Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Religião 13/Aug/2013 às 09:30
26
Comentários

"São Bernardo do Campo é do senhor Jesus"

São Bernardo do Campo é do Senhor Jesus? Vereador consegue aprovar projeto para instalar placas com dizeres religiosos na cidade paulista, mas a medida é vetada pelo prefeito

São Bernardo do Campo é do Senhor Jesus. Ao menos essa é a visão do vereador Rafael Demarchi (PSD), que conseguiu o apoio de quase todos os 27 colegas da Câmara para aprovar um projeto que previa a instalação de placas em diversos locais do município, na Grande São Paulo, com esses dizeres. O prefeito, Luiz Marinho (PT), no entanto, considerou inconstitucional a medida, apresentada em junho e apoiada pela bancada petista, e a vetou.

são bernardo senhor jesus demarchi

Vereador Rafael Demarchi (PSD) | Foto: Diário do ABC

Demarchi é evangélico e frequenta a Igreja Bola de Neve no ABC paulista. “Fui o vereador mais ajudado por igrejas evangélicas em toda a região. Havia uma demanda dos evangélicos e de muitos pastores por essa medida”, diz o vereador. “Em São Bernardo, cerca de 90% das pessoas são católicas ou evangélicas. A proposta visava homenagear Jesus e não uma religião. A cidade já homenageou tantas pessoas, incluindo Mussolini, que era um ditador.”

O texto previa a instalação “direta ou por meio de parcerias” de placas com a inscrição religiosa nas principais vias de acesso à cidade. Elas deveriam ser colocadas, especialmente, na avenida Pereira Barreto, limite de municípios com Santo André; na Avenida Piraporinha, limite com Diadema e na Via Anchieta, no quilômetro 18. As despesas entrariam no orçamento da cidade.

Leia também

Segundo Marinho, o projeto era “claramente inconstitucional”, pois traria gastos aos cofres públicos de um Estado laico por motivo religioso. “O objetivo da proposição era prestar uma homenagem, valorizar o trabalho dos evangélicos. Mas acredito que o resultado atingido seria outro. Como reagiriam os católicos, o pessoal de umbanda, candomblé, os muçulmanos (que são muitos na cidade), os sem religião? Cada um ia querer a sua placa”, disse Marinho a CartaCapital. “Não cabe a mim fomentar disputas religiosas.”

No projeto, o vereador justifica a validade da medida afirmando que o Brasil é o maior país cristão do mundo. “Talvez até fora de tempo, mas sempre em tempo, nossa cidade homenageia o Filho de DEUS, JESUS, o Cristo. A ELE toda honra e toda glória. Considerando-se a relevância da matéria, estas são as razões pelas quais esperamos contar com o apoio dos Nobres Pares para a aprovação deste Projeto de Lei”, diz o texto.

Para Demarchi, a proposta não viola as leis, pois o custo de cerca de 4 mil reais seria pago por um empresário. “Se formos analisar inconstitucionalidade por ser um Estado laico, teríamos que mudar nomes de praças, ruas e bairros que fazem referência a temas religiosos.”

Antes de vetar a medida, o prefeito avisou o vereador e se reuniu com um grupo de pastores evangélicos. “Todos que vieram compreenderam a situação. Um grupo de pastores apoiou o veto por achar que não caberia esse tipo de manifestação e que ela não contribui para a cidade”, conta Marinho.

Segundo o vereador, o projeto poderia ajudar a recuperar “valores familiares perdidos durante os anos” e não violaria o Estado laico. “Essa sempre será uma questão de interpretação do que isso significa o laicismo. O Estado é laico e não vai defender nenhuma religião, mas uma placa de homenagem não é defesa.”

A cidade, rebate o prefeito, precisa respeitar a todos sem provocar debate com viés de confronto religioso. “Isso não combina com o nosso país e com a sociedade plural que defendemos”, diz Marinho.

Gabriel Bonis, CartaCapital

Recomendados para você

Comentários

  1. Joao Tomaz Postado em 13/Aug/2013 às 10:01

    Muito me admira a maioria dos vereadores aprovar uma proposta deste tipo (até coerente) e com isso deixar uma bomba na mão do prefeito. Quem passa por constrangimento é o próprio. Com um monte de amigos deste tipo ele nem precisa de inimigos.

  2. Rosa Postado em 13/Aug/2013 às 10:01

    Parabéns Prefeito, fazendo jus ao cargo, parabéns!

  3. Mauro Postado em 13/Aug/2013 às 10:28

    Olha a cara de anormal da figura!

  4. Pardalho Cintilante Postado em 13/Aug/2013 às 10:35

    Bola de neve? sei sei.... Bola de fumaça! Só maconheiro viajando nas idéias de Jesus Cristo.

  5. Luca Postado em 13/Aug/2013 às 10:44

    Parabéns prefeito!

  6. karen Postado em 13/Aug/2013 às 11:04

    pq ele não vai gastar o nosso dinheiro com alguma coisa que preste??

  7. renato Postado em 13/Aug/2013 às 11:06

    A Cara de anormal e de muito trabalhar, para pensar neste projeto. que como visto vai levar muuito dinheiro dos cofres públicos. O Meu senhor é humilde não precisa disto. Se na época ele conseguiu, ou melhor seus discipulos, conseguiram trazer o nome dele até os tempos de hoje, não foi por colocar nome nos caminhos, pelo contrário, era revolucionário e queria no momento estar escondido, senão morriam, como aconteceu. Porque será que poucas pessoas evangélicas colocam em seus filhos o nome de Jesus.È um nome, mas colocam só no segundo nome, daí vejo alguns, alguns mais afoitos colocam Emanuel. O pessoal do Nordeste tem mais fé. Lá você encontra bastante. No sul, as pessoas são miais enverginhadas com o nome de Jesus.

  8. Carlos John Postado em 13/Aug/2013 às 11:08

    que psicopata...

  9. homo sacer Postado em 13/Aug/2013 às 11:13

    O melhor foi ele querer homenagear Jesus destinando-lhe o mesmo lugar que Mussolini. Vai entender.

  10. mari Postado em 13/Aug/2013 às 11:53

    e esse olhão dele estralado hein irmao

  11. Leo Postado em 13/Aug/2013 às 12:45

    Tanta coisa mais importante para um vereador fazer e o cara tentando aprovar projeto de lei para por plaquinhas de Jesus...

  12. O MILAGREIRO Postado em 13/Aug/2013 às 15:13

    Pelo estilo dele deveria colocar que SBC é da fumaça...kkkkkkkkkkkkkkkk cara de quem vive no meio da via lactea...

  13. fernando Postado em 13/Aug/2013 às 16:53

    n sabia q o jared leto era político kkkkkk

  14. Fernando Postado em 13/Aug/2013 às 17:54

    Que palhaçada! O Brasil está se tornando um país de idiotas, fantoches de pastores e demais "religiosos".

  15. Renata Postado em 13/Aug/2013 às 19:01

    Ele esta mesmo bolado, vou a igreja dele, ficar bolada precisando mesmo.. olha só o olho do cara !! o que sera que toma na igreja bola ???

  16. malcon x Postado em 13/Aug/2013 às 21:09

    gente... vcs não entenderam nada! ele, o vereador, acha que é jesus, tá nos olhos dele, logo, com a frase SBC é do senhor jesus, ele quer dizer que SBC é dele...

  17. malcon x Postado em 13/Aug/2013 às 21:14

    agora hein, pior que ter um doido na câmara é ter outros 27 apoiando... isso é o mais assustador!

  18. Alexandre Postado em 13/Aug/2013 às 21:29

    Eu percebi um leve preconceito contra membros da Igreja Evangélica Bola de Neve, muito bonito né irmãos em Cristo.

  19. Rubão! Postado em 13/Aug/2013 às 22:37

    Antes de ler a matéria, apenas olhando a foto, eu podia jurar que ele queria mesmo era colocar plaquinhas em nome de Jah.

  20. carlos Postado em 13/Aug/2013 às 23:05

    Esse cara desmoraliza os que são fieis. Desse jeito os faz passar por bobos e inconsequentes. Religião não é isso! Jesus ficaria feliz se ele destinasse esse dinheiro para melhorar o transporte publico, por exemplo. Placa de Jesus não vai salvar as vidas dos fieis, que morrem nas filas de hospitais, nem garantir o estudo das crianças para que possam depois ler a biblia. Como faz S.B.C?

  21. LRS Postado em 14/Aug/2013 às 00:00

    Como já não bastasse as "esculturas" maçônicas espalhadas por todo abcd..

  22. LRS Postado em 14/Aug/2013 às 00:05

    Como se já não bastasse as “esculturas” maçônicas espalhadas pelas praças de todo o abcd..

  23. Junior Postado em 14/Aug/2013 às 08:34

    Pardalho Cintilante, antes de comentar algo sobre qualquer igreja, deveria antes conhecê-las e testemunhar a transformação de vida das pessoas através de Jesus Cristo. Que o Senhor tenha misericórdia da sua vida!

  24. Carlos Pereira Postado em 14/Aug/2013 às 12:42

    A ideia é desnecessária tanto quanto alguns comentários expostos aqui. Caramba, será que não é possível descordar sem ofender?

  25. Iran Postado em 14/Aug/2013 às 18:23

    para de pensar em criar coisas e situações novas, e resolve as buxas antigas que estao acumuladas, e ninguem tem coragem e nem vergonha na cara para resolver.

  26. Silvia Postado em 15/Aug/2013 às 00:03

    Jesus, definitivamente não combina com política e com políticos. Quer homenagear Jesus? Faça o que é certo. Não roube, ajude quem precisa e lute pelos direitos do povão que te elegeu. Isto sim é uma grande homenagem!!!