Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Saúde 29/Aug/2013 às 10:11
7
Comentários

Uruguaio do Mais Médicos faz seu primeiro atendimento

Médico uruguaio afirmou não ter imaginado que faria seu primeiro atendimento ainda nesta fase do programa e se disse feliz por ajudar. “É para isto que estamos aqui”

médico uruguaio estrangeiro mais médicos

Médico uruguaio Gonzalo Lacerda (camisa vermelha) prestou os primeiros atendimentos a mulher atingida por moto (Foto: Daniel Carvalho / Folhapress)

O médico uruguaio Gonzalo Lacerda Casaman, 31 anos, do programa Mais Médicos, fez seu primeiro atendimento no Brasil nesta quarta-feira (28/08), por volta das 13 horas, ao socorrer uma mulher atingida por uma moto, no município metropolitano de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco, onde está sendo ministrado o treinamento para os profissionais estrangeiros.

Entendi tudo que ele disse“, afirmou Helena Paulina de Araújo, 63 anos, ambulante. “Ele me disse para ficar calma, me tirou da rua e me examinou”, afirmou. O médico vinha do almoço e contou ter ouvido um barulho forte. Em seguida viu a senhora no chão, no meio da Rua Eurico Valois, na área central, onde se localiza a Faculdade Miguel Arraes.

Casaman a levou para a calçada, fez um exame preliminar e percebeu escoriações no joelho e cotovelo esquerdos, sem gravidade. Como Helena foi atingida também no tórax, o médico pediu ao guarda de trânsito para chamar a emergência. Minutos depois, o atendimento do Samu chegou, fez curativos nas escoriações e levou a mulher para um raio X.

Leia também

Gonzalo afirmou não ter imaginado que faria seu primeiro atendimento ainda nesta fase do programa e se disse feliz por ajudar. “É para isto que estamos aqui”, afirmou.

Helena Paulina de Araújo se consulta no posto de saúde do bairro de Bela Vista. “Quase não tem médico lá“, criticou, e elogiou o Mais Médicos. “Com certeza vale a pena os médicos estrangeiros.”

Época Negócios. Dica do leitor José Nicodemos

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 29/Aug/2013 às 12:11

    E ai Dr. CRM, não vai lá vaiar o cidadão Uruguaio?

  2. Jefferson Postado em 29/Aug/2013 às 12:51

    Se fosse um médico da rede privada do local iria pra casa no seu carro luxuoso oa invés de ir pra rua procurar trabalho para si. Começou muito bem o uruguaio.

  3. Mathias Postado em 29/Aug/2013 às 12:59

    Caro Thiago Teixeira, o CRM não está aqui para vaiar aqueles que são qualificados e querem ajudar, dede que se submetam ao revalida. Aliás, pelo que consta na matéria, o tal médico uruguaio não seguiu os protocolos estabelecidos pelo PHTLS (referência internacional em atendimento ao trauma) e retirou a paciente da rua, colocando-a sentada na calçada, quando o correto seria aguardar a ambulância, mantendo a imobilização, e realizar a remoção em prancha longa.

  4. Lima Seis Postado em 29/Aug/2013 às 14:58

    A moda agora neste país é fazer parte da ilegalidade, ser bandido, corrupto, ladrão e deputado condenado recebendo pra continuar exercendo a bandidagem de dentro do presídio. Enquanto isso cadê os crimes de exercício ilegal de medicina, charlatanismo e curandeirismo? Tá do jeito que o diabo gosta. Triste brasil na mão de bandidos.

  5. marcos Postado em 29/Aug/2013 às 16:17

    SOU DO RJ, QUERO TAMBEM MÉDICOS ESTRANGEIRO NO MEU ESTADO.

  6. renato Postado em 29/Aug/2013 às 16:39

    Tem uma mão bem grande sobre este programa. Esta mão esta atendendo as preces de muitos brasileiros acho bom não tentar tirar esta mão daí.