Luis Soares
Colunista
Democratização Comunicação 16/Jul/2013 às 14:29
9
Comentários

O lobby da Globo contra o marco civil

A Globo quer desvirtuar o Marco Civil. Na calada da noite, lobistas da emissora inseriram um parágrafo no projeto de lei que permite a retirada de blogs, textos, imagens e vídeos sem ordem judicial, por suposta violação do direito autoral

Por Sergio Amadeu*

Isso gerará uma indústria da censura privada.

sergio amadeu globo marco civil

*Sergio Amadeu é doutor em ciência política, é professor da Universidade Federal do ABC e membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (Foto: divulgação)

Também incentivará muitas denúncias vazias que promoverão o bloqueio do debate político por meio da alegada violação de direitos autorais.

Alguns exemplos e perigos:

1) Em 2004, nos Estados Unidos, a Diebold tentou impedir que as pessoas soubessem das falhas da sua urna eletrônica alegando que os documentos vazados não poderiam circular uma vez que violavam o direito autoral, pois a Diebold detinha a propriedade intelectual dos mesmos;

2) O Greenpeace muitas vezes utilizou trechos de vídeos e documentos de corporações que degradavam o meio ambiente para criticá-los e mostrar suas mentiras. Se a Globo conseguir colocar o seu parágrafo no Marco Civil, bastará que a empresa envie um comunicado para o provedor que hospeda uma denúncia para apagar um conteúdo que a desagrada, alegando violação dos direitos autorais;

Leia também

3) Imagine, nas terras dos coronéis da política brasileira, um blogueiro que conseguiu um texto bombástico que prova uma falcatrua de um político tendo que manter o mesmo na rede diante do pedido de remoção daquele conteúdo que estaria violando o direito autoral do político denunciado.

Podemos correr esses riscos?

Não. Envie um e-mail para o relator do Marco Civil:

( dep.alessandromolon@ca[email protected] )

Solicitando que retire o parágrafo 2 do artigo 15

Para evitar a censura instantânea e privada no Brasil.

Nossa liberdade de expressão e criação não pode ser violada por interesses de corporações como a Rede Globo.

A Globo não está acima da lei.

Posts relacionados

Comentários

  1. Alexandre Campos Postado em 16/Jul/2013 às 14:39

    Sim, uma afronta. Já enviei o meu email.

  2. Altair Ahad Postado em 16/Jul/2013 às 17:33

    REPASSEM!

  3. fernanda Postado em 16/Jul/2013 às 17:35

    Como assim, inseriu na calada da noite um parágrafo no projeto de lei do marco civil?? E as pessoas festejando porque foram lá em frente ao prédio fazer barulho e protestar. Contra aqueles é preciso muito mais, é preciso lutar com as mesmas armas, mas como conseguir isso??

  4. fernanda Postado em 16/Jul/2013 às 17:38

    [email protected] MANDEM EMAILS!!!! PEDINDO A RETIRADA DO ARTIGO DA GLOBO!!!

  5. Mirna Postado em 16/Jul/2013 às 17:46

    Temos que banir a GOLBO de nossas TV,eu já fiz isso ela é proíbida de entrar na minha casa,e todas as afilhadas também,nem os jornais e revistas que ela comanda.

  6. Dinio Postado em 16/Jul/2013 às 19:42

    Caro Sérgio Amadeu, tão logo li tua matéria, já liguei e mandei um e-mail, para o gabinete do Dep. Alessandro Molon, solicitando uma cópia do Marco Civil Regulatório da Internet no Brasil, para conhecer o projeto na íntegra e pressionar para que ele seja o mais livre e democrático, não serceando nossos direitos, e nem permitido que as garras do monopólio da mídia sequestrem esta liberdade chamada INTERNET. Parabéns pelo teu empenho, junto somos fortes !

  7. Petruska Postado em 17/Jul/2013 às 15:01

    Onde podemos ler o texto da proposta de lei?

  8. Rafael Postado em 31/Jul/2013 às 01:11

    Crie uma petição no AVAZ também, já enviei o meu e-mail

O e-mail não será publicado.