Redação Pragmatismo
Compartilhar
Contra o Preconceito 16/Sep/2013 às 14:57
29
Comentários

Miss EUA é vítima de racismo e xenofobia

Nova miss EUA é vítima de comentários racistas e xenófobos. Internautas atacaram origem indiana da vencedora

miss eua racismo
Nova miss EUA é vítima de comentários racistas e xenófobos (Foto: ABCNews)

Segundos depois de ser declarada vencedora do concurso Miss Estados Unidos e receber a coroa reservada às vencedoras da competição, a norte-americana Nina Davuluri começou a ser alvo de uma avalanche de comentários racistas na internet, em especial no microblog Twitter, principalmente em razão de sua etnia.

Nina, de 24 anos, eleita na noite de sábado (14/09) em Atlantic City (estado de Nova Jersey), nasceu na cidade de Fayetteville (Nova York). Primeira norte-americana de origem indiana a ganhar o prêmio, ela não comentou os ataques que recebeu. Filha de um médico, contou em sua rede social que teve de combater a bulimia quando era mais jovem e que sua aspiração é estudar medicina no futuro.

Um dos comentários mais repercutidos no microblog foi do jornalista Todd Starnes, da rede de TV conservadora Fox News. Ele afirmou que “não reconhece o julgamento liberal do [concurso] Miss America, mas a Miss Kansas perdeu porque representa realmente os valores americanos”. Starnes se refere a Theresa Vail, uma das candidatas derrotadas, branca e loira, que se apresentou em trajes militares e disse, durante entrevistas, que gosta de realizar ensaios com temáticas de caça.

Leia também

Muitos explicitaram seu preconceito através da xenofobia – aparentemente, para estes internautas, a vencedora do concurso deveria ser de origem “genuinamente local”. “Miss America é indiana… com todo respeito, aqui é América!”, disse a internauta identificada como @Savannah_Dale97. “Juro que não sou racista mas aqui é America”, diz @JAyres15 (Jessica Ayres). “Dança Egípcia? Aqui é América. #MissAmerica”, esbraveja @ColtonSEvans.

Outros comentários questionavam: “Se você é Miss America então você não deveria ser americana?”; ou “Quando uma mulher branca ganhará um Miss America?”.

A ignorância geográfica também esteve muito presente entre os críticos. Muitos, sem demonstrar menor conhecimento sobre a origem dos povos, a classificaram como árabe, e não indiana. “E uma árabe vence a Miss América… Clássico”, retrucou @Granvil Colt. “Como o Ca&@#%$ de uma estrangeira vence o Miss América? Ela é árabe! #Idiotas”, diz @jakeamick5 (Jake Amick).

Muitos demonstravam confusão entre árabe, muçulmano, indiano ou estrangeiro: “”Eleger uma muçulmana para Miss America deve ter feito [o presidente Barack] Obama muito feliz”, foi outro comentário muito repercutido. Nina, que não é muçulmana, recebeu o mesmo preconceito de que Obama é alvo desde quando era candidato pela primeira vez à Presidência por opositores radicais – ser muçulmano e não ter nascido em território norte-americano.

Muitos comentário relacionavam a ganhadora com referências à proximidade do 11 de Setembro. “Miss America ou Miss Al Qaeda?”, escreveu @Shann_Wow (Shannon McCann). “Felicitações, Al Qaeda. A Miss America é uma de vocês”, disse @Blayne_MkltRain (De la Rutheford). Já outros questionavam o fato dela ter sido eleita poucos dias após o aniversário do atentado. “11 de Setembro foi há quarto dias e ela ganha o Miss America?”, disse @Luke Brasili (Luke Brasili)”.

No entanto, ela foi defendida por um grande número de internautas norte-americanos, que se indignaram com os comentários preconceitos contra Nina. “Gostaria de pedir desculpas ao mundo, eu juro que nem todos de nós são tão estúpidos”, disse @farGar (Faress Jouejati). E muitos dos que proferiram comentários preconceituosos foram intensamente trolados.

Em 2010, o mesmo episódio se repetiu quando Rima Fakih, de origem libanesa, foi eleita Miss América. Nessa ocasião, os comentários tentaram associá-la ao grupo militante islâmico Hezbollah. A miss universo angolana Leila Lopes, recebeu comentários duríssimos de racismo ao ser coroada em 2011.

Opera Mundi

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 16/Sep/2013 às 15:00

    Liga não NININHA, Thiagão gosta de você!!!!!!!!!

  2. chico Postado em 16/Sep/2013 às 15:23

    A América é vermelha da cor do índio. seus antepassados sairam do lugar branco de direito deles orgulhosos mataram os indios na terra deles, o minimo é calar a boca e aceitar pois vcs vieram para uma terra q. não é de gente branca vcs são invasores então o minimo é deixar de ser racista!

  3. Tiago Postado em 16/Sep/2013 às 15:25

    Nossa que impressionante isso acontecer no " Melhor país do mundo"!

    • Igor luiz Postado em 16/Sep/2013 às 18:55

      Quem disse que os EUA é o melhor pais do mundo??

      • Luccas Postado em 16/Sep/2013 às 23:17

        Ué??? Eles próprios. Gente que num entende uma frase entre aspas.

      • Gabriela Barbosa Postado em 16/Sep/2013 às 23:39

        Já ouviu falar em sarcasmo,meu caro!

  4. Isabelle Postado em 16/Sep/2013 às 15:35

    EUA: preconceito, xenofobia, ignorância...Novidade?? Totalmente desnorteado na geografia. Mal conseguem achar seu próprio país no mapa, quem dirá os outros? ''Mas que se fod*, aqui é 'America'...'' [God bless America]

    • iara Postado em 16/Sep/2013 às 17:19

      verdade!

  5. Kary Cintra Postado em 16/Sep/2013 às 16:14

    “Quando uma mulher branca ganhará um Miss America?”. Claro, porque na América só existem mulheres brancas né?

  6. renato Postado em 16/Sep/2013 às 16:58

    As pessoas deveriam deixar o EUA. As pessoas de lá sempre acham um defeito nos outros.

  7. Deolinda Postado em 16/Sep/2013 às 17:07

    Ela tinha que ser índia para ser originalmente americana..Povo racista, o americano..

    • Gileno Postado em 17/Sep/2013 às 09:42

      Lá é a terra onde surgiu o KKK. ( Os racistas radicais )

  8. marcos III Postado em 16/Sep/2013 às 17:16

    Esses americanos são mto escrotos, não é a toa que estão pra bombardear a Síria

  9. Tiago Postado em 16/Sep/2013 às 17:46

    Genuinamente estadunidense? Só se fosse uma mulher indígena, né. Os brancos vieram da Europa e roubaram as terras dos indígenas e a pessoa tem a cara de pau de dizer que a miss Estados Unidos, deveria ser "genuinamente estadunidense" ( leia-se branca e protestante). Poupe-nos!

    • Ana Paula Postado em 16/Sep/2013 às 18:18

      Exatamente o que eu ia expressar! Além de hipócritas, são ignorantes.

    • gomes Postado em 17/Sep/2013 às 10:26

      Verdade, não tem origem indígena, não é genuinamente americana,

  10. Evandro Postado em 16/Sep/2013 às 18:10

    Eu já sabia, grande parte dos americanos além de preconceituosos são ignorantes.

  11. Fabrício Postado em 16/Sep/2013 às 18:46

    Fosse no Brasil, os reacinhas iriam dizer que se tratava de uma guerrilheira cubana infiltrada. Que fora a Dilma e o PT que "compraram" o concurso, e que a "missão" dela seria de impôr a "ditadura" da beleza de mulheres comunistas.

    • Renan Postado em 18/Sep/2013 às 14:50

      Muito bem colocado! Sairia na capa da Veja, e os médicos coxinhas iriam protestar, afinal ela quer cursar medicina.

  12. Cris Postado em 16/Sep/2013 às 19:00

    Não é diferente o Brasil.

  13. jairo Postado em 16/Sep/2013 às 20:36

    Aqui no Brasil é assim mesmo, quem é do norte é índio, quem é do nordeste é passa fome dependente do bolsa família, os nordestinos recebem 90% dos comentários xenófobos.

  14. JANILDA Postado em 17/Sep/2013 às 08:21

    ESSE POVO DA "AMÉRICA" PRECISA ESTUDAR MAIS. SE NÃO TEM CONHECIMENTO,FICA DE BOCA FECHADA,É MAIS SENSATO.

    • José Ferreira Postado em 17/Sep/2013 às 14:18

      Só falta essa moda pegar no Brasil e uma boliviana conseguir esse título. Se bem que é difícil, pois 99,99% das bolivianas são feias, desdentadas, ou tem dentes de ouro como os ciganos.

      • Cristina Sanches Postado em 17/Sep/2013 às 19:44

        José Ferreira, sinceramente espero que este seu comentário tenha sido sarcástico. Senão é a maior demonstração de contradição e hipocrisia que eu já vi, pois você está agindo como os Americanos que você está criticando.

      • Thiago Teixeira Postado em 17/Sep/2013 às 20:35

        Cara, guarde pra você seu desprezo ao país vizinho. Evite ofender OK?

      • Simone Postado em 18/Sep/2013 às 17:41

        Cuidado com o que você posta, isso é injúria racial. A internet não é terra de ninguém como muitos pensam.

      • Mah Sanches Postado em 28/Oct/2013 às 13:44

        e sempre tem um babaca pra mostrar pro mundo que babaca tem em qualquer país....algum hacker rastreia esse idiota pra ele poder responder judicialmente por isso??

  15. Fernanda Souza Postado em 18/Sep/2013 às 11:52

    Muito triste ver que o preconceito ainda está enraizado nas pessoas do mundo todo. Uma mulher Lindíssima feito essa tendo que passar por este tipo de humilhação por idiotas que não sabem nem a história do próprio País.

  16. FATIMA SILVA Postado em 18/Sep/2013 às 17:23

    PARABENS THIAGO TEIXEIRA! TODOS SOMOS DA MESMA MASSA SO NOS DISTINGUIMOS PELA COR E IDIOMA,PERANTE NOSSO CRIADOR SOMOS TODOS IGUAIS,TODOS FILHOS DO MESMO PAI.