Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 17/Sep/2013 às 11:43
42
Comentários

Chico telefona para Genoino e confirma carta de apoio

Nome de Chico Buarque, que está em Paris, apareceu na lista virtual de apoiadores do manifesto em defesa do deputado. Compositor telefonou para confirmar a adesão

chico buarque genoino
Chico Buarque ligou de Paris para ratificar nome na lista (Arquivo)

O manifesto de apoio a José Genoino ganhou ontem (16) o endosso de Chico Buarque. O nome do compositor apareceu pela manhã na lista intitulada “Nós estamos aqui”, que recebe adesões pela internet. À tarde, Chico, que está em Paris, telefonou para o deputado e confirmou a adesão.

O manifesto começou a circular no dia 6 de setembro e alcançava, quando esta nota era fechada, quase 6.500 assinaturas. As adesões são feitas pela internet. O texto foi formulado às voltas da retomada do julgamento do chamado mensalão, que no ano passado rendeu a Genoino condenação a 6 anos e 11 meses de prisão. A peça jurídica vem sendo considerada por especialistas e acadêmicos uma decisão política, que deixa de levar em conta princípios como a existência de provas e o amplo direito de defesa.

Leia também

Diz a carta: “Somos um grupo grande de brasileiros iguais a você, que deseja um país melhor. Estamos aqui para dizer em alto e bom som que José Genoino é um homem honesto, digno, no qual confiamos. Estamos aqui porque José Genoino traduz a história de toda uma geração que ousa sonhar com liberdade, justiça e pão. Estamos aqui, mostrando nossa cara, porque nos orgulhamos de pessoas como ele, que dedicam sua vida para construir a democracia. Genoino personifica um sonho. O sonho de que um dia teremos uma sociedade em que haja fraternidade e todos sejam, de fato, iguais perante a lei”.

O texto foi enviado pela defesa de Genoino ao STF quando ainda continha 4 mil assinaturas. Na sexta-feira (13), o parlamentar recebeu apoio do ex-ministro Nelson Jobim – que já presidiu o Supremo e foi ministro nos governos Fernando Henrique (Justiça) e Lula (Defesa).

Rede Brasil Atual

Recomendados para você

Comentários

  1. Bruno Postado em 17/Sep/2013 às 12:00

    Até tu Chico...

    • Ceres Pascal Postado em 17/Sep/2013 às 23:54

      Principalmente ele, graças a Deus!!!!

  2. Helena/S.André (SP) Postado em 17/Sep/2013 às 12:12

    Grande Chico! Estou contigo. Vamos defender Genoíno, Dirceu, João Paulo, Pizzolato desse verdadeiro linchamento político que estão fazendo com eles.

  3. paloma Postado em 17/Sep/2013 às 12:18

    Engraçado que ao ler seu voto no julgamento do Mensalão, o então procurador - geral Roberto Gurgel na época citou uma frase da música " Vai passar" de Chico Buarque. Mencionou ele ... "A nossa pátria mãe tão distraída Sem perceber que era subtraída Em tenebrosas transações'' Interessante...

  4. Andréa Marcia Postado em 17/Sep/2013 às 13:02

    Isso é uma afronta a sociedade, acobertar e passar as mãos na cabeça desse larápios, e achar que merecem liberdade e no minimo conformismo barato. A corrupção no Brasil está tão banalizada que já estamos chegando ao ponto de achar natural um artista como Chico Buarque incentivar por manifesto tamanha imoralidade.Essa situação é totalmente repugnante e indigesta.

  5. Victor Hugo Postado em 17/Sep/2013 às 13:17

    Pra quem se interessar este é o link: http://www.butanta.com.br/estamosaqui/

    • sandra Postado em 17/Sep/2013 às 14:26

      obrigada, estava procurando a pagina para assinar.

  6. Vinicius Postado em 17/Sep/2013 às 13:35

    Apenas dois tipos de pessoas apoiam e acreditam no Mensalão: os politicamente ignorantes, sem mínimos conhecimentos sobre sistema jurídico e administração pública; e os reacionários que, apesar de conhecerem a máquina administrativa e jurídica, não sentem remorso em rasgar nossa CF88 e desvalorizar ainda mais a nossa política. Infelizmente esses tipos de pessoas compõem a maior parte da nação. Nação esta que continuará amarrada à pobreza intelectual, diga-se.

    • Mario Juliano Silqueira Postado em 17/Sep/2013 às 14:53

      Falou tudo, Vinícius.

    • Paulo Postado em 17/Sep/2013 às 15:25

      Para mim quem apoiava o mensalão era a turma do PT. E o senhor, que deve ser doutor em direito e ter lidos todos os autos do processo, poderia argumentar um pouco mais sobre por que pessoas que condenam atos ilícitos são politicamente ignorantes?

    • Dário Postado em 17/Sep/2013 às 19:18

      Ou seja, só conhece os fatos como deveras realmente aconteceu, pessoas como você que se acham muito instruídos em matéria de política e administração pública, ... Vocês não passam de devotos arrogantes de Maquiável, presunçosos, e egoístas... tão logo acedem ao poder, se sevem e bebem na fonte despótica do passado político ! Ah !, sim, o Mensalão nunca existiu ! Tudo mentira !_ Ora, tenha santa paciência ! Quer dizer que as denúncias contra Collor também nunca existirão de fato; que foi golpe. É, porque quando acontece com vocês petistas, coisas ignominiosas deste gênero, é tudo inverdades e trama da oposição, mas, quando é com os outros é tudo absolutamente verdade. Vá fazer um exercício de auto-reflexão camarada Vinícius !

      • Ceres Pascal Postado em 18/Sep/2013 às 00:14

        E qual a razão, Dario, para acreditar no "Mensalão" quando não foi apresentado provas no seu julgamento, nem respeitado o Princípio da Presunção de Inocência dos réus ,seguido por todos os países onde existe Democracia, Estado de Direito e Respeito à Ordem Jurídica Vigente. Claro, você nunca leu Maquiavel, caso contrário não o teria citado como próprio de quem maquina com o Poder em benefício próprio e contra os interesses do povo. E, pra lá de óbvio, que não conhece nada sobre Direito e menos ainda sobre Moral.

      • Dário Postado em 19/Sep/2013 às 18:45

        Prezada Ceres, certamente não conheço Maquiável como tu deves conhecer. Afinal, todo aquele (a) que é versado em artes jurídicas, bem deve conhecer autor tão inspirador, não é mesmo ? Também não devo possuir moral tão elevada quanto a sua, que do alto de sua arrogante competência intelectual e espiritual pode com facilidade julgar outros no que se refere a conhecimentos e valores morais. Porém, eu acredito que ainda estou vivo, enquanto a nobre colega parece que morreu e, por ter esquecido que morreu, ainda se levanta todas as manhãs.

  7. Ira Kras Postado em 17/Sep/2013 às 13:42

    Sabia que apoiarias José Genoino!!!

  8. Manoel Postado em 17/Sep/2013 às 14:09

    Gosto muito desse site, mas ele é completamente petistas, assim como A VEJA é DEM. Precisamos mais imparcialidade de todos os lados!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Paola Postado em 17/Sep/2013 às 16:43

      Exatamente. Na minha opinião, o extremismo partidário leva ao erro. Leva pessoas aparentemente cultas a defenderem políticos a todo custo, apenas por, supostamente, estarem a seu lado ideológico. Daí vemos cidadãos mostrando os dentes e defendendo, feito cães de guarda, Genoínos e Alckmins.

    • Marlus Postado em 17/Sep/2013 às 18:00

      Pode crer.

    • Mauro Postado em 18/Sep/2013 às 20:46

      Onde está a parcialidade? Acho que as pessoas falam muito por achismo, e nem sabem o que estão falando.

      • Paola Postado em 23/Sep/2013 às 11:26

        Mauro... se você não vê a parcialidade neste site, precisa rever seus filtros. Temos que reconhecê-la independente do lado - se compactua com nossas opiniões, não quer dizer que é imparcial. É apenas parcial de uma forma que nos agrada, não incomoda tanto. A Veja é parcial, a Carta Capital é parcial, este site em que escrevemos é parcial. Nenhum deles se propôs a fazer um jornalismo imparcial, de qualquer forma. São claramente de direita ou de esquerda. Só não vê quem não quer. Abraços!

    • Marcio Postado em 20/Sep/2013 às 21:38

      Concordo,não que questao partido isso ou aquilo,o que o povo quer é não ser mais enganado por nenhum partido,apenas isso,que todos paguem o que devem.

  9. Leonardo Postado em 17/Sep/2013 às 14:19

    José Genoíno já está condenado por corrupção passiva. Se conseguir a procedência dos embargos infringentes, haverá novo julgamento apenas quanto ao crime de formação de quadrilha. Seria bom não politizar questões criminais. O certo é punição para qualquer um que quebre as regras do jogo. Seja de qual matiz ideológica for.Só para constar, apesar de ser insignificante minha opinião, era especialmente fã do José Genoíno. Considerava-o um herói da resistência, porém, diante dos fatos, entre a idolatria e os meus valores morais, optei por estes. Culpa de meus pais, que me ensinaram que subtrair bem alheio é execrável, em qualquer situação, por qualquer motivo.

    • Mario Juliano Silqueira Postado em 17/Sep/2013 às 15:07

      Caro Leonardo, O que foi mesmo que o Genoino fez? O que ele roubou? Esclareça-me, por favor. Faz a lista aí.

    • Dário Postado em 17/Sep/2013 às 19:32

      Cara !, você disse tudo ! É isso aí ! Eu também admirava muito o Genoíno, como o PT também, mas ... Nunca me decepcionei tanto na política ! Votei no Lula, e disse para eu: " Agora é a dignidade e a justiça que irão nortear a nossa política !" Perdi a inocência... A esquerda perdeu seu glamour, suas convicções se mostraram artefatos para se chegar ao poder, e a sua ética e moral se revelaram um verniz muito fraco diante do calor intenso da ganância e decadência que sempre vingam em nosso solo fértil, composto pelo pela enorme decomposição e putrefação de matérias orgânicas variadas e sem fim.

    • Ceres Pascal Postado em 18/Sep/2013 às 00:40

      Curioso, Leonardo, você não percebeu que o Julgamento do "Mensalão" que condenou as partes ao referido "crime de corrupção", (no caso do José Genuíno , corrupção ativa, não passiva - para sua melhor informação-) e crime de formação de quadrilha, foi um Julgamento Político, não jurídico como deveria ser? Você também não percebeu a ausência de provas contra os ditos réus, exigidas por nossas leis penais, e a adoção do princípio da presunção da culpa, inexistente em nosso sistema jurídico e em todos os outros sistemas jurídicos existentes no mundo democrático e que respeitem a Ordem Jurídica Vigente? Eu sei que não! Seus pais não lhe ensinaram o fundamental: RESPEITO AOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÂO.

      • Mario Postado em 18/Sep/2013 às 14:54

        Já que falas com tanta propriedade sobre" RESPEITO AOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO" eu como cidadão gostaria que me explicasse porque um membro da mais alta corte não se declarou impedido de participar do julgamento por ter sido advogado de um dos réus, que direito é esse

    • Hannah Postado em 18/Sep/2013 às 10:28

      Leonardo, o simples fato de ter dito que Genoíno está sendo acusado de corrupção passiva já demonstra que você não entende absolutamente nada sobre o caso do "mensalão".

    • Maria de Fátima Postado em 18/Sep/2013 às 10:58

      Me responda uma coisa, Leonardo, qual foi o bem alheio que ele subtraiu, pois nem o JB conseguiu apontar!

    • Mauro Postado em 18/Sep/2013 às 20:27

      Só que não houve essa subtração, já está provado que o dinheiro não era público, e sim privado. A questão não é apenas jurídica, de cabimento dos embargos infringentes, mas existem erros, mentiras , ocultação de provas que inocentam os acusados. Infelizmente a maioria das pessoas, mesmo sendo bem intencionadas, estão sendo manipuladas pela mídia porque estão mal informadas, estão fazendo papel de inocente útil. Dá uma olhada aqui: http://esquerdopata.blogspot.com.br/2013/09/mensalao-por-que-reabrir-o-caso.html

  10. Allan Calisto Postado em 17/Sep/2013 às 18:00

    O CHICO FOI PICADO PELA MOSCA AZUL! SE ELE DISSE ISSO MESMO...ACREDITO TAMBÉM EM UMA SOCIEDADE JUSTA, SEM PRIVILÉGIO PARA POLÍTICOS, POIS SE EU UM CIDADÃO SIMPLES NEGRO FIZER O MESMO SERÁ QUE O CHICO VAI FAZER A MESMA COISA...SERÁ QUE TERÁ ALGUM CHICO PARA FAZER ISSO... ACHO QUE NÃO! ESTE QUE TANTO EM SUAS MÚSICAS FOI UM DOS MAIORES OPOSITORES A ESTA TAL INJUSTIÇA HOJE...

  11. Marcos Postado em 17/Sep/2013 às 18:55

    Ser comunista em Paris que beleza kkkkk, Genuíno é uma prova viva do mau funcionamento histórico do exercito brasileiro diante da sua função, proteção da pátria.

    • Mauro Postado em 18/Sep/2013 às 20:29

      Você está julgando e condenando sem ao menos conhecer todos os documentos do processo. É isso que a mídia tradicional quer, um "inocentes" úteis para se tornarem massa de manobra

  12. Ceres Pascal Postado em 17/Sep/2013 às 21:03

    Sempre impecável Chico. Muito obrigada!!!!!!

  13. Liana de Oliveira Postado em 17/Sep/2013 às 21:25

    Da-lhe Chico! Apoiadíssimo!

  14. Paulo Postado em 18/Sep/2013 às 11:32

    Triste degradação de uma inteligência outrora brilhante. Há algum tempo o Chico vem dando sinais de idiotização; ao ponto de apoiar uma quadrilha no desgoverno para emplacar sua irmã como ministra.

  15. desaelias Postado em 18/Sep/2013 às 11:50

    Nao podemos esquecer tambem de Jose Dirceu. que mesmo que tivesse errado uma vez ( algo que nao acredito) merece nosso respeito e perdao por sua historia de luta pela democracia no brasil somente quem militou os movimento anti ditadura na epoca em que Dirceu era da une sabe o que era a luta contra a ditadura.

  16. Jose Augusto Postado em 18/Sep/2013 às 19:28

    Mas só o Genoíno? Pessoal e o Maluf, que há anos sofre linchamento público da tucano mídia de direita que não suporta ver um pobre andar de avião? Onde está a lista do Maluf?

  17. luiz carlos ubaldo Postado em 19/Sep/2013 às 07:59

    Valeu Chico pela coragem e companheirismo, é foda lidar com todo e qualquer tipo de dôr, essa do camarada que votou em Lula em todas as disputas eleitorais é foda, o cara votava por que acreditava que o Lula venceria ou por querer fazer parte do grupo a sua volta o idiota como se ve é um idiota, agora tem o discurso critico ao pt e a Lula exatamente por ter sido seu eleitor, se fosse petista mesmo naõ estaria de joelhos, e isso incomoda muito essa gente tão servil, que se finge superior, as eleições do ano que vem esta na porta, é só juntar a mulambada que sobrou e enfrenatr o candidato do pt apoiado por Chico!

    • Dário Postado em 19/Sep/2013 às 18:29

      Em primeiro lugar você precisa aprender a escrever; em segundo, necessita de raciocínio independente, menos emocional e mais racional; por fim, entenda que é a sua soberba que o faz servil, impedindo-lhe de ver claramente os fatos.

  18. Mahara Postado em 20/Sep/2013 às 13:26

    Só não precisava endeusar um cara que ja errou um bocado sim! Apesar de concordar que as decisões estão sendo de cunho politico dessas decisões, e isso fere nossa democracia ja tão fragilizada, não da pra achar e ele é o melhor q ta tendo dentro da politica.

  19. santos Postado em 03/Oct/2013 às 16:28

    Essas pessoas aí que apoiam o PT são cambadas de ignorantes. É por isso que o Brasil está hoje assim por causa da justiça falha feita para abrigar somente os que tem dinheiro e para dar suporte aos ricos.

  20. Thiago Teixeira Postado em 04/Oct/2013 às 11:20

    Eu sou petista e acho o Pragmatismo Anti-PT, então tem alguma coisa errada ...

  21. adauri Postado em 28/Nov/2013 às 20:03

    A arte de matar a honra dos honrados em nome da lei Matam-se os homens, nada mata seu legado. Pilatos lava as mãos condena Jesus e absolve Barrabás, Herodes Antipas tem a cabeça do pobre João Batista numa bandeja de prata. A inquisição mata e algema a palavra de Deus em nome do próprio "Deus" (?!). Dentre milhares de anônimos outros notáveis como: Jhon Wycliffe, Jhon Huss, Jerônimo de Praga, Joana D'arc, Martin Lutero, Galileu Galileu etc etc. Os homens "sábios" de mãos dadas com a lei queimam a biblioteca de Alexandria. Tomás de Torquemadas após a matança com requintes de crueldade se a eleva a sacerdote supremo. com apoio dos hipócritas e da lei. Quando a elite escravagista reina lá estão os hipócritas e a lei. Hitler e Stalin se valem mais uma vez dos hipócritas e da lei para praticarem seus genocídios. Qdo o império do norte saqueia o Iraq, Líbia e outros mais lá estão os hipócritas e a lei. Qdo o império clama por democracia em Cuba se comprazem com a falta dela na Arábia Saudita e outras partes mais do oriente médio. Mais uma vez juntos, hipócritas e a lei. Qdo a Inglaterra consolida o apartheid e prende Mandela, lá estão a lei e os hipócritas. idem na Índia. Qdo o Brasil mata e esquarteja Tiradentes lá estão os hipócritas e a lei; tal como fizera com Zumbi dos Palmares. Qdo se opta por dar comida e educação aos mais pobres ao invés de fazer PROER a bancos lá vem de novo a reclamar os hipócritas. Qtos mais, bons homens, serão necessário sacrificar para satisfazer a volúpia dos homens de mãos sujas de sangue, com ódio na alma à julgar sem juízo e sem justiças outros Zés; além do Zé Dirceu e do Zé Genuíno? Desde muito antes, e o próprio Cristo, foi vítima dos juízes desajuizados. Homens de toga sem toga. Haja sonífero para suas longas noites de insônia. Pois o peso de vossa consciência não vos deixará jamais; nem nessa vida corpórea nem noutra; após abandonardes essa carne. Nunca vi tanto ódio, tanta sede de vingança. Quem assistiu aquelas sessões dava para sentir a presença, até o espectro de Torquemadas e outras entidades sombrias naquele ambiente. A hermenêuticas inquisitória, o espetáculo midiático nos remete aos quatrocentos anos de escuridão da época medieval, dava para sentir o gosto de sangue proferido naquelas palavras. As bocas falaram daquilo que os corações estavam cheio. Pobres infelizes; o dia que estivem frente a frente com suas consciência sentirão o chicote bater no fundo de vossas almas sem clemencia e sem absolvição. Afinal a que instancia poderão recorrer?