Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mundo 12/Jul/2013 às 16:27
39
Comentários

A íntegra do comovente pronunciamento de Edward Snowden

Ex-técnico da CIA faz pronunciamento, confirma pedido de asilo à Rússia e acusa Estados Unidos de tentar tornar legal algo imoral. Snowden diz que se sente muito afetado, mas não se arrepende de nada porque os EUA é um país que 'age na ilegalidade'

Abaixo a íntegra do pronunciamento de Edward Snowden no aeroporto internacional de Moscou, feito nesta sexta-feira (12) às 17h, hora de Moscou, e divulgado pelo site Wikileaks:

“Olá, meu nome é Ed Snowden. Há pouco mais de um mês, eu tinha família, um lar no Paraíso, e vivia com muito conforto. Eu também tinha a capacidade de, sem qualquer autorização, procurar, tomar e ler as suas mensagens. Na verdade, as mensagens de qualquer pessoa, a qualquer momento. Este é o poder de mudar o destino das pessoas.

snowden moscou pronunciamento

Snowden durante pronunciamento no aeroporto de Moscou (Foto:Tanya Lokshina/Efe)

Também é uma séria violação da lei. As emendas 4 e 5 da Constituição do meu país, o artigo 12 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e numerosos estatutos e tratados proíbem tais sistemas de vigilância massiva e invasiva. Enquanto a Constituição dos Estados Unidos assinala que estes programas são ilegais, o meu governo argumenta que juízos de um tribunal secreto, que o mundo não pode ver, de alguma forma legitima esta atividade ilegal. Estes juízos simplesmente corrompem a noção mais básica de justiça, que precisa ser revelado. Algo imoral não pode se tornar moral através do uso de uma lei secreta.

Eu acredito no princípio declarado em Nuremberg, em 1945: “Indivíduos têm deveres internacionais que transcendem as obrigações nacionais de independência. Portanto cidadãos individuais têm o dever de violar leis domésticas para impedir a ocorrência de crimes contra a paz e a humanidade.”

Leia também

Conforme esta crença, fiz o que eu acreditava ser certo e comecei uma campanha para corrigir estas ações erradas. Não procurei enriquecer, nem vender segredos dos Estados Unidos. Não me aliei a qualquer país estrangeiro para garantir a minha segurança. Ao invés, revelei o que eu conhecia ao público, de tal modo que aquilo que afeta a todos nós possa ser discutido por todos nós à luz do dia, e pedi justiça ao mundo.

A decisão moral de tornar pública a espionagem que nos afeta a todos me custou muito, mas era o correto a fazer, e não me arrependo de nada.

Desde então o governo e os serviços de inteligência dos Estados Unidos vêm tentando fazer de mim um exemplo, um aviso para todos aqueles que quiserem vir a público como eu vim. O governo dos EUA me colocou numa lista de impedidos de viajar. Pediu a Hong Kong que me deportasse de volta, à margem da suas leis, numa clara violação do princípio de proteção – na Lei das Nações. Ameaçou com sanções países que defenderam meus direitos humanos e o sistema de asilo previsto pela ONU. Tomou inclusive a decisão sem precedentes de ordenar a aliados militares que forçassem o pouso de um avião presidencial latino-americano, na busca por um refugiado político. Esta escalação perigosa representa uma ameaça não só para a dignidade da América Latina, mas aos direitos fundamentais compartilhados por qualquer pessoa, qualquer nação, no sentido de viver sem perseguições, de procurar e desfrutar de asilo.

Ainda assim, diante desta agressão historicamente desproporcional, países ao redor do mundo me ofereceram apoio e asilo. Estas nações – inclusive a Rússia, a Venezuela, a Nicarágua, a Bolívia e o Equador, têm minha gratidão e respeito por serem as primeiras a se erguer contra a violação de direitos humanos levada a cabo pelos poderosos, não pelos indefesos. Por recusarem a comprometer seus princípios diante das intimidações, ganharam o respeito do mundo. Tenho a intenção de viajar a cada um destes países para levar pessoalmente meus agradecimentos a seus povos e líderes.

Anuncio hoje minha aceitação formal de todas as ofertas de apoio e asilo que foram feitas, e todas que forem feitas no futuro. Como, por exemplo, a garantia de asilo concedida pelo presidente Maduro da Venezuela, minha condição de asilado agora está formalizada, e nenhum Estado tem base legal para limitar ou interferir com meu direito de desfrutar deste asilo. Porém, como já vimos, alguns países na Europa Ocidental e os Estados Unidos demonstraram sua disposição de atuar por fora da lei, e esta disposição ainda está de pé hoje. Esta ameaça fora da lei torna impossível minha viagem à América Latina para desfrutar do asilo lá concedido segundo nossos direitos comuns.

A disposição de Estados poderosos de agir à margem da lei representa uma ameaça para todos nós e não se deve permitir que ela tenha sucesso. Portanto, peço vossa ajuda [a organizações humanitárias no sentido de garantir o direito de passagem em segurança através das nações pertinentes, para assegurar minha viagem à América Latina, bem como no sentido de pedir asilo na Rússia até que estes Estados aceitem a lei e que minha meu direito legal de viajar seja permitido. Estarei apresentando meu pedido [de asilo] à Rússia hoje, e eu espero que ele seja aceito.

Se vocês têm quaisquer perguntas, responderei na medida do meu alcance.

Obrigado.”

Rede Brasil Atual (Tradução de Flávio Aguiar)

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Carrasco Postado em 12/Jul/2013 às 18:44

    Tá cheio de traidores nessa tal de América latrina.

  2. Onésimo Gonçalves Gaspar Postado em 12/Jul/2013 às 19:20

    América... (*****) o mundo não é imperfeito é... simplesmente real.

  3. renato Postado em 12/Jul/2013 às 19:36

    Esta cheio de gente que se vende aos americanos aqui. Mas venha....só que vai ter que passar pelo Atantico. Foi lá que os homens sumiram com Bin Laden. Na real o que foi que você viu mesmo Snowden...... Afinal temos mais é que desconfiar de todo e qualquer americano.

  4. Cristina Postado em 12/Jul/2013 às 19:39

    Eta discursinho batido...americano é isso, americano é aquilo...isso é inveja isso sim. Sabe aquele parente pobre que morre de inveja do parente rico. Quem tem umbigo que olhe para o seu próprio.

    • anonimo Postado em 09/Oct/2013 às 22:04

      Você é uma anta. Não deveria ter gaseado às aulas de história do ensino fundamental e médio. Os Estados Unidos e grande parte dos países europeus só cresceram e estão aonde estão devido à forma com que exploraram os países de terceiro mundo. "Quem tem umbigo, que olhe para o seu próprio." Então nunca, NUNCA reclame de um político corrupto, ou de quando for assaltada ou até mesmo estuprada, ou de quando seu marido te trair, ou quando um colega de trabalho puxar o seu salário apenas pra fazer média com o chefe. Se tem crianças recém nascidas morrendo de fome em alguns lugares do mundo, é por causa de gente como você.

  5. Jesus Luiz mayer Postado em 12/Jul/2013 às 20:41

    Os Estados Unidos, país que se diz democrata a quem até pouco tempo achávamos justo, comete tal atrocidade contra os direitos humanos, definitivamente não serve como exemplo de democracia.

  6. Marcos Postado em 12/Jul/2013 às 20:46

    Eu fiquei emocionado sério rsrs Agora vamos ser realistas ou seja longe da esquerda, vcs acham mesmo que o país que inventou a net, possui controle de 99% dos satelides e das maiores empresas de informação publicas e privadas, são a maior potencia bélica do planeta não iriam fazer isso em beneficio deles eles estão errados? O mundo sempre foi dividido entre quem espiona e espionados, grande países, grandes impérios todos grandes fazem e sempre farão isso todos "pequenos" sempre serão espionados.

    • Brendan Postado em 09/Oct/2013 às 22:05

      Os EUA não inventaram a internet. Eles não possuem controle de 99% dos satélites. De onde você tirou essas informações?

  7. Cecy Postado em 12/Jul/2013 às 21:15

    No mundo sempre existiu os bons e os maus, os que mentem para tirar vantagens, os que roubam a liberdade de outros através das mídias, criando conceitos do que é belo e bem sucedido. Para mim a maior parte das reportagens são um mecanismo para criar conceitos a partir de uma fonte que precisa que a grande massa acredite, As guerras, para que guerra? se é possível negociar. O tempo todo estamos expostos a medos, crimes, guerras, terrorismo, traficantes, fome, miséria, não me lembro de uma notícia boa se saiu foi no meio de tanta desgraça que perdeu o sentindo e nem vimos ou ouvimos. Sou a favor da liberdade de ir e vir do Edward Snowden ele não praticou nenhum crime hediondo, só está a favor da verdade e o mundo está clamando pela verdade, todos estão cansados de notícias fabricadas. Vejam só, porque tanta fome no mundo se as ONG's arrecadam dinheiro no mundo todo a anos e ate agora o que vemos são áreas que sofrem com a fome no mundo inteiro até mesmo em países ricos, pessoas que não tem casa, moram na rua ou pagam isorbitantes alugueis, aos empregados na grande maioria com salários de fome, ou come ou mora, sem assistência médica adequada, uma cesta básica que não chega a uma semana para alimentar uma família, dentistas nem se fala impossível pagar um e do Estado é raro quem consegue, quando isto também se trata de saúde. Ai pergunto cade os direitos humanos, só aparecem para os maus feitores, eles tinham que trabalhar para dar educação, moradia digna, empregos com salários dignos e não aparecer do nada como bem feitores, para mim eles são uns larápios trabalhando para governos justificarem suas mazelas,e por ai vai, mais uma um sistema financeiro que não está para ajudar, mas para piorar a situação e nos manter prisioneiros do sistema. Portanto os governantes trabalham em causas próprias, ficam ricos num piscar de olhos e o povo na ignorância aplaudem. Pra concluir, não julgo o caso do Edward Snowden, nem de um lado e nem do outro, não sei se ele é mais uma peça criada para justificar algum meio que ainda não sabemos. Ser for boa as intenções dele disponho minha casa caso ele precise.

  8. Dimas Pereira Neto Postado em 12/Jul/2013 às 21:33

    Snowden - sua coragem me emociona. é assim que se começa grandes transformações na humanidade. Nas devidas proporções o que você propos vem acontecendo ao redor do mundo a partir do avanço tecnologico das midia de comunicação. O brasil hoje discute a questão da invasão norte americana em nossas informações de segurança. Acredito que a discussão é inócua. O Brasil ja cedeu todas as informações necessárias ao implantar o SIVAM na Amazonia. Os EUA ja acreditam que não só a Amazonia é deles assim como todo o Brasil. Deixamos de ser colõnia de Portugual para sermos colônia dos Estados Unidos.

  9. Thiago Teixeira Postado em 12/Jul/2013 às 21:46

    p/Marcos, em 12 de julho de 2013 às 20:46 disse: SAD BUT TRUE!

  10. Dóri Edson Postado em 12/Jul/2013 às 22:12

    Fico imaginando. se esse cara for capturado, provavelmente ficara preso o resto da vida em alguam cadeia americana

  11. Felipe Postado em 12/Jul/2013 às 22:15

    "Agora vamos ser realistas ou seja longe da esquerda, vcs acham mesmo que o país que inventou a net, possui controle de 99% dos satelides e das maiores empresas de informação publicas e privadas, são a maior potencia bélica do planeta não iriam fazer isso em beneficio deles eles estão errados? O mundo sempre foi dividido entre quem espiona e espionados, grande países, grandes impérios todos grandes fazem e sempre farão isso todos “pequenos” sempre serão espionados." -- Desculpa, amigo, deixa eu ver se eu entendi o raciocínio. Para sermos sensatos, ou seja, longe da "esquerda", devemos aceitar que a espionagem sempre existiu e sempre existirá. Nade podemos fazer contra ela. Bacana. Vou ficar aqui em casa, esperando o Snowden e outros como ele, serem julgados por algo que deveria ser PROIBIDO. Tudo é aceito como normal hoje em dia. É impressionante. Daqui uns dias, vão colocar uma câmera aqui no meu quarto e vou dizer que é normal, pois certa empresa criou essa tecnologia, o que eu posso fazer contra?

  12. Luis Carlos Borsuk Postado em 12/Jul/2013 às 22:27

    Acho que Dilma deveria oferecer asilo a este cara. Corajoso. Merece nosso respeito pois além de ser uma causa justa, trata-se simplesmente de respeitar direitos humanos.

  13. GRACIARA Postado em 12/Jul/2013 às 22:46

    É BOM QUE A MÁSCARA DA DEMOCRACIA ARTICULADA E MANIPULADORA DO IMPERIALISMO NORTE-AMERICANO CAIA MESMO, VAMOS VER SE ASSIM BRASILEIRO PAGA PAU DE NORTE AMERICANO E ESCRAVO DE SEU "MONOPÓLIO" CULTURAL MEDÍOCRE ACORDE DE VERDADE...

  14. Geralt Postado em 13/Jul/2013 às 01:26

    a mascara do governo americano ja caiu faz tempo. só não ver quem quer!

  15. Magali Postado em 13/Jul/2013 às 06:54

    Estou morta de medo...esses dias disse no face que ía até a rua soltar umas bombas com meu filho...mas eram bombas de são joão...será que os americanos agora vão me investigar??pq eles vão achar que nós brasileiros nos tornamos terroristas nos meses de junho?? rs

  16. gutemberg Postado em 13/Jul/2013 às 09:10

    Diante de tudo isso e considerando a democracia que todos os europeus defendem e esse homem nessa situação. Porra é? Que liberdade tão defendida é essa?

  17. ze Postado em 13/Jul/2013 às 12:58

    essa vigilancia dos Eua nao e novidade! esse kra foi corajoso

  18. FERNANDO Postado em 13/Jul/2013 às 14:16

    Vamos declarar guerra aos Estados Unidos. O risco é ganhar e aí imagina a Dona Dilma desembarcando em Washington com roupa militar e fazendo a célebre pergunta: "E agora?"

  19. Bruno Simonelli Postado em 13/Jul/2013 às 15:14

    é triste a situação dos homens honestos no império norte-americano, eu não sei vocês, mas eu não conseguiria viver sabendo que trabalho para um governo deste tipo e dou meu dinheiro para um governo deste tipo.

  20. Márcio Postado em 13/Jul/2013 às 22:28

    Marcos, o mundo livre ocidental capitalista e democrático é constiutuídos por estados nacionais constitucionais e soberanos, com população civil obediente à legislação, criada e ratificada pelos representantes do povo - ou seja, pelo povo - no processo democrático, legal e legítimo. Essa estrutura político-social do mundo livre custou duas grandes guerras e uma centena de outras ainda em curso, com milhões de vidas ceifadas. O fato de ser a única potência global e multipolar do planeta - enquanto a China não lhes toma o leme do planeta - não lhes dá o direito, nem legítimo, nem moral, muito menos legal de monitorar as vidas de qualquer cidadão do mundo (inclusive a minha e a sua) hoje inevitavelmente expostas em função das novas tecnologias de comunicação, oriundas dos laboratórios militares dos EUA - e conservadas por lá até hoje. Alexis de Tocqueville, que exaltou os EUA como o berço da democracia, assim como todos os grandes americanos que fundaram aquela grande nação devem estar rolando no túmulo com essa bárbara política estadunidense de "guerra ao terror", tentando justificar a barbarização dos direitos fundamentais de seu povo - e nossos popr extensão - a fim de capturar os bárbaros terroristas. Leia a Constituição dos EUA, principalmente art. 3 seção 3; a emenda IV; além disso os EUA são signatários de inúmeros tratados de direito internacional sobre a relação entre estados nacionais (soberania) e direito à pessoa. Mas cumpre lembrar que os EUA não respeitam inúmeros desses acordos, hierarquias e legislação de direito internacional desde a Guerra do Golfo (ou melhor dizendo, desde o duplo massacre do povo iraquiano). Foram além, tiveram a audácia de invadir um país nuclear (com bomba atômica) na busca, caputura e execução sumária de Bin Laden. Veja que há um crescendo na pretensão de domínio global. Não podemos permitir calados - como nos episódios anteriores - que nossas correspondências sejam abertas, nossos dados vasculhados, nossa vida dissecada por técnicos da CIA com licença para matar, pois há o risco de, nesse processo neurótico, assim como Joseph K. (de Kafka), perdermos nossa dignidade, nossa consciência e nossa própria vida.

  21. Maria amelia Postado em 13/Jul/2013 às 22:39

    Ate existem espionagens para casos concretos e objetivos viáveis, agora: ficar bisbilhotando a vida dos outros feito una lavanderia? Tem muita gente doente,

  22. Helênicas Postado em 13/Jul/2013 às 22:59

    Nunk A hora e agora. Menos esquerda menos direita - E sim o povo nas ruas -AGUARDEM PPB

  23. Joãoi Antoio Coimbra Postado em 13/Jul/2013 às 23:49

    Fica tranquilo...vamos te integrar na torcida do Vascão.

  24. Flavio Postado em 14/Jul/2013 às 06:14

    Toda essa espionagem foi antes ou depois do 11 de setembro???

  25. NEUSA CHIARIONI Postado em 14/Jul/2013 às 13:05

    NEUSA CHIARIONI EM 14 DE JULHO DE2013 AS 12/40 É MUITO TRISTE SABER QUE SOMOS MONITORADOS SEM NOSSA PERMISSÃO POR UM PAIZ ESTRANHO AO NOSSO ME SINTO COMO SE ESTIVESSE NA REDE GLOBO NUM REALITE SHOU TENDO O PRESIDENTE OBAMA FAZENDO PAPEL DO BIAL SÓ QUE NESSE REALITE NÃO TEM PREMIO SOMENTE BRASILEIROS PERDEDORES, ACORDA BRASIL SOMOS LIVRES NÃO PRECISAMOS DOS AMERICANOS.VAMOS DAR UM BASTA A ESSA POCA VERGONHA ACORDA P. DILMA

  26. antonior rui de menezes dantas Postado em 14/Jul/2013 às 18:57

    Eu acho que violar mensagens é naturalmente comun em todos os paises, ajavisto os hackers mundo afora. A atitude do Snowden, contra os EE.UU. É inaceitavel, considero uma traicão a Patria. USA, é o único país no mundo que é capaz, de mandar um comando inteiro a qualquer lugar no mundo, para buscar um citizen que esteja em perigo. O U.N.I.C.O. Porisso qualquer um poderia fazer isso, menos um citizen american.

  27. Valasúrion Postado em 14/Jul/2013 às 19:30

    Infelizmente espionagem e outras técnicas avançadas de controle sempre serão utilizadas pelos Governos da Elite dito "democrático" que inevitavelmente cumpre sua agenda sem contrariedades. Snowden não é um problema, nem vai ser, é apenas uma "ponta solta" na teia de controle. Estamos vendo ao-vivo e à cores, os governos que "elegemos" subverterem os valores que nós inventamos e simplesmente não fazemos nada! Nem vamos fazer, pq está tudo bom demais, futebol, carnaval, jornal nacional, novela das 8. Qualquer pessoa sã, sabe que nunca acharam armas de destruição em massa do Sadam Hussein, ainda assim ele morreu. Porra até JFK morreu ao manifestar seu repúdio às elites e às sociedades secretas. Não estou falando de conspiração, é um papo chato e não se chega a nenhuma conclusão... Estou escrevendo o que vejo e tendo como base da REALIDADE que vivemos, que existe e latente. Não precisa de teoria da conspiração pra ver que os EUA é o "lobo em pele de cordeiro". Que o Conselho Permanente de Segurança da ONU é o trono conquistado depois da 2ª guerra. Que EUA, França, Inglaterra, China e Russia, governam o ocidente a seu bel prazer e interesse, qualquer jurista ou cientista político vê claramente a pirâmide do poder. Ai é que está o problema, todo sistema é inventado, porque diabos inventamos uma pirâmide? Será que somos tão burros e incompetentes que não conseguimos criar um sistema melhor? - Sim, somos e todos que lerem isso ainda vão morrer nesse sistema de controle/manejamento social democrático piramidal - Significa = "Democracia é o que você pode comprar!" É assim na pratica mas nenhum profissional seja do Direito, da Economia, etc... todos os profissionais humanos traíram sua raça e o próprio conceito de ciência, porque nada vai mudar, o sistema já esta consolidado, o povo já aceitou protestos "pacificos" como algo "correto", já está manso, prova disso é que os protestos deram em isenção de imposto para os EMPRESÁRIOS do setor de transportes, exatamente como planejado. O povo comemora o resultado do protesto pacifico (pois é assim que um cidadão civilizado é/está, pacifico, quieto, que repugna a subversão da ordem mesmo que seja para tentar algo melhor). Chega de discussões vazias sobre o futuro, "quem comanda?" ou "é assim mesmo" 'tá tudo certo", "bom, se foram os EUA que estão fazendo, então é correto ou justo..."etc etc... PORRA! NADA VAI MUDAR! CARALHO! JÁ ACEITAMOS A NOVA ORDEM, ENTÃO PRA QUÊ QUESTIONA-LA SE A RECEBEMOS COM TANTO ORGULHO. Sim, as pessoas gostam de um sistema piramidal para manutenção de uma existência. Não sou Socialista, Comunista, fascista, nazista, capitalista... alias não são as únicas opções podemos criar algo melhor... mas enquanto tivermos protestos pacíficos, sem foco e objeto... nunca vai mudar... repetindo... nunca vai mudar...está errado, mas aceitamos tacitamente as ações do EUA porque não fazemos nada! Vemos nossos lideres não fazerem nada! E continuamos à assistir William Bonner falar merda na TV.

  28. Daniel Melo Postado em 15/Jul/2013 às 11:51

    @Renato, o que Snowden viu está publicado nos documentos que ele vazou...

  29. indiana Postado em 15/Jul/2013 às 15:02

    "É PRECISO TER CORAGEM DE DIZER" falsa democracia, somos espionados o tempo inteiro! outro dia vi fotos divulgadas de um fichamento na ditadura, algumas pessoas em protestos marcadas, ontem fui há um protesto o tempo inteiro pm´s filmando, principalmente, quem ficava a frente e puxando gritos!

  30. Lisneide Costa Postado em 15/Jul/2013 às 15:22

    Se o próprio governo trata assim um cidadão seu e estamos consideravelmente sensibilizados, e com razão, imagina o resto do mundo que este mesmo governo faz questão de retrata-lo como sujo, imoral, terrorista, fanático e tantas outras características depreciativas em total desrespeito com a integridade moral e muitas vezes física de qualquer outro cidadão do mundo? Homem de coragem, espero somente que esse momento desperte o senso crítico de todos e tenhamos clareza dos efeitos que isso pode causar caso essa questão não seja debatida agora e com a devida seriedade sobre os limites da liberdade que deveria ser um direito inviolável.

  31. francisca porto Postado em 15/Jul/2013 às 23:43

    A mascara americana tá caindo, com minha idade 53 anos, achava que isso nunca ia acontecer, mas que bom... estou feliz de ver pessoas do meio deles se revoltaaando com tal sistema. Mas o que me assusta, é de ver Países europeus sendo espionado por eles, e defende-los, eu achava que só Brasileiro não tinha inteligência, mas os Países com mais de 10 seculos a nossa frente são piores que Brasileiros....

  32. Osvaldo Aires Bade Comentários Bem Roubados na "Socialização" - Estou entre os 80 milhões Postado em 16/Jul/2013 às 03:36

    OS TOGAS SUJAS???... "DA LAMA AO CAOS" - A nenhum magistrado deveria ser dado o direito de legislar contra os princípios morais de um país http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/02/justica-os-togas-sujas.html