Luis Soares
Colunista
Cultura 13/Ago/2013 às 15:41 COMENTÁRIOS
Cultura

Renomado diretor filmará documentário sobre Pepe Mujica

Luis Soares Luis Soares
Publicado em 13 Ago, 2013 às 15h41

Emir Kusturica filmará documentário sobre Pepe Mujica. Produção não terá dinheiro público e expectativa é que obra sobre vida do presidente uruguaio seja exibida após a eleição presidencial de 2014

O renomado diretor de cinema e músico sérvio Emir Kusturica gravará um documentário cinematográfico sobre a vida do presidente do Uruguai, José Mujica, um ex-guerrilheiro tupamaro de 78 anos. O anúncio foi feito semana passada por fontes oficiais uruguaias.

pepe mujica documentário

Documentário sobre Pepe Mujica será filmado por Emir Kusturica (Foto: Divulgação)

Segundo o Ministério de Transporte e Obras Públicas do Uruguai, que casualmente administrou o acordo, o projeto se chamará “O presidente do povo” e terá um orçamento de 3 milhões de dólares.

O acordo com o cineasta foi fechado na semana passada na Bélgica, onde Kusturica se reuniu com assessores do ministro uruguaio dessa pasta, Enrique Pintado. Eles conheciam o interesse do diretor pela figura de Mujica, embora as gestões tenham começado há nove meses por iniciativa do próprio cineasta.

O projeto não usará imagens de ficção, mas utilizará imagens de arquivo e diversas reuniões entre o diretor e o presidente do Uruguai. Elas ocorrerão a partir de dezembro.

Leia também

O filme não receberá patrocínio do Estado uruguaio, pois será financiado por patrocinadores privados brasileiros, uruguaios e argentinos.

Por outro lado, a revista uruguaia Búsqueda publicou nesta quinta-feira que a produtora argentina K&S Films também trabalhará no projeto e já se encontraria recopilando informação de arquivo para Kusturica.

O lançamento do documentário é esperado para dezembro de 2014, quando já se conhecerá o sucessor de Mujica à frente da Presidência uruguaia, já que a eleição se realizará um mês antes.

José “Pepe” Mujica, líder da governista e esquerdista Frente Ampla, é conhecido por seu estilo de vida austero, o que levou a que alguns veículos internacionais se referissem a ele como o presidente “mais pobre do mundo”.

Mujica, que passou vários anos na prisão por atuar na luta armada, a maioria durante a ditadura (1973-1985), vive atualmente em uma humilde chácara perto de Montevidéu com sua esposa, a senadora Lucía Topolansky.

O governante doa cerca de 90% de seu salário presidencial, de cerca de 12 mil dólares mensais (27.450 reais), à construção de moradias sociais.

Entre outros trabalhos, Emir Kusturica, de 58 anos, dirigiu “Maradona by Kusturica” (2008), “Zavet” (2007), “Underground – Mentiras de Guerra” (1995) e “Vida Cigana” (1989).

Por esse último filme, recebeu o prêmio ao melhor diretor do Festival de Cannes, quatro anos depois que outro de seus filmes, “Quando Papai Saiu em Viagem de Negócios” (1985), levou a Palma de Ouro.

Agência EFE

Recomendações

COMENTÁRIOS