Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Mulheres violadas 26/Jul/2013 às 15:49
4
Comentários

Veteranos da UnB teriam ameaçado estuprar calouras

UnB investiga ameaça de estupro a alunas. Ameaça foi conhecida com a divulgação, nas redes sociais, de estudantes fazendo alusão à violência sexual: ‘Caiu nas redes é estupro’

unb estupro

UnB ouve alunos sobre cartaz com alusão a estupro nas redes sociais (Foto: Reprodução/Facebook)

A diretora de Assuntos Comunitários da Universidade de Brasília (UnB), Sônia Marise Salles Carvalho, disse ontem (25) que investiga a denúncia que estudantes do curso de engenharia de redes ameaçam as calouras, fazendo referências à possibilidade de estupro.

A ameaça foi conhecida com a divulgação, em redes sociais, de dois estudantes fazendo alusão à violência sexual ao segurar um cartaz dizendo: Caiu nas redes é estupro. A UnB identificou os alunos porque a foto deles foi colocada em uma rede social pelo estudante de pedagogia Virgílio Soares.

Sônia Carvalho disse que uma comissão será instaurada para acompanhar o processo de investigação. “Vamos ter que fazer campanhas, abrir o diálogo sobre o assunto para que não se repita mais”, ressaltou. “Isso tem que ser averiguado, porque está em total desacordo com as normas da universidade.” A punição para os responsáveis pela ameaça vai de advertência até expulsão.

Leia também

A UnB enfrenta problemas com a violência entre os estudantes há algum tempo. Em março de 2012, foi aprovada uma resolução que trata das normas de convivência e vivência na universidade. Há proibição de recepções dos calouros que submetem os novos estudantes a situações degradantes, conhecidas como trotes sujos. Pela mesma norma, foram instituídas regras para as festas na universidade.

TV Brasil

Recomendados para você

Comentários

  1. renato Postado em 26/Jul/2013 às 16:25

    Você que esta lendo isto agora. Vou comunicar uma certa rádio para que a mesma venha a entrar em contato com a escola primaria que você frenquentou, para que a escola avise o ginásio em que esteve para que o mesmo ( o ginásio ) entre em contato com seus país, e a policia para que feito isto a UnB passe um memorando para a Assitencia Social comunicar o jovem que tirou as fotografias entre em contato com os dois jovens, avisando-os que eles receberão uma advertência até expulsão. Sendo o que tinha para o momento. Despeço-me dos Dois Jovens com Cordiais Bom Dia.

  2. Caio Postado em 29/Jul/2013 às 09:05

    Houve certa descontextualização, eles falavam de um "estupro mental" cometido pelos professores do curso, não se trata de uma ameaça as calouras. Só foram infelizes na escolha do termo. Quem estava lá viu que não se tratava de nenhuma ameaça de violência física.

  3. Gino Postado em 27/Aug/2013 às 18:00

    O trote, quando obriga um calouro que não quer participar dele, é crime de constrangimento legal, de acordo com o artigo 146 do código penal brasileiro. Todo aluno que não quiser participar do trote e for obrigado mediante ameaça pode e deve procurar a delegacia da área para registrar a ocorrência policial em desfavor de seus veteranos.