Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Esquerda 22/Aug/2013 às 11:47
17
Comentários

Manuscritos de Che Guevara viram patrimônio da humanidade

Unesco reconhece manuscritos de Che Guevara como patrimônio da humanidade. Escritos incluem seus “Diários de Motocicleta” e os registros feitos nas montanhas da Bolívia antes de sua execução

che guevara manuscritos patrimônio unesco

Unesco reconhece manuscritos de Che Guevara como patrimônio da humanidade (Imagem / Che / Arquivo)

A Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) incluiu os escritos do revolucionário argentino Ernesto “Che” Guevara no Programa Memória do Mundo. Com isso, os manuscritos são reconhecidos agora como patrimônio da humanidade.

“Vivemos em um país bloqueado, subdesenvolvido, e receber ajuda para preservar esses documentos para a história, para a posteridade, é muito importante”, afirmou nesta sexta à Agência Efe Aleida Guevara March, filha do segundo casamento do Che.

O Programa Memória do Mundo possui quase 300 documentos e compilações de cinco continentes. Os textos de Che estão entre as 54 novas adições de 2013. Os manuscritos incluem seus “Diários de Motocicleta” e os registros feitos nas montanhas da Bolívia antes de sua execução, em 1967.

O presidente da Comissão Nacional Cubana da Unesco, Juan Antonio Fernández, disse que a decisão da ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece a “contribuição do Che ao pensamento revolucionário latino-americano e mundial, que o converteram em símbolo de rebeldia, de liberação e internacionalismo”.

Leia também

O reconhecimento dos manuscritos de Che como patrimônio da humanidade faz com que esses documentos passem a contar com o apoio da Unesco para sua proteção e sua preservação. A viúva, a esposa e o filho de Che também estiveram presentes à cerimônia promovida hoje pela Unesco na capital cubana.

Associated Press

Recomendados para você

Comentários

  1. leonardo Postado em 22/Aug/2013 às 13:50

    É muito fácil manipular uma população num pais, onde em sua grande maioria alienada, condicionadas a desprezar a cultura e desvalorizar o ensino. Esta é a grande estratégia do governo, distrair a população para impedir de pensar, assim poderá enaltecer assassinos como Che Guevara, comparando - os à heróis. Foi só Hitler o vilão na história. Será que a grande mídia nunca citou Stalin, responsável por 35 milhões de morte em seu regime comunista na união soviética?

  2. Rubens Postado em 22/Aug/2013 às 14:26

    Afinal, os excluídos do capitalismo não são importantes para serem citados, não é Leonardo? Nenhuma ditadura pode ser vista como boa, seja ela comunista, fascista, militar ou liberal. Temos monstros de todos os lado, e temos bons ideais em ambos os lados. O imperialismo europeu causou estragou que criam reflexos na África e Ásia até hoje, assim como o socialismo no leste europeu. O capitalismo só agrava as disparidades, inviabilizando os países de terceiro mundo a se inserirem no mundo moderno. A meu ver Che teve ideais de um herói, mas as ações não acompanhou sua ideologia. O mundo ainda não está praparado para uma visão de Justiça e Liberdade.

  3. Luis Soares Postado em 22/Aug/2013 às 14:40

    Leonardo anda levando Olavo de Carvalho a sério.

  4. renato Postado em 22/Aug/2013 às 16:40

    Leonardo, vou levar você a Sério. Este cara o Chê, era macho, baguálo,lutou contra gente poderosa, com a cabeça e com o coração. Sem ele, não tenho certeza que estava aqui digitando. Mas você sim, eu tenho certeza que estaria digitando, não sua revolta, mas como as coisas estariam boas para você. É por isto que ele vai ser Patrimônio da Humanidade. Não é você nem eu , é ele. Chê é Chê.

  5. Péricles Postado em 22/Aug/2013 às 17:41

    Leonardo, envergonhando o italiano que inspirou seu nome e toda a luta dos oprimidos da América Latina, defecando olavisses no teclado e no mundo pelos dedos que ordenham a pica do tio sam...assassino uma ova, um cara que tirou a bunda da cadeira e precisou colocar balas onde deveriam haver cérebros, por causa de maricas feito você, que nunca tiveram coragem de lutar. O falo da águia americana aguarda tuas lambidas! Vai ler olavo, seu mentalmente desafiado!

  6. leonardo Postado em 22/Aug/2013 às 19:41

    Que democracia é esta que vivemos, onde um candidato a vestibular da numa universidade como a USP, que ao ser avaliado por professores marxistas pseudo revolucionários como Marilena Chaui de salário de classe media alta, será impedido de exercer o seu livre pensamento libertário, onde qualquer opinião contra o governo esquerdopata será desclassificado no teste? Sou a favor de um governo onde a pessoa seja compensada pelo seu esforço, não sou nem de esquerda nem de direita, eu fico no centro. Sou classe média mas não uso cartão de credito, roupas de marca, ando de trem, não fumo maconha etc etc....

  7. Marcos Postado em 22/Aug/2013 às 19:47

    Final dos tempos, esse genocida idiota doutrinado agora que nunca sera esquecido mesmo, sinceramente quem sera o próximo, Mao, Fidel, Stalin? Humanidade as vezes me da vergonha. Leonardo eu concordo com vc, se mude desse lixo de país, tenha filhos no Canada os livre disso aqui.

  8. Marcos Postado em 22/Aug/2013 às 19:49

    Lutava pelos oprimidos kkkkk, os 100.000.000 de mortos pelo comunismo concordam? Um cachorro de uma ideologia assassina, herói foi quem o matou isso sim.

  9. poisé Postado em 22/Aug/2013 às 20:53

    Parabéns Che Guevara, por renunciar uma vida de playboyzinho, de lixo ideológico e merda na cabeça. Parabéns por fazer isso pelo seu próximo, combatendo irmãos que exploram irmãos, humilham companheiros e "descartam" milhares de vidas diariamente, sabemos que eles são ignorantes da verdadeira realidade, de que somos todos um, eles um dia irão notar seus erros.

  10. Marcos Postado em 22/Aug/2013 às 22:23

    Que sujeito reacionário é esse Leonardo. Pena. o mundo não precisa de você!

  11. Marcos Postado em 22/Aug/2013 às 22:57

    Renunciar uma vida de playboyzinho, kkkkkkkkk.

  12. Haroldo Toto Postado em 22/Aug/2013 às 23:14

    Rapaz, sou mais Che do que Lampião.

  13. luiz carlos ubaldo gonçalves Postado em 23/Aug/2013 às 07:32

    Um monte de babaca criticando Che é querendo ser como ele, não podem não, Che era macho sacudo, desses que nascem para para o embate, que não se curvam diante dos poderosos, não temem a morte, não imploram por suas vidas, e se numa briga entram vão até as ultimas consequências, amam o planeta como patría unica e portanto, de todos nós e de cada um enquanto que vocês que ladram só conseguem ver um outro quando olham no espelho, deixem a memória de Che em paz e continuem a brigar de queimar rosca!

  14. Luiz Carlos Parisotto Postado em 23/Aug/2013 às 19:33

    Os próximos serão as ordens de execução assinadas por stalin, o livro minha luta de hitler, as fotos do genocídio de pol pot no camboja, as memórias de idi amin, etc...

  15. Bruno Blumetti Postado em 27/Aug/2013 às 15:44

    Quantos milhões os EUA não matou? Em nome da 'liberdade', até guerra dentro do próprio país eles já fizeram, hoje fazem no país dos outros, e agora agora unzinho vem dizer que quem lutou por justiça social com armas nas mãos é assassino. Então são todos os grandes regimes, assassinos! Pois TODOS foram postos em prática, com muito sangue derramado! Inclusive o seu querido capitalismo, milhões morreram por ele e por causa dele! Vão estudar, estão precisando, esse argumento de 'assassino', chega a ser infantil...

  16. Marcos Postado em 28/Aug/2013 às 00:24

    "amam o planeta como patría unica" kkkkk Tem um pessoal bastante poderoso que pensa como vc, pesquise sobre os multi-bilionários da NWO.