Redação Pragmatismo
Compartilhar
Educação 16/Sep/2013 às 17:00
34
Comentários

Holanda oferece bolsas de estudo de 32 mil euros para brasileiros

Holanda oferece bolsa de estudos de até 32 mil euros para brasileiros. Aulas começam em setembro de 2014. Saiba como participar

bolsas estudo holanda brasil
Holanda oferece bolsas de estudo de até 32 mil euros para brasileiros. Opções são para cursos totalmente ministrados em inglês. Aulas começam em setembro de 2014. (Reprodução)

Posgraduando

O Nuffic Neso Brazil, escritório de representação oficial do ensino superior holandês no Brasil, acaba de lançar o Orange Tulip Scholarship Programme 2014 (OTS), programa que concede bolsas de graduação e pós-graduação, integrais e parciais, em diversas universidades holandesas exclusivamente para estudantes Brasileiros.

Existem bolsas de diversos valores e o benefício mais alto chega a 32.500 Euros por ano, valor custeado pelas próprias instituições holandesas.

As opções são para programas de Bacharelado, MBA , Mestrado e Short-Degree (onde só o último ano da graduação é cursado no exterior). Em todos os cursos as aulas são integralmente em inglês.

Leia também

As oportunidades envolvem mais de 150 cursos em áreas como: Business, Comunicação, Design, Direito, Finanças, Ciências Sociais, Ciências da Saúde, Ciências Naturais, T.I, Engenharia, Turismo e Indústria Criativa.

COMO PARTICIPAR

Para participar, os candidatos devem acessar www.nesobrazil.org/ots e verificar a relação de cursos e os valores das bolsas oferecidas por cada universidade.

Os critérios de admissão variam de acordo com a instituição escolhida, mas proficiência na língua inglesa (comprovada através dos exames Toefl ou Ielts) e documentos que comprovem grau de escolaridade são mandatórios.

Vale lembrar que todo material deve apresentar tradução juramentada para o inglês.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição, disponível nesse link e enviar por e-mail para [email protected]. Não há teto para o número de brasileiros a serem admitidos.

As inscrições vão até março/2014 e o resultado da seleção será divulgado em maio do próximo ano.

Para um esclarecimento maior de dúvidas, o Nuffic Neso Brasil vai realizar uma palestra online na terça-feira, 17/09, para expor todos os procedimentos necessários e fornecer orientações práticas.

O evento será transmitido a partir das 12:30 e contará com a presença de todas as universidades participantes. Mais informações aqui: www.nesobrazil.org/Eventos/palestra-online-bolsas-de-estudo-na-holanda

SOBRE A HOLANDA

Eleito o terceiro melhor ensino superior do mundo pelo conceituado Times Higher Education Ranking, a Holanda oferece mais de 1750 cursos de nível superior totalmente ministrados em inglês, entre opções de graduação, mestrado, doutorado e especializações de curta duração.

Sede de grandes empresas como Shell, Unilever, ING, Philips, C&A e Heineken, a Holanda é hoje referência em diversas áreas de estudo, como Arquitetura, Engenharia, Design, Direito e Ciências Sociais.

Além do OTS Brazil, as universidades holandesas oferecem diversas oportunidades de bolsas. Conheça as outras possibilidades aqui: www.nesobrazil.org/bolsas-de-estudo/bolsas-institucionais

O país também participa do Ciência sem Fronteiras, programa de bolsas do Governo Federal, oferecendo vagas de graduação-sanduíche, doutorado, doutorado-sanduíche e pós-doutorado. Mais informações aqui: www.nesobrazil.org/csf

Tags

Recomendados para você

Comentários

  1. Natanael Postado em 16/Sep/2013 às 23:29

    uma chance tão boa que parece ser mentira... rs

    • Debora Postado em 18/Sep/2013 às 22:12

      As bolsas são ótimas mesmo, mas é bom lembrar que cobrem apenas a tuition fee, ou seja, o custo de vida é todo por conta do estudante na maioria dos casos. Há apenas uma faculdade que dá uma ajuda para os gastos, mas nada de muito significativo. No caso dos mestrados vale a pena procurar por bolsas em outros países também, pois alguns oferecem cobertura não só da tuition, como também RA e TAship, que te possibilitam viver numa boa.

  2. Marcos Postado em 17/Sep/2013 às 01:56

    Infelizmente estou condenado ao purgatório chamado Brasil mas meu filho certamente sera inscrito em algo semelhante.

    • Alex Postado em 17/Sep/2013 às 13:41

      Infeliz do purgatório chamado Brasil. Realmente me admira esse seu pensamento, afinal todos temos essa possibilidade durante toda a vida, muitos não fazem por comodismo e pelo fato sim de existir purgatório na própria cabeça.

      • jucapi Postado em 18/Sep/2013 às 08:50

        Vai morar no Iraque!

  3. thais Postado em 17/Sep/2013 às 09:39

    Se é tão ruim este pais, se mande, vão morar em outro lugar, este pais so esta assim por causa de certas pessoas que não valorizam o que tem!!!

    • felipe Postado em 18/Sep/2013 às 15:04

      não, esse país tá assim porque temos um povo de merda! Se eu pudesse me mandava também, qualidade de vida não há, violência, não tem fim, cansei de ter medo de andar na rua e ter que subir o muro a cada ano que passa, colocar cerca e cachorro.. pais sem futuro

    • lucas Postado em 19/Sep/2013 às 13:17

      por varios tipos de pessoas e nao por apenas pessoas que nao valorizam o que tem...

    • Andre Postado em 13/Nov/2013 às 20:21

      "este pais so esta assim por causa de certas pessoas que não valorizam o que tem" essa frase entra para top 10 das asneiras que já ouvi. realmente vc conhece bem o país que vive, e ele está assim só por isso mesmo LMAO.

    • Eduardo Postado em 07/Jan/2014 às 19:30

      O Brasil passa por um momento "purgatório" e caminha para o inferno. Este governo que ai está, deixará um legado que para ser concertado levará décadas. Quem viver verá!!! Eu já estou aqui fora vivendo em um país em desenvolvimento real, aí no Brasil voçês vivem uma das maiores mentiras já contadas.

  4. Caio Saldanha Postado em 17/Sep/2013 às 09:50

    Pena que a maioria é apenas para mestrado.

  5. luiz carlos ubaldo Postado em 17/Sep/2013 às 10:05

    Não entendo essa gente que despreza tanto o Brasil, leram a matéria e não entenderam bulufas, um país como a holanda quer que Brasileiros estudem em suas universidades, será que é por bondade ou porque somos especiais e bons, somos o país do presente se preparando para um futuro que seja bom para todos os povos do planeta, somos a pátria do evangelho redivivo do cristo, que bom que nossos jovens estão tendo tal oportunidade de estudo e conhecimento, oportunidade que apenas as gerãções de filhos da eleite podiam vivenciar, cresci achando que essa gente que vivia dizendo que o Brasi era uma merda, podia estar certa, por mim mesmo e pelos amigos fieis e humildes que a vida me deu, pude ter minhas criticas e mesmo assim amar minha pátria, quem não gosta do arros e feijão nosso de todos os dias, que procura outras iguarias!

    • André Antunes Postado em 17/Sep/2013 às 11:12

      Luiz, O brasileiro tem síndrome de pessimista, ele diz que é feliz, samba, dança, ri, toma cerveja, vê futebol... Mas insiste que sua vida é uma desgraça, que o brasil é uma merda e que todos os outros países do Mundo são bem governados, tem um povo honesto e digno. Que somente nós somos os larápios e trambiqueiros enganadores. A Holanda não está dando nada de graça. Eles querem estabelecer uma relação comercial de LONGO prazo com o Brasil e, porque não, oferecer bolsas aos mais preparados. Afinal de contas, para ser aprovado não basta se inscrever. Eles vão avaliar o histórico escolar, a capacidade técnica, o conhecimento de cada um que for inscrito e, sendo assim, vão "PAGAR APENAS" 32.000 euros para terem acesso a pessoas realmente DIFERENCIADAS. Isso é troco de pão para qualquer país. É uma relação benéfica para ambos os lados. Se isso fosse no Brasil, teria MILHARES de pessoas protestando, dizendo: COMO ASSIM? OFERECER BOLSA PRA ESTRANGEIRO? E NÓS???? O brasileiro não conseguiu entender que o Mundo ultrapassou as fronteiras nacionais, estamos em uma economia global e é assim que teremos que encarar. Enquanto isso, o morador do Morumbi faz picuinha com o "pobre" do Campo Limpo. O "pobre" do campo Limpo menospreza o "lascado" da Zona Leste. O "lascado" da Zona Leste, faz tenta matar o "analfabeto" nordestino. E o "analfabeto" nordestino subjuga os "subdesenvolvidos" do Pará... É bem assim. Enquanto o Mundo busca um novo modelo, nós buscamos o modelo antigo. O Golpe de Estado travestido de "busca por melhorias". Parabéns pela sua opinião.

      • Murillo Postado em 03/Dec/2013 às 02:45

        Cara, fantástico o seu ponto de vista!

    • Gabriel Santos Postado em 17/Sep/2013 às 11:22

      Que Bom saber que tem gente q acreditar e batalha por um Brasil assim Luiz Carlos!

    • Sérgio Postado em 17/Sep/2013 às 17:54

      Luiz Carlos, falou tudo que muita gente precisa ouvir. Alguns reclamam do país, e não entendem que o governo é consequência do povo.

    • JLCPEREIRA Postado em 27/Sep/2013 às 09:31

      Durante toda a minha infância e juventude sempre ouvi os mais velhos dizerem que "o Brasil está a beira do abismo".. Muito mais tarde, já com mais de 60 anos, fui descobrir que era verdade e muito pior que o Brasil dera um passo a frente e havia chegado ao fundo do abismo. Só que lá no fundo ele encontrou uma das maiores reservas de petróleo do mundo, nas Bacias de Campos e Santos. Faço essa metáfora para demonstrar como temos uma cultura pessimista. Como uma vez afirmou Delfim Neto " no Brasil até o passado é incerto". Precisamos acreditar mais em nós mesmos em primeiro lugar, porque se cada um passar a acreditar que é capaz o conjunto de todos nós fará desse País uma grande Nação.

  6. Iratan Postado em 17/Sep/2013 às 10:15

    Que vontade de me inscrever! :/

  7. Eumásio Postado em 17/Sep/2013 às 11:24

    Não, eles querem dinheiro mesmo. Não são bolsas, são abatimentos nas anuidades (pelo que eu entendi depois de ver as informações das universidades). Me corrijam se eu estiver errado!

    • Debora Postado em 18/Sep/2013 às 22:14

      É isso mesmo Eumásio, e a tuition fee para international students é super alta. Não é só a Holanda que está criando programas para atrair estudantes de outros países, quase todos os países com sistema de ensino pago estão fazendo o mesmo. O lucro para eles é bastante alto. Claro que isso não desmerece em nada a qualidade do ensino superior holandês.

  8. janne Postado em 17/Sep/2013 às 11:31

    vc ta certissimo luiz carlos,eu moro na europa,porque sou casada com um europeu,se nao fosse assim eu estaria no meu pais chamada BRASILLLLLLL rico e maravilhoso e nao na europa passando fome afff pra essa gente q acha exterior e perfeito...

  9. Iratan Postado em 17/Sep/2013 às 11:42

    Quero tanto me inscrever. :/

  10. Dexter Holland Postado em 17/Sep/2013 às 12:09

    O cara não consegue fazer um parágrafo sem falar em evangelho, religião, cristo, etc... que doença...

  11. Lorival Postado em 17/Sep/2013 às 14:58

    Amigo, aqui se vc pensar diferente dos donos do Brazil eles cortam tua verba para educação. Vem comigo! Porque será que eles são assim, será que são maus por natureza? Resposta: NÃO.... É o cartorialismo vitalício para quem tem "padrinho", i é, vc me dá um cartório que eu reconheço a coisa roubada como legítima. Entendeu? e assim é, nas academias brasileiras, não há liberdade de pensamento quando vc discorda disso. Assim são nossas instituições que só se renovam depois de apodrecerem.

  12. Ana Maciel Postado em 17/Sep/2013 às 22:22

    Gostaria muito de poder participar, mas não tenho o inglês fluente que me capacite a passar nos testes de Toefl ou Ielts :( Gostaria de saber se também é oferecido bolsa para estudar inglês lá, por 6 meses ou um ano, pois próximo ano se meu pai concordar (por enquanto ele ta avaliando preços e etc) eu vá para o canadá estudar inglês, mas ganhar uma bolsa seria muito melhor!

  13. Juçara Postado em 18/Sep/2013 às 08:27

    Estou interessada na possibilidade destes cursos, mas não consegui acessar nenhum dos links que estão no texto. Alguém pode me ajudar!

  14. Ana A. Ten Caten Ely Postado em 18/Sep/2013 às 08:27

    Oportunidade sem igual.Queria ter 20 anos! No tempo da ditadura era mto difícil estudar.Hoje tem tantas chances! Imagina estudar na Holanda! Sou descendente de holandeses.Iria para lá até como faxineira!

  15. luiz carlos ubaldo Postado em 18/Sep/2013 às 09:21

    Falo daquilo que sei e acredito, vc deveria fazer o mesmo e comentar sobre o assunto,qual sua posição diante do mundo? ou vc n ão tem opinião ou posiçaõ? participe do debate e deixe as pessoas se expressarem da forma que sabem fazer, se falo do evangelho é porque realmente acredito em tudo que o Cristo nos ensinou e isso me faz um cara melhor a cada dia, mesmo com passos incerto por estradas pedregosas, me levanto e sigo meu caminho, bom dia!

    • Yuri Postado em 19/Sep/2013 às 14:17

      Você fala do evangelho por que fizeram lavagem cerebral em você. Tenho pena daqueles que dependem da religião para sobreviver. Não sou contra ter religião. Você pode ter qualquer religião, não me importo nem um pouco, mas não me peça para aceitar que é normal falar de igreja, Jesus, Cristo, Deus, Maria, José, Jacó, Papa, Buda etc etc até em assuntos que não se há conexão alguma com isso. Para mim demonstra 1 coisa: lavagem cerebral. Ora, se é pecado ter contato com livros não evangélicos, ideias não evangélicas, músicas, danças e outras coisas do tipo, se não se pode ter amigos não evangélicos sem tentar convertê-los, posso considerar isso algo normal? Saudável? E não me venha dizer que não é assim, pois é. Já fui evangélico e sei muito bem como a coisa funciona. Acorde para a vida. Você pode ser evangélico, mas não faça disso a sua vida. Não acredite nesse papinho de que "não cai uma folha da árvore sem Jesus deixar". Cai sim. Sua vida e suas conquistas dependerão exclusivamente de você. Isso é papo de igreja para te prender psicologicamente.

    • Dick Vigarista Postado em 07/Jan/2014 às 09:53

      eh por isso q NUNCA vamos poder usufruir de um estado pleno de liberdade, um estado verdadeiramente LAICO. Religião não se discute meu irmão! o assunto aqui é graduação, pós graduação, e não tem nada relacionado a Teologia aqui! Vai lah falar suas verdades e eu quero ver a resposta de um europeu pra vc!

  16. Cristovam Ruiz Jr Postado em 19/Sep/2013 às 13:05

    Tem gente que quer chegar na festa pra comer, beber e sair fora. Mas ajudar a organizar a festa ninguém quer, né!

  17. Vanessa Postado em 20/Sep/2013 às 19:36

    Como sempre, não tem disponibilidade pra licenciatura... quiçá, nessa minha cabeça sonhadora, pra História...

  18. Sheila Garcia Postado em 21/Sep/2013 às 18:53

    O problema nao esta em nosso pais,e sim no povo .Pois nao podemos condenar o pais pelo nossos erros,o ser humano e quem faz o pais onde vive,e esse pais`e abençoado por Deus e o melhor do mundo.Pois tem muita gente de olho nele.So que tem um povinho! Afinal nao podemos ter tudo.

  19. Osvaldo Mello Postado em 10/Jan/2014 às 16:50

    O espaço virou pura DR narcísica. Bizarro.