Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Rio de Janeiro 19/Jul/2013 às 16:55
11
Comentários

Vídeo flagra PMs com armas letais em protesto no RJ

Vídeo e foto mostram policiais com armas nas mãos apontando e intimando manifestantes; comandante da PM disse ser a favor do uso de armas de fogo para controlar os atos

José Francisco Neto, Brasil de Fato

pm arma letal rj protesto

PMs são flagrados com armas letais durante protesto no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/Black Bloc RJ)

Policiais militares do Rio de Janeiro foram flagrados usando armas de fogo durante a manifestação desta quarta-feira (17). No vídeo, gravado pelo Jornal A Nova Democracia, e nas fotos, tiradas pelos manifestantes, é possível ver os PMs com pistolas sendo apontadas para as pessoas. Alguns chegaram até a intimar jornalistas que estavam registrando o momento da ação. O protesto, que reuniu milhares de pessoas, foi realizado nos bairros do Leblon e de Ipanema, na zona sul da cidade.

A assessoria de imprensa da PM disse que vai averiguar as imagens, mas não solicitou mais esclarecimentos. No entanto, após a manifestação, o comandante geral da PM do RJ, Erir da Costa Filho, apoiou o uso de armas letais para controlar os atos. “Depois do que ocorreu ontem vamos fazer uma reavaliação da forma de atuar. Como é que a polícia vai controlar uma turba com uma munição não letal”, questionou o comandante, durante a coletiva de imprensa.

Assista ao vídeo:

Costa Filho ainda acrescentou que “essa é a polícia que temos”. “Boa ou ruim é a polícia que vocês precisam, para dar segurança de qualquer jeito”, disse o comandante.

Leia também

Por sua vez, o secretário de segurança, José Mariano Beltrame, afirmou que no Rio ainda não foi constatada nenhuma morte, na tentativa de defender a atuação da PM. “Vamos analisar todo inquérito que aconteceu, refazer o planejamento e ver o que e onde podemos melhorar. As ações são flexíveis”, explicou.

Esse foi o mesmo argumento utilizado pelo Ministério da Justiça para justificar a ação policial. “As polícias estão utilizando de maneira adequada o equipamento que têm à disposição, tanto que em todos os protestos no Brasil não tivemos nenhuma morte por causa da atuação direta de policiais. Isso não acontece em nenhum outro lugar no mundo”, disse o secretário de operações da secretaria extraordinária de segurança para grandes eventos do Ministério da Justiça, José Monteiro. Segundo ele, a mesma postura da PM deve ser mantida durante a Jornada Mundial da Juventude, que acontece no Rio de Janeiro a partir da próxima terça-feira (23).

Recomendados para você

Comentários

  1. luciana Postado em 19/Jul/2013 às 16:59

    É isso aí comandante! Mete bala neles. Eles não estão mais sob o manto protetor das manifestações. São simplesmente saqueadores criminosos.

  2. Eduardo Postado em 19/Jul/2013 às 17:52

    não sei se sou contra o uso das armas que fazem parte do dia a dia do policial, até porque uma garrafa cheia de gasolina, alcool ou solvente com uma mexa de pano acesa, ao ser arremessada torna-se uma arma letal também, aí temos que analisar que tem direito ao uso das armas???

  3. renato Postado em 19/Jul/2013 às 18:30

    Luciana falou bem, não estão mais no mesmo manto! E como saber qual é o manto.... Respondo: Tudo que é demais enche o saco, e coloca a vida de pessoas inocentes em perigo, e neste meio é fácil colocar culpa na policia. Então, se pegarem a tocha......pergunte se eles querem fogo. Conforme a resposta atenda os miliantes....não são mais manifestantes. Só gostaram do quebra quebra, e dar prejuizos aos outros. Ao País. Os país que não querem depois derramar lágrimas que alertem seus filhos.. Coitados os dos da periferia que já levaram a culpa, conforme uma jornalista.

  4. Isaac Postado em 19/Jul/2013 às 18:38

    Polícia do Rio é uma corporação em maior parte apodrecida, os fatos dos últimos anos não me deixam mentir.

  5. Cacique Postado em 19/Jul/2013 às 19:01

    Não vi nenhum saqueador e criminoso no video. A menos que arrastar contêiner de lixo pro meio da rua e coisas do gênero tenham deixado de ser simplesmente desordem.

  6. Thiago Teixeira Postado em 19/Jul/2013 às 19:51

    E policial vai usar o que? O diálogo? Quanto bate e mata, o policial é ruim. Quando conversa e tenta negociar, são frouxos, falta segurança, não são treinados e aqueles papinho inúteis de sempre. Esse manto protetor, Luciana, concordo plenamente, foi criado pela mídia em defesa dos jovens lindos, cheirosos e estudiosos que querem revolucionar o pais com o CANSEI PARTE 2.

  7. Elizabeth Aquino Marques Postado em 19/Jul/2013 às 20:21

    Acho que a polícia é tão vítima , como os manifestantes que estão indo lá só para protestar, pior é quem mora lá, que não tem paz, e o comercio que foi destruído e saqueado por bandidos??? Na hora da destruição querem a presença da policia. Numa baderna dessas não dá para separa quem é do bem e do mal...

  8. Marcos Postado em 19/Jul/2013 às 20:27

    Vcs não estavam reclamando das não letais? Ta ai a outra opção.

  9. Eduardo Postado em 20/Jul/2013 às 18:12

    lembram da ECO92...as armas letais eram letais mesmo, tinham até nome de cobra, e cobra braba e se a bagunça continuar vai começar haver protestos pedindo que estas venham para as ruas....

  10. Dora Miranda Postado em 20/Jul/2013 às 20:08

    Eduardo, não podemos esquecer que, aquela polícia com armas letais da ECO 92, que manteve a cidade na maior e mais estranha calmaria, era a do esquerdista Brizola!*

  11. Fagner Postado em 21/Jul/2013 às 21:33

    Todos são vítimas, o povo que luta por seus direitos, tenta chamar atenção de alguma forma e é agressivamente repreendido, correndo risco de morte. Já à polícia trabalha com contingente reduzido, baixo salário e falta de equipamento. Se continuarmos com a pressão, talvez em 50 anos as coisas sejam diferentes