Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Mundo 15/Aug/2013 às 11:27
2
Comentários

Passageiros de táxi de Premiê da Noruega eram contratados

Notícia de primeiro-ministro da Noruega disfarçado de taxista para ouvir “anseios populares” ganhou repercussão internacional, mas boa parte dos passageiros eram contratados

primeiro ministro noruega vídeo táxi

Um terço dos passageiros de táxi dirigido pelo premiê da Noruega eram contratados (Imagem: reprodução)

Cinco dos 14 passageiros que entraram no táxi dirigido pelo primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, tinham sido contratados anteriormente por uma agência de publicidade. “Eles não sabiam, no entanto, que quem iria dirigir o veículo era o premiê norueguês”, afirma a chefe de comunicação da equipe de Stoltenberg, Pia Gulbrandsen.

Os cinco contratados receberam 64 euros para participar da ação de marketing. A informação divulgada pelo próprio partido do premiê, responsável pela campanha, é que os contratados só foram “convidados para entrar no táxi” com o objetivo que o programa tivesse um número mínimo de participantes.

A notícia que ganhou o noticiário internacional é que, durante uma tarde de junho, o candidato às eleições do dia 9 de setembro se disfarçou de motorista de táxi para escutar melhor o que os passageiros tinham a dizer sobre o governo da Noruega. “Como primeiro-ministro, é importante ouvir as pessoas. E, dentro dos táxis, as pessoas realmente dizem o que pensam” afirmou antes de entrar no veículo.

Leia também

Stoltenberg, que vestiu o uniforme da companhia de táxi de Oslo e usou óculos escuros, só revelou sua verdadeira identidade quando foi reconhecido por alguns dos passageiros. A reação de muitos é de surpresa, enquanto outros aproveitam a oportunidade para fazer pedidos. “Eu tenho sorte, porque queria lhe enviar uma carta”, diz uma senhora que foi conduzida pelo premiê.

O vídeo que retrata a experiência do premiê foi publicado ontem (11/08), em sua página do Facebook, e faz parte da estratégia de uma agência de publicidade norueguesa para promover “o lado humano” de Stoltenberg no período que antecede as eleições do país.

(Vídeo)

De acordo com pesquisas de intenção de voto, o premiê está atrás da principal candidata da oposição, Erna Solberg. Solberg, que representa os Conservadores, promete atenuar as regulações e as taxas do governo, favorecendo os negócios na Noruega. Se as eleições ocorressem hoje, ela seria a escolha de 31,9% dos eleitores, enquanto Stoltenberg receberia 27,5 % dos votos, conforme levantamento de agosto divulgado pelo jornal norueguês The Nordic Page.

Opera Mundi

Recomendados para você

Comentários

  1. Anderson Alares Postado em 15/Aug/2013 às 21:38

    Ele tinha horários né? Não podia esperar também a boa vontade e sorte de um número razoavel escolher o taxi dele. Se ele mesmo divulgou a informação e os convidados não sabiam quem ia dirigir o taxi não vejo problema.

  2. Thiago Teixeira Postado em 31/Aug/2013 às 12:29

    Mas a ideia foi boa!