Redação Pragmatismo
Compartilhar
EUA 19/Sep/2013 às 15:19
9
Comentários

Assange diz que Brasil está sendo invadido pelos EUA

Em videoconferência em São Paulo, fundador do Wikileaks explica que norte-americanos agem no Brasil. Para Assange, cenário revela que há um colapso do estado de direito no Ocidente

O fundador do Wikileaks, Julian Assange, disse na noite desta quarta-feira (18), durante videoconferência em São Paulo, que as denúncias de espionagem americana em território brasileiro revelam que os Estados Unidos estão invadindo o Brasil.

assange eua brasil wikileaks
Brasil está sendo invadido pelos Estados Unidos, diz Assange (Reprodução)

“O que significa quando uma lei sai de seu território [para agir em outro]? Vocês estão sendo invadidos por uma jurisdição, que está fazendo valer sua lei no estrangeiro”, declarou Assange durante o seminário Liberdade, Privacidade e o Futuro da Internet, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Boitempo Editorial.

Assange fez as declarações por meio de uma videoconferência direto da Embaixada do Equador em Londres, onde está asilado desde junho de 2012.

Leia também

A lei citada por Assange se trata do Ato Patriótico, aprovada pelo Congresso americano logo após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.

A chamada lei do terrorismo permitiu que os americanos realizassem escutas telefônicas e quebrassem sigilos para investigar possíveis atos de terrorismo. Técnicas violentas de interrogatório também foram empregadas no Oriente Médio. Para Assange, o aparato de espionagem global montado pelos EUA são consequência disso.

Segundo o australiano, esse cenário revela que há um colapso do estado de direito no Ocidente.

— É um colapso dos direitos humanos.

Segundo o fundador do Wikileaks, site que revelou boa parte das violações aos direitos humanos que os americanos cometeram na chamada guerra ao terror, os EUA montaram um aparato de vigilância massiva no mundo inteiro.

— Quase todas as comunicações da América Latina (98%) passam pelos EUA. Toda a estrutura [tecnológica] da comunidade do Brasil foi roubada pelos Estados Unidos. Cada pessoa que se comunica aqui está embutida nessa estrutura.

Leia mais notícias de Internacional

Ao mesmo tempo, diz Assange, essa infraestrutura de telecomunicações “torna possível esse tipo de comunicação, entre mim, aqui na Embaixada do Equador em Londres, e vocês, no Brasil”.

Julian Assange, de 42 anos, está refugiado na Embaixada do Equador em Londres, na Grã-Bretanha, desde 19 de junho para evitar a extradição à Suécia, onde querem interrogá-lo sobre denúncias de crimes sexuais.

O ex-pirata da informática, que enfureceu Washington em 2010 quando seu site WikiLeaks publicou milhares de documentos diplomáticos secretos dos Estados Unidos, disse que teme ser enviado a esse país, onde acredita que sua vida correria risco.

Até o momento, nem os Estados Unidos nem as autoridades suecas fizeram acusações formais contra Assange. Promotores suecos querem interrogá-lo sobre acusações de violação e agressão sexual feitas por duas participantes do WikiLeaks em 2010.

Assange disse que teve relações sexuais consentidas com as mulheres que o denunciaram.

R7 e agências

Recomendados para você

Comentários

  1. Carlos Prado Postado em 19/Sep/2013 às 16:20

    Se acontecer o pessoal vai achar até bom e maravilhoso ser governado pelos EUA.

    • Ramon Postado em 19/Sep/2013 às 16:28

      Infelizmente. Brasileiro é bicho burro mesmo.

      • Luis Felipe Postado em 19/Sep/2013 às 18:47

        Muitas Pessoas querem que o congresso seja bombardeado, os EUA fariam isso de boa já que bombardearam o próprio pentágono haha

      • renato Postado em 19/Sep/2013 às 19:09

        Qual é tua nacionalidade?

  2. Nanda Postado em 19/Sep/2013 às 17:54

    Alô? Obama? Tem 2 ladrões no meu quarto,venha buscar 1.

  3. Marcos Postado em 20/Sep/2013 às 22:40

    Eu tenho duvidas se seria ruim, não sei porque mas eu não gosto muito dos políticos brasileiros, NÂO SEI PORQUE.

  4. Guilherme Postado em 21/Sep/2013 às 17:22

    será q teremos green card? e os impostos e a justiça serão como lá?

  5. Adalberto Postado em 23/Sep/2013 às 20:47

    Faz tempo que fomos invadidos culturalmente. Em um continente onde a língua mais falada é o espanhol, as escolas insistem em ensinar o "the book is on tehe table"...

  6. marcos Postado em 25/Sep/2013 às 00:20

    Ser governado pelos EUA? Kkkkk Conta outra. Esta é umas das primeiras vezes em toda história do Brasil que nossa política não baixa o rabo pros EUA. Resultado de ser pau-mandado deles é: DITADURA, DÍVIDA EXTERNA, entre outros. Por fora pode parecer bonitinho o destaque que o Brasil vem tendo no espaço internacional, mas não deixa de ser 3o mundo.