exótico” e fugiu do protocolo ao dizer que “tem angústia pelo futuro” e que nossa “primeira tarefa é salvar a vida humana”. “Sou do Sul (…) e carrego inequivocamente milhões de pessoas pobres na América Latina, carrego as culturas originárias esmagadas, o resto do colonialismo nas Malvinas, os bloqueios inúteis a Cuba, carrego a consequência da vigilância eletrônica, que gera desconfiança que nos envenena inutilmente. Carrego a dívida social e a necessidade de defender a Amazônia, nossos rios, de lutar por pátria para todos e que a Colômbia possa encontrar o caminho da paz, com o dever de lutar pela tolerância”.

A humanidade sacrificou os deuses imateriais e ocupou o templo com o “deus mercado, que organiza a economia, a vida e financia a aparência de felicidade. Parece que nascemos só para consumir e consumir. E quando não podemos, carregamos a frustração, a pobreza, a autoexclusão”. No mesmo tom, ressaltou o fracasso do modelo adotado no capitalismo: “o certo hoje é que para a sociedade consumir como um americano médio seriam necessários três planetas. Nossa civilização montou um desafio mentiroso”.

Leia também

Para o presidente, o atual modelo de civilização “é contra os ciclos naturais, contra a liberdade, que supõe ter tempo para viver, (…) é uma civilização contra o tempo livre, que não se paga, que não se compra e que é o que nos permite viver as relações humanas”, porque “só o amor, a amizade, a solidariedade, e a família transcendem”. “Arrasamos as selvas e implantamos selvas de cimento. Enfrentamos o sedentarismo com esteiras, a insônia com remédios. E pensamos que somos felizes ao deixar o humano”.

Paz e guerra

“A cada 2 minutos se gastam dois milhões de dólares em insumos militares. As pesquisas médicas correspondem à quinta parte dos investimentos militares”, criticou o presidente ao sustentar que ainda estamos na pré-história: “enquanto o homem recorrer à guerra quando fracassar a política, estaremos na pré-história”, defendeu.

Assim, criamos “este processo do qual não podemos sair e causa ódio, fanatismo, desconfiança, novas guerras; eu sei que é fácil poeticamente autocriticarmos. Mas seria possível se firmássemos acordos de política planetária que nos garantam a paz”. Ao invés disso, “bloqueiam os espaços da ONU, que foi criada com um sonho de paz para a humanidade”.

O uruguaio também abordou a debilidade da ONU, que “se burocratiza por falta de poder e autonomia, de reconhecimento e de uma democracia e de um mundo que corresponda à maioria do planeta”.

“Nosso pequeno país tem a maior quantidade de soldados em missões de paz e estamos onde queiram que estejamos, e somos pequenos”. Dizemos com conhecimento de causa, garantiu o mandatário, que “estes sonhos, estes desafios que estão no horizonte implicam lutar por uma agenda de acordos mundiais para governar nossa história e superar as ameaças à vida”. Para isso é “preciso entender que os indigentes do mundo não são da África, ou da América Latina e sim de toda humanidade que, globalizada, deve se empenhar no desenvolvimento para a vida”.

“Pensem que a vida humana é um milagre e nada vale mais que a vida. E que nosso dever biológico é acima de todas as coisas, impulsionar e multiplicar a vida e entendermos que a espécie somos nós” e concluiu: “a espécie deveria ter um governo para a humanidade que supere o individualismo e crie cabeças políticas”.

Assista a íntegra do discurso de Pepe Mujica:

com Opera Mundi e Portal Vermelho

Recomendados para você

Comentários

  1. Gleidson Postado em 25/Sep/2013 às 17:58

    Gostei deste cara!!!

  2. Marcos Postado em 25/Sep/2013 às 18:51

    Discurso da NWO em um velhinho inocente.

    • Michel Postado em 25/Sep/2013 às 21:40

      cara vc e' um pobre coitado...

      • Marcos Postado em 25/Sep/2013 às 22:01

        Alguns nomes que queriam um mundo melhor, Hitler, Che, Mao, Fidel, Stalin, Pol Pot, fique longe de mim com seu mundo melhor e se aproximar leva bala.

      • Leandro de Souza Postado em 25/Sep/2013 às 22:03

        o único coitado aqui é você e sua ignorância sua falta de criação e educação adequada é tanto que sua noção jã não existe mais, reflita sobre as palavras de Pepe Mujica e veja se aprende algo.

      • Rodrigo Postado em 25/Sep/2013 às 23:59

        E pessoas como você faziam o serviço sujo para eles com muito prazer, Marcos covarde

      • Melina Postado em 26/Sep/2013 às 12:03

        Esse Marcos só pode ser um troll.

    • ivonei Postado em 25/Sep/2013 às 23:03

      Marcos, vc é do tipo que reproduz tudo que le na veja? não vale bobagem homem! Comparar Che com hitler? leu isso na veja tbm?

    • Rodrigo Postado em 26/Sep/2013 às 00:01

      Marcos, pessoas como você faziam o serviço sujo para eles, com muito prazer; bem como para Pinochet, o Rei Leopoldo, as potências coloniais, as empresas como Chiquita Banana...

      • Drica Postado em 26/Sep/2013 às 10:13

        Queriam um mundo melhor Marcos? Onde você leu isso? Já está na hora de ler mais do que o livro de História do Ensino Médio... Que papelão.

    • Bruno Postado em 26/Sep/2013 às 00:48

      Já diagnosticaram seu problema mental? É melhor não contrariar?

    • olinto Postado em 26/Sep/2013 às 08:44

      Mujica inocente?

    • woshington Postado em 26/Sep/2013 às 09:59

      Inocentes são aqueles que acreditam na violência como forma de resolução de conflitos e perdem suas vidas prematuramente de maneira trágica, na verdade são como uma doença, um câncer social

    • Cavalcanti Postado em 26/Sep/2013 às 14:52

      E vc é esperto?

    • lidio Postado em 26/Sep/2013 às 15:13

      o velhinho pode ser inocente mais o discurso e a realidade que vivemos somos governados por bestas humanas assim como aqueles que vc citou abaixo porque eles precisam de colaboradores para governar e ai prevalesse o poder de alguns

    • Cesar Ribeiro Postado em 27/Sep/2013 às 17:58

      Imbecil!!!

  3. Marcelo Postado em 25/Sep/2013 às 21:00

    Incrível a Lucidez e a capacidade de tornar situações críticas em falas simples.

  4. Andreza Postado em 25/Sep/2013 às 21:01

    Poderiam por legenda...

    • Hugo Postado em 25/Sep/2013 às 21:55

      Verdade

    • Francisco Tomé de Castro Postado em 26/Sep/2013 às 07:53

      Viva Mujica, o único presidente de esquerda de verdade na América Latina. Deveria ter sido o discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU. Ninguém aguenta mais a presidente pateta do Brasil!!!!

      • EDUARDO Postado em 27/Sep/2013 às 18:08

        NOSSA PRESIDENTE É UMA COMUNISTA VINGATIVA, PRESA AO PASSADO QUE ELA MESMA CAUSOU, E, TEVE QUE RESPONDER PELAS LEIS DA ÉPOCA. ELA NÃO EVOLUIU, NEM SUA CORJA DO PT!

      • Tchekowski Postado em 10/Nov/2014 às 14:56

        Não é o que mostrou nas urnas a maioria do povo brasileiro.

  5. maria araujo Postado em 25/Sep/2013 às 21:12

    salve pepe mujica!!!

  6. Carlos Garcia Postado em 25/Sep/2013 às 21:16

    Um discurso de quem olha olha o planeta e seus grandes desafios - pessoais, comunitários, nacionais, continentais e planetários, saindo da agenda pré estabelecida pelo mercado; mercado das armas e da guerra; do consumo desenfreado e desnecessário; das dominações entre países que impõe embargos e muitas outras dificuldades aos que não obedecem a ordem estabelecida; que derruba lideranças ao mesmo tempo que sustenta outras tantas; que para produzir cada vez mais não tem a menor cerimônia em desmatar, poluir e invadir terras de indígenas. É muito importante o surgimento de lideranças que que saiam do jogo do senso comum, que denunciem o modo como vivemos e nos organizamos, os valores centrais, as idéias e pessoas que sustentam a nossa civilização falida ... falida pq não sabe ou não tem interesse em resolver as questões básicas e elementares da humanidade. O mantra moderno se repete e é sustentado como a grande verdade, o valor supremo: crescer, produzir, acumular! acumular, produzir, crescer; produzir, acumular e crescer!!!!!!!! A esperança é a capacidade de de entender como vivemos e achar que muita coisa poderia e deveria ser diferente; a ousadia é trabalhar para que a esperança se concretize. Gostei do velhinho.

    • adriano Postado em 25/Sep/2013 às 22:02

      Parabéns Carlos Garcia pelo seu comentário.

    • luciane melzer Postado em 26/Sep/2013 às 08:03

      Tudo pelo Poder !!! Parabéns Carlos Garcia !! Também gostei do velhinho ,o mundo precisa de mais pessoas humanas !!!

  7. Nilton C. Postado em 25/Sep/2013 às 21:23

    Pelas frases me interessei em assistir o discurso... Muito inteligente o carinha, rsrs

  8. daniel Postado em 25/Sep/2013 às 21:33

    irrepreensível, espero que não tenha encontrado ouvidos moucos

  9. Ezequiel dias Postado em 25/Sep/2013 às 22:28

    Esse camarada falou tudo em seu discurso! Merece respeito... a América Latina está ao seu lado!

  10. Juliana Postado em 25/Sep/2013 às 22:32

    Grande Pepe Mujica! Falou lindamente em seu discurso...

  11. Elfo da Floresta Roxa Postado em 25/Sep/2013 às 22:44

    A humanidade sacrificou os deuses imateriais e ocupou o templo com o “deus mercado, que organiza a economia, a vida e financia a aparência de felicidade. Parece que nascemos só para consumir e consumir. E quando não podemos, carregamos a frustração, a pobreza, a autoexclusão”. No mesmo tom, ressaltou o fracasso do modelo adotado no capitalismo: “o certo hoje é que para a sociedade consumir como um americano médio seriam necessários três planetas. Nossa civilização montou um desafio mentiroso”. Qual a necessidade disso?

  12. Helio Postado em 25/Sep/2013 às 22:48

    Todo esse papo manso em favor de um mundo melhor subjulgando e condenando a sociedade atual propondo como solução ações políticas partindo de burocratas e líderes de estado sempre deixa o povão em transe. As massas ainda continuam caindo no conto do vigário...

  13. Gabriel Postado em 25/Sep/2013 às 22:55

    Brilhante! Apenas contraditório ao reafirmar as liberdades subjetivas e um discurso antiglobalização, e antes de concluir o discurso, propor um governo global à espécie humana, quando o caminho mais natural para a reafirmação das liberdades subjetivas e comunitárias é o Anarquismo ou seus primos próximos, e não a centralização do poder global.

  14. Antonio Postado em 25/Sep/2013 às 23:06

    Todo pronunciamento dele é carregado de lealdade e sabedoria.

  15. Maria de Lourdes Cardoso Postado em 25/Sep/2013 às 23:33

    Um discurso marxista, produção, consumo, capitalismo que não deu certo. Fala de uma nação onde impera humildade, a pobreza. A ONU que perde o poder de missão de paz. Não somos iguais. O homem está na pré-história apesar da material bélico. Toda a humanidade, globalizada, sofre sem os recursos necessários. A cidades cresçem, mas as matas também desaparecem. Discurso filosófico, todos os sonhos são possíveis, mas não há felicidade. Referiu-se ao planeta várias vezes, a crematística de Aristóteles, a destruição. Um discurso que passa para a história.

    • Tales Costa Postado em 26/Sep/2013 às 00:12

      O mundo socialista, infelizmente, só é maravilhoso na teoria. Os exemplos que vimos na prática não funcionaram. É impossível nos dias atuais vivermos sem o capitalismo, porém esse sistema criou ideologias ridículas de exclusão, de quem tem mais dinheiro deve oprimir os menos favorecidos, o consumo absurdo, entre várias outras coisas. O problema não está de certa forma no capitalismo em si, e sim, na mente das pessoas que se deixam levar demais por ele. Conforto? é claro que todo mundo quer, mas tudo tem seus limites. Não precisamos trabalhar até sair sangue para ter a TV que o vizinho tem. Se pararmos para pensar, a minha vida e a vida de todos está nas mãos dos banqueiros de Wall Street.... já sabemos que um falha lá, é capaz de derrubar milhões. O mundo está entrando em um colapso econômico, social e ambiental. As provas são claras, hoje não damos importância, mas a cada ano que passa está ficando cada vez mais difícil viver nesse mundo, só que ainda sim as pessoas não repensam em suas atitudes. O discurso deste senhor é perfeito, só que sabemos que nunca irá se concretizar suas palavras. A única coisa que podemos fazer tentar mudar nosso modo de agir frente a isso tudo.

    • Marcos Postado em 26/Sep/2013 às 14:48

      Marxismo é uma doença, atrasa a humanidade e só gera mortes alem de entregar para o estado o controle total, nenhum país desenvolvido é marxista, o comunismo fali antes de conseguir existir, vão morrer sonhando, gente que vive fora da realidade mais atrapalha do que ajuda. Sinceramente se me pagarem 5 reais eu faço um discurso marxista melhor que esse velhinho ae. Sou realista e sempre fui, mundo da lua não é comigo. "Imagine all the people Living for today" Paz e amor, viva o amor.

      • ravi Postado em 26/Sep/2013 às 15:16

        no que voce acredita então? que estamos caminhando para o sentido certo ? que cada um tem que cuidar do seu ? você e feliz assim ?

      • Cesar Ribeiro Postado em 27/Sep/2013 às 18:08

        Saquei, o caminho certo é o mundo dominado por grandes corporações ditando todas as regras, como já estamos a caminho, né isso?!! Parabéns, quanta lucidez, quanto realismo!!! Nós estamos fudidos, pois o que Pepe deseja, provavelmente, nunca se realizará... Azar o nosso...

      • Carlos Prado Postado em 31/Dec/2013 às 15:15

        Como assim, Ravi. Então não somos nós que devemos garantir o nosso, mas devemos esperar um estado nos dar? Mas para o estado nos dar alguma coisa primeiro ele não nos toma e depois de passar por vários burocratas e pagar o salario de vários carimbadores não retorna para a gente??

      • Carlos Prado Postado em 31/Dec/2013 às 15:19

        Cesar, grandes corporações são resultados do favorecimento de pessoas pelo saque do governo. No Brasil empresas como as do grupo X, odebrech e delta crescem se beneficiando do governo. Num mundo socialista o mesmo aconteceria, porém mais intensamente, pois não há concorrência e não há o porque entregar qualidade. Não sou eu ou você que escolhe investir numa dessas grandes, mas estamos investindo. Ou não é o nosso dinheiro que está indo para empresas ligadas ao governo e que carregam altos prejuízos. Se não fosse o nosso dinheiro sendo estregue a eles por empréstimos que eles não precisam pagar, já tinham quebrado.

  16. Leonardo Postado em 26/Sep/2013 às 03:04

    INCOMPARAVELMENTE SUPERIORCOM O DISCURSO EGOÍSTA DA DILMA QUE SÓ FOI LÁ PARA TORRAR DINHEIRO BRASILEIRO EM NOVA YORK !!!!!!!!! Me diga uma informação útil que os EUA tirou do Brasil ??, tecnologia alienígena ??, mensalão ??

    • Sissi Postado em 26/Sep/2013 às 04:31

      vai ler mais, rapaz, deixa de ser ignorante

    • Eduardo Ellery Postado em 26/Sep/2013 às 09:30

      Que loucura! Eu não consigo gravar muito bem o que você falou...

      • Willian Savio Postado em 27/Sep/2013 às 10:13

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Cada vez que eu lembro do caetano, racho de rir. Como você é burro...

    • Paranauê Postado em 26/Sep/2013 às 09:55

      Não esqueça de limpar a sua baba no teclado do computador.

    • Eduardo Postado em 26/Sep/2013 às 11:24

      Só informações estratégicas para fortalecer ainda o seu mercado em detrimento do nosso... Dados de como os brasileiros consomem e como, mais e mais, eles empurram seus produtos em cima de nós...

    • Rodrigo Barros Postado em 26/Sep/2013 às 12:44

      Não seja alienado rapaz, a política externa americana asfixia qualquer coisa que a ameace economicamente. O Brasil está no prejuízo com a espionagem na Petrobrás eles roubaram dados importantes de um ponto estratégico brasileiro.

    • Leda Postado em 26/Sep/2013 às 13:34

      Tem gente que nāo perde a chance de ficar calado!

  17. Ernane Postado em 26/Sep/2013 às 08:28

    Se o Socialismo/Comunismo é tão bom, por que não existe uma nação dentre as mais desenvolvidas, digo IDH, qualidade de vida e por ai vai......!!! A página é válida como todas as outras tendenciosas. Observo como o ódio do ser humano fica a flor da pele quando alguns discordam dos outros ou não aceitam sua opinião, melhor não respeitam as diferenças, então como podem conviver num mundo utópico concebido desejado. Cuda tem restrições de algumas nações isso não quer dizer todas. Creio que é um discurso muito furado ficar colocando Cuba, fracasso total de uma ideologia, como uma coitadinha que não desenvolveu-se devido a bloqueios econômicos. A história deveria ser vista observada sob ponto de vista dialético, posso até, está errado na colocação mas na história não exite esse "SE". Tantos e tantos ditadores cruéis, sanguinários que sacrificaram milhares de vidas para que .................? Apenas afirma suas convicções frustadas....? Me perdoem mas esse Che foi muito mais que um FDP, foi alguém que buscou o bem estar dos seus e o resto, dos que descordavam dele, ia para o " Paredon".

    • Anita Marques Postado em 26/Sep/2013 às 08:46

      Já houve a falência do comunismo, agora é a falência do capitalismo. Há muito tempo precisamos de opções.

      • Ernane Postado em 30/Sep/2013 às 08:46

        Não diria de um "novo" modelo mas de possibilidades, de respeito, de foco, de horizonte pois o país a muito não tem e diria mais. 20 anos o país vem patinando seu desenvolvimento é medíocre pelas dimensões e riqueza, não aproveita espaços. O que creio ser um dos "câncer" é essa altíssima carga tributária acompanhada "burrocraria" tantas ponderações para se abrir uma empresa, investimento, que inviabiliza outras uma CLT tatalmente desatualizada. Veja observe, nos países desenvolvidos as relações de trabalho. CREIO QUE, DE FATO, O QUE FALTA É VERGONHA NA CARA DE CERTO REPRESENTANTES E INVESTIREM MACIÇAMENTE EM....... E D U A C A Ç Ã O.

      • Carlos Prado Postado em 31/Dec/2013 às 15:33

        Falência do corporativismo, está na hora de permitirmos que o capitalismo trabalhe. Não é capitalismo quando grupos ligados ao governo conseguem cobrir todos os seus prejuízos com o dinheiro do cidadão. Isto na verdade é a filosofia do fascismo. No capitalismo mesmo cada um que arque com os seus prejuízos e busque satisfazer seus possíveis clientes. O desenvolvimento capitalismo permitiu melhorar a condição de todos. Hoje um pobre tem mais acesso a bens que um rico senhor da antiguidade. Produz-se roupas, entretenimento e comida aos mais pobres. Estes tinham que se contentar com o resto do que os ricos conseguiam para si. Antes do capitalismo tinha que se trabalhar como um condenado para tentar produzir o que se comer. Havia a malthusiana limitação de recursos para a população crescer. Com o capitalismo era possível trabalhar e se não conseguisse capital para abrir seu próprio negocio, pelo menos já era possível conseguir mais que o básico para a sobrevivência. Agora com o governo saqueando o que o pobre produz para dar aos ricos não tem condições. Não há bolsa-família que resolva. Saca-se o que é do pobre para colocar em bndes e emprestar a juros negativos a quem quiser molhar umas mãos com o troco. O capitalismo não pode falir porque senão não á solução, não se produz mais do que o produtor precisa para conseguir se alimentar e os pobres ficarão mais pobres por não conseguir produtos e por não conseguir produzir o seu. No capitalismo pessoas criativas conseguem cada vez mais sanar o mercado com as suas necessidades. E quanto mais o mercado for atendido, mas os diversos setores conseguirão produtos baratos para produzir mais barato. Ai teremos cada vez mais produtos bons e baratos para a população pobre. Mais do necessidade alimentar, mais do que necessidades higiênicas e vestuárias, mas o supérfluo, o entretenimento, a vontade individual, artística, expressiva, humorística, saudosista.

      • Carlos Prado Postado em 31/Dec/2013 às 15:42

        Concluindo o último comentário, o que deve ser falido é a organização de conceder benefícios aos grandes com o que é dos pequenos. Hoje os governos fazem isto para "estimular as industrias", confiscam o que dos pequenos e entregam aos grandes. Mas não há sentido num produto industrial se ele não atender o que o público quer. Se o pessoal quiser eles pegarão seu dinheiro e comprarão de livre vontade o produto da industria. E o empresário tem que estar atento a isto: o que o povo quer. Nesse arranjo atual não é necessário isto, pois se a empresa de um grande estiver em maus lençóis só é necessário o estado injetar o dinheiro do povo que rejeitou os produtos daquela empresa antes. Isto é corporativismo, mercantilismo. Não é capitalismo. É este o modelo que deve falir. A Inglaterra dominar a Índia em nada ajuda a loja de um comerciante de Liverpool tentando satisfazer seus vizinhos de bairro. Só ajuda o poderoso fabricante de ferrovias que tem um filho ministro. Só ajuda um poderoso barão da câmara dos lordes querendo saquear carvão. Este modelo de o Estado ajudando os grandes com os recursos dos pequenos que deve sumir. De resto o capitalismo é voluntário. Se eu quero alguma coisa posso trocar por outra, e todos os envolvidos estarão de acordo. Nada de governo ou polícia ou magnata forçar a algo.

    • Cezar Postado em 26/Sep/2013 às 09:37

      Ernane, em primeiro lugar você confunde socialismo e comunismo. Não são a mesma coisa, embora possam andar juntos. As nações nórdicas, de alto IDH, tem políticas claramentes inspiradas e inspiradoras da social democracia. Veja o caso da Noruega.

      • Ernane Postado em 30/Sep/2013 às 08:52

        Cezar, não confundo amigo quando frisei tal situação é porque não vejo mais ideologias utópicas. Concebo a políticas voltadas para o bem social, cada um de nós temos nossas convicções no entanto muitos não respeitas colocações e se revoltam uns contra os outros veja os comentários, sabia dessa reação após postar. Social democracia é uma vertente que prioriza a valorização do ser humano,com ênfase.

    • Alan Postado em 26/Sep/2013 às 09:50

      Ernane, mas o que você achou do discurso do Mujica... especificamente?

    • Daniel Postado em 26/Sep/2013 às 10:25

      O Ernane, o IDH da Suécia é o melhor do mundo, o socialismo é possível ...mas se o IDN é baixo não é socialismo, é capitalismo de estado.

    • Carla Postado em 26/Sep/2013 às 11:26

      ele não falou em socialismo, nem em comunismo. Vocês ouviram o que ele falou?

      • Che Guevara Postado em 26/Sep/2013 às 12:12

        tem gente que só ouve o que quer...

      • André Postado em 26/Sep/2013 às 12:23

        De fato Carla, ele apenas atacou as "falsas necessidades". Falou bem e pratica o que está dizendo. Quanto a nações desenvolvidas, IDH, será que Ernane já procurou se informar o que se considera para tais índices ilusórios? Coitadinho...

      • Machado Postado em 26/Sep/2013 às 14:27

        Embora não tenha falado ele é um verdadeiro socialista. Não se aproveita do cargo para levar vantagens, não faz discurso com inteção de ganhar votos. Ele traja roupas simples, divide seu salário de Presidente, com os pobres e governa um país carente. Socialismo é o que ele pratica, não o que outros políticos usam como mascara mpara tirar proveito.

    • Felipe Postado em 26/Sep/2013 às 12:04

      cara, porque você resolveu escrever se é só pra falar bosta?

    • Rodrigo Barros Postado em 26/Sep/2013 às 12:47

      Caro Ernane, creio que deveria ver o vídeo novamente, Mujica apenas disse que o consumismo excessivo juntamente com a vaidade humana está matando o mundo.

    • Welton Postado em 26/Sep/2013 às 13:21

      Ernane, você já ouviu falar em Suécia, Noruega, Suiça? Esses países vivem em Democracia Social que se caracteriza com altas cargas tributárias coordenadas pelo poder estatal afim de equalizar as diferenças sociais. O presidente de uma empresa ganha quase a mesma coisa que seu faxineiro.

      • Carlos Prado Postado em 31/Dec/2013 às 15:45

        Então será que não era mais fácil ter sido faxineiro. Teria menos riscos e menos trabalho do que ficar estudando necessidades, riscos e apostando dinheiro em algo que se poderia perder tudo. Talvez não faxineiro, mas ele poderia ter parado em algo mais garantido.

    • Alexandre Postado em 26/Sep/2013 às 14:50

      Ernane muito interessante seu comentário mas parece que não leu os desejos e as problemáticas, levantados pelo presidente do Uruguai. E concordo que socialismo, já demonstrou de forma em autoritária que não seria a saída para os males que afligem a sociedade. Mas e necessário uma mudança do ser humano esta gana de querer para si mesmo (eu me coloco no meio deste) a vontade um e maior que a vontade de muito e na minha opinião (termo de merda minha opinião) o Mujica (e não estou sendo inocente sei de suas tendencias) faz a pergunta como sera o futuro? E eu não tenho uma resposta para esta pergunta

  18. clebio Postado em 26/Sep/2013 às 08:50

    Ainda bem que existe na humanidade pessoa como SR:Mujica, um belo puxão de orelha na tropa de elite .

  19. Thadeu Postado em 26/Sep/2013 às 09:12

    Discurso lúcido e contundente! Ainda há esperança para fazer frente "ao monstro grande e que pisa forte"! Valeu Mojica! Ernane, você é um ignorante da história! Sem mais!

  20. Elaine Mota Postado em 26/Sep/2013 às 09:35

    Este realmente é um construtor de um mundo evoluído , equivalente ao que se espera para o terceiro milênio !!! Jesus pregava a igualdade , o Amor e a Não Violência ; Ghandi; Sócrates; parece-me uma linguagem simples que promana DAQUELE QUE CRIOU O UNIVERSO: O AMOR UNIVERSAL!!!! Este Sr. Mujica parece-me estar conectado com esta linguagem do COSMOS!!! Merece meu respeito e admiração !!! Ainda chegaremos lá!!!

  21. Claudio Parca Postado em 26/Sep/2013 às 10:06

    Esse Sr consegue ser objetivo e com simplicidade tenta resgatar o objetivo de nossa existência. Lembre-se que em Setembro já esgotamos os recursos que o planeta suporta nos oferecer, logo, entramos na degradação que comprometerá as gerações futuras. Parabéns uruguaios por ter eleito este Sr. a presidência. O mesmo não posso dizer de nós brasileiros.

  22. Reinaldo R. Postado em 26/Sep/2013 às 10:34

    PQP ! PARABENNNNNSSSSSS !!!

  23. Carine Postado em 26/Sep/2013 às 10:46

    Ninguém falou em comunismo Ernane. Presta atenção, escuta além de ter ideia já prestabelecidas por um discurso comum e repetitivo. Fico feliz por haver alguém como o Mujica com um pensamento tão genuíno, mas infelizmente isso é só. Porque quem governa o mundo são um bando de idiotas, e na verdade a humanidade tende a ser toda idiota, superficial, covarde e má. Então de fato não há salvação, e ninguém verá mudanças, porque não há um movimento por mudança, mas sim por pertencer. Pertencer ao grupo que é diferenciado não pelo que é, mas pelo que consome. E como Mujica disse, todos trabalham e concentram suas ambições em poder consumir, até o dia que morrem vazios como seres humanos, pois não tiveram valor nenhum em mundo que são facilmente substituídos por outro, que irá cursar o mesmo percurso vazio.

  24. Cisso Postado em 26/Sep/2013 às 10:57

    Alguém traduz!! por favor!! Discurso épico!! e não é socialismo, não misturem as coisas, socialismo não tinha o socialismo prático como exemplo, nunca é a mesma coisa, o mundo é um linha crescente, e não um ciclo como a noite, ou os carnavais. É algo novo, é algo que muitos pensam, e que esta se tornando uma verdade ululante. É sim um desejo de se parar para pensar sobre os caminhos dado da nossa humanidade. Friedrich nietzsche explicitou a "monstro" e o monstro se utilizou disso para crescer... Espero sim uma humanidade mais justa e mais pensante...

  25. Beto de Faria Postado em 26/Sep/2013 às 11:49

    Olá parceiros. Adoro o site e leio diariamente. Só uma observação. Essas propagandas impedem da gente ler as matérias. Elas ficam em cima do texto e não tem como fecha-las. Isso irrita profundamente.

  26. Bruno Postado em 26/Sep/2013 às 11:57

    Olá gostaria de saber se há alguém para produzir uma legenda fiel deste discurso para português ?

  27. Leandro Postado em 26/Sep/2013 às 13:03

    Criticar o capitalismo nao é ir contra o capitalismo, mas sim tentá-lo melhorar. Nunca foi mencionado socialismo ou comunismo, os quais sou completamente contra. Foi enfático no combate à "cultura de guerra", sempre que nos falta habilidade política. Lider incomum, sensacional. Também parecido com os suíços, previamente questionado o IDH nos comentários. Deveríamos prestar atenção nesse discurso!

    • Carlos Prado Postado em 31/Dec/2013 às 15:50

      Para melhorá-lo devemos tirar os benefícios dos poderosos que saqueiam o dinheiro do pobre. Que cada um gaste o fruto do seu trabalho de forma voluntária. Estamos sendo forçados a investir em empresas que estão quebrando e em construtoras corruptas que pouco olham para as necessidades dos seus clientes. Os americanos são obrigados a gastar os frutos de seu trabalho em guerras que muitos não concordam e não tem nada a ganhar com isto. Somos obrigados a sustentar burocracias e fiscalizações que limitam nossa liberdade. Fim ao "capitalismo de Estado". Fim aos bancos para ricos financiados com o dinheiro do povo. Fim ao corporativismo, aliança entre governo e poucos empresários. Fim à burocracia.

  28. Pepe Postado em 26/Sep/2013 às 13:56

    Você conhece algum comunista que não enriqueceu, leia-se fez fortuna através do comunismo? Prazer meu nome é Mujica!

  29. Alexandre Postado em 26/Sep/2013 às 13:58

    Perfeito o discurso, porém sem forças para chegarmos nesse ponto de evolução humana. Nós sers humanos de hoje, somos um equívoco da natureza. É só parar e pensar que a busca pela felicidade é baseada no poder aquisitivo. Pronto. Isso já responde muita coisa. Não estamos aqui para ajudarmos uns aos outros, ter compaixão. Estamos aqui pra ganhar dinheiro e consumir! Infelizmente faço parte desse lixo de sociedade "moderna"! Todos brigam por seus direitos de forma individual, é capitalista xigando socialista, é gay no atrito com pastor, todo mundo quer defender o seu e o resto que se lasque!!

  30. Tânia Janeiro Postado em 26/Sep/2013 às 14:37

    Isso não foi apenas um discurso, o presidente do Uruguai pratica o que diz, ele doa quase que seu salário integralmente para projetos sociais, mora em uma casa simples e dispensa carros oficiais, vive sem mordomia nenhuma e compróva na prática que politica é para servir ao coletivo e não ao contrário. É um exemplo de homem e servidor.

  31. Anderson Postado em 26/Sep/2013 às 14:42

    Pra quem nao conhece. Mujica eh presidente do Uruguai, mora na roca, dispensa carro oficial, residencia oficial, e todos as mordomias que o poder lhe oferece. Maneja o seu proprio tratorzinho para arar a terra. Anda de fusca. Mora em uma casa simples e humilde. E eh o homem mais poderoso do Uruguai. Palmas pra vc Mujica. Para suas palavras e para os seus principios. Precisamos de milhares de Mujicas espalhados pelo mundo inteiro. Parabens!!!!

    • Marcos Postado em 26/Sep/2013 às 19:44

      Viver que nem um plantador de batata é a solução do planeta? Educação de altíssima qualidade e alta tecnologia é a solução do planeta, vcs atrasam o planeta.

  32. SALÓ-JUDSON ALVES MEIRA Postado em 26/Sep/2013 às 15:34

    ELE FALA DE UM MUNDO UTÓPICO EM BUSCA DA PAZ, FALA DE TOLERÂNCIA, FALA DE HUMILDADE E FALA DE LUTA PELA VIDA. COMUNISMO E MARXISMO FALA DE INTOLERÂNCIA E LUTA DE CLASSES, PROMOVE A GUERRA. O SISTEMA CAPITALISTA É EXCLUDENTE E CONCENTRADOR DE RENDA E É HEGEMÔNICO NO MUNDO HODIERNO. MUJICA NÃO FALA NADA DISSO!

  33. Luani Postado em 26/Sep/2013 às 15:47

    Por favor, disponibilizem o vídeo com legenda! :)

  34. dario Postado em 27/Sep/2013 às 10:34

    so uruguaio e quero agradecer a cada um neste sitio pelas belas palabras ditas ao nosso presidente.obrigado.

  35. Marla Postado em 01/Oct/2013 às 10:53

    "O dinheiro não é apenas um dos objetos da paixão de enriquecer, mas é o próprio objeto dela. Essa paixão é essencialmente auri sacra fames (a maldita ganância do ouro), faz com que as pessoas vivam em torno de uma medíocre vida, ocasionada por necessidades impostas, gerando uma rotina alienada" karl Marx. Qualquer semelhança com o discurso de Mujica, não é mera coincidência.

  36. Adalberto Postado em 07/Oct/2013 às 17:37

    Se ele sair da presidencia com o mesmo patrimonio que dizem que ele tem, ai sim, vou acreditar nessas palavras. Mas se ao contrario, sair tao rico quanto o nosso Lula molusco, sera mais um demagogo.

  37. jaque Postado em 08/Jan/2014 às 18:04

    Já que o Sr.Mujica "pai" dos pobres acha tão ruim o consumismo, critica o capitalismo, sugiro mesmo faça o seguinte: Proiba seu país de ser um paraíso fiscal por exemplo. Também proiba milionários estrangeiros de entrar no seu país, já que os os mesmos são tão "capitalistas e consumistas". Milionários estes que deixam fortunas gastas nos cassinos e hotéis de luxo de Punta del Este. Se não fosse pelo capitalismo e pelo consumismo gigantesco, o Uruguai seria muito mais pobre do que já é.