Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Nordeste 28/Aug/2013 às 17:24
13
Comentários

Apagão no Nordeste: faltou energia em oito estados

Após apagão, energia retorna em capitais do Nordeste. Oito estados sofreram com falta de energia elétrica

A assessoria do Operador Nacional do Sistema (ONS) informou, às 16h30 desta quarta-feira, que a energia de sete capitais do Nordeste havia sido restabelecida. A assessoria da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) disse que a luz voltou em alguns bairros do Recife. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a carga para a Região Nordeste caiu de 10 mil megawatts para 1 mil megawatts às 15h de hoje.

apagão nordeste

Apagão atingiu oito estados do Nordeste nesta quarta-feira (28)

Às 15h03, uma interrupção no fornecimento de energia atingiu cidades de oito Estados da Região Nordeste. Foi registrada falta de energia no Piauí, em Alagoas, no Ceará, em Sergipe, na Bahia, na Paraíba, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte. De acordo com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), o desligamento de energia foi considerado de grande porte e a empresa vai apurar as causas do blecaute. O ONS também está investigando as causas do desligamento.

Em Pernambuco e no Piauí, faltou energia em todos os municípios. Na região metropolitana do Recife, o metrô foi afetado. A Companhia Elétrica do Estado de Pernambuco (Celpe) distribui energia para 3,2 milhões de clientes, em 184 municípios. Segundo a assessoria da empresa, o problema não foi em seu sistema. No Piauí, o apagão causou transtornos principalmente nos hospitais e no trânsito.

Em Alagoas foi registrada queda de energia em vários bairros de Maceió e também de Arapiraca. No Rio Grande do Norte, a queda de energia apagou todos os semáforos da capital, Natal. No Ceará, faltava luz nas cidades de Maracanaú, Quixiadá, Caucaia e Sobral, entre outras.

Na Bahia, os municípios de Feira de Santana, Campo Formoso, Vitória da Conquista e Camaçari foram atingidos.

Leia também

Novo apagão

É a segunda vez que o Piauí sofre apagão neste ano. Em janeiro, a capital e outras 32 cidades do Estado sofreram um “apaguinho”, horas antes da visita da presidente Dilma Rousseff. A direção da Eletrobras do Piauí divulgou nota afirmando que tem responsabilidade na interrupção do fornecimento de energia. “A causa está sendo diagnosticada pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) que deverá se posicionar sobre essa falta de energia”, disse a nota.

“O que sabemos é que o problema não partiu da gerência do Piauí. Por volta das 16h, algumas linhas já estavam sendo alimentadas”, disse o gerente da Chesf, Airton Feitosa. O assessor da presidência da Eletrobras no Piauí, Marcelino Machado, confirmou que os 224 municípios do Estado estão sem energia e que a empresa faz levantamento dos prejuízos. “Cem por cento do Piauí ficou no escuro. O que fomos informados é que a falha atingiu todo o Nordeste e o problema seria na rede básica de transmissão”, disse Machado.

O endereço eletrônico da Chesf saiu do ar e permanecia inacessível às 17h10.

com agências e Terra

Tags

Recomendados para você

Comentários

  1. Marcos Postado em 28/Aug/2013 às 17:40

    E agora como o nordeste vai votar no PT sem urna eletrônica? =/

  2. renato Postado em 28/Aug/2013 às 17:46

    Marcos o Nordeste não precisa votar, nos já sabemos em quem votam. Mas qualquer coisa, há o voto em papel, simples assim, é uma contingência normal para qualquer setor que usa informatica.O setor que não tem um plano de contingência é um setor que não faz investimentos em si mesmo.

  3. Jônathas Arruda Postado em 28/Aug/2013 às 17:53

    Sou nordestino com orgulho, militante e eleitor do PT. Será que é tão difícil respeitar as escolhas políticas alheias? Não podemos e nem devemos culpar a presidenta por tudo de mal que ocorre no País. A melhora do Brasil foi notável na era do governo petista pós-desgoverno tucano.

  4. Tony Montana Postado em 28/Aug/2013 às 17:57

    marcos vai trollar no infernos olavete retardada.

  5. Alex Postado em 28/Aug/2013 às 18:05

    A síndrome Mayara Petruso. Ainda tem desinformado acreditando que Dilma foi eleita só com votos do NE?

  6. Thiago Teixeira Postado em 28/Aug/2013 às 19:18

    Graças ao nordeste que teve a ousadia de votar num operário que contribuiu para desenvolvimento do País com erros e acertos. Se dependesse da Elite Branca de Olhos Azuis, estaríamos hoje assistindo pela TV as obras da Copa na Venezuela.

  7. Marcos Postado em 28/Aug/2013 às 21:42

    Desenvolvimento do país? Onde? Tenho a impressão que petista vive em outro Brasil.

  8. Rodrigo Postado em 29/Aug/2013 às 11:02

    Copa na Venezuela? Só se cada jogador levando seu rolo de papel higiênico... Sou nordestino e lamento profundamente a eleição, seguida, de psdbistas, pmdbistas, demistas e petistas demagogos, que apenas querem dar seguimento a currais eleitorais mais eficientes, ao que o povo segue sendo roubado indiscriminadamente. Pena é que, quem mais precisa, acaba em situação que o leva a julgar ser necessário votar em quem lhe dá dinheiro, lhe dá uma cesta básica, uma casa (já tive cliente que me consultou para saber como processaria vereador que havia prometido uma casa a ela...). Pena maior ainda é que, quem disse que iria mudar, não o fez. Sugestão, ao menos quanto à falta de energia? Peçamos a Dilma que busque, assim como fez com os médicos cubanos, resolver prontamente, num átimo, sem se importar com qualquer obstáculo, com a falta de linhas de transmissão para os parques eólicos - as turbinas geram energia que é perdida, assim como o dinheiro público, pois não há linha de transmissão para distribuí-la ("32 parques eólicos estão parados à espera de transmissão de energia - Dados da Aneel mostram que 32 dos 71 parques eólicos leiloados em 2009 estão parados por causa da falta de linhas de transmissão: http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,32-parques-eolicos-estao-parados-a-espera-de-transmissao-de-energia,128808,0.htm).

  9. Rodrigo Postado em 29/Aug/2013 às 11:03

    *se cada jogador levar seu rolo de papel higiênico...

  10. Thiago Teixeira Postado em 29/Aug/2013 às 18:50

    O pais era bom na época do FHC. Hoje está uma porcaria dividir a poltrona do avião com um pedreiro que recrutado recrutado a fazer casas populares no Maranhão. Desenvolvimento é para a Europa, nós somos um lixo, viva o FMI.

  11. Rodrigo Postado em 30/Aug/2013 às 09:40

    Nera não, Thiago. Era ruim e a cada dia fica pior. De meu lado, fico muito feliz com a ascenção social digna e sustentável. Mas, já que você se enoja com a situação de dividir a poltrona, como descrito, somente posso lamentar... Fico feliz por qualquer um que não tenha de passar pelo que passei, pegando trechos de ônibus, com péssimas paradas (banheiros imundos, urinados no chão, por vezes havendo, em alguns poucos locais, quem tenha defecado no chão), em viagens de 24h, 2 x por ano, para ver meus pais, quando estudava. P.S.: havia dignos pedreiros maranhenses, companheiros meus de Nordeste, na obra que desabou no rio. Eles merecem perder o emprego para estrangeiros por quê?

  12. Reaj Postado em 26/May/2014 às 16:49

    Thiago Teixeira você viaja na maionese, querendo ou não com PT ou não o Brasil não ficaria estagnado, pra mim a "evolução" foi natural da economia e não méritos do PT. Não voto no PT odeio todos do PT, a demagogia suja, e o jeito sujo de fazer política. Não voto no PSDB tbm, ou seja não tenho em quem votar.