Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Política 13/Aug/2013 às 10:05
37
Comentários

Cartunista Latuff é ameaçado de morte: "posso ser assassinado"

Após declaração sobre morte de casal de policiais, cartunista Carlos Latuff é alvo de ameaça de morte

carlos latuff ameaça morte

Imagem divulgada pela página “Fardados e Armados” no Facebook (Reprodução / Facebook)

O cartunista Carlos Latuff está sendo alvo de provocações e ameaças de morte desde que publicou, em seu perfil no Facebook, uma declaração sobre a morte do casal de policiais militares, que podem ter sido assassinado pelo filho. “Garoto mata seu pai, que era policial da Rota…esse menino precisa de duas coisas: atendimento psicológico e uma medalha”, disse o cartunista na rede social.

Latuff, em entrevista à Fórum, afirma que a frase foi uma “provocação”. “Esse tema é tabu. Não podemos tratar da violência policial no Brasil. Vivemos em um Estado policial, e nesse Estado você não pode ser crítico, senão é ameaçado”, afirma o cartunista.

Uma mulher, identificada como Cardia Ma, que trabalharia na OAB de São Paulo e que, em seu perfil no Facebook diz ter trabalhado na Polícia Militar, mandou uma mensagem a Latuff: “Vc é um lixo humano…cai na minha frente que vou te mostrar como tratar uma pessoa como vc…vou meter a .40 [arma] na tua cara.”

O brigadista Giovani da Silva Pereira afirmou, no seu perfil do Facebook, que se encontrar Latuff, “baixa ele”. A página “Fardados e Armados”, também na rede social, alertou seus seguidores sobre o cartunista. “Guerreiros do Sul – RS, SC e PR se esbarrarem com esse sujeito já sabem de quem se trata. Declaradamente contra as forças policiais esse LIXO maconheiro está festejando a morte da família do Sargento Pesseghini da ROTA/SP.

Leia também

Na página “Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar Rota” outro alerta aos seguidores, em tom ofensivo. “O vagabundo cheira pó pelo lado errado e depois reclama que toma prensa da Polícia, Carlos Latuff sempre sendo infeliz, calado é um poeta”. Na sequência, nos comentários da publicação, muitas ameaças e ironias ao cartunista. Em um dos comentários, um dos admiradores da página sobre a Rota, afirma: “Se vc apoia esse lixo é terrorista igual e se é terrorista, tem mais é que morrer, lixo.”

Latuff afirma que não se arrepende da declaração e nem voltará atrás no que disse. “Quem quer fazer não ameaça, vai e faz. Mas estamos falando de uma polícia que mata mesmo. Não foi a primeira vez que recebo ameaças, se tratando da polícia, tudo pode acontecer, mas saibam que posso ser assassinado.”

Igor Carvalho, Revista Fórum

Comentários

  1. renato Postado em 13/Aug/2013 às 10:38

    Mas pode ser assassinado. E quem matar ele pode ser que esteja envolvido no crime do menino. Não é logico isto.. Mas que você é um babaca, a lá isto é né seu mané. Quer chamar a atenção para os crimes da policia não é assim, seu tanso, tongo...agora inventa uma coisa qualquer para suas palavras. Que a policia é o que é nós a sabemos, e não vai ser este crime que vai elucidar todos. Quem vai elucidar crimes da policia são os policiais bons....acredite..

  2. Leandro Coelho Postado em 13/Aug/2013 às 11:17

    Não concordo com as atitudes do blogueiro, que não ajudam em nada, mas a reação dos policiais demonstram, por si só, o nível de selvageria, ódio e desprezo pela lei dos policiais, que não tardam a incitar o homicídio, previsto como crime no artigo 121 do código Penal. A classe da polícia está desgastada e precisa de profundas reformas, primeiramente desmilitarizando a polícia. Segundo, dando um treinamento mais humano, formando policiais conscientes dos direitos dos cidadãos.

  3. Vander Postado em 13/Aug/2013 às 11:45

    Agora ele esta se fazendo de vitima. Ele faz apologia a assasinato de policiais e quer alegar liberdade de expressão? Tem uma enorme diferença entre ter liberdade de se expressar e incentivar assasinatoa.

  4. Nazaré Postado em 13/Aug/2013 às 11:55

    Prá mim apenas mais uma evidência de que esse crime não foi o que a polícia quer que a sociedade engula. O cara pode ser um bobão, mas isto - perante policiais muito bem preparados (????) deveria simplesmente ser ignorado... no entanto: ameaçam de morte? Hum.. tá ficando bem dificil manter a condição de gênio, mágico e menino elástico pro garoto assassinado com os pais, avó e tia avó, não?

  5. CECILIO ALMEIDA MATOS Postado em 13/Aug/2013 às 11:58

    Essa polícia que ameaça, que intimida, que se corompe; que se faz de cega; é a polícia que precisa ser imediatamente banida. No Estado democrático de Direito, o caminho sempre será o sistema legal, o ordenamento jurídico e não a .40.CHEGA DE POLICIAIS BANDIDOS, TRAFICANTES, vestindo farda e desmoralizando a polícia e a sociedade. No mínimo ja estão cometendo o crime de ameaça e formação de quadrilha.

  6. Claudio Luiz Pessuti Postado em 13/Aug/2013 às 11:58

    A frase foi idiota mesmo e ele devia se desculpar e NÃO bater no peito.Quanto aos que ameaçam, devem ser identificados, investigados, processados e condenados, pois o fato de alguém se portar como um imbecil, NÃO legitima agressão ou assassinato. Cana nos que ameaçam!

  7. Cario Marisana Postado em 13/Aug/2013 às 12:01

    Pior um bandido bandido que um policial bandido, policiais que fazem esse tipo de ameaça são os mesmos que matam juízas diligentes no RJ ou que montam milícias nas favelas do mesmo Rio. E um dia que resolverem fazer uma limpa de fato nas PMs e tirarem os bandidos fardados, a corporação melhora, os policiais de bem deveriam brigas por essas causas. ABAIXO O POLICIAL BANDIDO!

  8. Vinicius Postado em 13/Aug/2013 às 12:02

    Lamentável o que o Latuff disse. Esse tipo de comentário só atrapalha os movimentos sociais que querem a desmilitarização da polícia.

  9. Ana Paula Soares Postado em 13/Aug/2013 às 12:05

    A reação dos policiais demonstram que o blogueiro pode ter certa razão. Infelizmente.

  10. mauricio augusto martins Postado em 13/Aug/2013 às 12:18

    O que preocupa ainda mais, é que existe gente dentro da PM-São Paulo, pouco preocupada em resolver Crimes, e pelo contrário, encobri-los, e quando não estão no Facebook, Nós pagamos esses Caras então para QUÊ?, ameaçar o Cidadão Brasileiro e representante de uma Classe Culta, é simplesmente inadmissível, são sempre os mesmos, Terroristas aparelhados e recebendo Dinheiro Público, "incentivados" por "forças terroristas ocultas", e gangues internas, já basta o Coronel deste mesmo Comando ser assassinado e ninguém sabe o mandante, cada vez fica mais difícil colocar Lei&Ordem em Sampa, este Estado virou terra de ninguém, também com tanto coxinha...maumau

  11. Jefferson Porto Postado em 13/Aug/2013 às 12:22

    Falou demais e o que não devia,não falou a verdade absoluta pois ela não existe. Muitos PM são pessoas sérias a maioria é de pessoas do bem. E no jornalismo? Área dele o que vocês acham que só tem maravilha? Em todas as profissões existem os bandidos,os sem escrúpulos,os viciados. Falou demais e deveria no mínimo se desculpar o "gabrielão" que nasceu assim,cresceu assim e vai ser sempre assim.

  12. hilda nairpmsouza Postado em 13/Aug/2013 às 12:24

    Shit!....Comentário tosco;heim,Lattuf?!...Foi mal,no entanto,Que as 'investigações' insistam em apontar esse garoto, arquivo morto, como o responsável pelo extermínio dos pais & avó + tia avó!!!...Nem Macguyver, em seus episódios mais inspirados, teria sido capaz, sem uma 'ajudazinha mais profissional..."DO RAMO"...rsrsrs...

  13. diego pinto Postado em 13/Aug/2013 às 12:43

    Reação retardada para o trabalho ruim de um cartunista.

  14. Gleilson Postado em 13/Aug/2013 às 13:11

    Só porque ele falou isso? Que falta de esportividade dos policiais.... Acho que cada policial tinha que divulgar seu endereço pros vermes igual esse cartunista ir la e assassinar toda a família... Fala asneira , depois nao aguenta . Ameaça primeiro depois não aguenta...

  15. Heloisa Almeida Postado em 13/Aug/2013 às 13:26

    Esse tal cartunista, Latuff, está pregando o ódio, a intolerância e o desrespeito a uma família de mortos. Por serem policiais [terem sido] essa família merece esse deboche ? Na minha opinião, esse Latuff é um perfeito idiota,quer polemizar para aparecer. Coitado!

  16. Carlos Alves de Abreu Postado em 13/Aug/2013 às 13:59

    “Garoto mata seu pai, que era policial da Rota…esse menino precisa de duas coisas: atendimento psicológico e uma medalha" Quanto ao fato de o Brasil ser um Estado Policial, realmente ele está certo, é mesmo, mas na verdade só para a classe trabalhadora militar, pois pra nós o Golpe de 64 ainda não acabou, ainda trabalhamos sob o jugo de um regulamento arcaico, do tempo da 2ª GM, vivemos "amordaçados" e sufocados por alguns superiores hierárquicos como se fossemos "cães pastores alemães", temos tolhido pelo Estado o Direito Constitucional à greve, somos espezinhados pela população que juramos defender e via de regra, invariavelmente os defendemos, sendo que fiquei sabendo que policiais fizeram até parto e em outro caso uma atendente do 190 até orientou uma massagem cardíaca via telefone, funções essas pertencentes ao corpo de bombeiros que são bastante estimados pela população enquanto a PM é sistematicamente achincalhada, inclusive pela imprensa, apesar de sermos a linha de frente no combate à criminalidade e até morrermos cumprindo nosso dever, quando não somos caçados em razão dele. Fazemos até funções que não deviam ser nossas, como policiar jogos de futebol dentro de estádios, sendo que em um jogo do campeonato brasileiro um colega da PMPR ficou desacordado com a violência da torcida coxa-branca, em Curitiba. Somos de carne e osso também, nós não temos bola de cristal pra sabermos onde e quando exatamente vai acontecer um crime, e por falharmos às vezes, por não sermos super-humanos, nos detratam e chamam de incompetentes, enquanto nossa família está em casa ou na rua, exposta e à mercê da mesma bandidagem que se camufla e chega até a ser protegida como 'coitadinhos' injustiçados pela mídia, pelo "direito dos manos" e por integrantes da população civil. É lógico que existe corrupção, exageros e truculência nos meios policiais, e isso acontece em todas as profissões, até mesmo entre repórteres da nobre classe trabalhadora jornalística, mas em meio a toda essa desventura e dificuldades que os militares e policiais civis estaduais tem que aturar, tendo na maioria dos estados salários irrisórios como recompensa, vem um elemento como esse aí e me "sapateia" em cima do túmulo de dois valorosos trabalhadores brasileiros, sei lá por qual motivo, que pensa ele ser justificável, e que seja qual for, desonra suas memórias e seus esforços por serem nobres, bons e valorosos enquanto pai e mãe de família, filhos, irmãos, funcionários públicos e cidadãos decentes, respeitadores e cumpridores da lei, sem falar na dor sofrimento da família dos mesmos, que tenho certeza, teriam todo o direito de processar o senhor Latuff por Injúria, pela provocação que ele mesmo afirmou ter feito, segundo os senhores. Se ele foi vítima de violência policial física ou moral (ou 'achou' que foi) ou testemunhou alguém sendo, ou se está ofendendo a PM gratuitamente, apenas para obter notoriedade e projeção profissional ou social, ou por causa de alguma reação 'intelectual' anti-militarismo relacionada às chacinas e torturas do período golpista, sei lá, mas com o perdão da expressão, acho que "o tiro saiu pela culatra" , ele foi imprudente e complicou sua situação. Se realmente sofreu algum abuso deveria ter tomado as providências cabíveis de direito e ido a uma delegacia e ter denunciado, e não ter publicado uma declaração tão infeliz, devia te-la guardado para si e para os "seus". Com essa atitude irresponsável gerou uma grande revolta em vários integrantes dessa nossa tão sofrida e injustiçada classe trabalhadora País afora, traumatizada ainda por esse acontecimento tão inesperado e doloroso e as consequências poderão ser imprevisíveis, visto que alguns ânimos estão muito alterados, pelo que se pode ver pela presente reportagem que ora comento. Peço-lhes que, se puderem entrar em contato com o mesmo, convençam-o a publicar uma nota de desculpas aos militares e de desagravo à família dos falecidos. Isto seria no mínimo muito sensato e inteligente da parte do Sr. Carlos!

  17. Alfredo Postado em 13/Aug/2013 às 14:33

    Piada de muito mau gosto do cartunista, mas nada que justifique uma ameaça de morte.

  18. Domingos Postado em 13/Aug/2013 às 14:37

    Essa policia nojenta, cheia de foras da lei, e bem poucos homens honrados compondo os seus quadros; estão em todo o território Nacional envolvidos em tudo o que não presta, causando terrorismo a sociedade; sociedade esta que se comporta como ovelhas, ou gado indo para o abate, pois aceitam o que eles querem, pois são a mão armada do governo e também das outras facções de bandidos, pois quando querem um serviço "limpo" convocam eles; e pagam o que eles querem e tudo fica LEGAL. Eu como exemplo: fui assaltado aqui em São Lis do Maranhão, registrei o boletim de ocorrência, pra variar não investigaram nada, vinte dias depois peguei o ladrão com a ajuda da policia militar, levei até o distrito, ao chegar policial chefe de captura, me conduziu para um dependência onde ficamos à sós (propositadamente) e me pediu na cara dura R$ 1.000.00 para fazer o ladrão devolver o que tinha me roubado; eu apenas disse que bastava ser roubado uma vez, duas já seria demais, ele mandou ir eu me lascar, eu disse que tinha na porta cédula R$ 10.00, ele pediu pra ver, e me tomou, dizendo já servia para botar combustível no carro dele. O tempo passou, e há dez dias eu estive com minha esposa num hospital de referencia, para fazer uma pequena cirurgia ..., adivinhem quem sentou perto de mim em situação deplorável, diabético,hipertenso, canceroso, exatamente, o dito cujo; e mais uma vez eu testemunhei as palavras do Mestre Jesus, ninguém sai daqui sem pagar até o ultimo cetil. Esses elementos se acham super-homens, os imortais, com uma arma na mão são bicho feroz; coitados, são piores que nós.

  19. Fernando Postado em 13/Aug/2013 às 14:42

    Esse tipo de atitude dos PM's só mostra o quão desqualificados, despreparados e desequilibrados alguns deles são, além de realçar a relevância da crítica do cartunista Latuff. A maioria não sabe lhufas sobre o que é segurança e liberdade e não sabem controlar o poder delegado a eles, mas realçando, existem exceções. Ainda acho que no fim das investigações vão perceber que a alguns integrantes da força policial estão envolvidos nesse caso.

  20. Maurom Postado em 13/Aug/2013 às 14:46

    Eu dei uma olhada na pagina citada no artigo, simplesmente ridícula, cheia de ridículos e oligofrenicos, a ditadura militar não acabou, e quem assassinou os policiais foi a prorpia polícia!

  21. Oscar Romero Postado em 13/Aug/2013 às 14:51

    “Fardados e Armados”, por si só já se explica!

  22. Lucas Postado em 13/Aug/2013 às 15:14

    Essa frase do Latuff tem um quê de verdade, pois a Rota é fascista mesmo e seus policiais, apenas por estarem fardados, acham que podem tudo. Todavia, ele erra ao incitar a violência. Violência não justifica violência. Isso acaba num ciclo vicioso, ele incita O ''extermínio'', policiais pedem a ''sua cabeça''... no final, todo mundo sabe o que acontece, dá merda.

  23. PEGORARO Postado em 13/Aug/2013 às 17:11

    OS CRIMES DOS MAUS POLICIAIS SAO ELUCIDADOS PELOS BONS, PARE DE SER MAIS UM BABACA SENSACIONALISTA E FAÇA UM TRABALHO DECENTE.

  24. Mirna Postado em 13/Aug/2013 às 17:53

    Quando a carapuça serve da nisso,e não precisava ele falar nada,porque todo mundo ficou engasgado com esta de que foi o filho.Mas acredito que exista policiais sérios que ainda irão colocar as coisas nos seus devido lugares.A PM é a pior policia que existe,a mais corrupta,isto todos sabem só não se pode provar e quem pode não faz,se esconde com medo.

  25. Thiago Postado em 13/Aug/2013 às 19:22

    A frase do Latuff é tola, mas aqueles que o ameaçam são pessoas grotescas. Deveriam ser presos.

  26. augusto Postado em 13/Aug/2013 às 19:50

    Latuff foi infeliz no comentario. Nao se pode, a meu ver, desejar a morte de ninguem. Por outro lado o odio difuso de certa parcela da sociedade, inclusive de policiais, eh perigoso e frequentemente, diariamente, acaba em tragedias pessoais. Nao se pode pensar mal de toda a policia. Se assim for, a nossa sociedade não terá change de sobrevivencia futura.

  27. Frédéric Chopin Postado em 13/Aug/2013 às 19:52

    Se esse menino realmente matou sua família ele era um gênio, "um gênio do mal", mas gênio! Acho que Latuff não quis incitar a violência, quando ele se refere ao fato do menino merecer uma medalha ele está apenas caracterizando a precisão, perfeição com que essa criança teria cometido esse crime. Se ele matou a família era um psicopata, logo, precisaria de atendimento psicológico. Para mim, em outras palavras, é como se Latuff quisesse dizer: "duvido que esse menino tenha matado os pais". Se o garoto não os matou, quem matou? ( Pare, pensem)

  28. MARCOS Postado em 13/Aug/2013 às 21:29

    ORA, QUEM ESTÁ PREGANDO, INCITANDO A VIOLÊNCIA “Garoto mata seu pai, que era policial da Rota…esse menino precisa de duas coisas: atendimento psicológico e uma medalha”, NÃO PODE SE QUEIXAR SE FOR VÍTIMA DA PRÓPRIA VIOLÊNCIA QUE DISSEMINOU.

  29. Lex Postado em 13/Aug/2013 às 22:41

    Agora ele é santinho? são esses os heróis da nova esquerda brasileira? Do dia pra noite marginais como esse tal de Latuff ou o tal Amarildo que já foi provado ser traficante viram heróis na boca desses ignorantes? Depois é esse povo que diz que irá mudar o Brasil? só se for para pior...

  30. Fernando Herrmann Postado em 14/Aug/2013 às 00:30

    Bloguista se fazendo de vítima depois de debochar da morte de um policial. Depois dizem que a PM é covarde. Mas e falar assim de mortos, de PMs que ele nem conhecia é o que? Já houve algum fato do morto contra o crítico para que ele tenha feito essa declaração ou é apenas ódio contra a categoria toda sem distinção de pessoa? Deixa ver se eu entendi. Ele debochou da morte de uma família e principalmente do fato de haver policiais vítimas e agora se sente injustiçado? Ahh, por favor.

  31. Teobaldo Postado em 14/Aug/2013 às 18:45

    acho que quando ele falou em oferecer uma medalha, ele está sendo irônico, e não apoiando a chacina. ele comparou o menino com um PM que é condecorado por suas ações violentas... parem de ignorância... seus comentários são parecidos com os que aparecem no site da VEJA...

  32. Rodrigo Postado em 14/Aug/2013 às 20:07

    Como dizia a minha avó, "está no mato sem cachorro"!

  33. ROBERTO AUGUSTO Postado em 09/Sep/2013 às 21:34

    A ROTA É A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO CRIME ORGANIZADO, E OS POUCOS HONESTOS QUE EXISTEM LÁ DENTRO ACABAM COMO OS PESSEGHINNI! PARA MIM, LIXO É QUEM ACREDITA NA POLÍCIA! O CARA DISSE QUE O GURI MERECIA UMA MEDALHA POR CONSEGUIR MATAR TODOS NAQUELAS CIRCUNSTÂNCIAS QUE A POLÍCIA E A MÍDIA EMPURRAM PARA AS PESSOAS, NÃO POR LITERALMENTE MATAR A FAMÍLIA!