Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Homofobia 09/Aug/2013 às 19:03
21
Comentários

Lei antigay na Rússia gera polêmica internacional

Lei “antigay” na Rússia proíbe a apologia da homossexualidade. Governo de Vladimir Putin também proibiu a adoção de crianças por casais do mesmo sexo

A Rússia precisa explicar como irá implementar uma nova lei que proíbe a apologia da homossexualidade, além de detalhar qual será o impacto da legislação sobre a Olimpíada de Inverno de 2014, em Sochi, disse nesta sexta-feira o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Jacques Rogge.

rússia lei antigay

Ativistas contra os direitos de homossexuais pisam em uma bandeira do movimento gay em frente à Câmara Baixa russa MAXIM SHEMETOV / REUTERS

O COI quer esclarecimentos apesar de já ter recebido dos organizadores do evento garantias de que atletas e outros participantes não serão afetados, segundo Rogge.

A lei foi aprovada em junho, levando alguns grupos a proporem um boicote à Olimpíada de Inverno. O presidente dos EUA, Barack Obama, manifestou preocupação com as restrições, e o porto-riquenho Richard Carrion, candidato a presidente do COI, criticou duramente a legislação.

Rogge foi a Moscou, que a partir de sábado recebe o Mundial de Atletismo, para uma reunião do Comitê Executivo do COI com dirigentes da Iaaf (Federação Internacional de Atletismo), entidade máxima do atletismo mundial. O dirigente belga disse que o COI precisa de esclarecimentos sobre a tradução da lei para o inglês.

“Recebemos todas as garantias por parte do sr. Dmitry Kozak, encarregado de organizar os Jogos em Sochi. Pedimos confirmação por escrito dessas garantias”, disse Rogge, ao lado do presidente da Iaaf, Lamine Diack, em entrevista coletiva.

Leia também

“Nós as recebemos ontem, as estudamos nesta manhã, mas ainda há incertezas e decidimos pedir mais esclarecimentos até hoje. Então estamos esperando esse esclarecimento antes de termos um julgamento final sobre tais garantias”.

Na quinta-feira, o ministro russo dos Esportes, Vitali Mutko, e Diack disseram não haver motivo para achar que a nova lei afetará de alguma forma o Mundial de Atletismo, de 10 a 18 de agosto.

Mutko disse que “é claro que é preciso respeitar as leis do país onde você está”, mas afirmou que a Constituição do país se sobrepõe à lei ao garantir a privacidade das pessoas.

Críticos dizem que a lei na prática impedirá marchas do orgulho gay e poderá ser usada para punir quem manifestar apoio aos homossexuais. O governo de Vladimir Putin também proibiu a adoção de crianças por casais do mesmo sexo.

Rogge disse que as dúvidas restantes dizem respeito “a uns dois parágrafos”, o que atribuiu a “uma dificuldade na tradução”. “Não acho que seja uma questão fundamental, mas uma questão de tradução”, insistiu Rogge, que deixa o cargo em setembro.

REUTERS

Recomendados para você

Comentários

  1. Marcos Postado em 09/Aug/2013 às 19:06

    A Rússia segue os antigos marxistas assim como a Coréia do Norte, o esquerdismo brasileiro esta longe de ser parecido com o antigo, é uma roupagem nova que mistura imoralidade, antiética e malandragem, agem em pró da inversão de valores, eu vejo gays com a camisa do Che Guevara e me pergunto a qual nível a ignorância humana pode chegar? Será que nunca irão entender que democracia é diferente de autoritarismo ou seja esquerda.

  2. Carlos John Postado em 09/Aug/2013 às 22:06

    marcos, você é meio burrão.

  3. Rubens Postado em 09/Aug/2013 às 22:44

    Marcos, uma coisa não se relaciona a outra. A esquerda não é representante do Autoritarismo, da mesma forma que a Direita não representa a Liberdade. Cada um defende seu ponto de vista. A classe média, por exemplo, defende suas propriedades e seu crescimento, e nem por isso é representada como fascista e reacionária, só alguns visionários. O que aconteceu na Rússia não foi Marxismo. Qualquer um que leia ou entenda 1% da obra de Marx sabe que o que ocorreu foi uma justificativa para a dominação. Marx nunca propôs um estado opressor

  4. Marcos Postado em 10/Aug/2013 às 00:04

    http://www.livrariaoperamundi.com.br/ Parece a livraria da minha antiga universidade, como a esquerda é parcial impressionante, imagina isso com todo poder, só nos vai restar a net ou talvez nem isso como a China.

  5. marco feliciano Postado em 10/Aug/2013 às 00:55

    Esses comentários são de uma profunda inteligência! Existem cursos de filosofia e ciências sociais, se vocês não sabem e até mesmo um curso de história cai bem para vocês. Agora enquanto a lei na Rússia, acho muito boa, e podi ser adotada aqui no brasil.

  6. Mr. Rover Postado em 10/Aug/2013 às 13:30

    /\ WTF?

  7. Bill Postado em 10/Aug/2013 às 15:30

    A questão não é os atletas e participantes não serem afetados, mas todos os cidadãos gays e lésbicas desses país estarem sendo afetados!

  8. fernanda Postado em 10/Aug/2013 às 15:44

    Como se alguma lei pudesse impedir a existência de gays e lésbicas. E a Rússia devia se preocupar mais é com a situação de suas mulheres vendidas para o mundo e dentro do país. Mas quem disse que tais medidas tem a preocupação com o povo russo? Isso tem mesmo é o interesse de preservar o que chamam de família o que interessa aos poderosos como forma de controle das pessoas.

  9. J. Postado em 10/Aug/2013 às 15:56

    O nome disso é ditadura.

  10. Rafael Postado em 10/Aug/2013 às 16:34

    Marcos. Antes de fingir saber alguma coisa sobre política, não seria melhor aprender a pontuar?

  11. Carlos John Postado em 10/Aug/2013 às 21:52

    pra quem não sabe, a "russia" a que vocês se referem é o parlamento russo e mais especificamente a algum cargo equivalente a deputado cuja proposta voi votada democraticamente. esse marcos é um baita ignorante e disso a web ta cheia. sou contra esse tipo de lei. sobre a questão de estados socialistas primirem os gays a questão vai prum contexto histórico bem diferente, no periodo em questão nao foram apenas os estados socialistas que oprimiram as pessoas gays mas todo o mundo seguia essa tendencia, os gays tiveram que lutar e lutam até hoje pela sua liberdade nem qualquer país do mundo. é totalmente anacronico falar de opressao aos gays naquele periodo. nao metam marxismo numa discução assim pq nao tem nada a ver.

  12. Marcos Postado em 11/Aug/2013 às 15:02

    A esquerda sempre só gerara genocídios isso é fato, seja ela autoritária como na historia ou "democrática" com sua relativização moral incitando ódio entre as pessoas e catalisando o crime e a violência, no dia em que eu ver um país de esquerda, só um que preste ai talvez eu mude de ideia até lá é fracasso um atrás do outro, incluindo o pobre Brasil e seus mais de 60.000 mortos por ano. "O que aconteceu na Rússia não foi Marxismo." É mesmo e o que aconteceu na inquisição não foi cristianismo, argumento de uma parede.

  13. Carlos John Postado em 11/Aug/2013 às 17:03

    por que as pessoas mais ignorantes de classe média tem um sentimento tão primitivo contra o que eles consideram "esquerda"? chega a ser insuportável tamanha burrice, nao podemos nem acusa-los de pessoas más porque não o são, simplesmente são "bobos" inocentes, toscos como o caso desse "Marcos". rapaz, vá estudar!

  14. Coronel Postado em 12/Aug/2013 às 11:04

    Parabéns a Rússia, esse sim é um país que se dá orgulho de se nascer. Ainda bem que ainda existem pessoas que defendem a família, a honra e a moral.

  15. Marcos Postado em 12/Aug/2013 às 13:26

    Me perdoe meus comentários meio raivosos, é que é tanta bobeira escrita que meu deus do céu, chega a dar raiva mesmo kkkk

  16. jason Postado em 12/Aug/2013 às 19:49

    muito burrinho esse marcos, nem da pra discutir

  17. jason Postado em 12/Aug/2013 às 19:52

    vocês que tem mania de ligar esquerda com autoritarismo, estudem um pouco de história e perceberam que existiram tantas ditaduras de direita quanto de esquerda, mais até.

  18. Carlos John Postado em 12/Aug/2013 às 23:23

    MATÉRIA QUE ESCLARECE O TEMA: Em português: Artigo 6.21. Propaganda de relações sexuais não-tradicionais entre menores [Código da FR sobre violações legais administrativas] [Capítulo 6] [Artigo 6.21] 1. Propaganda de relações sexuais não tradicionais entre menores, com o emprego de meios de informação, expressa na disseminação de informação destinada à difusão de relações sexuais não-tradicionais em estabelecimentos de menores, favorecimento de relações sexuais não-tradicionais através de uma representação distorcida que iguala relações sexuais tradicionais às relações sexuais não-tradicionais, ou a imposição de informação sobre relações sexuais não-tradicionais que causem interesse em tais relações, se estas não constituírem ofensa criminal, - punível com multas administrativas na proporção de quatro mil a cinco mil rublos para o cidadão; para funcionários legais - de quarenta mil a cinquenta mil rublos; para pessoas jurídicas - de oitocentos mil a um milhão de rublos e suspensão administrativa de suas atividades por noventa dias. É notável que em nenhum momento a lei administrativa russa determina homossexuais como seu sujeito ativo, dando a entender que tanto heterossexuais quanto homossexuais podem incorrer na infração administrativa. Mais adiante, seus artigos 3º e 4º preveem para estrangeiros, além da multa, a prisão e expulsão administrativa do território da Federação Russa, ainda que cometida através de meios eletrônicos como a internet(artigo 4º). A lei russa, conforme declarado pelo deputado Vitaliy Milonov(Rússia Unida), não visa "proibir a comunidade gay e LGBT na Rússia", mas apenas impedi-la de propagar seus valores nas escolas, para menores. O projeto teve a aprovação de praticamente todos os partidos russos como o Rússia Unida, que tem entre seus quadros personalidades homossexuais como o cantor Borís Moyseev; o LDPR, do ultranacionalista Jirinovskiy, governista; e o KPRF, o Partido Comunista da Federação Russa, de esquerda, oposição e herdeiro do Partido Comunista da União Soviética. Este último exigiu uma majoração no valor da multa. Mas nem todos aceitam que os russos criem suas próprias leis. Grupos de ativistas LGBT tem disseminado factoides e ódio contra a Rússia, especialmente em publicações LGBT e redes sociais, alguns mesmo alegado que a lei russa "estimula o assassinato de gays", que "prevê pena de morte para gays" ou que o Estado russo visa o "extermínio de gays". Essa manobra retórica é comumente usada contra todos aqueles rejeitam o programa LGBT, sendo que alguns vão mais além. Na rede social "Facebook", uma usuária de nome Karla Prais alega que a Rússia "tem uma tradição de nazistas", a despeito do fato da potência nórdica ter derrotado cerca de 80% das forças militares do III Reich. Outro militante chamado Walter Costa alega ser o país uma "nação dos infernos" pelo fato desta não ter uma parada LGBT, alguns são ainda mais categóricos, defendendo o uso de uma bomba(presumivelmente atômica) na Rússia para exterminar, além dos russos, evangélicos e católicos, como uma militante denominada Lay Santana, num grupo de discussão chamado "Comunidade Racionalista". Além da natureza anticomunista e imperialista de tal afirmação, ela é considerada também criminosa pelo direito brasileiro, na Lei 7.716/89 em seu artigo 20, que em seu parágrafo segundo prevê inclusive sua prática através de meios de comunicação. Há algum tempo, uma jovem de São Paulo foi penalizada judicialmente por defender o extermínio de nordestinos. A despeito de posições isoladas, essa atitude é incitada por jornais voltados ao GLS e da grande mídia. Coincidência ou não, a promoção de tal propaganda antirrussa na grande mídia ocidental se deu após a polêmica em torno de Eduard Snowden.

  19. May Postado em 22/Aug/2013 às 15:00

    Para resolver a questão de vocês - A DIREITA SEMPRE SERÁ A ESQUERDA E A ESQUERDA SEMPRE SERÁ A DIREITA. Não importa o idealismo quando distorcido pela opressão do Estado. Cabe então ao povo determinar os limites legais do Estado em que vive,cabe ao povo determinar os limites do poder estatal sobre suas vidas.

  20. May Postado em 22/Aug/2013 às 15:05

    Vejam só, a Lei propõe o termo" relações não tradicionais entre menores". Quer dizer que a molecada tá liberada para as "relações TRADICIONAIS" ? O que se entende por relação sexual tradicional, se a sexualidade do indivíduo é uma característica pessoal?????? Alguém ai pode me garantir que todo mundo era hétero desde a idade da pedra?

  21. Caleb Postado em 10/Feb/2014 às 20:41

    O que há de errado nesta lei? 'Multa pessoas acusadas de espalhar “propaganda de relações sexuais não tradicionais entre menores, proibir eventos de orgulho gay". Isso guarda crianças de lavagem cerebral.