Redação Pragmatismo
Compartilhar
Juristas 27/Sep/2013 às 16:28
5
Comentários

Gilmar Mendes e Ives Gandra divergem sobre condenação de Dirceu

Gilmar discorda do amigo Ives Gandra e diz que "Dirceu foi condenado com base em depoimentos". Ives Gandra rebateu: "Sei que há depoimentos, mas a prova testemunhal é a pior das provas. Não há contra Dirceu a prova material."

gilmar mendes mensalão ives gandra
Gilmar Mendes discorda do amigo Ives Gandra sobre condenação de José Dirceu (Arquivo)

Em entrevista à Folha, jurista afirmou que o petista foi condenado com base em indícios e presunções; amigo e coautor de livros com ele, o magistrado disse: “Tenho respeito e afeto pelo Ives, mas suas declarações foram impróprias. Há provas cabais contra José Dirceu”. Ives retrucou e disse que não existem provas materiais.

As notas abaixo são da coluna de Mônica Bergamo, da Folha:

AS PROVAS ESTÃO LÁ

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), sai em defesa do julgamento do mensalão. “Há provas cabais contra José Dirceu”, diz ele, respondendo a Ives Gandra Martins. Em entrevista à Folha, o jurista afirmou que o petista foi condenado com base em indícios e presunções. Amigo e coautor de livros com Gandra Martins, o magistrado diz: “Tenho respeito e afeto pelo Ives, mas suas declarações foram impróprias”.

COM CARINHO

Leia também

Mendes cita, entre “inúmeras” provas, depoimentos de testemunhas que dizem que todas as negociações do governo com partidos precisavam ser referendadas por Dirceu. E também as negociações com o Banco Rural, no centro do escândalo. Em tom de brincadeira, afirma: “Ainda bem que o Ives teve o bom senso de não propor a canonização do José Dirceu”.

A RECÍPROCA…

Ives Gandra Martins diz que recebe as críticas “com muito respeito, pois tenho pelo Gilmar uma grande admiração”. Mas mantém sua opinião. “Sei que há depoimentos, mas a prova testemunhal é a pior das provas. Não há contra Dirceu a prova material.” Ele registra que, por criticar a teoria do domínio do fato, recebeu telefonemas de apoio tanto de ministros do STF, aposentados e na ativa, quanto de outras cortes. E também de professores de direito “do Brasil inteiro”.

…É VERDADEIRA

Gandra Martins, por sinal, está lançando o livro “Estudo de Direito Constitucional em Homenagem a Gilmar Mendes”, pela editora Saraiva. Coordena a obra junto com o professor Carlos Valder do Nascimento, da Bahia.

Recomendados para você

Comentários

  1. Cezar Postado em 27/Sep/2013 às 16:38

    Qualquer quartoanista de direito sabe que índicio não é prova. O Gilmar acaba por dar razão ao Gandra, mesmo sem querer. Não sou tolo em acreditar na "bondade" de Dirceu, mas caberia ao Ministério Púlico ter reunido provas suficientes contra ele, se não o fez, não pode haver condenação..

  2. renato Postado em 27/Sep/2013 às 18:59

    O importante é prender o Homem... Né...STF. Depois de Preso....o que mais...

  3. Felipe Postado em 27/Sep/2013 às 20:16

    A questão não é a honestidade de Dirceu ou a ética do PT. A questão é que esse julgamento está condenando pessoas por crimes que nem foram provados que foram cometidos. Existem auditorias feitas por diferentes órgãos que atestam que não houve desvio de dinheiro público, o dinheiro da Visanet é privado, e realmente houve serviços prestados pela empresa do Valério. Aliás, a empresa dele prestava serviços ao Banco do Brasil desde a época de FHC, e o cara do BB que autorizou a renovação do contrato foi nomeado pelo próprio FHC e estranhamente foi mantido fora do processo do "mensalão" por não se enquadrar na hipótese de que foi o PT que armou este esquema. A única coisa provada até agora foi que o PT recebeu recursos não contabilizados (caixa 2) por meio de empréstimos feitos pelo Valério, e repassados a partidos aliados. Mas como isso sempre foi considerado uma irregularidade "normal" a quase todos os partidos, era preciso montar algo maior pra provar que o PT é mais corrupto que todos os outros. Tenho várias críticas a postura do PT no governo, mas todo essa campanha moralista da direita tradicional e da mídia hegemônica é puramente interesseira, o PSDB tem esquemas de desvio, fora os casos de corrupção nas privatizações que movimentaram somas de dinheiro que fazem o "mensalão" ser um trocado, mesmo assim não vejo ninguém indignado pelo fatos desses casos terem sido muito anteriores e nunca terem sido julgados (vários até arquivados).

  4. MARCOSBH Postado em 28/Sep/2013 às 11:20

    O Gilmar , sabe mesmo é só dar DOIS HCs , ao Dantas ! Este Gilmar é no mínimo um canal..........

  5. Maria Aparecida Jube Postado em 28/Sep/2013 às 17:30

    O que eles querem mesmo é evitar que José Dirceu chegue à presidência da república e o PT seja desmoralizado. Todos os que gritam contra o mensalão do PT tem seus esquemas de roubar o dinheiro público, seja com corrupção ou sonegação. Eles não querem a concorrência do PT, pois antes de 2003 todos nadavam de braçadas no dinheiro público.