Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Racismo não 01/Jul/2013 às 23:02
6
Comentários

Após derrota, torcedores da Espanha ofendem brasileiros com racismo

Torcedores espanhóis se revoltam com derrota na final da Copa das Confederações e usam expressão racista para ofender os brasileiros

racismo espanha brasil

Alguns espanhóis ofenderam o Brasil por meio do Twitter (Reprodução / Twitter)

Depois de a Seleção Brasileira arrasar a Espanha na final da Copa das Confederações, nesse domingo, no Maracanã, por 3 a 0, vários espanhóis foram ao Twitter para ofender o Brasil. Por meio da expressão racista ‘macacos’ (monos em espanhol), os torcedores demonstraram sua amargura com a goleada sofrida pela Fúria. As frases polêmicas dos agressores foram rebatidas e reprovadas por outras pessoas.

Os jogos na Europa costumam ser marcados por episódios de racismo. Jogadores brasileiros e africanos, por exemplo, já foram hostilizados em partidas no Velho Mundo. Os laterais titulares da Seleção Brasileira, Daniel Alves (Barcelona) e Marcelo (Real Madrid), já foram insultados em jogos de suas equipes na Espanha. O atacante Hulk (Zenit) também foi ofendido na Rússia.

Leia também

Curiosamente, uma preocupação da Fifa durante a Copa das Confederações foi insistir na ‘bandeira’ contra o racismo. Os jogadores, via faixas e discurso dos capitães nos estádios, pediram o fim do preconceito no futebol. A campanha contra o racismo é levantada há muito tempo pela entidade.

O problema é tão grave que chegou a interromper um amistoso do Milan, em janeiro deste ano, na Itália. O atacante Boateng, de origem ganesa, foi hostilizado e o time rossonero deixou o gramado. Depois de alguns meses, seis agressores foram identificados e tiveram que cumprir pena de 40 dias a dois meses, além de pagar multa de 10 mil euros. O time do Pro Patria foi punido e teve que mandar jogos sem a presença da torcida.

SuperEsportes

Recomendados para você

Comentários

  1. Lao Moraes Postado em 02/Jul/2013 às 00:37

    EU ficaria preocupado se fosse um alemão, austríaco, norueguês ou, sei lá, um sueco falando, mas espanhol?... Se preocupar com gente que corre de boi nas ruas?... Vamos nos orientar! (=D)

  2. Tessa Postado em 02/Jul/2013 às 04:22

    Acho que é preciso se preocupar com o racismo vindo de qualquer lugar. Países como Espanha, Portugal e Itália são muito mais racistas que os países nórdicos, provavelmente aprenderam duras lições por seus passados... A Alemanha tem vários programas de combate ao racismo.

  3. Magali Postado em 02/Jul/2013 às 07:07

    Vivi 9 anos em Portugal e embora seja casada com filhos e trabalho decente, sempre aparecia alguém p me chamar de prostituta, qdo conversava com outras brasileiras sobre o assunto a queixa delas era a mesma... Acho paradoxal a nossa sociedade nos treinar p sermos mt receptivos aos estrangeiros e admirá-los como se fossem superiores à nós... essa é a maior piada que o Brasil conta à nós mesmos... e não acreditem os burgueses que escapam da xenofobia pq tem "educação"...kkkkkkkk Os europeus tem muitos modos "educados" p nos tratar enquanto nos julgam e pensam o pior sobre nós

  4. Laura Carvalho Postado em 02/Jul/2013 às 09:21

    E desde quando chamar alguém de macaco é xingamento? Pelo que eu me lembre macacos são animais muito inteligentes, eles é que são "burros" (ser que nem inteligência demais e que se deixa levar pelos outros) por proferir tal palavra pejorativa. Não são um país de primeiro mundo, onde está toda a sua civilidade?? kkkk

  5. Eduardo Postado em 02/Jul/2013 às 18:09

    ... NÓS SOMOS MACACOS MAS QUE LEVOU BANANA FORAM ELES... OLÉ....OLE... FICARAM NA RODA... AGORA QUANTO EM PORTUGAL CHAMAR BRASILEIRAS DE PROSTITUTAS, É CUSPIR PARA CIMA, NOSSA COLONIZAÇÃO FOI FEITA PELOS DESCENDEDNTES DELES QUE NÃO SERVIAM PARA VIVER NA TERRINHA, QUALQUER COISA QUE NOSSAS MULHERES POSSAM SER É COISA DE DNA, E SOMOS UM POVO QUE NASCEMOS INFELISMENTE DE, CONDENADOS, ESTRADITADOS, MERETRIZES E TODA ESPECIE DE PESSOA NÃO QUERIDA DA COROA PORTUGUESA, ATÉ O DIA QUE TIVERAM DE FUGIR DE NAPOLEÃO.

  6. Guilherme Postado em 12/Jul/2013 às 13:49

    pq chamar de macaco ofende tanto? Burro, porco e cachorro não são mais ofensivos?