Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Contra o Preconceito 25/Jul/2013 às 20:59
28
Comentários

Transexual acusa Carrefour de preconceito

Maria Augusta Silveira diz que supermercado desistiu de contratá-la após descobrir que ela era transexual. “Fui chamada de ‘traveca'”, acrescenta

A transexual Maria Augusta Silveira, uma das primeiras pessoas a passar por uma cirurgia de mudança de sexo no Brasil, em 1998, acusa o Carrefour de desistir da sua contratação após saber da sua condição de identidade de gênero. Guta, como é conhecida, participou de um processo seletivo para trabalhar na unidade da rede de São José do Rio Preto, cidade do interior paulista onde mora.

transexual carrefour preconceito

Transexual Maria Augusta Silveira foi uma das primeiras pessoas a passar por cirurgia de mudança de sexo no Brasil (Foto: Reprodução / Facebook)

Ela afirma ter sido aprovada no processo seletivo para trabalhar no setor de frios do supermercado, realizou exames médicos admissionais e até abriu uma conta bancária, a pedido do setor de recursos humanos do Carrefour, para que pudesse receber os pagamentos. Entretanto, quando apresentou seu histórico escolar, onde ainda constava o nome de homem, a empresa solicitou que Guta esperasse a confirmação da contratação e posteriormente a informou que a vaga já havia sido preenchida.

Ao tentar conseguir a efetivação da contratação, foi informada pelo RH do Carrefour que, assim que surgisse uma nova vaga, ela seria chamada pela empresa. Porém, no mesmo dia em que foi informada que a vaga já tinha sido preenchida, uma amiga de Guta, que trabalha no supermercado, entregou para ela um folheto que anunciava a mesma vaga para a qual ela havia se candidatado.

Leia também

Guta ainda afirma que foi chamada de “traveca” em uma conversa escutada por ela no setor de recursos humanos do Carrefour de São José do Rio Preto. “Fiquei em choque. Insisti com a moça que não tava certo, eu fiz tudo o que pude para pegar a vaga, mas ela foi irredutível. Isso acabou com meu psicológico, minha autoestima e ainda, antes disso, houve um dia em que esperava pela moça e ouvi quando alguém perguntou ‘a traveca ta esperando a fulana?’, então houve um ‘xiiiiii’, como a mandar a pessoa ficar quieta”, publicou na sua página pessoal do Facebook.

De acordo com a advogada Leandra Merighe, do Grupo de Amparo ao Doente da Aids, que possui um núcleo jurídico que presta apoio ao público LGBT, o Carrefour cometeu dois crimes no caso. O de preconceito contra a pessoa humana, previsto na Constituição, e o de discriminação trabalhista, enunciado em lei federal. A advogada está ajuizando uma ação indenizatória por danos morais contra o Carrefour.

O Carrefour informou, por meio de nota, que já se desculpou e explicou para Maria Augusta Silveira que houve um erro no processo de seleção. “Casos como este são pontuais e, assim que identificados, prontamente corrigidos”, diz a nota. A rede de supermercados afirmou também que iniciou um processo de reorientação de todos os envolvidos no caso de Guta, e demais colaboradores da unidade de São José do Rio Preto, para assegurar o cumprimento de suas diretrizes.

“A empresa reitera que tem uma rigorosa política de diversidade, difundida por meio de treinamento de seus 40 mil colaboradores, e repudia qualquer tipo de descriminação”, afirma o Carrefour na nota.

Revista Forum, com Terra

Recomendados para você

Comentários

  1. LUIS CARLOS M- DA R. Postado em 25/Jul/2013 às 22:39

    O MUNDO TA UM INFERNO MESMO EM, ESTÃO QUERENDO É O REINADO AQUI MESMO MS GRAÇAS A DEUS QUE SERA POR BEM POUCO TEMPO, POIS ESTAS BOMBAS ATÔMICAS ESTA BEM, PERFEITINHO SEREM LANÇADAS PARA TODOS OS LADOS ! PORQUE ISTO AQUI VIROU UM ANTRO DO DIABO DE SATANÁS,, QUE TEM FEITO UM ÉDEN DE PECADOS E PERVERSÃO COMO NUNCA VISTO ANTES ! ESTA DANDO DIREITOS AOS SEUS FILHOS DEPRAVADOS PARA VIVEREM EM PECADOS E AINDA QUEREM SER TRATADOS COMO NORMAIS, O QUE NA VERDADE SÃO É ANORMAIS, TEM ANOMALIAS PERVERSAS ! VE QUYE NO MOSTRAR O HISTÓRICO SE CONFICUROU A VERDADEIRA INDENTIDADE NÃO TE COMO FUGIR DISSO, TERA SEMPRE QUE APRESENTAR O DOCUMENTO DE ORIGEM, ONDE MÉDICOS RECONHECIDOS E PARTEIRAS QUE ESTUDARAM PARA SABEREM O OBVIO DE QUANDO UMA CRIANÇA NASCE QUE SEXO ELA TEM, NÃO SÃO PESSOAS ANALFABETAS QUE ATESTARAM QUE NASCEU UM MENINO OU UMA MENINA, MAS PESSOAS QUE CURSARAM ATE MESMO UMA FACULDADE PARA SABEREM O QUE É UM MENINO E UMA MENINA, PARA AGORA LOUCOS QUEREM VIR DIZER QUE NASCERAM NUM CORPO ERRADO, NÃO,NÃO É ISTO, O QUE OCORRE É QUE SATANÁS TEM DOMINADOS TAIS PESSOAS DE UMA MENTE TÃO PERVERSA QUE PERVERTEM OS SEUS CORPOS COMETENDO TORPEZA HOMEM COM HOMEM E MULHER COM MULHER COMO DIZ A BÍBLIA SAGRADA A PALAVRA DE DEUS O CRIADOR DO HOMEM E DA MULHER, E ISTO COM SEXO BEM DEFINIDO, O QUE PASSA DISSO É DO MALIGNO DO DIABO ! MAS NÃO SE PREOCUPEMOS, DEU FARA UMA LIMPA NESTA TERRA PARA SEUS FILHOS VIREM ABITAR NELA, E JÁ NÃO HAVERÁ MAIS ESTAS COISAS NO PRÓXIMO MUNDO QUE VIRA, ESTAS BOMBAS ATÔMICAS FARÃO A LIMPEZA !

  2. amanda Postado em 25/Jul/2013 às 22:47

    Se REPUDIA a descriminação, as pessoas deveriam ser demitidas e não reorientadas. Simples.

  3. felipe Postado em 25/Jul/2013 às 22:54

    Luis você é um retardado ...

  4. Kleyton Postado em 26/Jul/2013 às 01:20

    Luis Carlos, o seu texto todo que é anormal. Já começa pelo caps lock ligado, o que retrata duas coisas: a sua falta de senso estético, pois um texto em caps lock é visualmente terrível de se ler. E a sua pobreza de argumentação, pois somente aqueles que não possuem segurança no que dizem precisam "gritar" para se fazerem ouvidos. E você precisa de um choque de realidade urgente, pois não sei se tu percebeu, mas és um fanático religioso. Não se leva a sério quem cita algo como "obra de satanás" e afins. Retire deus e satanás do assunto porque isso não cabe aqui. Vou te explicar algo básico de uma maneira bem simples. Existe algo chamado identidade de gênero. Algumas pessoas nascem homens e tem a sua identidade de gênero masculina. Se enxergam como homens. Mas outras pessoas, como a Maria Augusta, nascem com o órgão reprodutor masculino mas tem uma identidade de gênero feminina. Não interessa o que a pessoa possui entre as pernas, o que importa é a imagem que ela tem de si mesma. Ninguém é obrigado a viver da forma que lhe foi imposta, mas sim daquela maneira que a pessoa gostaria de viver. Você e nem ninguém tem poder para julgar como as pessoas se veem. A limpeza que deve ser feita é no seu cérebro, que tá todo esculhambado. Acorda pra vida e vê se encontra algum bom senso.

  5. Luis Postado em 26/Jul/2013 às 02:02

    LUIS CARLOS M- DA R: Como diria o pessoal do 9gag>> Dude, you went full retarded. Never go full retarded.

  6. Ana Clara Postado em 26/Jul/2013 às 03:11

    MUITO SIMPLES.ÉSÓPEDIR AGORA UMA INDENIZAÇÃO AO CARREFURTO DE 1 MILHÃO DE REAIS.PARA ELES APRENDEREM A SER GENTE.

  7. GSCLGBThack Postado em 26/Jul/2013 às 08:27

    Luis, esse kra tá fodido... Fiquei indignado com tanta besteira que ele escreveu e lendo trechos... até elaborei um bloco de notas pra não esquecer o farei com ele: procurar CPF, RG ... investigar vida virtual, se possível obtenção de dados bancários, rastrear roteador pelo facebook, aplicar backdoor, e floodar em suas páginas virtuais com discursos grandes e compreensíveis do tipo ''Eu sei que é trágico para minha família, pois fui criado em um ambiente extremamente conservador e religioso, mas após uma noite em *boate da cidade onde mora* conheci um rapaz maravilhoso que me fez mudar o conceito que tinha sobre a vida....etcetcetc''

  8. Luis Moreira Postado em 26/Jul/2013 às 08:54

    Isso só prova a necessidade urgente de uma legislação que combata este tipo de ato, isto é um crime, afeta psicolagicamente e físicamente a uma pessoa, mais do que provado que a homofobia é grande no Brasil.

  9. Val Postado em 26/Jul/2013 às 09:04

    LUIZ CARLOS, obrigada pelo seu comentário. fazia muitos dias que eu nao ria tanto. nao sei o que é mais engraçado, a sua raiva com uma coisa que nao te afeta em nada ou a maneira louca como vc escreve!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  10. O MILAGREIRO Postado em 26/Jul/2013 às 09:19

    com todo respeito(senão me processam)... mas afinal é ou não é traveco? se não for, não entendo mais nada hoje em dia... se é, porquê tá reclamando? se não é, mostre a shana...

  11. Thiago Postado em 26/Jul/2013 às 09:35

    O "o milagreiro" Transexual não é travesti e travesti não é "traveco". "Traveco" é pejorativo. Redação, no começo da materia vcs dizem q a garota é de SJRP e no final da materia diz q o pessoal do carrefour de SJC esta sendo reorientado. Escreveram um nome da cidade errada ou o carrefour esta orientando a equipe errada?

  12. Geezaz Postado em 26/Jul/2013 às 09:35

    LUIS CARLOS M- DA R: Dude, you went full retarded. Never go full retarded. (2)

  13. Leila Postado em 26/Jul/2013 às 10:08

    Não, milagreiro, não é traveco (palavra pejorativa que demonstra total falta de respeito), é uma mulher assim como eu, uma transexual e uma travesti são duas coisas diferentes...o mundo é vasto, sabe? É preciso aprender a conhecer e respeitar.

  14. Felipe Postado em 26/Jul/2013 às 10:21

    É em São José do Rio Preto ou em São José dos Campos?

  15. khal damascini Postado em 26/Jul/2013 às 12:31

    Foi falta de respeito, tem que processar, todos temos os mesmo direitos podem até não concordar com sua opção mas fazer disso um ponto negativo para a moça não ser admitida aí já é demais. Respeito ao próximo.

  16. JUNIN Postado em 26/Jul/2013 às 13:14

    LINDA, ANDARIA DE MAO DADA COM VOCE, TE LEVARIA PARA JANTAR E DEPOIS TE AMARIA LOUCAMENTE

  17. Marcos Postado em 26/Jul/2013 às 13:38

    O problema não é o Carrefour, é Rio Preto, é todo canto em São Paulo... A turma lá é ignorante e se orgulha disso!

  18. Barillo Postado em 31/Jul/2013 às 00:25

    Aquilo de fato é um travecão... Mas não se pode jogar isso na cara em ocasiões sérias como aquela(ou não se pode jogar na cara,rs). Deviam ter visto as qualidades da traveca e se ela fosse aprovada,deveria ser contratada. Mas que é uma travecona é ;DDDDDDDDDDDDDDDDD Obs:Vejo o nível de manipulação mental nos comentários deste site. A lavagem cerebral em vocês foi completada com sucesso.

  19. Cristina Dracco Postado em 31/Jul/2013 às 01:24

    Gente, por que isso com o que o Luis Carlos escreveu? Percebe-se que ele é semi-alfabetizado. Ele é digno de pena e não de esculacho. Como querem que alguém que, aparentemente, nem terminou a quarta série entenda o próximo? Parabéns para a Guta! Mulher é mulher, independente de ter ou não nascido com o órgão sexual errado e isso deve ser respeitado! Um dia as pessoas aprenderão a se respeitar, independente de gêneros, orientação sexual, cor de pele, regionalismo, etc!

  20. Dylan Ricardo Postado em 31/Jul/2013 às 01:54

    LUIS CARLOS M- DA R., deus apareceu pra mim ontem e pediu pra eu te dizer pra vc ir tomar no cu. Ele disse que pessoalmente não faria isso, mas que utilizaria um ser humano. Mistério divino. No caso eu fui o escolhido para te levar a mensagem do criador do universo. :) Só estou passando o recado ok? É coisa de deus, eu sou obrigado a obedecer. Não posso provar que ele apareceu, só posso pedir que vc acredite sem questionar.

  21. Flavio Melo Postado em 31/Jul/2013 às 11:43

    O fato dela ser uma travesti, transexual ou qualquer outro nome (é tudo a mesma coisa e não me venham com definições loucas, todas nasceram homens e querem ser mulheres por se sentir assim, operando ou não) não dá direito ao mercado trata-la como uma aberração. Cabe a ela agora processar o mercado e ganhar muito mais do que ela ganharia em anos de trabalho no mesmo. Infelizmente alguns lugares ainda estão com esse pensamento retrogado.

  22. Camila C. R. Postado em 31/Jul/2013 às 17:53

    Dylan, só não estou rindo um pouco mais do seu comentário porque estou no meu trabalho. Muito boa!!!

  23. cleber Postado em 01/Aug/2013 às 15:55

    acredito que neste caso o que houve foi uma quebra de confiança da empresa com o futuro colaborador uma vez que se isto é(pra min não) relevante pra vaga o candidato a tal vaga deveria de imediato deixar claro sua situação e não deixar que isto venha a tona só no final do processo seletivo

  24. Kleyton Postado em 01/Aug/2013 às 21:39

    Barillo, tu é ignorante ou só estúpido? Parece que as duas coisas. E eu não sei o que é mais patético e ridículo, tu insistindo em tratar com desrespeito outro ser humano, o chamando de forma completamente humilhante, ou insinuar que existe alguma manipulação mental nos comentários. Os comentários demonstram que a maioria das pessoas que aqui postou é mais inteligente, tem mais bom senso e discernimento do que você. Tu é um desperdício de pele, de oxigênio, de carbono e de tráfego na internet.

  25. Simone Postado em 15/Aug/2013 às 10:45

    Como diz Luis Carlos M. da R. ...ESTAS BOMBAS ATÔMICAS FARÃO A LIMPEZA ! E você Luis Carlos M. da R.e gente como você, serão os primeiros a serem limpados da Terra. Mas esse ódio de travesti, transexual ou homossexual que vc exterioriza só traz à consciência o seu estado interior de negação e não aceitação de sua própria realidade e vida. Quando julgamos alguém é como estarmos olhando num espelho, vc vê a sua própria imagem!!! Conheça à ti mesmo! Abra os olhos do olhar interior e não julgue mais.

  26. CARLOS AUGUSTO Postado em 07/Mar/2014 às 12:19

    O PROBLEMA DOS EVANGELICOS É A LAVAGEM CEREBRAL QUE ELES SOFREM DENTRO DAS IGREJAS CONHEÇO MUITOS QUE NÃO VALEM ABSOLUTAMENTE NADA QUEM DIREITO É ESSE QUE EU TENHO DE DIZER SE UMA PESSOA ESTA CERTA OU ERRADA???? SE ELA NÃO SE SENTIA BEM COMO UM HOMEM É UM DIREITO DELA TENTAR MUDAR ISSO TENHA CERTEZA QUE NINGUEM QUER PAGAR AS CONTAS DELAS E NEM QUEREM SABER DA VIDA DELA EU TENHO PRA MIM QUE PESSOAS QUE DEMONSTRAM ELEVADO NIVEL DE REJEIÇÃO A HOMOSEXUAIS,LESBICAS OU MESMO PESSOAS TRANSGENERAS TEM PROBLEMAS COM ELAS MESMAS EU ACHO QUE CADA UM FAZ DA SUA VIDA O QUE QUISER VIVEMOS EM UM PAIS LIVRE QUANTO A MOÇA DISCRIMINADA LOGO O CARREFOUR UMA EMPRESA TÃO GRANDE O MINIMO QUE O MESMO PODE FAZER É PEDIR DESCULPAS DEMITIR A PESSOA QUE ESTÁ POR TRAS DISSO E ADMITILA IMEDIATAMENTE QUEM QUISER DAR LIÇÃO DE MORAL TEM QUE SER MUITO SANTO E MESMO ASSIM NÃO TERÁ NENHUM DIREITO DE FAZE-LO.

  27. CARLOS AUGUSTO Postado em 07/Mar/2014 às 12:21

    TODOS TEM O DIREITO DE SENTIR BEM CONSIGO MESMO ESSES EVANGELICOS GERALMENTE PASSAM POR LAVAGEM CEREBRAL DENTRO DAS IGREJAS,CONHEÇO MUITOS QUE NÃO VALEM ABSOLUTAMENTE NADA O CARREFOUR TEM A OBRIGAÇÃO MORAL DE CONTRATA-LA E DEMITIR A PESSOA POR TRAS DISSO.UMA EMPRESA TÃO GRANDE É TÃO ULTRAPASSADA