Luis Soares
Colunista
Compartilhar
EUA 21/Aug/2013 às 09:31
4
Comentários

CIA admite que participou de golpe no Irã em 1953

CIA reconhece participação no golpe de Estado no Irã em 1953. Com interesse no petróleo, manobra militar tirou do poder o então primeiro-ministro Mohammed Mossadeq

A CIA reconheceu pela primeira vez oficialmente sua participação no golpe de Estado no Irã em 1953. Documentos divulgados nesta terça-feira (20/08) pelo Arquivo Nacional da Universidade George Washington mostram ações políticas e militares dos EUA na deposição do então primeiro-ministro iraniano Mohammed Mossadeq. A medida foi tomada com interesses econômicos na indústria do petróleo no Oriente Médio.

cia golpe irã eua 1953

Em inglês, documentos descrevem tecnicamente operação para devolver o poder ao xá Mohamed Reza Pahlevi (Foto: Divulgação twitter @elmundo)

São mais de 30 documentos que comprovam a articulação de Washington e Reino Unido contra a intenção iraniana de nacionalizar as petrolíferas iranianas. “O golpe militar que derrubou Mohammed Mossadeq e o governo da Frente Nacional foi realizado sob direção da CIA como um ato de política externa norte-americana”, dizem os documentos mencionados pelo Arquivo de Segurança Nacional.

Operação TPJAX

Outros arquivos revelados pela Universidade George Washington também apontam que a CIA participou, com ajuda da Inteligência britânica, na manobra política que devolveu o poder monarca no Irã a Mohamed Reza Pahlevi, último xá da Pérsia, após a deposição de Mossadeq.

Segundo o diretor do Arquivo Nacional, em entrevista ao jornal El Mundo, Malcolm Byrne, atualmente já não há necessidade de manter os arquivos em sigilo. “Não há razões para guardar segredo de um episódio tão crítico do nosso passado recente. O que foi feito é amplamente conhecido por qualquer estudante no Irã. Suprimir os detalhes apenas distorcem a história e aumenta a criação de mitos”, disse Malcolm.

Leia também

Tanto Barack Obama quanto Bill Clinton já confirmaram no passado as missões secretas da Inteligência norte-americana em agosto de 1953 para devolver o poder ao xá Pahlevi, depondo o então mandatário Mohammed Mossadeq.

Opera Mundi

Recomendados para você

Comentários

  1. renato Postado em 21/Aug/2013 às 21:11

    A CIA é uma Praga, e contrata pessoas do próprio país investigado para passar informações. Quando não faz ameaças a estes. Teoria da Conspiração com eles é fichinha, e jogo treino.

  2. Altair Ahad Postado em 22/Aug/2013 às 04:07

    A Nova "Roma" criada no seculo XX ataca com tudo. Imperialismo total!

  3. Dida Postado em 28/Aug/2013 às 03:22

    E eles nem tem mais qualquer pudor de confirmar essas abominações cometidas contra a soberania e a democracia. Se fosse um país da América Latina ou qualquer outro fora da Europa, no mínimo se desculparia envergonhado. Que nojo, viu... Mas tudo tem um lado positivo e, neste caso, é que as pessoas começam a ver e perceber quem são eles.