Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Eleições 2014 10/Aug/2013 às 17:13
16
Comentários

Datafolha: Dilma cresce e Lula venceria no 1º turno

Dilma se reabilita, Marina segue bem cotada, Aécio e Joaquim Barbosa despencam, e só Lula venceria no 1º turno. Confira os números e os cenários

A presidente Dilma Rousseff (PT) recuperou parte da intenção de voto perdida por causa das manifestações de rua em junho. Ainda assim, continuaria sem vencer no primeiro turno se a disputa fosse hoje, segundo pesquisa Datafolha realizada nos dias 7 a 9 deste mês, em todo o país, com 2.615 entrevistas.

Entre os candidatos de oposição, o destaque continua sendo Marina Silva, que no momento tenta montar seu novo partido, a Rede Sustentabilidade. A ex-senadora aparece novamente em segundo lugar, repetindo o movimento de avanço gradual em sua intenção de voto. Marina é a única candidata que manteve sua trajetória ascendente, mesmo durante os protestos de rua que tomaram conta do país em junho.

Outros dois candidatos de oposição, o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), ficaram estacionados ou registraram variações até o limite da margem de erro do levantamento, que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que não é filiado a partido e declara não ter intenção de se candidatar, também tem oscilação negativa.

O ex-governador paulista José Serra, do PSDB, foi testado pela primeira vez e seu desempenho foi semelhante ao de seu colega de partido, o também tucano Aécio Neves. Sem espaço no PSDB, Serra estuda a possibilidade de sair para se candidatar a presidente por outro partido.

pesquisa datafolha lula dilma

Pesquisa Datafolha: cenário que apresenta Lula como candidato aponta vitória do ex-presidente já no 1º turno (Imagem: Folha)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o nome testado pelo Datafolha com melhor desempenho entre todos. Ele ganharia, com folga, a eleição no primeiro turno se a disputa fosse hoje.

Dos sete cenários testados pelo Datafolha, o que é considerado hoje o mais provável inclui Dilma, Marina, Aécio e Campos. Nessa simulação, a petista tem 35% contra 30% no levantamento do final de junho.

Marina oscilou de 23% para 26%. Aécio deslizou de 17% para 13%. Campos variou de 7% para 8%. Brancos, nulos, nenhum ou indecisos somam 18%. Nesse cenário, Dilma enfrentaria Marina Silva no segundo turno.

A recuperação de Dilma foi especialmente robusta entre eleitores do Sudeste, onde ela saiu de 22% para 29% das intenções de voto. E no Sul, pulando de 27% para 33%. No Nordeste ela manteve a marca de 45%. Se o candidato tucano é Serra e não Aécio, a presidente Dilma registra 32%.

Mas nesse cenário testado pelo Datafolha está incluído também Joaquim Barbosa, cujo percentual é de 11%. Marina marca 21%. Eduardo Campos, 5%. O melhor cenário para o PT é com Lula como candidato e pontuando 51%. Os adversários, somados, ficam com apenas 36%: Marina (20%), Aécio (11%) e Campos (5%).

Leia também

Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados respondem em quem pretendem votar sem ver uma lista de nomes, apenas Lula registra uma melhora. Ele tinha 6% em junho e agora foi a 11%. Dilma ficou com os mesmos 16%. Aécio oscilou de 4% para 3%. Marina foi de 2% para 3%.

Se no levantamento de intenção de voto o desempenho de Serra é semelhante ao de Aécio Neves, a rejeição ao paulista é bem maior que a do mineiro. Para 36% dos entrevistados pelo Datafolha, Serra é um nome no qual eles não votariam de jeito nenhum. Aécio é rejeitado por 23%. Dilma, por 27%.

Folha Online

Recomendados para você

Comentários

  1. Carlos Postado em 10/Aug/2013 às 18:01

    Go, Lula, Go!

  2. Eduardo Postado em 10/Aug/2013 às 18:25

    GO, 13, GO... MESMO QUE SEJA NO LOMBO DO PÉ DE PANO DO PICA PAU...

  3. Thiago Teixeira Postado em 10/Aug/2013 às 21:28

    Pelo jeito o "CANSEI 2" tá perdendo o efeito. Chupa tucanada.

  4. natal Postado em 11/Aug/2013 às 00:26

    O povo está fazendo a análise racional do Brasil e concluindo que parte da imprensa é golpista e manipuladora, só noticiando o que prejudica Lula e Dilma e se negando a mostrar os escândalos dos políticos do PSDB: Alkmim, Serra, Aécio Neves e Eduardo Campos. Mas o povo vai à internet e sabe de tudo. Rodou, PIG ( Partido da Imprensa Golpista e GAFE ( Globo, Abril, Folha e Estadão ) ! É Dilma e Lula! Em nome de Jesus, Deus não permitirá um governante opressor no Brasil. Pira, tucanalha!

  5. Daniel MM Postado em 11/Aug/2013 às 00:53

    Fuck o povo Lula, fuck que eles gostam!

  6. Márcio Vales Postado em 11/Aug/2013 às 11:38

    Lula de Novo com o voto do POVO

  7. fernando Postado em 11/Aug/2013 às 13:50

    pergunta: como se recupera popularidade ficando de braços cruzados?

  8. Marcos Postado em 11/Aug/2013 às 14:36

    O Brasil esta condenado a ser o Brasil de hoje.

  9. Eduardo Postado em 11/Aug/2013 às 18:46

    nois gostia mermo, principalmente quando todos pode participar....

  10. Guilherme Freitas Postado em 11/Aug/2013 às 21:01

    Vai dar Dilma ano que vem. E no 1º turno! Chupa coxinhas!

  11. Hidan Postado em 12/Aug/2013 às 08:36

    Não aprende nunca mesmo

  12. Anon Postado em 12/Aug/2013 às 16:54

    Eu realmente espero que o Lula se candidate, pq com essa quantidade de crente que temos no país é provável que a Dilma ficasse pau a pau com Marina. Não quero representantes de "religiõe$" criminosas que disseminam a violência, intolerância, desrespeito ás liberdades individuais e valores morais burros e atrasados governando um país laico.

  13. Luis Postado em 12/Aug/2013 às 22:24

    Quando a gente vai aprender a não votar nunca mais nem no PT ou no PSDB? Eu me recuso a votar em ladrão, não me interessa se eles ajudam os pobres ou não: roubou, tá fora do processo democrático.

  14. luiz carlos ubaldo gonçalves Postado em 20/Aug/2013 às 16:45

    O povo vota Lula ou dilma, portanto vota no PT que é o que a de melhor para o Brasil, essa turma de tucanos ladões da pátria não conseguem nem ter a dignidade de ser oposição, são uns covardes que se omitem e ficam esperando o pior acontecer para poderem mostrar suas fuças na televisão e vomitar um monte de improperios contra a população que espera que se faça muito mais por todos, contra a populãção sim que é a maioria esmagadora que quer mudanças sim, mas não com esses canalhas emplumados de bico torto, e olhando para o velho continente como a relembrar os tempos de autrora quando o povo vivia por eles escravizados, vai de reto tucanada.