Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Cuba 25/Jul/2013 às 21:11
10
Comentários

O encontro de Pepe Mujica com Fidel Castro

Mujica tem reunião com Fidel e diz que líder cubano é “brilhante promotor de ideias”. Presidente do Uruguai faz visita oficial a Cuba até o próximo sábado (27/07)

O presidente do Uruguai, José Mujica, afirmou nesta quinta-feira (25/07) em Havana que teve uma conversa “frutífera” na noite anterior com o líder da revolução cubana, Fidel Castro, a quem qualificou como “um idoso que continua sendo brilhante” e “promotor de ideias”.

mujica-fidel-cuba

Presidente do Uruguai Pepe Mujica ficará em Cuba até o dia 27/07 (Foto: AFP)

A imprensa cubana informou hoje que o “emotivo encontro” entre Mujica e Fidel Castro aconteceu depois que o líder uruguaio esteve no Palácio da Revolução com seu colega cubano, Raúl Castro, irmão mais novo e sucessor de Fidel no poder. Além dos três, também participou da reunião a senadora e esposa de Mujica, Lucía Topolansky.

Leia também

O presidente do Uruguai afirmou que Fidel “está empenhado em impulsionar estudos de biologia para encontrar vegetais da área tropical que sirvam para fabricar alimentos para os animais”. Segundo Mujica, o importante desta ideia é “deixar a maior quantidade de grãos possível para a alimentação humana”.

Para o governante sul-americano, essa pesquisa é uma “preocupação central” de Fidel Castro e a ideia de conseguir vegetais altamente proteicos “que possam servir para fazer alimentos não é uma causa superficial”.

pepe mujica fidel cuba

Pepe Mujica (Foto: Arquivo)

Fidel, de 86 anos, se afastou do poder em 2006 por motivos de saúde e, desde então, protagoniza aparições públicas esporádicas e recebe alguns dos visitantes ilustres que chegam à ilha.

Mujica, de 78 anos, foi um dos líderes históricos do grupo guerrilheiro Movimento de Libertação Nacional Tupamaros, mais conhecido como Tupamaros, nos anos 60, 70 e 80, fortemente influenciado pela revolução cubana.

O governante uruguaio começou ontem sua primeira visita oficial a Cuba desde que assumiu a presidência, em 2010, e permanece no país até sábado.

Agência Efe e Opera Mundi

Recomendados para você

Comentários

  1. Vander Postado em 29/Jul/2013 às 19:56

    Deve ter ficado chocado com a pobreza dessa ilha.

  2. Marcos Postado em 30/Jul/2013 às 01:40

    Esse não é do tipo de esquerdista que visita Cuba mas tira as férias em Nova York não né?

  3. Pedro Postado em 30/Jul/2013 às 06:33

    Marcos, sua ignorância é bastante aflorada. Pesquisa um pouco sobre o Mujica para você ver se é do tipo dele passar férias em Nova York.

  4. MArcos Garcia Neto Postado em 27/Aug/2013 às 14:00

    Pedro, pesquise um pouco. Ele não é extravagante, mas não dispensa seu iPad. Ou seja, se ele for de esquerda, é o típico esquerdista brasileiro. Protesta com moletom da GAP, exalta o Sr. Fidel Castro-blazer-da-Lacoste, e quando apanha da polícia publica fotos no seu instagram. Aliás... vocÊ está usando um computador né? Interessante...

  5. Ademir Postado em 27/Aug/2013 às 16:46

    Marcos, tosco! Reaça criado a leite com pera e ovolmatine!

  6. Rodolfo Postado em 28/Aug/2013 às 14:58

    Marcos, boa tarde! Espero

  7. Rodolfo Postado em 28/Aug/2013 às 15:04

    Marcos, boa tarde! Espero que você esteja bem. Com todo respeito, pelo pouco que sabemos, o Sr. Mujica é uma pessoa humilde. Mas o motivo de meu comentário vai além dele. Lembre-se que quando você fala em 'esquerda', isso faz alusão aos jacobinos, lá da Revolução Francesa. Ser de esquerda é ser favorável à participação do povo na política; ser de esquerda é lutar pela união das pessoas, não pelo individualismo ou segregação, seja étnica, social, ideológica. Ser de esquerda não implica ser comunista. Comunistas, sim, boicotam o sistema Capitalista, bem como as empresas que o compõe. Se verificar a atuação do Sr. Mujica no Uruguai, verá que ele não está destruindo as "grandes empresas". Está focado nas pessoas. Agora, sobre essa argumentação enfadonha de "se você é de esquerda, nem deveria usar computador" reduz a discussão ao sistema vigente, sem levar em consideração tudo o que compõe. Suponhamos que um agricultor familiar seja comunista em seu ideal. Ele planta sua comida, a troca com outro sujeito por outro alimento. Esse outro sujeito vende ao feirante, que por sua vez vende a você. Se você é contrário à "esquerda", ou, como acredito que quis dizer, contrário ao "comunismo", presumo que defenda o capitalismo. Sendo assim, você deveria vomitar essa comida? Lembre-se que quem faz as coisas não é um sistema, mas sim pessoas, ou seja, o SOCIAL. Grande abraço!

  8. Patrick Pires Postado em 29/Aug/2013 às 16:02

    Então usar aparelho tecnológico é coisa do demônio para alguém de esquerda? E quem é que bota a mão na massa pra fabricar os milhões de computadores e celulares do mundo? Os patrões que não são. Muita tecnologia nasce de investimentos de empresas privadas, sim. Mas te pergunto, um playstation 4 é muito melhor que um playstation 3, ou um Windows 8 é uma tecnologia extraterrestre de tão avançada, em face ao Windows 7? Não. O principal interesse dos investidores capitalistas é reformular a aparência dos produtos e vender novos. Quando um produto tecnológico capitalista sai, não demora nada para que se ponham a planejar seu sucessor. Por quê? Inovar é vender. Vale lembrar que o grande paradigma da comunicação contemporânea (diga-se, o próprio veículo desse comentário) foi resultado de pesquisas de uma instituição pública europeia -- o CERN.