Luis Soares
Colunista
Compartilhar
América Latina 10/Jul/2013 às 20:52
7
Comentários

Venezuela recebe 'sem medo' pedido de asilo de Snowden

Venezuela recebe formalmente o pedido de asilo político de Edward Snowden. Nicolás Maduro disse não temer represálias, uma vez que “os Estados Unidos não governam o mundo”, e enfatizou que o seu país é livre e soberano

nicolás maduro venezuela snowden

Nicolas Maduro recebe pedido de Snowden e diz não temer represálias (Foto: AFP)

Nesta segunda-feira, 8, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que o país recebeu formalmente o pedido de asilo político do ex-técnico da CIA, Edward Snowden, que revelou ao mundo o mega-esquema de espionagem do governo norte-americano contra cidadãos, empresas e governos de todo o mundo. No momento, o jovem de 30 anos encontra-se na zona de trânsito de um aeroporto de Moscou, na Rússia. O ex-técnico da CIA está nesta situação desde o último dia 23 de junho.

Segundo Maduro, Snowden decidirá quando voará para a Venezuela. Na semana passada, o presidente venezuelano ofereceu o asilo político para Snowden acusando os EUA de “suscitar a loucura” e a “perseguição”.

A oferta de Maduro foi feita após o avião do presidente boliviano, Evo Morales, ser proibido de voar no espaço aéreo de diversos países europeus por causa da suspeita de que transportava o ex-técnico da CIA. Morales teve de esperar por 13 horas em um aeroporto de Viena para seguir viagem de volta para a Bolívia.

Leia também

“A América Latina está dizendo a este jovem: ‘o senhor está sendo perseguido pelo império, venha para cá’”, declarou Maduro. Perguntado se teme algum tipo de represália dos EUA por conceder asilo político para Snowden, o presidente venezuelano disse que “os EUA não governam o mundo. Somos um país livre e soberano”.

Além da Venezuela, Snowden também pediu asilo político para a Nicarágua, que foi recebida pela representação diplomática do país em Moscou. Em resposta as ofertas de asilo da Nicarágua, Bolívia e Venezuela, os EUA afirmou que o ex-técnico da CIA não pode ter permissão para viaja para outro país que não os EUA.

O passaporte de Snowden foi apreendido por autoridades norte-americanas. Porém, um documento de viagem que faça as vezes de salvo-conduto é suficiente para ele seguir viagem até seu destino final.

com Revista Fórum

Recomendados para você

Comentários

  1. Eduardo Postado em 10/Jul/2013 às 22:58

    ...se é verdade a intromissão nos assuntos alheios, porque querem punir o garoto?

  2. Marcus Postado em 11/Jul/2013 às 11:17

    No fim os EUA permitirão que o rapaz prossiga pra Venezuela, e então mandarão seus mercenários secretos abaterem-no. Pra quem mata líderes de países soberanos, como Saddam e Khadafi, tudo pode. Eles tem armamento, isso lhes basta!

  3. Cacique Postado em 11/Jul/2013 às 11:55

    Ah, meu caro Eduardo, mas esta é muito fácil de responder. Porque tá todo mundo de olho nas informações que o garoto possui e nas verdades que ele pode revelar. Pra quem tem lido um pouquinho do que sai na imprensa alternativa brasileira, já está muito claro que as informações que ele possui podem revelar verdades muito amargas sobre a intervenção dos EUA na vida política de vários países. Será que não importante saber como isso acontece?

  4. Humberto Postado em 11/Jul/2013 às 13:47

    O planeta Terra é espaço aéreo do reino de Tio Sam. Os chefes locais são bailarinas havainas a serviço do imperador. Para Snowden ou qualquer insurgente se deslocar por entre seu domínio terá que navegar por espaçonave contornando Marte. A Venezuela, agindo de modo acintosa perante o império pode atrair de novo a mesma sorte que Chavez, que sofreu um golpe se estado patrocinado pela dupla caquética golpista, Bush-Juan Carlos (rei babão da Espanha, quintal do reino do mal).

  5. Leonardo Postado em 26/Sep/2013 às 02:59

    Obama é um louco, não vai admitir a culpa, vai continuar colocando a culpa nesse indivíduo, e Obama também não vai querer aliança com os chineses e sim inimizade, a Venezuela que está falindo de outra maneira diferente dos EUA vai receber Snowden, agora ele não vai ter mais lacaios imigrantes como tinha nos EUA.