Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Mulheres violadas 19/Aug/2013 às 15:49
9
Comentários

Vereadora "sexy demais" é impedida de tomar posse no Irã

Vereadora é impedida de tomar posse no Irã por ser “sexy demais”. Nina Siakhali Moradi foi desqualificada mesmo após conseguir votação expressiva

vereadora sexy irã

Vereadora é impedida de tomar posse no Irã por ser “sexy demais” (Divulgação)

Ser “sexy demais” foi o que impediu uma engenheira e designer de websites de 27 anos de tomar possecomo vereadora na cidade de Qazvin, no Irã, a antiga capital do Império Persa. A informação foi dada pelo periódico britânico The Times na última semana.

A despeito das promessas do novo presidente do Irã, Hassan Rohani, de que os direitos civis femininos vão melhorar em seu governo, Nina Siakhali Moradi foi barrada de seu posto por conservadores islâmicos, que anularam sua eleição ignorando os mais de 10 mil votos que a colocaram em 14º lugar entre os 163 candidatos.

“Nós não queremos uma modelo de passarela na Câmara”, disse uma autoridade de Qazvin à imprensa local. Utilizando o slogan “Idéias jovens para um futuro jovem”, Nina defendia mais direitos para as mulheres na cidade, a restauração dos edifícios antigos e maior participação dos jovens no planejamento urbanístico. Sua candidatura havia sido analisada e aprovada pelo Judiciário iraniano.

Leia também

Os cartazes da campanha de Nina continham fotos dela usando hijab (véu que cobre o cabelo, mas deixa o rosto à mostra), sem nenhum fio de cabelo aparecendo, mas, mesmo assim, grupos religiosos conservadores começaram a protestar pedindo sua desqualificação assim que a eleição foi confirmada.

Em carta ao prefeito de Qazvin, os religiosos condenaram os cartazes “vulgares e antirreligiosos”, além de afirmar que eles violavam as leis islâmicas. Entretanto, segundo o portal de notícias IranWire, havia outras objeções à campanha de Nina: sua sede teria se tornado um local de encontro para jovens, cujas roupas e comportamento provocaram críticas de seus adversários, especialmente homens mais velhos e conservadores.

Alguns críticos também disseram que Nina só foi eleita por sua beleza e juventude, segundo o IranWire. O motivo formal de sua desqualificação foi não “observar as leis islâmicas”, ainda que Nina tenha dito não ter sido informada pelas autoridades da decisão. O site ainda informa que a polícia de Qazvin também confiscou os cartazes de outras duas candidatas, Maryam Nakhostin Ahmadi e Shahla Atefeh, além de ter detido as duas por questionarem a ação.

Enquanto isso, a eleição de Rohani foi marcada pela expectativa de que seu governo possa iniciar uma nova era de direitos das mulheres no Irã. “Vou formar um ministério de assuntos das mulheres para devolver seus direitos pisoteados a elas”, afirmou durante a campanha.

Opera Mundi

Recomendados para você

Comentários

  1. Vitor Postado em 19/Aug/2013 às 17:11

    esse mundo só tem um jeito, explode tudo e começa de novo.

  2. renato Postado em 19/Aug/2013 às 18:01

    Venha para o Brasil minha querida. Aqui você tem lugar, na Fazenda, no BBB, em revistas masculinas. Se quiser ser vereadora aqui, o pessoal vai achar o mesmo, que você esta querendo aparecer. Que de tua cabecinha não sai nada. Mas aqui, somos mais liberais temos palhaços, ladrões, déspotas. Garota de Programa na Casa das Letras,vendendo livro a tedéu. Estamos cheios de Gays trabalhando na TV e travestis, como repórteres, como professores, temos gay no Senado e Câmara, enrustidos e não enrustidos. Vem para cá....aqui nós somos jovens!!! Mente aberta e Jovem! Tradições antigas... ainda em conflito , mas chegaremos lá.

  3. Leonardo Cezar Postado em 19/Aug/2013 às 19:33

    Religião como sempre fodendo com tudo...

  4. Henrique josé Canindé Santos Postado em 19/Aug/2013 às 23:15

    Mas eles não estão mentindo...ela é por demais linda. Uma beleza singular, e é claro que não concordamos com a atitude do parlamento iraniano. Se passou pela justiça por que foi reprovada em seguida? sociedade fechada, machista e patriarcal.

  5. Nina Postado em 20/Aug/2013 às 07:36

    E ainda assim o Irã tem mais parlamentares mulheres que o Brasil...

  6. Jaqueline Santos Postado em 20/Aug/2013 às 12:36

    Lamentável situação! :(

  7. Bia Postado em 20/Aug/2013 às 16:34

    Falou tudo Nina. Aqui, se prega a igualdade, mas na real vivemos em um país machista, racista, intolerante e preconceituoso!

  8. Betina Postado em 04/Sep/2013 às 14:47

    Linda ela é, mas também é decente. Não tem nada de sexy nessa foto, a não ser o rosto bonito dela, fora isso, nada demais. Esse pessoal devia vir aqui e ver a foto de vereadora (acho que era esse o cargo) da tal mulher pera... quem se lembra daquele treco vulgar?