Redação Pragmatismo
Compartilhar
Desenvolvimento Brasileiro 29/Aug/2013 às 16:19
13
Comentários

Os cinco piores aeroportos do Brasil

Pesquisa de satisfação de passageiros revela os cinco piores aeroportos do Brasil. Veja quais são e entenda as razões

Todos que já tiveram a oportunidade de estar em alguns dos aeroportos brasileiros sabem das dificuldades enfrentadas com infraestrutura, serviços, funcionários, informações, e assim por diante. Como só havia o senso comum, a Secretária de Aviação Civil, com a Copa do Mundo iminente, também por ocasião da Copa das Confederações realizada em Junho de 2013, realizou uma pesquisa de opinião inédita no Brasil para averiguar a qualidade dos aeroportos brasileiros, assim como dos serviços oferecidos em seu interior.

A pesquisa foi realizada por uma empresa de consultoria, contratada por meio de licitação pública, em 15 aeroportos de cidades-sede da Copa do Mundo e em localizações diversas que tenham ligações diretas com as cidades-sede.

Os quesitos avaliados na pesquisa foram: acesso ao aeroporto; check-in; emigração; inspeção de segurança; imigração; aduana; instalação aeroportuária; e ambiente do aeroporto. Os dados coletados referem-se ao primeiro trimestre de 2013, com um total de 21.216 entrevistas realizadas. Vejam a relação dos cinco que pior se saíram nas pesquisas.

1- Aeroporto Internacional Marechal Rondon (Cuiabá/MT)

aeroporto cuiaba

Aeroporto Internacional Marechal Rondon (Cuiabá/MT)

Ano da inauguração: 1956

Passageiros por ano: 2.761.588 milhões (2012)

Pontos fracos: O Aeroporto Internacional Marechal Rondon é o principal aeroporto do estado do Mato Grosso e o segundo aeroporto mais movimentando do Centro-Oeste do Brasil, segundo dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária. Indicadores que estão abaixo da média: Custo do estacionamento; valor das instalações de alimentos; valor dos estabelecimentos comerciais; e internet/wi-fi.

2- Aeroporto Internacional Tom Jobim [Galeão] (RJ)

aeroporto-tom-jobim

Aeroporto Internacional Tom Jobim [Galeão] (RJ)

Ano da inauguração: 1977

Passageiros por ano: 17.491.744 milhões (2012)

Pontos fracos: O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro / Galeão – Antônio Carlos Jobim é o segundo maior aeroporto internacional do Brasil, estando localizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ), mais especificamente na Ilha do Governador. Este aeroporto possui o maior sítio aeroportuário e a segunda maior pista de pouso e decolagem do Brasil, sendo a mais importante porta de entrada aérea para todo o Estado do Rio de Janeior. Indicadores que estão abaixo da média: Tempo de fila no guichê de check-in; e tempo na fila da emigração.

3 – Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (Manaus/AM)

aeroporto-manaus

Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (Manaus/AM)

Ano da inauguração: 1976

Passageiros por ano: 3.131.150 milhões (2012)

Pontos fracos: O Aeroporto Internacional de Manaus – Eduardo Gomes é o segundo aeroporto mais movimentado da região norte, além de ser o 16º mais movimentado de todo o país, e o 3º do Brasil em movimentação de cargas em 2012 só atrás de Cumbica e Viracopos em São Paulo. Indicadores que estão abaixo da média: Custo do estacionamento; instalações de alimentos; valor das instalações de alimentos; estabelecimentos comercias; internet/wi-fi; e tempo na fila da imigração.

4 – Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck (Brasília/DF)

aeroporto-brasilia

Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck (Brasília/DF)

Ano da inauguração: 1957

Passageiros por ano: 15.665.045 milhões (2012)

Pontos fracos: O Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek tem seu nome em homenagem ao ex-presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek. É o quarto aeroporto mais movimentado do país (atrás apenas de Guarulhos, Galeão e Congonhas) e o mais movimentado da Região Centro-Oeste. Indicadores que estão abaixo da média: Atendimento/cortesia dos funcionários no check-in; tempo na fila da emigração; eficiência dos funcionários do check-in; atendimento/cortesia dos funcionários da emigração; internet/wi-fi; atendimento/cordialidade funcionário aduana; e atendimento funcionário da imigração.

5 – Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins/MG)

aeroporto-minas

Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins/MG)

Ano de inauguração: 1984

Passageiros por ano: 10.398.296 milhões (2012)

Pontos fracos: O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, mais conhecido como Aeroporto de Confins (1985) é o principal aeroporto do estado de Minas Gerais. Este aeroporto pode receber aviões de grande porte, como o Boeing 747 e o Antonov An-124. Indicadores que estão abaixo da média: Transporte público; sensação protegido e seguro; rigor na inspeção de segurança; disponibilidade de bancos/caixas eletrônicos/câmbio; estabelecimentos comerciais; valor do estabelecimento comercial; conforto acústico; e conforto térmico. Porém é o que mais proporciona conforto em uma análise geral dos aeroportos citados.

Leia também

Os demais aeroportos analisados são: Campinas, Guarulhos, Santos Dumont, Congonhas, Salvador, Porto Alegre, Natal, Fortaleza, Recife e Curitiba.

Para informações mais detalhadas, confira a pesquisa e o relatório completo no site da Secretária de Aviação Civil.

com Yahoo!

Recomendados para você

Comentários

  1. renato Postado em 29/Aug/2013 às 16:21

    Eu acho tudo muito bonito. Não sei porque este caras reclamam de avião. Qualquer hora vão reclamar dos foquetes da Nasa. É o que dá, deram avião, agora a turma toda quer.

  2. leo Postado em 29/Aug/2013 às 16:54

    O Eurico Salles (Vitoria) não deve nem ter entrado nessa pesquisa, ia ganhar disparado kkk

    • Gleidson Postado em 27/Oct/2013 às 14:15

      Kkkkkkkkkkkk... Cara, entrei neste post só pra ver o aeroporto de Vitória e, pra minha surpresa, não tem nada. Como sou capixaba e já passei por alguns destes aeroportos citados, fiquei meio que decepcionado, heuehuehe...

  3. oly Postado em 29/Aug/2013 às 17:44

    espero não ter que passar nunca mais pelo aeroporto de São Paulo...!!! imagina a experiência !!!

  4. Clara Postado em 29/Aug/2013 às 18:11

    Muito estranho o aeroporto de Vitória não estar neste "topo five"!

  5. Thiago Teixeira Postado em 29/Aug/2013 às 18:32

    Achei o quesito de reclamação muito fútil. Todos estes aeroportos são excelentes. O aeroporto de Goiânia, Santarém, Ribeirão Preto e Viracopos precisam de adaptações, embora as obras já estejam em andamento na maioria deles.

  6. Carlos Postado em 29/Aug/2013 às 19:30

    Caramba, que lista estranha. Já vi aeroportos piores. E segundo critérios aqui, tem aeroporto lá fora considerado de primeira que tá muito pior que estes dai.

  7. Carlos Postado em 29/Aug/2013 às 20:12

    O povo reclama de tudo. Eles querem avião exclusivo e fila exclusiva para tudo. Aeroporto é serviço, não tem como ter as coisas na mão. Quer jatinho particular? Pague!

  8. Selton Postado em 29/Aug/2013 às 22:11

    Já estive em três desses cinco e ratifico a precariedade dos serviços.

  9. Edson Postado em 30/Aug/2013 às 07:21

    Por que nunca apareceu uma pesquisa das 10 piores Rodoviárias do Brasil? Nunca vi um meio de comunicação se manifestar sobre Rodoviárias, tá todo mundo preocupado apenas com o meio de transporte da elite.

  10. Thiago Teixeira Postado em 30/Aug/2013 às 20:23

    p/ Edson, em 30 de agosto de 2013 às 7:21 disse: Daria um assunto interessante: 1- Comparativo dos tempos de viagem dos anos 80/90 com os atuais. Ônibus estão vais lerdos no meu ponto de vista. 2- Paradas. Hoje só param em locais onde a comida é cara, e os passageiros passam fome. Lógico, se o cara tivesse grana iria de avião. 3- Preços praticamente igual as passagens aéreas (compradas antecipadamente). 4- Péssimo atendimento nos guichês, falta de flexibilidade com as passagens caso a pessoa tenha perdido o ônibus. 5- Péssimas condições das estradas e pedágios abusivos, que são repassados ao passageiro.

  11. Renata Postado em 31/Aug/2013 às 13:37

    E o de Goiania?!!!!