Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 26/Sep/2013 às 14:42
10
Comentários
Marina Dias, Folha de S.Paulo

Blog pró-Dilma causa constrangimento ao associar Barbosa a macaco

Episódio foi criticado nas redes sociais por pessoas que consideraram a associação racista com Barbosa. Editor do blog explica que o banner já foi associado anteriormente a outras figuras políticas sem despertar críticas

Um site que promove a presidente Dilma Rousseff na internet desde 2008 virou fonte de constrangimento para o Palácio do Planalto nos últimos dias, ao associar o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, à imagem de um macaco.

A associação foi feita há uma semana pelo Blog da Dilma para ilustrar um artigo do ex-deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh sobre o julgamento do mensalão. A ilustração era composta por um macaco sorridente em primeiro plano, Barbosa ao fundo e uma legenda: “Ainda vai Barbosinha? kkkkk”.

O episódio foi criticado nas redes sociais por pessoas que consideraram a associação racista com Barbosa, que é negro. Após cinco dias no ar, a imagem foi substituída por uma foto do próprio Greenhalgh e o site divulgou um texto intitulado “Racismo não”.

Assinado pela enfermeira Jussara Seixas, uma das editoras do site, o artigo não fez referências à ilustração, mas soou como resposta à controvérsia nas redes sociais. “Racismo, preconceito e intolerância são o câncer da humanidade”, escreveu Jussara.

racismo joaquim barbosa blog dilma
(Imagem – Reprodução / Blog da Dilma)

O governo procurou ficar longe da confusão. “O único blog vinculado com a presidenta Dilma ou com a Presidência da República é o Blog do Planalto, administrado pela Secretaria de Imprensa da Secom”, disse o porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann.

Nos bastidores, interlocutores da presidente afirmam que a relação do Palácio do Planalto com blogs de simpatizantes do PT é delicada. Para eles, o governo não tem como impor restrições a sites de militantes petistas que ajudam a mobilizar as bases do partido nos períodos eleitorais.

Leia também

Criado em 2008, antes da eleição da presidente, o Blog da Dilma se intitula “o maior portal da Dilma Rousseff na internet”, tem perfil no Facebook, canal no YouTube e conta no Twitter para divulgar textos sobre a presidente.

O funcionário público Daniel Bezerra, editor responsável do blog, disse que a substituição da foto foi uma medida tomada para “acabar logo com a polêmica”. “Não foi racismo. Utilizamos esse banner do macaquinho há muito tempo. É uma piada. Em Fortaleza, onde moro, macaco é sinônimo de alegria”, afirmou à Folha.

Ele disse que a mesma imagem foi associada antes ao ex-governador José Serra (PSDB), à ex-senadora Marina Silva e ao próprio Joaquim Barbosa sem despertar críticas nas redes sociais.

Segundo Bezerra, o site é mantido com ajuda de 56 colaboradores e não recebe dinheiro de partidos políticos. “Os custos são pequenos e, quando aparecem, dividimos as contas entre a gente com cotas que vão de R$ 100 a R$ 300 por pessoa”, disse Bezerra.

Funcionário da Câmara Municipal de Fortaleza, o editor do Blog da Dilma afirmou que nem ele nem Jussara Seixas são ligados a partidos políticos.

A assessoria do STF afirmou que o ministro Joaquim Barbosa “tomou conhecimento do ocorrido”, mas “não havia informações sobre providências a serem tomadas ou comentários sobre o tema”.

Portal Geledés

Recomendados para você

Comentários

  1. renato Postado em 26/Sep/2013 às 19:22

    Associações danosas. Mais existem. Branco por acaso deixou de comer alguma fruta por preconceito. Muito pano para pouca manga.

  2. Isaac Postado em 26/Sep/2013 às 21:02

    No mínimo irresponsável deixar um blog de partidaristas fanáticos falar em nome da presidenta da república, cedo ou tarde criaria mal estar. Extremamente desrespeitoso, mas sabe-se lá de quem isso teve aval...

  3. Mariah Postado em 27/Sep/2013 às 02:09

    Interessante, todo tipo de imagens ou textos postados nos blogs favoráveis à mídia que maculam a reputação e a honra de pessoas não tem essa repercussão. Dia desses, o chico caruso entre outras charges depreciativas, desenhou os réus da AP 470 nus em volta de Joaquim Barbosa que carregava nas mãos o processo, não houve protesto algum, entre tantas ofensas de internautas à pessoa de Lula, Dilma, Dirceu e outros, também não vi nem um tipo de indignação. Joaquim Barbosa fez umas falcatruas na compra de um apartamento e tem o filho empregado na globo, ninguém se indignou. augusto nunes, reinaldo azevedo, noblat, globo, fsp e tantos outros, sem escrúpulos, aceitam todo tipo de comentário em seus blogs, mais uma vez não vi ninguém reclamar. E que vergonha há num macaco? Prefiro que me comparem a um a me rotularem de desonesta. Há mais nobreza em um animal de que em muitos seres humanos que vagueiam no planeta terra.

  4. Ibanez Postado em 27/Sep/2013 às 08:32

    Joaquim Barbosa é uma figura ainda muito bem vista pela população brasileira,principalmente pelas pessoas com pouco acesso a informações de qualidade.Esse ato do blog foi totalmente irresponsavel e com certeza será usado pelos opositores durante a campanha de 2014.

  5. Roberto Fleury Postado em 27/Sep/2013 às 11:18

    Não foi nada disso!!!! Porra, vamos com calma... É só vocês darem uma olhadinha no blog que vão perceber que eles usavam o macaco em diversas "charges" não foi só com o JB. Vão crucificar o cara do blog sem motivo, cuidado!! O macaco ja era usado ha muito tempo...

  6. Guilherme Postado em 27/Sep/2013 às 13:40

    E se fosse um asno, tava tranq?

  7. ricardo vaz Postado em 27/Sep/2013 às 19:09

    Que azar dos macacos serem os animais visualmente mais parecidos com o Homem. Acabam sendo injustamente associados aos nossos defeitos ...

  8. Antônio Carlos Postado em 30/Sep/2013 às 15:16

    Só mais uma razão pela qual se mostra que tal partido deve sair do poder.

  9. walter Postado em 01/Oct/2013 às 11:04

    E vergonhoso mais estamos em um país, em que o racismo e cruel e quando um negro homem tenta resolver com transparência o que o branco-preto deixou sujo acontece isso, kkkkk eta brasilzim danado só que deus nós proteja.

  10. Matheus Postado em 01/Oct/2013 às 15:36

    Isso é uma vergonha! A questão aí não é concordar ou não com a decisão de Joaquim Barbosa, coisa que poderia ser contestada com argumentos racionais. É o mais vil preconceito.