Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Política 20/Aug/2013 às 15:32
36
Comentários

PSTU critica Black Blocs

Até agora, PSTU é o único partido brasileiro a se manifestar oficialmente a respeito dos jovens Black Blocs. Confira a crítica

Kiko Nogueira, diário do centro do mundo

Desde que surgiram nas manifestações com suas roupas e máscaras pretas, os black blocs foram criticados e incensados. Os partidos, no entanto, procurando pegar uma carona nos protestos, não se manifestaram oficialmente sobre as táticas controversas do grupo.

pstu black blocs

PSTU divulgou posicionamento acerca dos jovens mascarados do Black Blocs (Imagem: Divulgação)

Houve uma exceção: o PSTU.

Veio dali o único posicionamento claro de um partido a respeito dos BBs. No jornal “Opinião Socialista”, um bom artigo fez uma crítica dos jovens mascarados que andam causando pelo Brasil.

Diz o texto:

Os black blocs defendem a “propaganda pela ação”. Ou seja, defendem a utilização do método das depredações das fachadas de bancos, empresas, lojas de grifes e tudo o que simboliza o capitalismo porque, assim, estariam enfraquecendo o sistema.

Nós, do PSTU, não temos nenhum apreço por essas instituições. Muito pelo contrário. Mas, consideramos que esses métodos não enfraquecem os grandes empresários. Ao contrário, lhes dão um argumento para jogar a opinião pública – e muitos trabalhadores – contra as manifestações e, assim, preparar a repressão. Sua “ação direta” é típica de setores de vanguarda, descolados das massas, que terminam por fazer o jogo da direita, justificando a repressão.

Leia também

Os black blocs afirmam que fazem o que fazem para reagir à opressão policial cotidiana. Eles depredam, digamos, uma agência do Itaú. A PM reage como a PM. Eles apanham. No protesto seguinte, eles quebram mais algum símbolo do capitalismo. A PM reage. Eles apanham de novo. E la nave va. Até tudo terminar no Facebook.

Continua o artigo:

Nas grandes mobilizações, houve momentos em que milhares de pessoas se defenderam como puderam dos ataques violentos da polícia. Naturalmente, acreditamos que essas atitudes foram totalmente legítimas.

Os “Black Blocs”, porém, têm uma ação distinta. Entram nas passeatas e, sem que tenha havido qualquer deliberação por parte dos manifestantes ou dos grupos que organizaram o protesto, atacam de forma provocativa a polícia, que reage, sistematicamente, reprimindo e muitas vezes acabando com as mobilizações. Agem como provocadores da repressão policial, tendo sido responsáveis, muitas vezes, por acabar com várias passeatas. Foi o que aconteceu no Rio de Janeiro, nas últimas manifestações pelo “Fora Cabral”. Esses grupos são apenas “radicais” na metodologia. Não têm um programa revolucionário. Qual é o programa defendido pelos “Black Blocs”? Isso não é respondido por nenhum dos portais ou comunidades nos quais eles estão agrupados. Isso só pode ser explicado por um desprezo a qualquer programa, como se bastasse quebrar uma loja para derrotar o capital.

Os “Black Blocs”, evidentemente, não defendem a revolução socialista. Muitos de seus integrantes reivindicam o anarquismo, mas na verdade param na radicalização da democracia como horizonte político. Ou seja, no programa acabam sendo moderados.

Não somos, nem nunca fomos pacifistas. Mas é a violência das massas, e não de um pequeno grupo, que poderá fazer a revolução. As ações desses pequenos grupos facilitam a repressão da polícia contra as massas nas passeatas.

É preciso deixar claro a inconsistência no programa e na ação desses grupos que, na verdade, são reformistas e radicais apenas na ação. Existem muitos ativistas sérios que se deixaram atrair pelos “Black Blocs” e já começaram a ver os problemas. Agora, é necessário que reflitam sobre isto.

Provavelmente ninguém vai refletir muito. A página dos black blocs de São Paulo postou uma resposta falando em “horizontalidade”. Embaixo do post, um dos comentários falava o seguinte: “Fora do Eixo não dá”.

Recomendados para você

Comentários

  1. indiana Postado em 20/Aug/2013 às 15:48

    OLHA QUEM ESTA FALANDOO...PARTIDO PELEGO

  2. José Ferreira Postado em 20/Aug/2013 às 15:59

    Pelego, Pelego!!!

  3. Aleph Postado em 20/Aug/2013 às 16:28

    pstu pstuzando como sempre.

  4. José Livramento Postado em 20/Aug/2013 às 16:40

    http://riorevolta.wordpress.com/2013/07/22/vandalismo-e-ruptura/

  5. renato Postado em 20/Aug/2013 às 16:40

    Não vou dizer nada, o PSTU não me representa.

  6. Max Postado em 20/Aug/2013 às 17:08

    Pelegagem, estão chateados pq os BB estão saindo na mídia e ganhando vários adeptos na estratégia.

  7. Pedro Kelson Postado em 20/Aug/2013 às 17:12

    A carta estava indo bem até o trecho: "Não somos, nem nunca fomos pacifistas. Mas é a violência das massas, e não de um pequeno grupo, que poderá fazer a revolução. As ações desses pequenos grupos facilitam a repressão da polícia contra as massas nas passeatas". Violência das massas? Quem são as massas? Quer dizer que as massas estão em um nível superior às outras pessoas? Mentalidade tão atrasada quanto à dos tais "reacionários".

  8. Dimas Postado em 20/Aug/2013 às 17:15

    Os idiotas acima nem leram a porra do artigo e tão falando merda. Tsc tsc tsc...

  9. Mariana Silva Postado em 20/Aug/2013 às 17:17

    seremos racionais pessoal, sera que eles estão realmente fora da razão ?? a depredação das grandes lojas e potencias do capitalismo funciona como uma simbologia, e ao meu ver é uma simbologia pequena para os donos dessas companhias. Cada um deve ter sua opnião e tem o direito de expressar e o PSTU não fugia a nada disso a dar declarações fora das esperadas .

  10. Charles Moura Postado em 20/Aug/2013 às 17:25

    Está claro que é um movimento que está a serviço de poderosos. já era previsto. fizeram isso em praticamente todas cidades. agora deram nome. a militancia petista mostra sua cara. como é de praxe, acham que vão conseguir enganar.

  11. Fernando Postado em 20/Aug/2013 às 17:28

    De um partido que defende a greve de policiais como se estes fossem trabalhadores, não se poderia esperar outra coisa! Colocam a culpa da repressão policial das costas dos black blocs, dizendo que se os últimos não provocassem os "coitadinhos" dos "trabalhadores da segurança pública" da tropa de choque, não haveria repressão! Pode parecer infantilidade, mas não é! É a adaptação desse partido à ordem burguesa!

  12. marina Postado em 20/Aug/2013 às 17:42

    não há um programa revolucionário! não é questão de fazer violência e não se trata de enfraquecer o sistema em si somente. Antes de criticar é melhor estudar um pouco mais sobre ANARQUISMOSSSS!!! vc é livre pra expressar sua opinião, vc n precisa se encaixar nem ter nenhum plano revolucionário!

  13. Jayme Postado em 20/Aug/2013 às 18:07

    A avaliação é ruim porque o sentimento apresentado é de inveja. Sim, os partidos, principalmente da "esquerda" festiva que deveriam estar nas ruas antes de junho apontando o rumo das coisas. Mas não, ficam agora como velhas agorentas reclamando das forças das ruas.. É preciso investigar melhor este movimento black bloc, versão brasileira, que apresenta sim contradições. Porém, deve-se alertar que o anarquismo é um movimento, por natureza, que condena programas. Então, como esperar isto deste movimento, oh cara pálida? Precisamos dialogar com o que há de melhor no anarquismo que a tua força para a ação, e ficarmos somente com o paradigma bolorento segundo o qual é papel das massas, do povo, que deveria conduzir o processo? É acreditar ingenuamente que estamos em Moscow-1917.. Por favor, menos mundo de Alice. Temos que tomar cuidado sim é com os fascistas de direita e esquerda, e criminosos que se infiltram nestes movimentos para solapar nosso destino. Portanto, antes de condenar o anarquismo, pensemos...

  14. lem Postado em 20/Aug/2013 às 19:33

    se quebrar simbolos do capitalismo desse resultado,toda a europa,canada e ate eua, teriam passado por mudanças pro socialistas.somente o exterminio fisico da alta burguesia ;já queimada históricamente, daria um certo avanço na luta proletária.

  15. Nôni Simon Postado em 20/Aug/2013 às 21:09

    ao menos posicionaram-se, diversamente dos demais, o que é raro no oba-oba reinante. Concordo com o q falaram. A maioria dos BB vai prá passeata sem convicção, que não a de "vamos quebrar tudo", de calcinha de marca e com grana na carteira. Se é contra o capital, vai viver pacificamente numa comunidade autossustentável, pelo menos tá fazendo algo de acordo com a ideologia q professa.

  16. Marcos Postado em 20/Aug/2013 às 21:16

    Que texto é esse? Extremamente bizarro, não somos pacifistas, somos contra os grandes empresários? Esse texto é de um aluno de ensino médio? Esses esquerdistas não cresceram? São contra o BB porque não faz nenhum sentido obviamente até ai tudo bem, mas a revolução verdadeira é das massas? Ou seja se uma guerra civil matar milhões para nada como toda guerra civil eles são a favor? A esquerda é patética, todas elas. Viver em um país sem direita é triste, não existe logica em lugar algum nesse banania.

    • Ricardo Postado em 06/Sep/2013 às 04:37

      Nota dez para seu comentário. Parece que foi o único escrito por alguém com mais de 15 anos.

  17. Dóri Edson Postado em 20/Aug/2013 às 21:44

    O PCO escreveu uma critica a esta critica do PSTU.

  18. LUIZ Postado em 20/Aug/2013 às 22:28

    PSTU MAIS UM PARTIDO QUERENDO ENTRAR NA MAMATA, E MELHOR CRITICAR PARA MOSTRAR PARA A TURMA DOS GRANDES E FAZER O QUE E MAIS ANTIGO SE NAO PODE COM ELES JUNTESE A ELES AHAHAH CONHECO ESSA TURMA

  19. LUIZ Postado em 20/Aug/2013 às 22:30

    PARTIDO SOCIALISTA DO TESOURO UNIDO

  20. Ricardo Postado em 20/Aug/2013 às 22:36

    Montem uma comunidade "alternativa" aposto que tem alguma empresa que vende comunidades alternativas , vão viver como Índios, ficar quebrando a rua e depois comprar o PS4 pelo amor de deus, vão fazer algo que presta se tornem cientistas esses sim merecme as paginas de todas as revistas da terra, estatuas e tudo mais, cientistas esses são os verdadeiros revolucionários, esquerdistas, anarquistas são no máximo idiotas, PCO não é aquele partido a favor da guerra entre negros e brancos, o povo para adorar sangue combina com a cor, a historia não é o bastante para essa gente, a idiotisse não tem limites.

  21. Anti-Fascista Postado em 21/Aug/2013 às 06:44

    http://www.diarioliberdade.org/opiniom/opiniom-propia/40648-contra-a-cr%25C3%25ADtica-do-pstu-aos-black-blocs.html

  22. luiz carlos ubaldo gonçalves Postado em 21/Aug/2013 às 08:38

    Esses babaquinhas depredam e destroem tudo que é nosso, desprezam os simbolos e a ordem vigente, agem a bel prazer dos ventos que sopram mais a direita e a cegueira dos seus atos os tolhem do aprendizado com as massas que já estavam nas ruas muito antes de virem ao mundo que hoje atacam sem nada a apresentarem para que se possa melhorar a qualidade de vida do planeta, acho que essa turminha anda vendo e jogando demais essas porcarias virtuais improdutivas, já pensou toda essa enrgia gasta em beneficio de quem realmente precisa e que eles dizem representar sem de fato conhecer o rosto de um retirante sequer ou morador de rua, crianças desprotegidas ou velhos abandonados, aqui na roça nos dizemos a esse povo para caçar uma enxada. protestar sempre contra esse sistema corrupto, sempre, mais não como se estivesse numa rave ou micareta, Brasil mostra a tua cara, para ver quem paga!

  23. Jorge Postado em 21/Aug/2013 às 11:05

    PSTU é um lixo! Não sou Black Bloc mas se não fosse por eles, muita gente teria apanhado da polícia, enquanto vcs, do PSTU, enfiam o rabo entre as pernas e fogem!

  24. Natalle Postado em 21/Aug/2013 às 11:10

    Bem que poderia ser feita uma matéria explicando o que são os Black Blocs, mas algo bem feito, entrevistando estudiosos que são contra e outros que são a favor. O site possui uma estrutura para isso, com uma vantagem, possuem isonomia (aparentemente) para a elaboração de matérias.

  25. Luiz Carioca Postado em 21/Aug/2013 às 11:25

    Como se o PSTU fosse a massa ou representasse a massa. São um partido que ao conseguir um pouco de espaço já está flertando com o peleguismo do PT. Por falar em peleguismo, esse post está beeeeem pelego. A matéria do Sem Fronteiras da Globo News, pasmem, Globo, sobre os Black Blocs foi menos pelega que esse post.

  26. Jayme Postado em 21/Aug/2013 às 18:22

    VEJAM ESTA MATÉRIA DA REVISTA PIAUÍ SOBRE UM DIRIGENTE DO PSTU RJ E TIREM SUAS CONCLUSÕES SOBRE O CONCEITO DE REVOLUÇÃO DESTA ESQUERDA FESTIVA: "Os cigarros serão distribuídos pelo Estado, Anselmo continuou, rindo. Fez uma pausa, olhou para o assessor de imprensa, voltou a fitar o repórter e corrigiu-se: “Racionado, mas distribuído.” Ele não esmoreceu diante da hostilidade contra o PSTU nas ruas. O partido está mais forte do que nunca, disse. “Verei a revolução. Acredite.” Depois de duas horas de conversa, Julio Anselmo se levantou, tirou uns trocados da carteira, foi até a geladeira, colocou o dinheiro na caixinha sobre ela e apanhou uma Coca-Cola. Sim, até os revolucionários sentem sede." http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-82/despedida/sobrou-para-o-pstu

  27. Jorge Postado em 08/Oct/2013 às 10:03

    Prefiro seguir o ideario do Metodismo, de onde vem o Exército de Salvação. Esse sim é um Bloco do BEM que invade as cidades, os sinais de trânsito para divulgar o CRISTIANISMO não oficial diferente do outro manipulado por Reis , Governantes e Papas = o Evangelho de Cristo. SOPA , SABÃO E SALVAÇÃO mudaram a Inglaterra da época da Revolução Industrial. O mundo só irã mudar com o ideário da FRATERNIDADE, e essa é a FRATERNIDADE WESLEYANA DE SANTIDADE.