Luis Soares
Colunista
Compartilhar
EUA 09/Aug/2013 às 10:53
5
Comentários

Sobreviventes da bomba atômica ainda têm graves sequelas

Ataque nuclear em Hiroshima e Nagasaki completa 68 anos. Milhares de sobreviventes ainda tratam das sequelas da tragédia

Nagasaki lembrou nesta sexta-feira o ataque nuclear realizado pelos Estados Unidos há 68 anos – durante os últimos dias da Segunda Guerra Mundial – que transformou o porto japonês em um inferno de chamas.

Dezenas de milhares de pessoas participaram da homenagem as mais de 70 mil pessoas que morreram na explosão da bomba atômica, que atingiu Nagasaki às 11H02 local (23H02 de quinta em Brasília).

Os sinos tocaram enquanto sobreviventes da tragédia, líderes governamentais e representantes estrangeiros observaram um minuto de silêncio no momento exato da explosão.

sobreviventes bomba atômica hiroshima nagasaki

Sobrevivente de bomba atômica reza em Nagasaki no horário em que a bomba foi lançada pelos EUA. Mais de dois mil fazem tratamento na cidade em razão das sequelas (Foto: EFE)

A bomba de plutônio, chamada de “Fat Man” pelos pilotos americanos, destruiu Nagasaki no dia 9 de agosto de 1945.

Leia também

Na terça-feira, milhares de pessoas lembraram a primeira bomba nuclear lançada sobre o Japão, na cidade de Hiroshima, onde morreram 140 mil pessoas.

Sequelas para toda a vida

Hisae Torigoe, sobrevivente de Nagasaki (foto acima), reza pelas vítimas da bomba atômica em hospital da Cruz Vermelha, em Nagasaki, nesta sexta-feira. A prece foi feita às 11h02, horário em que a bomba foi ativada na cidade em 9 de agosto de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial.

Hisae, de 72 anos, é hospitalizada duas semanas por mês para tratar um linfoma causado pela radiação da bomba. Cerca de 2.000 sobreviventes têm sido hospitalizados no último ano no hospital

Os bombardeios de Hiroshima e Nagasaki precipitaram a capitulação do Japão e o final da II Guerra Mundial, no dia 15 de agosto de 1945.

EFE e AFP

Recomendados para você

Comentários

  1. renato Postado em 09/Aug/2013 às 13:24

    Afinal eram só Japoneses. Quem é que ganhou dinheiro com isto. Os chefes das duas máfias a japonesa e a americana. Alguem vendeu a alma com certeza.

  2. Marcos Postado em 09/Aug/2013 às 18:00

    Viva a subversão, estão caindo no conto da esquerda de pouquinho em pouquinho, ocidente malvado, ditadores Cubanos democráticos e por ai vai, os Japoneses irão todos morrer pelo imperador, as bombas eram necessárias se não a guerra iria perdurar durante décadas.

  3. Filipe Gullit Postado em 09/Aug/2013 às 18:54

    "Pensem nas crianças Mudas telepáticas Pensem nas meninas Cegas inexatas Pensem nas mulheres Rotas alteradas" #RosaDeHiroshima

  4. Marcos Monteiro Postado em 11/Aug/2013 às 23:27

    Ease rapaz é uma verdadeira máquina de repetir idiotices! Tudo o que os colonistas pro-us vomitam, ele repete. Lamentável.

  5. Navarro Postado em 12/Aug/2013 às 09:16

    Não acredito que eu lí que "as bombas eram necessárias". Na internet ninguém está livre mesmo de ler asneiras - LAMENTÁVEL um ser pensar desta forma.