Preencha o nome e sobrenome!
Administrador(a)
Compartilhar
PT 09/Sep/2013 às 09:50
8
Comentários

O adeus a Luiz Gushiken

Em estado de saúde grave, Luiz Gushiken recebe as últimas visitas. Ele próprio administra suas doses de morfina para diminuir a dor. Foi um dos poucos absolvidos da ação penal 470 por Joaquim Barbosa

luiz gushiken câncer adeus PT
O adeus de Luiz Gushiken, um dos construtores do PT (Folhapress)

Os telefonemas para o quarto de Luiz Gushiken, no Hospital Sirio Libanes, são atendidos por sua esposa. Com voz cansada, transmite os recados para o marido e seleciona as visitas que ainda irá receber.

Gushiken ministra, ele próprio, as doses de morfina para diminuir a dor e poder manter suas últimas conversas com amigos.

Ontem, segundo a jornalista Mônica Bérgamo, reuniu-se com José Dirceu, Aloizio Mercadante e dirigentes sindicais, fez um balanço de sua vida e do PT e considerou o julgamento do “mensalão” uma fase heróica, colocando o partido sob “um ataque sem precedentes”.

Dirigente sindical, Gushiken teve papel central na defesa dos fundos de pensão contra os prejuízos causados pelo acordo com o Banco Opportunity, de Daniel Dantas. Foi alvo de campanha implacável na mídia, com denúncias frequentes – e jamais comprovadas – sobre o uso das verbas da Secom. Fora do poder, sua casa sofreu ataques suspeitos e chegou a ser incluído na AP 470 pelo procurador geral Antonio Fernando de Souza – que, posteriormente, já aposentado, ganharia um megacontrato da Brasil Telecom, controlada pelo banqueiro e que entrou na criação da Oi-Telemar.

Leia também

Seu nome foi retirado da ação pelo relator Joaquim Barbosa (lembre aqui).

Como Secretário de Comunicação do governo Lula, Gushiken não chegou a ser um executivo operacional, mas sempre esteve aberto às boas ideias. Partiu dele a criação do Projeto Brasil 2020, visando instituir uma área de discussões acadêmicas sobre o Brasil. Antes da eleição de Lula, teve participação ativa no Instituto da Cidadania, que inaugurou as grandes discussões do partido sobre temas nacionais.

Entra para a história como um dos construtores do PT.

Advivo

Recomendados para você

Comentários

  1. @fabiogiori Postado em 09/Sep/2013 às 12:06

    Por essas e por outras que este portal não deveria matá-lo antes da hora.

  2. Eva Ern Postado em 09/Sep/2013 às 13:26

    Entra para a História, como um dos construtores do PT e de um novo Brasil. Gratidão!

  3. maria teresinha cirilo do Postado em 09/Sep/2013 às 14:55

    Em nome de Deus, fala por favor o que realmente está acontecendo com nosso guerreiro Luiz Gushiken, pode não parecer mas tem muita gente torcendo pelo restabelecimento dele,ele fará falta monstro no Pais, Força Luiz,se não fosse sua força, hoje não poderiamos ter esse Brasil para os Brasileiros.

  4. Helena/s.André (SP) Postado em 09/Sep/2013 às 15:32

    Ao Luiz Gushiken meus agradecimentos e meu abraço fraterno por ter sido um dos que defenderam os fundos de pensão das garras aniquiladoras do Banco Opportunity ,de propriedade do banqueiro Daniel Dantas. Obrigado, Gushiken por tudo que fizeste pelos bancários, pelos fundos de pensão e pelo PT.

  5. ANTÔNIA LOPES Postado em 09/Sep/2013 às 17:07

    Noticia triste, mesmo sabendo que a vida é finita, um grande lutador que procurou sempre ser correto e justo na defesa dos trabalhadores/as, o câncer é implacável, porém, o pior câncer é a mídia inescrupulosa, inclusive que mata antes da hora. Ao Luiz Gushiken, meu carinho e saúde. Não perca a esperança!!!!

  6. alberto Postado em 09/Sep/2013 às 21:37

    A revista Veja, bancada pelo Cachoeira e a quadrilha do PSDB são os responsáveis pela situação deste brasileiro, foi humilhado e condenado sem julgamento, anos depois foi absolvido e como fica estes jornalistas de merda que para ganhar dinheiro com a venda da revista vendem a própria alma.

  7. Isabel Postado em 10/Sep/2013 às 00:50

    que os anjos da cura se aproximem de vc. A você, minhas homenagens!

  8. Val Rocha Postado em 10/Sep/2013 às 10:27

    Luiz Gushiken sereno, tranquilo, inteligente... tenho a honra de ter vivido intensamente um tempo no PT em que você estava lá, entre os capas, visionário e ético. É referência para todos os tempos. Luz, lucidez, coragem e paz amigão. Meu companheiro.